|
|
|
Análise
Económica e Financeira
|
|
|
|
O Sistema de Normalização Contabilística
para as Administrações Públicas (SNC-AP) é constituído pelos subsistemas
de contabilidade orçamental, de contabilidade financeira e de contabilidade
de gestão.
É de realçar e destacar as divergências existentes entre os valores referentes
a receitas e despesas (contabilidade orçamental) e de rendimentos e gastos
(contabilidade financeira) pela natureza distinta dos conceitos aplicados
em cada uma. |
|
|
|
xxContabilidade
Orçamental |
|
|
|
Execução orçamental
|
|
|
|
|
Receita
|
Despesa
|
2020
|
96,9% |
78,1% |
2019
|
95,8% |
81,0% |
2018
|
98,0% |
84,1% |
2017
|
98,6% |
84,7% |
|
|
|
|
|
Dotação Final
|
Execução
|
% Execução
|
RECEITAS CORRENTES
|
83.980.753,47
|
86.163.699,68
|
102,6%
|
RECEITAS DE CAPITAL
|
16.773.240,07
|
10.981.900,37
|
65,5%
|
OUTRAS RECEITAS
-reposições não abatidas pag.tos
-saldo gerência anterior
|
100,00
16.640.437,96
|
7.104,81
16.640.437,96
|
|
|
|
|
|
Total
da Receita
|
117.394.531,50
|
113.793.142,82
|
96,9%
|
|
|
|
|
|
Dotação
Final
|
Execução
|
% Execução
|
DESPESAS CORRENTES
|
76.486.060,74
|
65.066.695,17
|
85,1%
|
DESPESAS DE CAPITAL
|
40.908.470,76
|
26.625.241,96
|
65,1%
|
|
|
|
|
Total
da Despesa
|
117.394.531,50
|
91.691.937,13
|
78,1%
|
|
|
|
|
|
Execução
da RECEITA
|
|
2020
|
|
2019
|
|
|
|
113.793.142,82
|
5,6%
|
107.712.632,56
|
|
|
|
|
Impostos diretos
|
31.095.717,51
|
0,7%
|
30.881.352,68
|
Impostos indiretos
|
|
-24,7%
|
1.754.483,12
|
Taxas, multas e outras
penalidades
|
2.463.397,70
|
1.516.108,76
|
Rendimentos de propriedade
|
2.487.238,50
|
-3,0%
|
2.563.331,05
|
Transferências correntes
|
32.781.812,21
|
9,1%
|
30.053.674,55
|
Vnd bens/serviços correntes
|
17.110.913,30
|
4,0%
|
16.455.748,95
|
Outras receitas correntes
|
224.620,46
|
-11,2%
|
252.838,83
|
Total
Receitas Correntes
|
86.163.699,68
|
3,2%
|
83.477.537,94
|
|
|
|
|
Vnd bens investimento
|
230.429,74
|
-56,9%
|
535.030,00
|
Transferências capital
|
8.297.536,56
|
150,0%
|
3.318.923,41
|
Ativos
financeiros |
14.892,98
|
79,2%
|
8.308,74
|
Passivos
financeiros |
2.439.041,09
|
-53,6%
|
5.260.909,84
|
Outras receitas capital
|
0,00
|
-100,0%
|
431.171,16
|
Total
Receitas Capital
|
10.981.900,37
|
14,9%
|
9.554.343,15
|
|
|
|
|
Reposições não abatidas
pag.tos
|
7.104,81
|
|
429,68
|
Saldo
da gerência anterior |
16.640.437,96
|
|
14.680.321,79
|
Total
das Outras Receitas
|
16.647.542,77
|
|
14.680.751,47
|
|
|
|
|
|
Execução
da DESPESA
|
|
2020
|
|
2019
|
|
|
|
91.691.937,13
|
0,7%
|
91.072.194,60
|
|
|
|
|
Despesas com pessoal
|
29.467.832,76
|
2,7%
|
28.700.018,66
|
Aquisição
bens e serviços
|
27.845.067,09
|
-6,4%
|
29.733.405,32
|
Juros e outros encargos
|
430.240,35
|
265,6%
|
117.672,81
|
Transferências correntes
|
5.468.132,93
|
-4,5%
|
5.724.823,17
|
Outros despesas correntes
|
1.855.422,04
|
-29,1%
|
2.618.352,10
|
Total
Despeas Correntes
|
65.066.695,17
|
-2,7%
|
66.894.272,06
|
|
|
|
|
Aquisição
de bens de capital
|
15.790.606,72
|
8,2%
|
14.599.763,70
|
Transferências de capital
|
8.210.579,56
|
22,4%
|
6.710.326,60
|
Ativos
financeiros |
0,00
|
|
209.511,00
|
Passivos
financeiros |
2.624.055,68
|
-1,3%
|
2.658.137,57
|
Outras despesas de
capital
|
0,00
|
|
183,67
|
Total
Despesas de Capital
|
26.625.241,96
|
10,1%
|
24.177.922,54
|
|
|
|
|
A Lei 73/2013, de 3 de setembro,
que estabelece o regime financeiro das autarquias locais, prevê, para
efeitos do equilíbrio orçamental, que a receita corrente bruta cobrada
deve ser pelo menos igual à despesa corrente acrescida das amortizações
médias dos empréstimos de médio e longo prazos.
