A Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, em Vila Nova de Famalicão, inaugurou no passado sábado, 7 de dezembro, a ampliação e remodelação do Centro de Apoio Comunitário, espaço instalado na freguesia de Arnoso Santa Maria.
As obras, que melhoraram espaços do Centro de Dia, foram inauguradas pela secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, e pelo presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.
O investimento, feito com a comparticipação do PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, incidiu na melhoria e reabilitação dos espaços, permitindo dar mais e melhor resposta social no serviço de apoio à comunidade do Vale do Este.
“É uma obra que veio aumentar a nossa resposta e que nos permite uma melhoria nos serviços do Centro de Apoio Comunitário, nomeadamente no Centro de Dia, mas que incidiu também nos espaços dos serviços de apoio à infância, refeitório, espaço polivalente e serviços administrativos” apontou Manuel Araújo, presidente da Engenho.
A obra teve um investimento de cerca de 280 mil euros, e mereceu o apoio da autarquia em 85 mil euros.
O aumento da resposta social no concelho é uma preocupação que tem merecido a atenção do executivo municipal e o presidente de Câmara Mário Passos salientou a importância da rede social na concretização deste desafio.
“Temos acompanhado e apoiado as várias intervenções que as nossas instituições lançam para o terreno e que ajudam a posicionar Famalicão como um concelho mais solidário, coeso e inclusivo, sendo o trabalho da Engenho um bom exemplo da capacidade de resposta à comunidade”.
Na sessão, a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, apontou a importância do setor social como um serviço público de proximidade devidamente reconhecido pelo Estado, salientando a disponibilidade para encontrar as melhores soluções para que as Instituições Particulares de Solidariedade Social possam assegurar a sua sustentabilidade económica, financeira e funcional e desenvolverem os seus projetos com níveis de qualidade.“É um desafio que exige respostas e estratégias ajustadas”, referiu.
Recorde-se que a Engenho foi fundada em 1994, com o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário da sua área de intervenção do Vale do Este. Esta cerimónia de inauguração marcou o encerramento das cpomemorações dos 30 anos da instituição.