Principais medidas no âmbito da valorização turística dos
recursos endógenos do território, em 2018
Eixo de promoção de produtos locais
- Promoção da estratégia de promoção conjunta dos vinhos verdes.
Foi desenvolvido um trabalho de sensibilização, estruturação
de informação e envolvimento dos produtores de vinho verde de
Famalicão numa estratégia conjunta de apresentação, divulgação
e promoção dos vinhos verdes do território sob a marca chapéu
"Vila Nova de Famalicão - Verdes de Eleição". No âmbito das
ações de concretização desta estratégia salienta-se, ao longo
do ano de 2018, a participação em diversas iniciativas de promoção
dos vinhos verdes de Vila Nova de Famalicão - Verdes de Eleição:
- Festa de Maio, Flores & Trocas, nos dias 11, 12 e 13 de maio,
numa participação conjunta dos produtores de vinho verde de
Famalicão que aderiram e que se apresentaram em stand de exposição
e venda;
- Vinho Verde Fest, que decorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho,
em Braga (Avenida Central), associando os produtores de Vinho
Verde de Vila Nova de Famalicão (Vinhos Castro, Frutivinhos
e Casa de Compostela). Esta iniciativa foi organizada pela InvestBraga
- Agência para a Dinamização Económica, E.M. e incluiu provas
de vinhos, bem como harmonizações gastronómicas e vínicas, numa
participação dos produtores que aderiram ao evento, com exposição
e venda no stand;
- AgroSemana - Feira Agrícola do Norte, decorrida de 30 de agosto
a 2 de setembro na AGROS, na Póvoa de Varzim, onde os mesmos
produtores de vinho verde participaram, através da exposição
dos seus produtos, bem como da realização de provas de vinhos,
de forma a dinamizar o espaço e contribuir para a promoção do
território;
- Feira de Artesanato e Gastronomia, que decorreu entre 31 de
agosto e 9 de setembro, tendo a participação dos produtores
locais de vinho verde decorrido sob o mesmo formato de partilha
de espaços e promoção conjunta;
- Feira Grande de São Miguel, decorrida a 28, 29 e 30 de setembro,
tendo a participação dos produtores locais de vinho verde decorrido
sob o mesmo formato de partilha de espaços e promoção conjunta.
- Visita ao Território e Mostra de Produtos e Empresas Locais
- 21st World Marketing Congress. No âmbito das atividades de
cooperação com a Universidade Lusíada Norte (Pólo do Porto),
e integrada na estratégia de promoção turística, foi organizado
e concretizado um programa de visita ao concelho, no dia 28
de junho, que incluiu uma visita empresarial e workshop e uma
visita cultural, dirigido a um grupo alargado de congressistas
estrangeiros, académicos e profissionais da área do marketing,
de variadas proveniências do globo. Foi, igualmente, realizada
uma Mostra de Produtos e de Empresas Locais no espaço do congresso,
para dar a conhecer e promover as empresas e os produtos de
Vila Nova de Famalicão.
- AGROSemana - Feira Agrícola do Norte - AGROS - Póvoa de Varzim,
30 e 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. Conforme já foi referido,
o Município famalicense participou na AGROSemana, que decorreu
no Pavilhão da AGROS, na Póvoa de Varzim, nos dias 30 e 31 de
agosto e 1 e 2 de setembro, com uma mostra/exposição de produtos
locais, incluindo os vinhos verdes, os produtos das empresas
da 'Geração Made IN' do setor agroalimentar e outros produtos
diferenciadores, bem como os produtos biológicos com origem
no território. Esta participação do Município enquadra-se numa
estratégia global de afirmação e promoção dos produtos locais,
potenciando as marcas BioCapital, a estratégia conjunta de promoção
dos vinhos de Vila Nova de Famalicão - Verdes de Eleição e o
trabalho de apoio e acompanhamento aos empreendedores locais
e à consolidação dos negócios, bem como tem por objetivo promover
os produtos locais como fator diferenciador e de atratividade
do território para experiências de visita. Na edição de 2018,
a AGROSemana contou com mais de centena e meia de expositores,
entre Municípios e outras instituições, entre universidades,
institutos politécnicos, cooperativas, empresas, máquinas agrícolas
e alimentação, numa área de 170.000 m2, pretendendo afirmar-se
como a maior feira agrícola do Norte e um evento de referência
no setor agrícola, tendo atraído milhares de visitantes, que
passaram também no Stand do Município de Vila Nova de Famalicão.
Eixo de eventos de animação turística
- Cooperação no âmbito das Solenidades da Semana Santa e da
promoção do turismo religioso. O turismo religioso é uma das
formas mais antigas da atividade turística, estando na génese
de importantes fluxos de pessoas. Considerando que as Solenidades
da Semana Santa são igualmente um importante impulso na dinâmica
social, cultural e económica, com um interesse e potencial turístico
cada vez mais relevante, o órgão executivo, na sua reunião de
22 de março, deliberou apoiar logisticamente as comemorações
das referidas solenidades, bem como atribuir um apoio financeiro,
no montante de 4.000,00 €, à Fábrica da Igreja Paroquial de
Vila Nova de Famalicão.