No exercício de 2020, o superativ corrente foi de 21.314.270,91€, ao qual
deduzindo as amortizações médias de empréstimos no total de 3.458.501,88€,
originou um saldo de "poupança corrente" no montante de 17.855.769,03€,
estando desta forma cumprida a regra do equilíbrio orçamental. |
|
|
|
xxContabilidade
Financeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
Variação
|
|
2020
|
|
2019
|
|
2020/2019
|
GASTOS
|
|
|
|
|
|
Custo das mercadorias
vendidas e das matérias consumidas
|
5.752.323,34
|
6,6%
|
5.782.854,94
|
7,1%
|
-0,5%
|
Fornecimentos e serviços
externos
|
24.103.988,81
|
27,6%
|
26.412.759,71
|
32,2%
|
-8,7%
|
Custos com o pessoal
|
27.552.124,86
|
31,5%
|
26.958.150,79
|
32,9%
|
2,2%
|
Transferências e subsídios concedidos
|
13.461.368,47
|
15,4%
|
12.233.067,88
|
14,9%
|
10,0%
|
Imparidades de dívidas a receber
|
741.788,10
|
0,8%
|
505.786,19
|
0,6%
|
46,7%
|
Provisões |
4.693.781,27
|
5,4%
|
64.913,48
|
0,1%
|
7130,8%
|
Outros gastos
|
1.157.788,99
|
1,3%
|
991.347,23
|
1,2%
|
16,8%
|
Gastos/reversões de
depreciação e amortização
|
9.433.904,61
|
10,8%
|
8.943.348,56
|
10,9%
|
5,5%
|
Juros e gastos similares
suportados
|
451.324,07
|
0,5%
|
133.249,99
|
0,2%
|
238,7%
|
Total
dos Gastos
|
87.348.392,52
|
100,0%
|
82.025.478,77
|
100,0%
|
6,5%
|
|
|
|
|
|
|
RENDIMENTOS
|
|
|
|
|
|
Impostos, contribuições e taxas
|
33.840.676,67
|
37,8%
|
33.516.537,92
|
37,8%
|
1,0%
|
Vendas
|
4.534.893,84
|
5,1%
|
3.912.385,47
|
4,4%
|
15,9%
|
Prestações de serviços
e concessões
|
15.170.934,92
|
16,9%
|
15.742.336,35
|
17,8%
|
-3,6%
|
Transferências e subsídios correntes obtidos
|
33.119.706,14
|
37,0%
|
30.328.975,59
|
34,2%
|
9,2%
|
Outros rendimentos
|
2.843.728,68
|
3,2%
|
5.077.421,99
|
5,7%
|
-44,0%
|
Juros e rendimentos
similares obtidos
|
11.341,49
|
0,0%
|
21.511,74
|
0,0%
|
-47,3%
|
Total
dos Rendimentos
|
89.521.281,74
|
100,0%
|
88.599.169,06
|
100,0%
|
1,0%
|
|
|
|
|
|
|
Resultado Líquido
do período
|
2.172.889,22
|
|
6.573.690,29
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Evolução da dívida de Empréstimos Bancários MLP:
|
|
|
|
|
|
2020
|
23.462.446
€ |
2019
|
23.892.300
€ |
2018
|
22.026.752
€ |
2017
|
24.616.257
€ |
2013
|
29.359.224
€ |
2009
|
34.862.764
€ |
2005
|
41.275.324
€ |
2001
|
30.780.086
€ |
1997
|
8.004.377
€ |
|
|
|
|
Evolução das "Dívidas a Terceiros"
|
|
|
|
|
2020
|
|
2019
|
|
2018
|
|
2017
|
|
2016
|
Dívidas
a Terceiros - MLP
|
21.209.623
|
|
21.865.148
|
|
19.437.479
|
|
22.000.803
|
|
22.178.375
|
Dívidas
a Terceiros - CP
|
8.386.289
|
|
9.868.377
|
|
12.033.043
|
|
12.888.378
|
|
14.137.672
|
|
29.595.912
|
-6,7%
|
31.733.526
|
0,8%
|
31.470.522
|
-9,8%
|
34.889.181
|
-3,9%
|
36.316.047
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Considerando o limite da dívida
total para 2020 (120.533.009,63€) consagrado na Lei 73/2013 (regime financeiro
das autarquias locais), no final de 2020, o município de Vila Nova de
Famalicão tinha uma margem absoluta de endividamento de 95.453.774,10€
(86.998.711,37€ em 2019), com um rácio de utilização de apenas 20,8%. |
|
|
|
Rácio de autonomia financeira
|
|
|
|
2020
|
2019
|
2018
|
2017
|
2016
|
2015
|
2014
|
2013
|
86,6%
|
75,9%
|
75,2%
|
74,1%
|
73,7%
|
70,9%
|
72,4%
|
70,0%
|
|
|
|
|
O crescimento do rácio de autonomia
financeira nos últimos 8 anos, de uma forma sistemática e robusta, vem
demonstrar a solidez da estrutura financeira do município. |
|
|
|
xxContabilidade
de Gestão |
|
|
|
A contabilidade de gestão é um
instrumento de gestão interna que se tem revelado de extrema importância
no processo de tomada de decisão. Esta permite um maior rigor na gestão
de recursos ao seu dispor, revelando-se um apoio imprescindível para uma
gestão mais eficaz, eficiente e económica do município.
