Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
VOLUNTARIADO
Reforçar a cultura de cidadania comunitária.
 
O Município reconhece a relevância social do voluntariado como manifestação de uma cidadania ativa e solidária, tendo em consideração o seu contributo no desenvolvimento de uma sociedade mais fraterna e focada na dignificação do ser humano.
 
Atuação do Banco Municipal do Voluntariado

O Município, através do Banco Municipal do Voluntariado tem tido um papel ativo na promoção do encontro entre a oferta e a procura do voluntariado, na sensibilização dos cidadãos e das organizações, na divulgação de projetos e oportunidades e na promoção do aprofundamento do conhecimento sobre o voluntariado.
 

Principais medidas do Banco Municipal do Voluntariado, em 2019

- Lanche Comunitário. No dia 12 de janeiro, decorreu o lanche de convívio dos voluntários do Parque da Devesa, no âmbito da criação do grupo de voluntários do Parque da Devesa no âmbito da Festival Visão 25 - 2018. Esta ação teve como objetivo o estabelecimento de relações entre os voluntários, de forma a facilitar a relação interpessoal quando participarem em ações conjuntamente.

- Participação na palestra subordinada ao tema "As ONG e o Voluntariado", no âmbito da parte prática da Prova de Aptidão Profissional de aluna do Curso Profissional de Técnico de Contabilidade da Escola Secundária D. Sancho I, em 14 de fevereiro. Foi realizada uma apresentação do Banco Municipal de Voluntariado e das diversas respostas de voluntariado no concelho.

- III edição Mesa Redonda: Força V - participar e inovar: no dia 19 de março. A mesa redonda teve um formato novo, começando por se realizar no bar do Centro de Estudos Camilianos. Convidou-se 14 pessoas com intervenção relevante na área do voluntariado, nas Comissões Sociais Inter-Freguesias. O objetivo da mesa redonda foi a partilha de contributos no âmbito das ações de voluntariado.

- Comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, em 5 de dezembro de 2019, através de um espetáculo artístico, realizado no Auditório da Escola Secundária D. Sancho I, destinado às pessoas com deficiência e a todas as pessoas que pertencem ao Banco Municipal do Voluntariado.

- Mobilização de voluntários para as ações promovidas por serviços municipais nas áreas da ambiente, desporto, família e solidariedade social, com destaque para a Loja Social e a Cabana Solidária, bem como por outras entidades, em parceria com o Município.

- Prossecução do projeto Palavras & Afetos, abrangendo a realização de visitas aos domicílios das pessoas idosas que se encontram referenciadas no projeto.