- Festa de Maio: Flores & Trocas - Venda de Produtos Regionais.
O Município promoveu a Feira das Trocas - Venda de Produtos
Regionais, enquanto parte integrante da Festa de Maio: Flores
& Trocas. Com a participação ativa de artesãos e outros empreendedores
famalicenses, tratou-se de um evento intimamente ligado à identidade
da comunidade famalicense, recriando as antigas feiras francas
que contribuíram fortemente para o desenvolvimento socioeconómico
de Vila Nova de Famalicão.
- Famalicão Beer Fest. O Município colaborou com o Círculo de
Cultura Famalicense na concretização do evento "Famalicão Beer
Fest". Nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro, Vila Nova de Famalicão
concentrou vários produtores de cerveja artesanal e empresas
de street food, incluindo produtores do concelho, conjugada
com um ambiente de animação.
- Feira Grande de São Miguel. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro,
a Feira Grande de São Miguel, um evento anual e intimamente
ligado às origens do concelho, designadamente à atividade agrícola
predominante naquela época, e que, este ano, contou com um programa
rico e variado de atividades culturais, musicais, de tradição
agrícola, de mercado tradicional, de exposição de animais e
de atividades em torno dos cavalos, incluindo Exposição, Gala
Equestre e Desfile de Charretes.
- Exposição Museu do Automóvel Jaguar XJ - 50 Anos. Como resultado
da colaboração entre o Município e o Museu do Automóvel de Vila
Nova de Famalicão, foi assegurada a dinamização de uma exposição
evocativa dos 50 anos do lançamento do Jaguar XJ6. A Exposição
Jaguar XJ 50 Anos esteve patente ao público entre 20 de outubro
e 30 de dezembro, no espaço do Museu. Esta exposição, centrada
nos vários exemplares do modelo XJ da Jaguar, sendo o mais antigo
datado de 1968, integrou também um conjunto de outros objetos
e produtos das empresas do concelho, associados, de algum modo,
ao setor automóvel e/ou ao segmento de produtos que enriqueceram
o projeto expositivo com uma estética criativa e de valor, os
quais, associados à marca Jaguar, contribuem para posicionar
o território neste segmento de oferta de produtos.
- Tourism.UP - Oficina de Empreendedorismo. O Município, em
parceria com o Turismo de Portugal e com os Territórios Criativos,
entidades promotoras do Tourism Up, organizou e realizou uma
Oficina de Empreendedorismo, no dia 22 de outubro. O Programa
Tourism Up é um programa de aceleração de âmbito nacional desenhado
para apoiar projetos de empreendedorismo nas áreas do turismo
e promoção de produtos endógenos. No âmbito desta oficina dinamizada
em Vila Nova de Famalicão participaram 15 projetos, apresentados
pelos seus respetivos empreendedores, com ideias de negócio
em diversos domínios ligados direta ou indiretamente com o turismo,
incluindo a organização de eventos ao ar livre e atividades
adaptadas, valorização da gastronomia regional e refeições encenadas,
roteiros e circuitos de desporto aventura, alojamento local,
valorização dos produtos locais, jogos e aplicações eletrónicas,
entre outros. Os empreendedores que se apresentaram nesta oficina
tiveram apoio técnico do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.
- Natal 2018 - Vila Nova de Famalicão. O Município e a ACIF
- Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão,
em estreita cooperação, planearam, organizaram e implementaram
um programa diversificado de animação na época de Natal que
se estendeu até aos Reis, a qual se realizou desde o dia 16
de novembro de 2018 ao dia 6 de janeiro do presente ano. Neste
contexto, na sua reunião de 29 de novembro, o órgão executivo
deliberou atribuir um financiamento de 110.000,00 € à ACIF -
Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão,
para o prosseguimento das atividades de dinamização do Comércio
Tradicional - Quadra de Natal 2018. A programação do Natal em
Vila Nova de Famalicão, promovido sob o lema "Famalicão tem
um presente para si!", e em articulação com a marca "Famalicão
Cidade Têxtil", englobou um conjunto diversificado de ações
que se assumem de largo espectro para vários públicos e para
todas as idades, como a tradicional iluminação ornamental nas
ruas do centro da cidade, o espetáculo multimédia de luz e som,
bem como os usuais divertimentos: o carrossel, o comboio, a
pista de gelo e o Circo de Papel, com o espetáculo "Bairro".
O Mercado de Natal, que reuniu um conjunto de produtores locais
dos setores agroalimentar e têxtil, apresentou-se com um conceito
inovador. Reuniu 18 expositores em casinhas de madeira instaladas
na Praça D. Maria II, em pleno centro da cidade, tendo sido
um dos motivos de atração mais populares do programa de Natal,
para compra e degustação de produtos associados à época, bem
como enquanto espaço de encontro, de convívio e de sociabilidade.