Assenta numa classificação funcional dos custos, de acordo com o classificador
funcional das autarquias locais, aprovado pelo DL nº 192 /2015 de 11 de
setembro e com base na NCP 27 "Contabilidade de Gestão" do SNC-AP.
Permite avaliar o resultado das atividades e projetos, que contribuem
para a realização das políticas públicas, e o cumprimento dos objetivos
em termos de serviços a prestar aos cidadãos. Essa avaliação é conseguida
através da desagregação dos gastos por funções e como tal complementa
a contabilidade orçamental e a contabilidade financeira, permitindo uma
melhor gestão municipal, em geral, e de cada unidade funcional, em particular.
Análise de gastos por funções
A análise de gastos por função possibilita quantificar os objetivos a
atingir pelo município, nos mais diversos níveis. Permite também planificar
a sua atividade, conhecer o seu contributo para o desenvolvimento nas
áreas de intervenção e na prossecução das suas atribuições. Desta forma
é possível obter informação sobre o esforço financeiro desenvolvido nas
quatro grandes áreas de intervenção: as funções gerais, sociais, económicas
e outras funções. |
|
|
|
GASTOS POR FUNÇÃO MUNICÍPIO DE VN FAMALICÃO - ANO
2020
|
|
|
|
CLASSIFICAÇÃO ANALÍTICA
|
FUNÇÃO
|
Total Gastos por Função 2020
|
Total Gastos por Função 2019
|
93
|
Funções
|
86
682 116,53 € |
81
918 906,80 € |
93.1 |
Funções gerais
|
11
616 948,73 € |
9
174 781,79 € |
93.1.1 |
Serviços gerais de administração pública
|
10
265 295,55 € |
7
637 287,38 € |
93.1.1.1 |
Administração geral
|
10
265 295,55 € |
7
637 287,38 € |
93.1.1.1.5 |
Outros
|
10
265 295,55 € |
7
637 287,38 € |
93.1.2 |
Segurança e ordem públicas
|
1
351 653,18 € |
1
537 494,41 € |
93.1.2.1 |
Proteção civil e luta contra incêndios
|
925
295,15 € |
1
041 863,44 € |
93.1.2.2 |
Polícia municipal
|
426
358,03 € |
495
630,97 € |
93.2 |
Funções sociais
|
59
678 855,35 € |
57
672 142,71 € |
93.2.1 |
Educação
|
16
112 493,91 € |
16
755 884,46 € |
93.2.1.1 |
Ensino não superior
|
13
298 528,60 € |
12
405 868,07 € |
93.2.1.1.1 |
Ensino Pré-escolar
|
2
344 995,17 € |
2
193 403,62 € |
93.2.1.1.2 |
Ensino Básico
|
10
953 533,43 € |
10
212 464,45 € |
93.2.1.2 |
Serviços auxiliares de ensino
|
2
813 965,31 € |
4
350 016,39 € |
93.2.2 |
Saúde
|
5
747 219,91 € |
748
173,57 € |
93.2.2.1 |
Serviços individuais de saúde
|
5
747 219,91 € |
748
173,57 € |
93.2.3 |
Segurança e ação sociais
|
1
895 012,20 € |
2
370 534,72 € |
93.2.3.1 |
Segurança social
|
19
081,32 € |
21
494,96 € |
93.2.3.2 |
Acão social
|
1
875 930,88 € |
2
349 039,76 € |
93.2.4 |
Habitação e serviços coletivos
|
24
690 185,87 € |
23
480 732,37 € |
93.2.4.1 |
Habitação
|
789
734,29 € |
552
699,49 € |
93.2.4.2 |
Ordenamento do território
|
1
854 404,28 € |
1
993 625,90 € |
93.2.4.2.1 |
Planos Municipais de Ordenamento
|
918
867,33 € |
1
221 160,21 € |
93.2.4.2.2 |
Reabilitação Urbana e Rural
|
935
536,95 € |
772
465,69 € |
93.2.4.3 |
Saneamento
|
7
457 993,67 € |
7
032 417,76 € |
93.2.4.4 |
Abastecimento de água
|
6
663 182,18 € |
6
492 816,56 € |
93.2.4.5 |
Resíduos sólidos
|
5
093 500,84 € |
