|
Agenda
Estratégica para a Governança
|
|
GOVERNAÇÃO MUNICIPAL
Aprofundar a governação responsável e próxima.
|
|
O Município tem como aposta
estratégica a consolidação de uma governação local responsável, transparente
e próxima, em cooperação com todos os agentes locais, potenciando o papel
do território como pilar integrador das políticas públicas em prol do
desenvolvimento inclusivo, sustentável, e inteligente. |
|
|
O aprofundamento do Município como instituição com capacidade reguladora
e dotada de eficácia constitui um pressuposto fundamental da consolidação
da democracia local e do desenvolvimento do território.
|
|
Principais medidas no âmbito da organização e funcionamento
dos órgãos municipais, em 2017
- Transmissão online em direto das sessões da Assembleia Municipal.
Em fevereiro, o Município promoveu um novo serviço de comunicação
à comunidade, com a transmissão online em direto das sessões
da Assembleia Municipal. A transmissão, disponibilizada através
do Portal do Município, foi adotada no sentido de aumentar a
proximidade entre os órgãos representativos do Município e os
cidadãos e o consequente aprofundamento da democracia local.
- Designação do Vice-Presidente da Câmara Municipal. Nos termos
da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada e republicada
pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, foi designado como
Vice-Presidente da Câmara Municipal o senhor Vereador Dr. Ricardo
Jorge Costa Mendes.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de outubro, relativa
à periodicidade das reuniões da Câmara Municipal. Segundo a
Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Câmara Municipal delibera
na sua primeira reunião o lugar, dia e hora das reuniões ordinárias,
sendo esta deliberação objeto de publicitação por edital, devendo
constar em permanência na página institucional do Município,
considerando-se ainda e assim convocados todos os membros da
Câmara Municipal. Neste sentido, na reunião de 19 de outubro,
o órgão executivo deliberou realizar uma reunião pública ordinária,
com periocidade quinzenal, preferencialmente às quintas-feiras,
pelas 10 horas, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.
Além disso, foi deliberado que a agenda fosse distribuída aos
eleitos com antecedência de, pelo menos dois dias úteis sobre
a data da realização de cada reunião, bem como a aprovação das
deliberações tomadas pela Câmara Municipal em minuta de ata,
adquirindo as mesmas plena eficácia a partir desse momento,
nos termos da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro e do Código
do Procedimento Administrativo.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de outubro, relativa
à delegação de competências da Câmara Municipal no Presidente
da Câmara Municipal, tendo em vista a promoção da eficiência
administrativa, na medida em que permite reservar para a reunião
do órgão executivo as medidas de fundo e os atos gestionários
com maior relevância para o Município e para os cidadãos. Além
disso, foi aprovada a faculdade de subdelegação de competências
do Presidente da Câmara Municipal nos Vereadores por si designados.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de outubro, que aprovou
a fixação em sete do número de Vereadores em regime de tempo
inteiro, nos termos da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, alterada
e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de outubro, que aprovou
o respetivo regimento, que se destina a reger o funcionamento
interno do órgão executivo, no quadro da Lei n.º 75/2013, de
12 de setembro, e o Código do Procedimento Administrativo.
- Distribuição de funções executivas na Câmara Municipal. De
acordo com legislação sobre as competências e o funcionamento
dos órgãos das Autarquias Locais, foram designados os Vereadores
abaixo mencionados para o exercício de funções executivas e
de gestão nas seguintes áreas de responsabilidade:
- Dr. Ricardo Jorge Costa Mendes - Assuntos Jurídicos e Contencioso;
Proteção Civil; Segurança; Património; Mercados e Feiras; Defesa
do Consumidor.
- Dr.ª Sofia Manuela Cadeias Machado Fernandes - Saúde Pública;
Família; Juventude; Mobilidade e Segurança Rodoviária; Voluntariado;
Promoção da Igualdade.
- Eng.º José Manuel Leitão dos Santos - Habitação; Energia;
Gestão, Conservação e Manutenção do Espaço Urbano; Gestão, Conservação
e Manutenção de Equipamentos Públicos.
- Dr. Leonel Agostinho Azevedo Rocha - Educação e Conhecimento,
Cultura.
- Eng.º José Pedro Carvalho de Macedo Ferreira de Sena - Ambiente,
Salubridade e Higiene Pública; Ocupação do Espaço Público; Defesa
dos Animais; Gestão Cemiterial.
- Dr. Mário de Sousa Passos - Freguesias; Desporto, Associativismo.
- Dr. Alfredo Augusto Azevedo Morais Lima - Economia, Empreendedorismo
e Inovação; Desenvolvimento Territorial Integrado; Internacionalização;
Turismo.
Os seguintes pelouros funcionam na dependência direta do Presidente
da Câmara Municipal: Administrativo e Financeiro; Planeamento
Estratégico; Ordenamento do Território, Urbanismo e Fiscalização;
Recursos Humanos; Contratação Pública; Obras Municipais; Solidariedade
Social; Séniores; Relações Institucionais e Cooperação; Relação
com o Munícipe, Governança e Participação Cidadã; Modernização
Administrativa e Sociedade da Informação.
|
|
|
|
Em 2017, o Município promoveu um conjunto de atividades comemorativas
relevantes para o fortalecimento dos valores da cidadania e da identidade
local.
|
|
Principais comemorações no âmbito do fortalecimento dos
valores da cidadania e da identidade local, em 2017
- Comemorações do centenário de nascimento de Lino Lima. Em
9 de fevereiro, o órgão executivo deliberou assinalar as comemorações
do centenário de nascimento de Lino Lima (1917-1999), advogado
e destacado membro da Oposição Democrática ao regime autoritário
do Estado Novo, militante de PCP desde 1941 e que desempenhou
cargos de peculiar relevância pública, entre os quais membro
da Comissão da Lei Eleitoral para a Assembleia Constituinte,
Deputado à Assembleia da República e membro do Conselho Superior
de Magistratura. Neste contexto, em 21 de fevereiro, teve lugar
a inauguração da Praceta Lino Lima e a realização da sessão
solene comemorativa nos Paços do Concelho e da exposição "Lino
Lima - Uma Vida pela Liberdade", que contou com a presença do
Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
- Comemorações do 43.º aniversário da revolução de 25 de abril
de 1974. Na sua reunião de 13 de abril, a Câmara Municipal tomou
conhecimento do programa das comemorações municipais do 43.º
aniversário da revolução que abriu o caminho para a instauração
da democracia pluralista no nosso país. Para além da sessão
solene comemorativa da Assembleia Municipal, que ocorreu nos
Paços do Concelho, com a participação das diversas forças políticas
do Município, o programa englobou diversas iniciativas de índole
cultural, nas vertentes da música, da poesia, das exposições
e dos ateliês.
