Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
 
TURISMO
Valorizar a oferta e atratividade.
 
O turismo assume um relevo especial no dinamismo económico e social dos territórios. Por conseguinte, o Município tem dado uma atenção relevante à valorização e ao desenvolvimento das potencialidades turísticas do território famalicense.
 
Cooperação institucional na área do turismo

O Município tem valorizado a cooperação com entidades com responsabilidades na promoção turística, contribuindo para a valorização turística do território de Vila Nova de Famalicão.
 

Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área do turismo, em 2018

- Aprofundamento da cooperação com os atores com responsabilidades na promoção turística do território, como a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

- Participação no PROVERE - Minho INovação. O Município integra a estratégia Minho INovação, que inclui os territórios nas áreas de atuação das Comunidades Intermunicipais do Ave, do Cávado e do Alto Minho, no âmbito do Programa PROVERE.

- Deliberação da Câmara Municipal de 8 de novembro, que declarou de interesse para as populações locais e para a economia local o projeto "Rota Camilo - Valorização da Visita de Seide S. Miguel" (consultar o capítulo "Governação Municipal"). Este projeto tem como objetivos gerais o posicionamento de Seide como porta de entrada de um roteiro camiliano, de âmbito alargado a todos os lugares camilianos disseminados no Vale do Ave e na Região Norte e a valorização local do conjunto patrimonial camiliano, mediante a disponibilização de suportes de identificação e interpretação, instrumentais para a dinamização cultural e turística deste bem patrimonial.

- Deliberação da Câmara Municipal de 29 de novembro, que aprovou dar como finda a participação do Município como membro cooperante da TCR - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, CRL, considerando a sua dissolução.

 
Promoção da atratividade e da notoriedade do território como destino turístico

O Município apostou no reforço da atratividade e da notoriedade de Vila Nova de Famalicão como destino acolhedor e de qualidade.
 

Principais medidas no âmbito da promoção da atratividade e da notoriedade do território como destino turístico, em 2018

- Criação da Newsletter Turismo e Cultura. Em 2018, foi criada uma newsletter dedicada à atividade turística e cultural do Município, que começou a ser divulgada a partir do mês de julho. A newsletter está organizada em três áreas: uma nota de abertura com um olhar genérico sobre o mês, uma sugestão de visita e um conjunto de propostas com os principais eventos que vão marcar a agenda mensal. Esta newsletter bilingue (português-inglês), de periodicidade mensal, é divulgada no início de cada mês, com o objetivo de dar a conhecer algumas sugestões de visita e de eventos culturais no território concelhio, tendo como público preferencial as empresas e os profissionais que visitam as nossas empresas, proporcionando-lhes informação que os incentive a uma experiência turística no território.

- Conceção e desenvolvimento de brochuras e desdobráveis. Deu-se início no ano de 2018 à conceção e desenvolvimento de um conjunto de materiais de promoção e divulgação da oferta turística de Vila Nova de Famalicão, em formato papel e em formato digital, em português, inglês e francês, que traduzem um trabalho no terreno de definição de uma estratégia de organização do produto turístico e de envolvimento dos agentes e atores locais com intervenção neste setor.

- Participação na Feira Internacional de Artesanato (FIA), em Lisboa. No dia 27 de junho, o Município organizou uma ação de promoção do seu território famalicense na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorreu dos dias 23 de junho a 1 de julho, na FIL - Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa. A participação do Município famalicense na maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica, considerada a segunda na Europa, decorreu integrada no stand expositor da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, tendo sido atribuído um especial enfoque à área "Viajar em Família", destacando-se neste caso algumas das estruturas que compõem a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente, a Casa Museu de Camilo Castelo Branco e o Museu da Indústria Têxtil. A participação do Município famalicense na Feira Internacional de Artesanato (FIA) contou ainda com a realização de performances teatrais alusivas à vida e obra de Camilo Castelo Branco e uma exposição de produtos de cerâmica alusivos ao escritor e de presépios promovida pela Fundação Castro Alves.

- Lançamento da Ementa Camiliana. Como resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelo Município famalicense e dos parceiros, entre os quais diversas entidades dos setores da cultura, turismo e restauração, no âmbito da criação e estruturação da Rota Camiliana, foi criada pelo Chef Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, uma Ementa Camiliana, inspirada na obra do Escritor Camilo Castelo Branco, em particular, no livro "A Brasileira de Prazins". Assim, foi organizada e realizada uma press trip, no passado dia 27 de setembro, por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo, destinada a um grupo de jornalistas locais, regionais e nacionais, que incluiu a visita guiada e comentada à Casa-Museu de Camilo Castelo Branco e a apresentação da Ementa Camiliana, no Restaurante Ferrugem, pelo Chef Renato Cunha. Esta proposta gastronómica, criada com o objetivo de enriquecer a experiência cultural em torno do escritor, em território concelhio, constitui um ponto da Rota Camilo que está disponível para os visitantes e turistas, a partir do mês de outubro.

