Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
JUVENTUDE
Reforçar a aposta nas novas gerações.
 
O Município tem promovido uma política de juventude, de forma transversal e multifacetada, que visa a promoção da autonomia e emancipação dos jovens, a valorização da sua participação cívica, a potenciação das suas capacidades criativas e empreendedoras e a valorização do diálogo e solidariedade intergeracionais.
 
xxImplementação das políticas municipais da juventude
 
O Município, tem dinamizado um conjunto multifacetado nos espaços e serviços, designadamente a Casa da Juventude, onde os jovens são convidados a empreender, criar, conhecer, partilhar e sonhar.
 

Principais medidas de implementação das políticas municipais da juventude em 2017

Eixo do Empreende Jovem: Desenvolvimento da Empregabilidade e Empreendedorismo

- Sessão de esclarecimento Empreende Já, nos dias 10, 14 e 17 de fevereiro, que teve como propósito a apresentação do Programa Nacional Empreende Já, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

- Oficina Metodologia TO BE, em 9 de março, que visou reconhecer estratégias pessoais para facilitar e promover a procura ativa de emprego.

- Workshop "Branding Organizacional", em 14 de março, englobando um conjunto de estratégias e ações com o objetivo de transmitir ao exterior o posicionamento e os valores da organização.

- Workshop "O Realizador de Televisão", em 18 de março, cujo objetivo principal foi dotar os participantes de conhecimentos essenciais sobre o funcionamento de uma estação de televisão, partilhar a experiência da realização em televisão e aprimorar o sentido crítico dos participantes enquanto consumidores de produtos de comunicação.

- Iniciativa "Personal Branding & Soft Skills", em 7 de junho

- Workshop "Gestão de equipas & Liderança", em 10 de outubro, ligado ao desenvolvimento de competências interpessoais de condução de equipas, em contexto de gestão de tempo, planificação e da eficácia da equipa.

- Workshop "Resolução de conflitos", em 21 de outubro, que pretendeu o desenvolvimento de competências que permitam saber como sair das situações de diálogo difícil; construir uma solução conjunta dos conflitos, tirando partido das divergências e encontrar as soluções equilibradas.

Workshop "Estratégias de atendimento", em 17 de novembro, cujo objetivo foi o desenvolvimento de estratégias de comunicação com foco no cliente, noções de etiqueta profissional, comunicação não verbal, procedimentos de atendimento e vendas.

- Workshop "Imagem & Etiqueta Profissional", em 15 de dezembro, que teve como objetivo trabalhar a importância da imagem e do conhecimento das regras de etiqueta profissional.

Eixo do Envolve-te Jovem: Estímulo à cidadania ativa e voluntariado

- Projeto Mobilidade+, que engloba um conjunto de workshops que visam melhorar os conhecimentos linguísticos e desenvolver uma estratégia de marketing pessoal.

- Comemorações das datas de interesse relevante para a juventude, nomeadamente o Dia Nacional da Juventude, em 28 de março, o Dia do Associativismo, em 30 de abril, e o Dia Internacional da Juventude em 12 de agosto, com uma Sunset Pool Party, nas Piscinas Municipais da cidade.

- Programa municipal "+ Cidadania Jovem", que foi lançado em maio e que visa a prossecução dos seguintes objetivos: i) promover o desenvolvimento social; ii) fomentar a educação para a cidadania, iii) desenvolver a consciência cívica através da participação ativa na vivência pública e democrática. Dirigido especialmente aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, engloba medidas como os "Laboratórios de Participação" e os "Fóruns Eu Participo?". Os "Laboratórios da Participação" têm decorrido na Casa da Juventude e dirigem-se a alunos famalicenses do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Neles são apresentadas e debatidas questões sobre a participação ativa, as formas de participação, a importância de exercer o voto e a idade certa para votar. Por seu turno, os "Fóruns Eu Participo?", para jovens entre os 18 e os 25 anos, visam proporcionar espaços de participação aos jovens enquanto cidadãos numa sociedade democrática, fazendo ouvir a sua voz, estes encontros são descentralizados nas freguesias.

- Fomento do voluntariado jovem.