- Comemorações municipais do 32.º aniversário da elevação de
Vila Nova de Famalicão à categoria de cidade. As comemorações
promovidas pelo Município tiveram como ponto mais significativo
a sessão solene do Dia da Cidade, na Casa das Artes marcada
pela entrega dos galardões municipais às personalidades e instituições
que têm contribuído para o engrandecimento da comunidade famalicense,
nas mais diversas áreas, cuja atribuição foi deliberada pela
Câmara Municipal em 22 de junho (consultar o quadro "Galardões
Municipais, em 2017"). Para além da sessão solene acima mencionada,
o programa comemorativo englobou outras iniciativas, como exposições,
as atividades da Companhia de Dança Contemporânea de Londres
- Edge, a iniciativa na área da juventude "Frame-It" e o Sarau
Desportivo Sénior, Piquenique e Bolo da Cidade, no Parque de
Sinçães.
- Comemorações do centenário de nascimento de António Pinheiro
Braga. Na reunião de 21 de setembro, a Câmara Municipal, na
sua reunião de 21 de setembro, aprovou as comemorações do centenário
de nascimento de António Pinheiro Braga. Neste âmbito, em 25
de setembro, foi inaugurada a exposição "Pinheiro Braga: O Engenheiro
regressa a casa" no Museu Bernardino Machado (consultar o capítulo
"Cultura"). António Pinheiro Braga (1917-1986), engenheiro de
profissão, foi uma das personalidades mais destacadas da Oposição
Democrática ao regime autoritário do Estado Novo e Presidente
da Comissão Administrativa da Câmara Municipal após a revolução
de 25 de abril de 1974.
- Comemorações do Dia do Concelho. Em 28 de setembro, tiveram
lugar em Pedome, no Parque Calça Ferros, as comemorações do
Dia do Concelho, que assinalou o 182.º aniversário do restabelecimento
da autonomia municipal, em 1835. No âmbito da sessão solene
evocativa do Dia do Concelho, teve lugar a atribuição dos "Selos
Famalicão Visão'25", que premiou um conjunto de projetos relevantes
para o desenvolvimento territorial (consultar o quadro "Premiados
com os Selos Famalicão Visão'25, em 2017"). Além disso, mereceu
destaque a apresentação da obra "Portas da História - Vila Nova
de Famalicão 1835-2015", em dois volumes, uma obra coletiva
com textos de Dr. António Joaquim Pinto da Silva, Dr. Amadeu
Gonçalves, Dr. Artur Sá da Costa e Dr. Daniel Faria, sob a coordenação
de Dr. António Joaquim Pinto da Silva e do Dr. José Agostinho
Pereira. A obra aborda a história da comunidade famalicense
desde a fundação do concelho, em 1835, aos nossos dias.
|
|
|
Galardões Municipais, em 2017
Medalha de Honra do Município
- Amândio Oliveira Carvalho (a título póstumo)
- António Domingues de Azevedo (a título póstumo)
Medalha de Mérito Municipal Autárquico
- António Fernando Abreu de Sousa
- Avelino Almeida Machado da Silva Reis
- Manuel Azevedo da Silva
- Manuel Martins da Costa
- Mário Jorge Moreira Fernandes
Medalha de Mérito Municipal de Benemerência
- António Fernando Sanguedo Meireles.
- Pe. Carlos Alberto Granja da Silva Cadeias.
- Cónego Manuel Azevedo Oliveira
- Pe. Manuel Moreira da Costa Santos.
- Movimento Eu Sou Matriz - Paróquia de Santo Adrião.
Medalha de Mérito Municipal Cultural
- Pe. António Azevedo Oliveira.
- Eduardo António Ribeiro Marques do Rêgo.
- Hélder Alexandre Reis Ferreira.
- Helena Amaral Correia Romão.
- José Manuel Gonçalves da Silva Lages.
- Manuel Sanches Fernandes
- Maria da Graça Santos Miranda.
Medalha de Mérito Municipal Desportivo
- Bruno Renato da Silva Gomes.
- Manuel António Gouveia Ferreira.
- Manuel Isidro Campos Cunha.
- Pe. Marco Paulo da Costa Alves Gil.
- Nuno Miguel Fernandes Teixeira.
- Associação Cultural e Desportiva Além Rio
- ADESPO - Associação Desportiva Cultural de Portela.
- Associação Desportiva e Recreativa de Mogege.
Medalha de Mérito Municipal Económico
- Abílio da Costa Moreira (a título póstumo).
- António Braz dos Santos Costa.
- António Vila Nova Azevedo Costa.
|
|
|
Projetos premiados com os Selos Famalicão Visão'25, em 2017
CATEGORIA FAMALICÃO MADE IN
- Projeto "NOMYU" da empresa PARTTEAM.
- Projeto "TEC CEVE - Incorporação Tecnológica", da CEVE - Cooperativa
Elétrica do Vale do Este.
- Projeto "Marjomotex - Plano de Desenvolvimento Sustentável",
da empresa MARJOMOTEX.
CATEGORIA B-SMART FAMALICÃO
- Projeto "ENGENHO VERDE", da ENGENHO - Associação do Desenvolvimento
Local do Vale do Este.
- Projeto "Com(ns) Ciência" do Centro Social e Cultural de São
Pedro de Bairro.
CATEGORIA FAMALICÃO VOLUNTÁRIO
- Projeto "Pelo Gesto e Pelo Som", da Escola Básica da Lagoa,
do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.