 
Valorização turística dos recursos endógenos do território

O Município promoveu um conjunto diversificado de medidas, de modo que o turismo seja um pilar estruturante da valorização e do desenvolvimento dos recursos endógenos do território.
 

Principais medidas no âmbito da valorização turística dos recursos endógenos do território, em 2018

Eixo de promoção de produtos locais

- Promoção da estratégia de promoção conjunta dos vinhos verdes. Foi desenvolvido um trabalho de sensibilização, estruturação de informação e envolvimento dos produtores de vinho verde de Famalicão numa estratégia conjunta de apresentação, divulgação e promoção dos vinhos verdes do território sob a marca chapéu "Vila Nova de Famalicão - Verdes de Eleição". No âmbito das ações de concretização desta estratégia salienta-se, ao longo do ano de 2018, a participação em diversas iniciativas de promoção dos vinhos verdes de Vila Nova de Famalicão - Verdes de Eleição:

- Festa de Maio, Flores & Trocas, nos dias 11, 12 e 13 de maio, numa participação conjunta dos produtores de vinho verde de Famalicão que aderiram e que se apresentaram em stand de exposição e venda;
- Vinho Verde Fest, que decorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Braga (Avenida Central), associando os produtores de Vinho Verde de Vila Nova de Famalicão (Vinhos Castro, Frutivinhos e Casa de Compostela). Esta iniciativa foi organizada pela InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica, E.M. e incluiu provas de vinhos, bem como harmonizações gastronómicas e vínicas, numa participação dos produtores que aderiram ao evento, com exposição e venda no stand;
- AgroSemana - Feira Agrícola do Norte, decorrida de 30 de agosto a 2 de setembro na AGROS, na Póvoa de Varzim, onde os mesmos produtores de vinho verde participaram, através da exposição dos seus produtos, bem como da realização de provas de vinhos, de forma a dinamizar o espaço e contribuir para a promoção do território;
- Feira de Artesanato e Gastronomia, que decorreu entre 31 de agosto e 9 de setembro, tendo a participação dos produtores locais de vinho verde decorrido sob o mesmo formato de partilha de espaços e promoção conjunta;
- Feira Grande de São Miguel, decorrida a 28, 29 e 30 de setembro, tendo a participação dos produtores locais de vinho verde decorrido sob o mesmo formato de partilha de espaços e promoção conjunta.

- Visita ao Território e Mostra de Produtos e Empresas Locais - 21st World Marketing Congress. No âmbito das atividades de cooperação com a Universidade Lusíada Norte (Pólo do Porto), e integrada na estratégia de promoção turística, foi organizado e concretizado um programa de visita ao concelho, no dia 28 de junho, que incluiu uma visita empresarial e workshop e uma visita cultural, dirigido a um grupo alargado de congressistas estrangeiros, académicos e profissionais da área do marketing, de variadas proveniências do globo. Foi, igualmente, realizada uma Mostra de Produtos e de Empresas Locais no espaço do congresso, para dar a conhecer e promover as empresas e os produtos de Vila Nova de Famalicão.

- AGROSemana - Feira Agrícola do Norte - AGROS - Póvoa de Varzim, 30 e 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. Conforme já foi referido, o Município famalicense participou na AGROSemana, que decorreu no Pavilhão da AGROS, na Póvoa de Varzim, nos dias 30 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, com uma mostra/exposição de produtos locais, incluindo os vinhos verdes, os produtos das empresas da 'Geração Made IN' do setor agroalimentar e outros produtos diferenciadores, bem como os produtos biológicos com origem no território. Esta participação do Município enquadra-se numa estratégia global de afirmação e promoção dos produtos locais, potenciando as marcas BioCapital, a estratégia conjunta de promoção dos vinhos de Vila Nova de Famalicão - Verdes de Eleição e o trabalho de apoio e acompanhamento aos empreendedores locais e à consolidação dos negócios, bem como tem por objetivo promover os produtos locais como fator diferenciador e de atratividade do território para experiências de visita. Na edição de 2018, a AGROSemana contou com mais de centena e meia de expositores, entre Municípios e outras instituições, entre universidades, institutos politécnicos, cooperativas, empresas, máquinas agrícolas e alimentação, numa área de 170.000 m2, pretendendo afirmar-se como a maior feira agrícola do Norte e um evento de referência no setor agrícola, tendo atraído milhares de visitantes, que passaram também no Stand do Município de Vila Nova de Famalicão.

Eixo de eventos de animação turística

- Cooperação no âmbito das Solenidades da Semana Santa e da promoção do turismo religioso. O turismo religioso é uma das formas mais antigas da atividade turística, estando na génese de importantes fluxos de pessoas. Considerando que as Solenidades da Semana Santa são igualmente um importante impulso na dinâmica social, cultural e económica, com um interesse e potencial turístico cada vez mais relevante, o órgão executivo, na sua reunião de 22 de março, deliberou apoiar logisticamente as comemorações das referidas solenidades, bem como atribuir um apoio financeiro, no montante de 4.000,00 €, à Fábrica da Igreja Paroquial de Vila Nova de Famalicão.