Eixo do Cria Jovem: Incentivo à criação artística

- Ensaios Abertos, que funcionam como espaços de atuação abertos à comunidade, através dos quais jovens músicos e bandas têm a oportunidade de apresentar os seus trabalhos musicais num ambiente informal e em modo ensaio.

- Estúdio de gravação e sala de ensaios, que visam apoiar os projetos musicais individuais ou coletivos, profissionais ou amadores, de qualquer expressão ou corrente musical.

- Câmara Artística, projeto municipal inclusivo de criação e produção artística, que abraça uma série de microiniciativas nas mais diversas áreas de intervenção artística, nomeadamente na música, nas artes performativas, nas artes plásticas, na fotografia e na escrita.

- Escola de Instrumentos Musicais Portugueses, que tem como objetivo, não só dar a conhecer aos jovens alguns dos instrumentos musicais portugueses, preservando desta forma o legado cultural do país, mas também aliar a sonoridade tradicional a outros estilos e ritmos mais contemporâneos.

- FRAME-IT - Laboratório de Formação e Criação Artística, que pretende unir duas ou mais artes, num projeto experimental inovador. Realizou-se de 3 de março a 28 de abril e juntou este ano a Fotografia e o Teatro.

- 2.ª edição do Urban Youth, nos dias 28 de janeiro, 4 e 18 de fevereiro, 11, 18 e 25 de março. Dinamizados em parceria com a Junta de Freguesia de Requião e a Escola de Artes Plásticas - A Casa ao Lado, o Urban Youth teve como objetivo valorizar a atividade artística como instrumento de desenvolvimento e de coesão social e territorial.

- Curso de Fotografia, nos dias 8, 22, 29 de abril e 6 de maio. Teve como foco a temática "Memória", a fim de promover e potenciar conteúdos culturais, históricos, patrimoniais, tradicionais e sociais.

- Experimenta Fotografia Analógica, em 6 de maio.

- Workshop de Direção de Fotografia, em 20 de maio.

- 3.ª edição do Ymotion - Concurso e Mostra de Cinema Jovem, cuja organização foi aprovada pela Câmara Municipal em 30 de março. Os seus principais objetivos foram incentivar o potencial artístico e criativo dos jovens, formar novos públicos para o cinema, fomentar parcerias estratégicas e promover a afirmação territorial do nosso concelho. Realizada nos dias 18 a 25 de novembro, pretendeu distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens entre os 12 e os 35 anos de idade, promover a criação, produção e divulgação do cinema jovem português e fomentar sinergias entre escolas secundárias e instituições de ensino superior. Neste âmbito, mereceu destaque a gala final, em 25 de novembro, marcada pela homenagem à atriz Rita Blanco, reconhecendo os seus mais de 30 anos de carreira, e pela atribuição dos prémios. O Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 1000,00 €, foi para o filme "78.4 Rádio Plutão". produzida por Tiago Amorim. "The Pancakes'House", de Rita Castro venceu na categoria de "Melhor Curta de Animação" "Snooze" de Dinis Leal Machado venceu o "Prémio do Público" e na categoria "Melhor Argumento". A curta "Carga" de Luís Campos arrecadou os prémios de "Melhor Realização" e "Melhor Direção de Fotografia". O prémio de "Melhor Banda Sonora" foi para "Coerência" de Miguel De. "Control + F4", de Frederico Caetano do Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, arrecadou o "Prémio Escolas".No âmbito da programação do Ymotion, mereceram destaque igualmente as seguintes atividades:

- Exibição dos trabalhos finalistas, com sessões diárias de entrada livre que incluíam a votação dos espetadores para o prémio do público. A mostra de cinema passou também pela Casa de Esmeriz, em Esmeriz, no dia 23 de novembro.
- O workshop de Acting para Cinema, com a atriz Dalila Carmo, no dia 24 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos.
- O debate sobre o Novo Cinema Português, com as presenças do jornalista de cinema Rui Pedro Tendinha, do produtor e realizador de cinema João Figueiras, do editor de Cultura do Jornal de Notícias, José Miguel Gaspar, e da atriz Dalila Carmo, no dia 24 de novembro, na Casa das Artes.