- Projeto "OportUNIDADE IV", do Departamento de Educação Especial
do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco.
- Projeto "Ser Voluntário é Ser Feliz", do Jardim de Infância
de Seide S. Miguel.
- Programa "Envelhecimento Ativo", da Fundação Castro Alves.
CATEGORIA FAMALICÃO COMUNITÁRIO
- Projeto "Ribapão & Camilo Castelo Branco - Sabores e Cultura",
da empresa Ribapão.
- Projeto "Oficinas de Inovação Social na Escola", da parceria
do Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS Famalicão
3G.
- Projeto "Voar Mais Alto - Ser, Saber, Fazer", do Agrupamento
de Escolas de Gondifelos.
|
|
|
|
Nomeação de auditor externo responsável pela certificação legal
de contas
Nos termos da Lei n.° 73/2013, de 3 de setembro, que enquadra o regime
financeiro das Autarquias Locais, a Câmara Municipal deliberou, na sua
reunião de 30 de janeiro, deliberou aprovar a adjudicação da prestação
de serviços externos de auditor responsável pela certificação legal
de contas ao Dr. José Luís Pinto de Azevedo, bem como solicitar à Assembleia
Municipal para que o nomeasse como auditor externo e responsável pela
certificação legal de contas do Município.
Normas de Controlo Interno do Município
Em 23 de fevereiro, a Câmara Municipal, aprovou as novas Normas de Controlo
Interno do Município, substituindo as Normas vigentes desde 2004, de
forma a adequar este instrumento de controlo às novas regras, com o
objetivo de consolidar a integridade e a fiabilidade da informação financeira.
Tributos municipais
Os tributos são receitas do Município, englobando os impostos e as taxas.
Em 2017, o órgão executivo aprovou um conjunto de deliberações nesta
matéria.
|
|
Principais medidas no âmbito dos tributos municipais, em
2017
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de outubro de 2017,
que aprovou a definição em 5% a participação do Município no
IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na circunscrição
territorial do concelho, referente aos rendimentos do ano de
2018.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de outubro de 2017,
que aprovou o lançamento de uma derrama de 1,2% sobre o lucro
tributável sujeito e não isento de IRC, relativa ao ano de 2017,
bem como a isenção da referida derrama os sujeitos passivos
com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse
150.000,00 €.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de outubro de 2017,
que aprovou a definição da taxa de 0,35 % para os prédios urbanos,
para efeitos do Imposto Municipal sobre Imóveis, referente ao
ano de 2017, a ser cobrado em 2018. Em matéria de Imposto Municipal
sobre Imóveis, a Câmara Municipal deliberou igualmente o seguinte:
- A dedução fixa de 40,00 €, quando o imóvel seja destinado
a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu
agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim,
esta coincida com o respetivo domicílio fiscal, e este tenha
2 dependentes a seu cargo.
- A dedução fixa de 70,00 €, quando o imóvel seja destinado
a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu
agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim,
esta coincida com o respetivo domicílio fiscal, e este tenha
3 ou mais dependentes a seu cargo.
- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de novembro, que aprovou
o percentual de 0,25% relativo à Taxa Municipal de Direitos
de Passagem para vigorar no ano de 2018.
- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de novembro, que aprovou
o regime excecional de isenção de taxas municipais no âmbito
dos procedimentos de legalização de explorações agropecuárias,
pelo período de 18 meses (consultar o capítulo "Ordenamento").
|
|
|
Benefícios fiscais
Na reunião de 19 de outubro, o órgão executivo deliberou dar início ao
procedimento administrativo para elaboração das normas relativas à concessão
pelo Município de benefícios fiscais em matéria de impostos municipais,
tendo como objetivo a criação de um conjunto de medidas fiscais de apoio
aos jovens e bombeiros voluntários, em sede de habitação, assim como às
famílias e à atividade económica. |
|
|
Dia do Atendimento ao Cidadão
No âmbito de Dia do Atendimento ao Cidadão, que pretende aumentar a
proximidade e a transparência com os cidadãos, foram recebidas no ano
findo 378 pessoas nas quartas-feiras, da parte da manhã, para além das
demais audiências do Presidente da Câmara Municipal nos outros momentos
da semana.
Encontros com o tecido associativo
Tendo como finalidade assegurar promover o associativismo e o intercâmbio
entre os poderes públicos autárquicos e a sociedade civil, foram promovidos
encontros com o tecido associativo, formal e informal (consultar o capítulo
"Governança do Território").
Roteiro pela Inovação
Em novembro de 2017, foi lançado o Roteiro pela Inovação, cuja finalidade
é valorizar a nível local e nacional as ideias e projetos inovadores
e diferenciadores desenvolvidos no concelho pelas mais variadas instituições,
empresas e pessoas, de forma transversal.
|
|
|
Operacionalização do planeamento estratégico
Em 2017, foi conferida uma atenção especial à operacionalização, acompanhamento
e avaliação do Plano Estratégico "Famalicão Visão'25".
|
|
Principais medidas no âmbito da operacionalização do planeamento
estratégico, em 2017
- Organização do 2.º Encontro Famalicão Visão?25, na Casa das
Artes, que teve como objetivo promover a avaliação do percurso
já feito no âmbito do Plano Estratégico "Famalicão Visão'25".
Neste sentido, foi apresentado o Relatório de Pilotagem 2017,
que se apresenta como um instrumento fundamental de reflexão
na implementação da visão estratégica. Também foi divulgado
o Estudo de Satisfação da Vivência em Vila Nova de Famalicão
e realizado o lançamento da edição 2017 dos Selos Famalicão
Visão?25. O encontro contou com a participação do Eng.º Carlos
Moedas, Comissário Europeu responsável pelas pastas da Investigação,
Ciência e Inovação, (recorrendo à videoconferência) e do Prof.
Doutor António Manuel Figueiredo, especialista em desenvolvimento
regional, que enalteceram a aposta estratégica do Município
em políticas públicas inovadoras como âncora do desenvolvimento
do território.