- Festa de Maio: Flores & Trocas - Venda de Produtos Regionais. O Município promoveu a Feira das Trocas - Venda de Produtos Regionais, enquanto parte integrante da Festa de Maio: Flores & Trocas. Com a participação ativa de artesãos e outros empreendedores famalicenses, tratou-se de um evento intimamente ligado à identidade da comunidade famalicense, recriando as antigas feiras francas que contribuíram fortemente para o desenvolvimento socioeconómico de Vila Nova de Famalicão.

- Famalicão Beer Fest. O Município colaborou com o Círculo de Cultura Famalicense na concretização do evento "Famalicão Beer Fest". Nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro, Vila Nova de Famalicão concentrou vários produtores de cerveja artesanal e empresas de street food, incluindo produtores do concelho, conjugada com um ambiente de animação.

- Feira Grande de São Miguel. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a Feira Grande de São Miguel, um evento anual e intimamente ligado às origens do concelho, designadamente à atividade agrícola predominante naquela época, e que, este ano, contou com um programa rico e variado de atividades culturais, musicais, de tradição agrícola, de mercado tradicional, de exposição de animais e de atividades em torno dos cavalos, incluindo Exposição, Gala Equestre e Desfile de Charretes.

- Exposição Museu do Automóvel Jaguar XJ - 50 Anos. Como resultado da colaboração entre o Município e o Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão, foi assegurada a dinamização de uma exposição evocativa dos 50 anos do lançamento do Jaguar XJ6. A Exposição Jaguar XJ 50 Anos esteve patente ao público entre 20 de outubro e 30 de dezembro, no espaço do Museu. Esta exposição, centrada nos vários exemplares do modelo XJ da Jaguar, sendo o mais antigo datado de 1968, integrou também um conjunto de outros objetos e produtos das empresas do concelho, associados, de algum modo, ao setor automóvel e/ou ao segmento de produtos que enriqueceram o projeto expositivo com uma estética criativa e de valor, os quais, associados à marca Jaguar, contribuem para posicionar o território neste segmento de oferta de produtos.

- Tourism.UP - Oficina de Empreendedorismo. O Município, em parceria com o Turismo de Portugal e com os Territórios Criativos, entidades promotoras do Tourism Up, organizou e realizou uma Oficina de Empreendedorismo, no dia 22 de outubro. O Programa Tourism Up é um programa de aceleração de âmbito nacional desenhado para apoiar projetos de empreendedorismo nas áreas do turismo e promoção de produtos endógenos. No âmbito desta oficina dinamizada em Vila Nova de Famalicão participaram 15 projetos, apresentados pelos seus respetivos empreendedores, com ideias de negócio em diversos domínios ligados direta ou indiretamente com o turismo, incluindo a organização de eventos ao ar livre e atividades adaptadas, valorização da gastronomia regional e refeições encenadas, roteiros e circuitos de desporto aventura, alojamento local, valorização dos produtos locais, jogos e aplicações eletrónicas, entre outros. Os empreendedores que se apresentaram nesta oficina tiveram apoio técnico do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.

- Natal 2018 - Vila Nova de Famalicão. O Município e a ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, em estreita cooperação, planearam, organizaram e implementaram um programa diversificado de animação na época de Natal que se estendeu até aos Reis, a qual se realizou desde o dia 16 de novembro de 2018 ao dia 6 de janeiro do presente ano. Neste contexto, na sua reunião de 29 de novembro, o órgão executivo deliberou atribuir um financiamento de 110.000,00 € à ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, para o prosseguimento das atividades de dinamização do Comércio Tradicional - Quadra de Natal 2018. A programação do Natal em Vila Nova de Famalicão, promovido sob o lema "Famalicão tem um presente para si!", e em articulação com a marca "Famalicão Cidade Têxtil", englobou um conjunto diversificado de ações que se assumem de largo espectro para vários públicos e para todas as idades, como a tradicional iluminação ornamental nas ruas do centro da cidade, o espetáculo multimédia de luz e som, bem como os usuais divertimentos: o carrossel, o comboio, a pista de gelo e o Circo de Papel, com o espetáculo "Bairro". O Mercado de Natal, que reuniu um conjunto de produtores locais dos setores agroalimentar e têxtil, apresentou-se com um conceito inovador. Reuniu 18 expositores em casinhas de madeira instaladas na Praça D. Maria II, em pleno centro da cidade, tendo sido um dos motivos de atração mais populares do programa de Natal, para compra e degustação de produtos associados à época, bem como enquanto espaço de encontro, de convívio e de sociabilidade.