Eixo do Cuida Jovem: Sensibilização e promoção de comportamentos saudáveis

- Atendimentos no âmbito do Espaço Help (consultas de aconselhamento psicológico, gratuitas e anónimas). O Espaço Help é um serviço gratuito de aconselhamento psicológico, que visa contribuir, de forma significativa, para a melhoria do bem estar e qualidade de vida dos jovens do concelho.

- Organização de ações de informação e sensibilização junto dos jovens, abordando temas como o bullying, a violência interpessoal, os distúrbios alimentares e a sexualidade, entre outras.

- Espaço Saúde e Bem-Estar, especialmente dedicado à nutrição juvenil, que disponibiliza um conjunto de serviços no âmbito da nutrição juvenil e da alimentação saudável.

- Workshop "Gestão das Emoções", em 5 de abril.

- Workshop "Mindfulness - a meditação para reduzir o stress", em 8 de abril.

- Ação de sensibilização "Bullying: as palavras que nunca te direi", em 17 de maio.

- Workshop "Suporte Básico de Vida", em 28 de outubro, que tem como objetivo consciencializar os jovens para a primeira assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

- Workshop "Gestão de stress", em 18 de novembro durante a qual os participantes puderam desenvolver competências que lhes permitam desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress, identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress; elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress e desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.

Eixo do Atreve-te Jovem: Estímulo ao intercâmbio e à mobilidade

- Posto de informação da Rede Eurodesk, que tem como missão disponibilizar informação sobre oportunidades nos domínios da educação, da formação e da juventude na Europa, e sobre o envolvimento dos jovens em atividades europeias.

- Iniciativa "Já ouviste falar disto? Erasmus+", em 11 de maio.

Eixo do Realiza-te Jovem: Valorização de competências não-formais e aposta num ensino superior de qualidade.

- Organização da iniciativa "O Fórum: Os jovens e os Media", nos dias 23 a 27 de janeiro, cujo objetivo foi proporcionar aos jovens o contato direto com a realidade dos meios de comunicação social, promovendo a interação entre os profissionais e os jovens estudantes. A Editave (Rádio Digital, Fama TV e Jornal "Opinião Pública") trouxe o know-how e as ferramentas e a Casa da Juventude disponibilizou as instalações.

- Workshop "Comunicação assertiva", em 22 de abril.

- Workshop "365 formas de te fazeres à vida", em 28 de abril.

- Programa "Orienta-te", apresentado em 3 de maio. O Orienta-te é um programa destinado aos estudantes e procura dotá-los de ferramentas de apoio nos processos de tomada de decisão, na melhoria dos resultados escolares ou académicos e na transição para o mercado de trabalho.

Sessão de esclarecimento "Acesso ao Ensino Superior", em 19 de maio.

- Campos de Férias, nas alturas da Páscoa, Verão e Natal. As iniciativas são destinada aos jovens entre os 12 e os 16 anos e pretende, com a realização de várias atividades lúdicas, motivar os mais novos para a importância de uma cidadania ativa e a ocupação sadia dos tempos livres.

Eixo de Liga-te Jovem: Apoio ao associativismo juvenil

- Fomento da participação dos jovens no movimento associativo, formal e informal, bem como nas diversas estruturas de consulta e cooperação interinstitucional.

- Dinamização da Rede das Associações de Estudantes do concelho.

 
xxCooperação institucional na área da juventude
 
A prossecução da política municipal da juventude implica uma abordagem multidimensional, baseada no envolvimento e na corresponsabilização das diversas entidades que promovem medidas de apoio às jovens gerações, merecendo realce o papel fundamental da sociedade civil, nomeadamente do movimento associativo, formal e informal.
 