- Realização das Oficinas de Planeamento e Projeto, nos dias
4 de maio e 29 de junho, na Casa do Território, cujo objetivo
foi dar a conhecer a nova metodologia de elaboração de projetos,
tendo em consideração a importância da implementação integrada
focada no impacto e na satisfação das necessidades.
- Dinamização da 2.ª edição dos Selos Famalicão Visão'25, cujo
objetivo é o reconhecimento de projetos potenciadores dos valores
que marcam a identidade do território para novos patamares de
liderança e excelência, de acordo com as linhas orientadoras
do Plano Estratégico Famalicão Visão'25. Neste âmbito, mereceram
destaque as seguinte medidas:
- Realização da Oficina de Apoio a Candidaturas aos Selos Famalicão
Visão'25", em 4 de maio, na Casa do Território;
- Divulgação de informação, esclarecimento e apoio à submissão
de candidaturas aos Selos Famalicão Visão'25;
- Organização do processo de avaliação das diversas candidaturas
e atribuição dos Selos Famalicão Visão'25, no âmbito das comemorações
do Dia do Concelho, em 28 de setembro (consultar o texto relativo
às comemorações do Dia do Concelho, do presente capítulo).
|
|
|
Operacionalização das medidas
de parceria e contratualização
O Município tem privilegiado a parceria com diversos atores, contribuindo
para o desenvolvimento do território e a sua afirmação a nível nacional
e europeu, com base em estratégias concertadas e articuladas. |
|
Principais medidas no âmbito da parceria e contratualização,
em 2017
- Fomento da cooperação intermunicipal, nomeadamente no âmbito
da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Associação de Municípios
de Fins Específicos Quadrilátero, da Associação de Municípios
do Vale do Ave e do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
- Prosseguimento da execução do Plano Estratégico para o Desenvolvimento
Urbano de Vila Nova de Famalicão 2020 (consultar o Programa
"Ordenamento").
- Dinamização do Projeto "Atlantic Social Lab", cofinanciado
pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através
do Programa de cooperação INTERREG Espaço Atlântico. Este projeto
visa criar um ecossistema de inovação social que permita promover
estratégias integradas e planos de inovação social para dar
resposta aos novos desafios e oportunidades da sociedade no
âmbito do espaço de cooperação. No âmbito deste projeto, mereceu
destaque a realização de uma reunião de coordenação do projeto,
entre os dias 28 e 29 de novembro, em Vila Nova de Famalicão
que contou com a participação de diversas instituições, tais
como municípios, associações de municípios, organizações não
governamentais e universidades, de diferentes países, nomeadamente
do Reino Unido, da Irlanda, de França, de Espanha e Portugal.
|
|
|
Programas de financiamento
Os programas de financiamento nacionais e europeus desempenham um papel
decisivo na concretização das políticas públicas, merecendo uma atenção
especial do Município. |
|
Principais medidas no âmbito dos programas de financiamento,
em 2017
- Submissão das seguintes candidaturas: ampliação e remodelação
da Escola Básica Conde de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão;
remodelação e ampliação da Escola Básica de Riba de Ave; remodelação
e ampliação da escola Básica de Ruivães; Ainda Estou a Aprender
- Plataforma Literacia; Bué de Ciência; Made4Schools; Hypatiamat;
Plataforma + Cidadania, Rede Urbana Pedonal e Ciclável Etapa2
(Antenas) Fase1; reabilitação do espaço público e reabilitação
dos equipamentos do bairro da Cal; promoção e valorização do
Mercado Municipal, reabilitação do Teatro Narciso Ferreira;
modernização da Escola Básica de Ribeirão; Take-off Sudoe
- Ativação das Economias de Interior em Transição através do
seu Património Natural e Cultural; Vila Lab Laboratório Vivo
para a Descarbonização de Vila Nova de Famalicão (Fundo Ambiental);
Museu Ferroviário de Lousado" - Programa Valorizar - Linha de
Apoio ao Turismo Acessível.
- Aprovação das seguintes candidaturas:-remodelação e ampliação
da Escola Básica de Esmeriz; melhoria da qualidade das massas
de água do Vale do Rio Este; ampliação e remodelação da Escola
Básica Conde de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão; remodelação
e ampliação da Escola Básica de Riba de Ave; remodelação e ampliação
da Escola Básica de Ruivães; Famalicão Digital.gov; Rota do
Românico - Ave; Centro Qualifica.
- Conceção, submissão e gestão de candidaturas às medidas para
o mercado de emprego, prosseguidas pelo Instituto de Emprego
e Formação Profissional. Neste domínio específico, mereceu destaque
a aprovação da candidatura ao IEFP, no âmbito do Regulamento
do Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos - Entidades
Prestadoras de Apoio Técnico (EPAT).
|
|
|
|
O Município pretende promover a melhoria do desempenho dos serviços
municipais, o cumprimento das disposições legais e regulamentares nos
procedimentos e a prossecução de crescentes níveis de eficiência, eficácia
e qualidade.
|
|
Medidas relevantes do Município no âmbito da auditoria e
gestão de qualidade, em 2017
- Certificação do Balcão Único de Atendimento. Em 3 de março,
o Município recebeu a certificação do Balcão Único de Atendimento,
reconhecendo a excelência dos serviços de atendimento prestado
ao público, de acordo com a norma internacional ISO 9001. O
certificado foi entregue pela SGS, grupo líder mundial em inspeção,
verificação, testes e certificação. A norma internacional ISO
9001 é a norma mais utilizada em todo o mundo pelas organizações
públicas e privadas que pretendem implementar sistemas de gestão
de qualidade.
- Elaboração do projeto do Regulamento de Auditoria Interna,
que tem como objetivo definir as normas e os princípios gerais
a observar na atividade da auditoria interna, bem como as regras
do seu funcionamento.
- Organização das reuniões mensais dos dirigentes dos serviços
municipais, onde foram debatidos diversos assuntos de coordenação
transversal da atuação do Município e a modernização contínua
da gestão municipal.
- Dinamização de medidas conducentes à certificação dos serviços
do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística, nomeadamente
no que respeita ao licenciamento de obras particulares, que
culminaram na realização de auditoria final para a certificação,
em 21 de dezembro.
