Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
VOLUNTARIADO
Reforçar a cultura de cidadania comunitária.
 
O Município reconhece a relevância social do voluntariado como manifestação de uma cidadania ativa e solidária, tendo em consideração o seu contributo no desenvolvimento de uma sociedade mais fraterna e focada na dignificação do ser humano.
 
Cooperação institucional na área do voluntariado

O Município desenvolveu medidas de cooperação com diversas entidades, potenciando a valorização e a visibilidade do voluntariado como âncora do desenvolvimento harmoniosa e inclusivo da comunidade.
 

Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área do voluntariado, em 2017

- Organização de recolhas de bens para as pessoas em situação social vulnerável. O Município tem como uma das suas principais respostas sociais a Loja Social, que visa dar resposta às necessidades básicas das pessoas socialmente mais vulneráveis, mediante a recolha de diferentes bens doados por particulares ou instituições. Como tal, realizaram-se diversas recolhas no sentido de angariação de alimentos e de produtos de higiene em hipermercados e supermercados, com o envolvimento das pessoas voluntárias inscritas no Banco Municipal do Voluntariado, com uma boa adesão nestas ações.

- Dinamização do Projeto CuiDar, no qual o Banco Municipal de Voluntariado também participa e que visa garantir a capacitação de todos os cuidadores informais e ainda contribuir para o desenvolvimento, em rede, de intervenções que visem a promoção do bem-estar físico e psicológico dos cuidadores informais. O objetivo geral é cuidar de quem cuida.

- Implementação do protocolo de cooperação entre o Município e a ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão. Em 7 de abril de 2016, a Câmara Municipal tinha aprovado a celebração de um protocolo de cooperação entre o Município e a ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, tendo como principal objetivo o lançamento de uma rede de empresas ou instituições potenciais aderentes ao Cartão Municipal do Voluntariado e Cartão Sénior, comprometendo-se a referida associação empresarial a divulgar a iniciativa junto das empresas ou instituições do concelho, assim como a articular com os seus associados a adesão ao projeto, que se consubstanciará na atribuição de descontos e na disponibilização de produtos e serviços às pessoas voluntárias que integrem o Banco Municipal de Voluntariado e aos utilizadores do Cartão Sénior Feliz. Neste contexto, foram desenvolvidas diligências onde o Município e a ACIF articularam procedimentos para o começo da divulgação do referido protocolo por parte da referida associação.

- Cooperação com as entidades participantes nas Comissões Sociais Inter-Freguesias, tendo como finalidade a valorização do voluntariado na comunidade.

- Dinamização da Mesa Redonda Força V - Participar e Inovar, em 16 de março. A iniciativa teve como principal objetivo o conhecimento da realidade local de voluntariado, desde os benefícios aos desafios manifestados pelos representantes das 20 entidades convidadas. Por outro lado, pretendia-se recolher os contributos por parte de 20 observadores, também ligados ao voluntariado, em relação às intervenções dos palestrantes atrás referidos. Houve duas rondas, a primeira foi tema livre e a segunda relacionada com o tema "Voluntariado: gosto pessoal ou rótulo social?"

 
Promoção e divulgação do voluntariado

A dinamização de medidas de promoção e divulgação assumem uma relevância especial na criação de um contexto social cada vez mais propício ao voluntariado.
 

Principais medidas no âmbito da promoção e divulgação do voluntariado, em 2017

- Participação dos voluntários inscritos no Banco Municipal de Voluntariado em eventos promovidos ou apoiados pelo Município e em diversas áreas de intervenção tais como o desporto, a cultura, a solidariedade social, a educação, o ambiente e a proteção civil.

- Desenvolvimento da ligação entre a oferta e a procura de oportunidades de voluntariado existentes a nível local, através de uma nova forma de divulgação caracterizada pelo envio de um cartaz com as ações do respetivo mês para as quais são solicitadas as pessoas voluntárias.

- Parceria com a Nova Acrópole de Vila Nova de Famalicão no Colóquio "Voluntariado: uma nova visão", que decorreu em 19 de janeiro, na Casa do Território, que abordou três perspetivas diferentes de voluntariado em três áreas diferenciadas: cultural, social e ambiental.

- Comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, em 5 de dezembro de 2017, através da participação nas atividades comemorativas organizada pelo Centro Hospitalar do Médio Ave, na qual foram reconhecidas algumas voluntárias, enquanto membros efetivos, numa cerimónia que decorreu nas instalações da unidade hospitalar de Vila Nova de Famalicão.

 
Formação no âmbito do voluntariado

Considerando que o exercício do voluntariado é transversal e oferece importantes oportunidades de aprendizagem e de aquisição de novas competências, tem havido uma forte aposta do Município na formação, que desempenha um contributo valioso para a facilitação do desempenho das funções no âmbito da ação voluntária.
 

Principais medidas no âmbito da formação na área do voluntariado, em 2017

- Formação Inicial de Voluntariado, organizada pela Nova Acrópole de Vila Nova de Famalicão, em parceria com o Município, através do Banco Municipal do Voluntariado, que mobilizou voluntários da sua plataforma de inscritos, pessoas da comunidade sem inscrição no Banco e pessoas mobilizadas pela Nova Acrópole. A formação englobou temas como o compromisso no voluntariado, a transformação interior, o autoconhecimento e a natureza humana. A formação iniciou-se em 19 de abril e terminou em 24 de maio, decorrendo em regime pós-laboral, na Escola Secundária D. Sancho I.

- Participação nas ações de formação promovidas pelo Núcleo de Vila Nova de Famalicão do Re-food, destinadas às pessoas voluntárias que integram o referido Núcleo, com a tema "Voluntariado e Compromisso". As ações decorreram em 29 de abril e 5 de maio, no pequeno auditório da Casa das Artes.

- Realização da formação inicial de voluntariado, a 6 de dezembro, nos Serviços Educativos do Parque da Devesa.

- Divulgação por todos os voluntários de outras ações que decorreram no concelho e que, ligadas ou não diretamente ao voluntariado, possam ser uma mais-valia para o seu desenvolvimento pessoal e social.