Principais medidas no domínio da cooperação institucional na área da juventude, em 2017

- Dinamização do Conselho Municipal da Juventude, na qualidade de órgão consultivo do Município cujos objetivos são estimular a participação dos jovens na vida cívica, cultural e política e proporcionar-lhes meios para o estudo e debate sobre diversas temáticas que dizem respeito à juventude. Em 2017, mereceram realce as seguintes reuniões:

- Reunião de 12 de janeiro, que abordou os seguintes assuntos: apresentação de propostas municipais para a participação cívica dos jovens; eleição dos representantes do Conselho Municipal da Juventude no Conselho Municipal da Educação e na Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
- Reunião de 9 de março, que apreciou medidas de incentivo à cidadania ativa dos jovens, designadamente o Orçamento Participativo Jovem e o projeto Dinâmica Jovem - A Política a par da Cidadania.
- Reunião de 8 de junho, que analisou os seguintes assuntos: apresentação dos resultados de um inquérito sobre a saúde e a participação dos jovens famalicenses; apresentação e votação da proposta das normas do Programar em Rede, que visa a promoção da cidadania ativa dos jovens.
- Reunião de 15 de dezembro, que abordou o planeamento das atividades para 2018, a recolha de contributos sobre a proposta de alteração do enquadramento normativo do associativismo jovem e a apresentação dos resultados finais do projeto Realizar o Potencial Jovem, pela YUPI.

- Deliberação da Câmara Municipal de 8 de junho, que autorizou o pagamento sob a forma de ajudas de custo, até ao montante de 2.500,00 €, visando as despesas que os voluntários tenham de suportar para a organização das atividades promovidas pelo Município na área da juventude. Esta medida foi tomada no contexto da estratégia municipal de capacitação de monitores, para os jovens que queiram pertencer à respetiva bolsa, com o objetivo de os habilitar para a realização de campos de férias e atividades no âmbito da educação não formal e ocupação de tempos livres.

- Deliberação da Câmara Municipal de 27 de julho, que aprovou um conjunto relativas aos apoios do Município às associações de jovens e dos grupos informais de jovens, tendo como objetivo melhorar a adequação do enquadramento normativo do Código Regulamentar sobre Concessão de Apoios à realidade específica do associativismo jovem, na sua vertente formal e informal.

- Cooperação com instituições públicas e da sociedade civil e outros agentes na área da juventude, mediante a atribuição de apoios de cariz financeiro e não financeiro. No ano findo, o órgão executivo aprovou apoios financeiros às instituições que atuam na área da juventude, no montante global de 47.100.,00 €.

 
xxMedidas no domínio do ensino superior
 
Em 2017, o Município promoveu medidas conducentes à promoção do acesso equitativo ao ensino superior este grau de ensino e o aprofundamento da ligação entre as instituições deste grau de ensino e a comunidade, considerando a sua relevância na qualificação das novas gerações e no desenvolvimento do concelho.
 

Principais medidas no domínio do ensino superior, em 2017

- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de março, que aprovou a atribuição de bolsas de estudo, no montante global de 166.800,00 €, a 265 estudantes do ensino superior do concelho.

- Deliberação da Câmara Municipal de 11 de maio, que aprovou a atribuição dos Prémios "Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão" ao melhor aluno de cada Faculdade da Universidade Lusíada (Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa; Faculdade de Arquitetura e Artes e da Faculdade de Engenharia e Tecnologias), nos termos do protocolo celebrado entre o Município e a Universidade Lusíada.

- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de novembro, que aprovou a atribuição dos Prémios "Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão" aos três melhores alunos da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, nos termos do protocolo celebrado entre o Município e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

- Disponibilização de apoios à dinamização das atividades académicas, considerando o seu papel na valorização da vivência sócio-cultural da cidade e do concelho. Mereceu destaque a deliberação de 13 de abril, que aprovou a atribuição de apoios financeiros às Associações Académicas da Universidade Lusíada e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, no âmbito da organização da Queima das Fitas, a atribuição o Prémio "Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão" ao melhor carro do Cortejo Académico e a cedência de material e apoios logísticos.

 
xxFomento da comunicação com os jovens
 
A proximidade dos jovens ao poder local pretende ser uma realidade concretizada no nosso concelho, para o efeito o Município adotou estratégias de aproximação ao seu público-alvo.
 

Principais medidas de comunicação com os jovens, em 2017

- Dinamização do site juventudefamalicao.org, com todas as iniciativas dinamizadas pelo município na área da juventude.

- Dinamização da Rede Social - Facebook - Juventude Famalicao.

- Publicação da revista UAU!