- Dinamização de medidas conducentes à certificação dos serviços
da Divisão da Juventude, designadamente a realização de auditoria
final para a certificação, em 21 de dezembro.
- Ampliação do Sistema de Gestão de Qualidade a outros serviços
do Município, nomeadamente nas áreas do desporto e da solidariedade
social.
|
|
|
|
O Município tem dado uma atenção especial ao reforço e à valorização
da dimensão jurídica na atividade dos serviços municipais, contribuindo
para a defesa da legalidade e a consolidação da relação de confiança
com os cidadãos
|
|
Principais medidas no âmbito dos assuntos jurídicos, em
2017
- Deliberação da Câmara Municipal de 30 de março, que aprovou
o acordo extrajudicial com Mário Araújo Carvalho e Maria Manuela
Barbosa Faria, no âmbito do processo n.º 3335/12.6TJVNF.
- Deliberação da Câmara Municipal de 8 de junho, que aprovou
a confirmação da deliberação camarária de 12 de abril, relativa
à anulação do procedimento concursal com vista à adjudicação
da empreitada "substituição de luminárias de iluminação pública
na via pública - 1.ª fase".
- Deliberação da Câmara Municipal de 8 de junho, que aprovou
o pagamento de indemnização à Sociedade Agrícola de Rorigo,
Lda., no âmbito do processo n.º 921/11.5TJVNF.
- Deliberação da Câmara Municipal de 8 de junho, que aprovou
a nomeação dos gestores dos Códigos Regulamentares em vigor
no Município e trabalhos de revisão. Os Códigos Regulamentares
sobre Urbanização e Edificação, Espaço Público e Atividades
Privadas (CRUEEPAP), Bens e Equipamentos do Domínio Municipal
(CRBEDM), Concessão de Apoios (CRCA), de Ambiente (CRA) e Taxas
Municipais (CRTM) do Município têm implicado um aumento da responsabilização
em matéria regulamentadora, permitindo aos cidadãos e serviços
aceder e conhecer com facilidade as normas que lhes são aplicáveis.
Entretanto, verificou-se a necessidade da revisão aos mesmos,
de modo a assegurar a adequação às modificações no enquadramento
legislativo nacional. Neste sentido, a Câmara Municipal, na
sua reunião de 9 de novembro, deliberou incrementar os trabalhos
de revisão dos Códigos Regulamentares e nomear os seguintes
gestores: do Código Regulamentar sobre Urbanização e Edificação,
Espaço Público e Atividades Privadas, a Dr.ª Susana Lobo; do
Código Regulamentar sobre Bens e Equipamentos do Domínio Municipal,
a Dr.ª Juliana Teixeira; do Código Regulamentar de Concessão
de Apoios, a Dr.ª Ália Silva; do Código Regulamentar de Ambiente,
a Dr.ª Lucinda Macieira; e do Código Regulamentar de Taxas,
o Dr. Miguel Fernandes.
- Promoção de ações de formação na área jurídica, de modo a
reforçar a capacitação dos trabalhadores do Município no conhecimento
e aplicação da legislação. Neste âmbito, destacaram-se as seguintes
ações: Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento
(EU) 2016/679), em 20 e 21 de setembro; Código dos Contratos
Públicos, em 18 e 19 de outubro; Código dos Contratos Públicos,
em 7 e 8 de novembro; Processo de contraordenação na esfera
municipal, em 23 de novembro.
|
|
|
|
O Município tem assegurado a gestão e a valorização do património
imobiliário público sob a sua jurisdição, de acordo com os princípios
da eficiência, eficácia, racionalidade e responsabilidade.
|
|
Medidas relevantes do Município no âmbito do património,
em 2017
- Constituição de servidão de passagem de tubos para aproveitamento
e condução de água sobre parcela de terreno a adquirir na freguesia
de Oliveira Santa Maria (deliberação de 12 de janeiro).
- Ratificação da cedência, em regime de comodato, da habitação
n.º 24, sita no Edifício das Lameiras, propriedade do Município,
na União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, à Associação
de Solidariedade Social de Vila Nova de Famalicão "Dar as Mãos"
(deliberação de 30 de janeiro).
- Cedência do edifício escolar P3, sito no lugar da Igreja,
na União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, em
regime de direito de superfície, à Associação para o Desenvolvimento
Local Mais Vida (deliberação de 30 de janeiro).
- Cedência, em regime de comodato, de uma sala de um pavilhão
pré-fabricado sito nas imediações da estação de caminhos de
ferro da cidade, à Associação de Diabéticos de Vila Nova de
Famalicão (deliberação de 30 de janeiro).
- Desafetação de terreno do domínio público para o domínio privado
do município e autorização de permuta de terreno na União das
Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei (deliberação de 30
de janeiro).
- Aquisição de parcela de terreno por permuta, na União das
Freguesias de Avidos e Lagoa (deliberação de 30 de janeiro).
- Alienação de parcela de terreno, designada por lote 14, abrangida
pelo alvará de loteamento nº 420/1985, da União das Freguesias
de Ruivães e Novais (deliberação de 30 de janeiro).
- Retificação dos limites e da configuração do prédio sito no
lugar de Além, Castanheira ou Velhô, da União das Freguesias
de Seide (deliberação de 30 de janeiro).
- Avaliação das cedências para o domínio do Município, conforme
a deliberação da Câmara Municipal de 30 de janeiro. Constitui
competência da Câmara Municipal elaborar o inventário de todos
os bens, direitos e obrigações patrimoniais e respetiva avaliação,
a submeter à apreciação e votação da Assembleia Municipal. Neste
sentido, o órgão executivo do Município deliberou tomar conhecimento
e aprovar, para efeitos de arrolamento e inventariação da relação
das seguintes cedências feitas no âmbito das operações urbanísticas,
passando as mesmas assim a integrar o inventário de bens imóveis
do Município: cedências nos alvarás de loteamento do ano de
2016: 2.900,11 m2 num valor global de 140.880,75 €; cedências
nos alvarás de obras de construção do ano de 2016: 1.874,50
m2 num valor global de 93.749,50 €.
- Autorização para realização de hasta pública, com licitação
verbal para alienação de sucata ferrosa e não ferrosa, propriedade
do Município. (deliberação de 9 de fevereiro).
- Desafetação de parcela de terreno em Joane, com a área de
2.596,00 m2, do domínio público municipal, afetação da mesma
ao domínio privado do Município e autorização de permuta (deliberação
de 23 de fevereiro).
- Aquisição de dois prédios urbanos, sitos na União das Freguesias
de Vila Nova de Famalicão e Calendário, para construção do Campus
do Ensino Profissional e Artístico de Vila Nova de Famalicão
(deliberação de 9 de março).
- Aceitação de duas parcelas de terreno para o domínio público
municipal da circulação rodoviária, destinadas ao alargamento
do Caminho Municipal 1529, situado entre Bairro e a União das
Freguesias de Carreira e Bente (deliberação de 30 de março).
- Alienação de parcela de terreno com a área de 752,00m2, designada
por lote 21, abrangida pelo alvará de loteamento n.º 25/1998,
da União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei. (deliberação
de 13 de abril).
- Desanexação de duas parcelas de terreno com as áreas de 1.398,00m2
e de 1.986,00m2, sitas na Rua Barão de Joane, da União das Freguesias
de Vila Nova de Famalicão e Calendário (deliberação de 13 de
abril).
- Alienação em hasta pública de lotes da Quinta de Rebordelo,
sita na União das Freguesias de Ruivães e Novais (deliberação
de 12 de abril).
- Conclusão do processo de venda em hasta pública, por licitação
verbal, de sucata ferrosa e não ferrosa, pelo prazo de três
anos.(deliberação de 13 de abril).
- Registo da aquisição, por desanexação, da área de 1.970,00m2,
do domínio privado do Município, abrangida pelo alvará de loteamento
nº 22/1988, da União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim
(deliberação de 27 de abril).
- Permuta de prédios, sitos na Freguesia do Louro e na União
das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim (deliberação de 11
de maio).
- Desafetação do domínio público para o domínio privado municipal
de uma parcela de terreno, situada na Freguesia de Gavião, decorrente
da alteração ao loteamento titulado pelo alvará n.º 324/83 (deliberação
de 11 de maio).
- Registo da aquisição, por desanexação, da área de 986,00m2,
do domínio privado do Município, abrangida pelo alvará de loteamento
nº 33/1996, da União das freguesias de Vila Nova de Famalicão
e Calendário (deliberação de 11 de maio).
- Pagamento de justa indemnização pelo ingresso no domínio público
rodoviário municipal de uma parcela de terreno no âmbito da
execução da empreitada denominada "Beneficiação do C.M. 1490/1490
- 1 - União das Freguesias de Vale são Cosme, Telhado e Portela
e Freguesia de Vale São Martinho" (deliberação de 25 de maio).
- Permuta de prédios urbanos, sitos na Freguesia de Delães (deliberação
de 25 de maio).
- Aditamento ao contrato promessa para aquisição de terreno
para arranjo estético e requalificação do centro urbano da Freguesia
de Vale S. Martinho (deliberação de 8 de junho).
- Pagamento de justa indemnização pelo ingresso no domínio público
rodoviário municipal de uma parcela de terreno no âmbito da
execução da empreitada de beneficiação da Avenida Rio Veirão,
em Ribeirão (deliberação de 13 de julho).
- Cedência de utilização de parcela de terreno do domínio público
municipal, situada no cruzamento da Rua de Rorigo com a Rua
Alberto Sampaio, da União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão
e Calendário (deliberação de 27 de julho).
- Cedência em regime de direito de superfície prédio urbano,
sito no lugar de Lagoas ou Pinheiral, na União das Freguesias
de Antas e Abade de Vermoim, à Ave - Cooperativa de intervenção
Psico-social, Cooperativa de Solidariedade Social (deliberação
de 27 de julho).
- Cedência de parcela de terreno, em regime de comodato, situada
na Rua de São Cristóvão, à Freguesia de Gavião (deliberação
de 27 de julho).
- Doação de dois prédios, sitos na freguesia de Joane, à Associação
Teatro Construção (deliberação de 27 de julho).
- Permuta de prédios, sitos na União das Freguesias de Vila
Nova de Famalicão e Calendário e na União das Freguesias de
Ruivães e Novais (deliberação de 10 de agosto).
- Autorização de desanexação e aquisição de parcela de terreno
com a área de 17.620 m2, sita no lugar da Igreja ou Eiral, Rua
dos Tanques, freguesia de Brufe (deliberação de 10 de agosto).
- Doação das frações autónomas a, b e c do prédio em regime
de propriedade horizontal, sito na rua Álvaro Castelões, n.º
77, da União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário,
à ACB - Associação Cultural, Beneficente e Desportiva dos Trabalhadores
do Município de Vila Nova de Famalicão (deliberação de 10 de
agosto).
- Arrendamento de instalações escolares à Didáxis - Cooperativa
de Ensino, tendo em vista o normal funcionamento e desenvolvimento
das atividades escolares do ensino pré-escolar e básico na freguesia
de Riba de Ave no ano letivo 2017/2018 (deliberação de 10 de
agosto).
- Revogação da decisão de adquirir dois prédios urbanos, em
regime de compropriedade, sitos na União das Freguesias de Vila
Nova de Famalicão e Calendário, para construção do Campus do
Ensino Profissional e Artístico de Vila Nova de Famalicão e
aquisição de instalações destinadas ao Centro Qualifica e outros
serviços de ensino e formação profissional (deliberação de 21
de setembro).
- Permuta de prédios, sitos na Freguesia de Delães e na União
das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim (deliberação de 21
de setembro).
- Doação de um prédio urbano sito na União das Freguesias de
Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e Sezures à Engenho
- Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este (deliberação
de 9 de novembro).
- Alienação de parcela de terreno com a área de 986,00 m2 designada
por lote 26 abrangida pelo alvará de loteamento n.º 33/1996
da União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário
(deliberação de 9 de novembro).
- Desocupação das lojas 1 e 2 (interiores) do Mercado Municipal
(deliberação de 9 de novembro).
- Desocupação da habitação no Centro Coordenador de Transportes
por caducidade do contrato de cedência de habitação a trabalhador
do Município (deliberação de 9 de novembro).
- Autorização de cedência de utilização de uma parcela de terreno
do domínio público do Município, sita no lugar de Paradas, da
freguesia de Vilarinho das Cambas (deliberação de 23 de novembro).
- Cancelamento do processo de processo de visto que corre termos
no Tribunal de Contas com o n.º 1632/2017, relativo à aquisição
de dois prédios urbanos, em regime de compropiedade, sitos na
União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário,
para construção do Campus do Ensino Profissional e Artístico
de Vila Nova de Famalicão (deliberação de 23 de novembro).
- Alienação dos lotes n.ºs 76 E 77, do Loteamento do Pinheiral,
sitos na Rua do Pinheiral, na União das Freguesias de Antas
e Abade de Vermoim (deliberação de 7 de dezembro).
|
|
|
|
O Município tem desenvolvido uma forte aposta no desenvolvimento das
tecnologias de informação e comunicação, contribuindo deste modo para
a modernização da administração municipal.
|
|
Principais medidas no âmbito da modernização digital da
administração municipal, em 2017
- Aprovação da candidatura Famalicão Digital.gov destinada à
promoção das tecnologias da informação na administração e serviços
públicos. A reformulação da rede de fibra ótica municipal e
a implementação de novas sistemáticas de tratamento eletrónico
de documentos são as principais ações desta candidatura.
- Aquisição de serviços de comunicação de voz e dados. Pretendeu-se
a reformulação das comunicações de voz e dados do Município,
para além do ajuste de nível de serviço e de valor, bem como
a integração e agregação dos vários serviços de comunicação.
- Modernização do serviço de cópia e impressão, através da instalação
e configuração de novos equipamentos nos serviços municipais.
- Implantação de sistema de comunicação e gestão de eventos,
potenciando uma gestão mais eficaz e a avaliação do seu impacto
na população.
- Implantação do sistema de Monitorização do Terreno, de modo
a monitorizar a utilização do território concelhio.
- Aquisição de plataforma de compras públicas.
- Implantação do sistema eletrónico de gestão municipal, adequando
a gestão municipal ao Sistema de Normalização Contabilística
para as Administrações Públicas.
- Implantação do sistema de desmaterialização de documentação
de faturação.
- Apetrechamento de quadros interativos e de outros equipamentos
informáticos para os estabelecimentos de ensino (consultar o
capítulo "Educação e Conhecimento").
- Disponibilização do serviço de assistente virtual de mensagens
junto dos cidadãos.
- Modernização das plataformas digitais, designadamente mente
nas áreas da educação, da cultura e do ordenamento (consultar
os respetivos capítulos)
|
|
|
|
O Município tem apostado no reforço
da valorização dos recursos humanos, contribuindo para uma administração
municipal dinâmica, eficiente, inovadora, motivada e centrada na promoção
da cidadania. |
|
Medidas relevantes no âmbito da valorização dos recursos
humanos do Município, em 2017
- Deliberação da Câmara Municipal de 7 de dezembro, que autorizou
o Presidente da Câmara Municipal a outorgar protocolos de cooperação,
para a realização de estágios curriculares, ou para a formação
prática em contexto de trabalho, com entidades educativas e
formativas, em representação do Município, sempre que os mesmos,
por um lado, não representem encargos para o Município e, por
outro, revistam a natureza de manifesto interesse municipal.
Estes estágios contribuem também para os jovens adquirirem e
consolidarem competências pessoais, sociais, técnicas e organizacionais,
e beneficiarem de uma adequada formação e conhecimento prático
em contexto de trabalho, relevantes para o exercício de uma
profissão futura.
- Execução do plano anual de formação. Foram ministradas 24
ações de formação destinadas aos trabalhadores do Município
(internas e externas). As ações de formação ministradas abrangeram
mais de 200 colaboradores, de todas as unidades orgânicas, e
carreiras.
- Promoção de ações de prevenção do absentismo no contexto laboral
- Dinamização de ações na área da saúde (consultar o Programa
"Saúde")
|
|
|
|
Medidas relevantes relativas
à organização dos serviços municipais
Em 2017, o Município adotou medidas relativas à organização dos serviços
municipais, de modo a potenciar os seus níveis de eficiência e qualidade.
|
|
Medidas relevantes relativas à organização dos serviços
municipais, em 2017
- Deliberação da Câmara Municipal de 30 de janeiro, que aprovou
a alteração da constituição da Equipa Multidisciplinar de Gestão
do Parque da Devesa, O órgão executivo também deliberou que
o serviço designado por CEAB - Centro de Estudos e Atividades
Ambientais passasse a integrar o serviço educativo do Parque
da Devesa, sendo as suas funções de educação ambiental integradas
nas competências da Equipa Multidisciplinar, que assume o Serviço
de Educação Ambiental da Devesa, ficando responsável pela coordenação
das atividades com a Divisão de Educação.
- Deliberação da Câmara Municipal de 30 de janeiro, que aprovou
a constituição da Equipa Multidisciplinar do Gabinete de Apoio
ao Empreendedor, com a missão de promover uma atitude e um contexto
empreendedor, de forma a atingir resultados concretos que contribuam
para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, para a competitividade
das empresas e do território.
- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de novembro, que aprovou
a constituição da Equipa Multidisciplinar de Gestão da Casa
de Camilo (Museu/Centro de Estudos), que tem como missão afirmar-se
como o lugar mais emblemático da geografia vivencial e literária
de Camilo Castelo Branco e a consolidar gradualmente o seu papel
de centro de irradiação que, tendo por primeiro objeto a figura
e a obra do romancista, visando acima de tudo a promoção de
uma política de intervenção cultural e científica a favor da
língua e cultura portuguesas, como realidade essencial e privilegiado
fundamento, não apenas da nossa identidade, mas também, e sobretudo,
da sua afirmação no espaço da lusofonia e nos países da União
Europeia.
- Deliberação da Câmara Municipal de 30 de janeiro, que aprovou
a extinção da Equipa Multidisciplinar do Gabinete de Apoio ao
Empreendedor. No âmbito da distribuição dos pelouros municipais,
foram atribuídos a um único membro da Câmara Municipal os pelouros
da Economia, Empreendedorismo e Inovação; Turismo; Internacionalização;
Desenvolvimento Territorial Integrado, de modo a alcançar-se
uma governação mais integrada e qualificada. Neste sentido,
o objetivo que levou à criação da Equipa Multidisciplinar do
Gabinete de Apoio ao Empreendedor encontra-se assim assegurado
pela criação dos pelouros atrás referidos e pela Divisão de
Planeamento Estratégico e Empreendedorismo, não se justificando
a manutenção da referida equipa multidisciplinar.
|
|
|
Modernização dos equipamentos
coletivos
O Município tem promovido a modernização dos equipamentos coletivos sob
a sua jurisdição, de modo a potenciar a coesão territorial e o reforço
da qualidade de vida das populações. |
|
Principais medidas do Município no âmbito dos equipamentos
coletivos, em 2017
- Execução de micro estacas, no âmbito da reabilitação de edifício
situado na Rua Adriano Pinto Basto, na União das Freguesias
de Vila Nova de Famalicão e Calendário, empreitada adjudicada
em 24 de fevereiro pelo valor de 31.435,94 €, acrescido de IVA.
- Obras de adaptação para o novo espaço da Divisão de Solidariedade
Social, Família e Seniores no edifício municipal sito na Rua
Camilo Castelo Branco, na União das Freguesias de Vila Nova
de Freguesias e Calendário, adjudicada em 15 de março pelo valor
de 34.995,05 €, acrescido de IVA.
- Fornecimento e instalação de sistema de aquecimento de águas
sanitárias para as Oficinas Gerais do Município, sitas na União
d Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, adjudicada em 28 de março
pelo valor de 9.557,53 €, acrescido de IVA.
- Trabalhos diversos nos edifícios do Parque da Devesa, empreitada
adjudicada em 28 de março pelo valor de 13.620,08 €, acrescido
de IVA.
- Reparação dos lagos localizados na Praça D. Maria II, na União
das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário adjudicada
em 7 de junho pelo valor de 18.537,37 €.
- Remodelação e adaptação do parque infantil para utentes de
mobilidade reduzida, no Parque 1º de Maio, União das Freguesias
de Vila Nova de Famalicão e Calendário, adjudicada em 31 de
julho pelo valor de 55.809,35 €, acrescido de IVA.
- Substituição da cobertura e remodelação das fachadas do edifício
das Oficinas Gerais do Município, na União das Freguesias de
Esmeriz e Cabeçudos, adjudicada em 25 de setembro pelo valor
de 84.991,63 €, acrescido de IVA.
- Correção do fator potência de instalações elétricas de diversos
edifícios municipais, adjudicada em 31 de outubro pelo valor
de 15.961,27 €, acrescido de IVA.
- Reparação das fachadas e outros trabalhos no edifício dos
Paços do Concelho, adjudicada em 28 de dezembro pelo valor de
33.473,04 €,acrescida de IVA.
- Realização de obras de modernização dos edifícios e equipamentos
municipais nas áreas da educação, da habitação, da cultura,
do desporto e da mobilidade (consultar os respetivos capítulos)
- Atribuição de apoios às Freguesias, tendo como objetivo a
realização de obras nos equipamentos coletivos das respetivas
localidades (consultar o capítulo "Governança do Território").
|
|
|
Implantação da Loja do Cidadão
no concelho
De modo a promover a implantação da Loja do Cidadão no concelho, o Município
tem promovido uma estreita cooperação com o Governo e a AMA - Agência
para a Modernização Administrativa.
No seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 1/2017, de 2 de
janeiro, que estabeleceu normas de gestão relativas às Lojas e Espaços
do Cidadão, a Câmara Municipal deliberou, na reunião de 12 de janeiro,
manifestar a sua congratulação pela decisão de instalar a Loja do Cidadão
em Vila Nova de Famalicão e o Espaço Cidadão em Joane, bem como aprovar
um voto de recomendação junto do Governo e da AMA - Agência para a Modernização
Administrativa, para que estas entidades, face à manifesta urgência da
implantação da Loja do Cidadão e às condições proporcionadas pelo Município,
diligenciassem para a instalação deste equipamento.
Adesão do Município à iniciativa "Hora do Planeta"
Na reunião de 30 de março, a Câmara Municipal tomou conhecimento da adesão
do Município à iniciativa "Hora do Planeta", que pretende envolver e responsabilizar
a sociedade civil mundial na prossecução do desenvolvimento sustentável.
Avaliação no âmbito do Índice de Transparência Municipal (ITM)
O Índice de Transparência Municipal, promovido pela entidade da TIAC -
Transparência e Integridade - Associação Cívica, posicionou o Município
famalicense de forma claramente favorável. Entre os municípios de grande
dimensão, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, o Município de Vila
Nova de Famalicão ficou posicionado em 3.º lugar, tendo a 42ª posição
no total dos 308 municípios a nível nacional.
Avaliação da situação financeira pelo Anuário Financeiro dos Municípios
Portugueses
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, promovido pela Ordem
dos Contabilistas Certificados, com o apoio do Centro de Investigação
em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA, do Centro de Investigação em Ciência
Política da Universidade do Minho e do Tribunal de Contas, enalteceu a
saúde financeira do Município, nomeadamente nos domínios do investimento,
da independência financeira e da redução da dívida.
Com uma média de investimento por habitante de 1090,00 €, a autarquia
famalicense aplicou mais de 146 milhões de euros na última década, estando
entre as autarquias municipais que maior investimento fizeram no decénio
2006-2016. A independência financeira foi avaliada em 63,1%, a melhor
dos últimos 12 anos. Além disso, foi confirmada a tendência descendente
da dívida, de 45 milhões de euros em 2006 para 36 milhões de euros no
final de 2016. |
|
|
|
|
|