4
696 890,62 € |
93.2.4.6 |
Proteção meio ambiente e conser. natureza
|
2
831 370,61 € |
2
712 282,04 € |
93.2.5 |
Serviços culturais, recreativos e religiosos
|
11
233 943,46 € |
14
316 817,59 € |
93.2.5.1 |
Cultura
|
5
277 595,42 € |
6
516 149,82 € |
93.2.5.2 |
Desporto, recreio e lazer
|
5
956 348,04 € |
7
774 596,28 € |
93.2.5.3 |
Outras atividades cívicas e religiosas
|
0,00
€ |
26
071,49 € |
93.3 |
Funções económicas
|
8
357 863,79 € |
9
197 438,97 € |
93.3.1 |
Agric., pecuária, silvi., caça e pesca
|
0,00
€ |
0,00
€ |
93.3.2 |
Indústria e energia
|
2
312 951,93 € |
2
856 281,27 € |
93.3.2.1 |
Industria e Energia
|
2
312 951,93 € |
2
856 281,27 € |
93.3.3 |
Transportes e comunicações
|
5
387 905,22 € |
5
705 011,39 € |
93.3.3.1 |
Transportes rodoviários
|
5
387 905,22 € |
5
705 011,39 € |
93.3.4 |
Comércio e Turismo
|
657
006,64 € |
636
146,31 € |
93.3.4.1 |
Mercados e feiras
|
209
589,69 € |
152
370,86 € |
93.3.4.2 |
Turismo
|
447
416,95 € |
483
775,45 € |
93.3.5 |
Outras Funções Económicas
|
0,00
€ |
0,00
€ |
93.4 |
Outras funções
|
7
028 448,66 € |
5
874 543,33 € |
93.4.2 |
Transferências entre administrações
|
7
028 448,66 € |
5
874 543,33 € |
98
|
Gastos não Incorporados
|
666
275,99 € |
106
571,97 € |
98.01 |
Gastos não Incorporados
|
666
275,99 € |
106
571,97 € |
Total Gasto do Período
|
87
348 392,52 € |
82
025 478,77 € |
|
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Perante a análise aos gastos por
funções, do período de 2020, podemos destacar as funções sociais que representam
69% do total de gastos por função, o que demonstra a orientação do município
para desenvolvimento social e melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes.
As funções gerais representam 13%, as funções económicas 10 % e as outras
funções 8%.
Análise de gastos por centros de responsabilidade
Os centros de responsabilidade correspondem a segmentos organizacionais
que dispõem de recursos humanos e financeiros necessários ao exercício
das suas competências e à prossecução dos objetivos que lhes são superiormente
incumbidos. |
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Evolução de gastos por centro de responsabilidade
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Centro de Responsabilidade
|
Gastos 2020
|
Gastos 2019
|
Variação
2019-2020
|
Assembleia
Municipal |
103 393,46 €
|
160 287,02 €
|
-35,49%
|
Administração
Municipal |
7 967 712,12 €
|
3 285 464,01 €
|
142,51%
|
Depart.
de Administração Geral |
3
246 559,92 € |
3
959 566,98 € |
-18,01% |
Depart.
dos Assuntos Jurídicos |
2
003 002,76 € |
2
418 610,75 € |
-17,18% |
Depart.
de Ordenamento de Território e Gestão Urbanística |
1
556 551,05 € |
1
953 510,35 € |
-20,32% |
Depart.
de Ambiente e, Equipamentos e Obras |
30
250 125,87 € |
30
629 822,29 € |
-1,24% |
Depart.
de Desenvolvimento Social |
41
554 771,35 € |
39
511 645,40 € |
5,17% |
Gastos
Não Incorporados |
666
275,99 € |
106
571,97 € |
|
Total Geral
|
87
348 392,52 € |
82
025 478,77 € |
6,49% |
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O caráter excecional que marcou
o ano de 2020, devido à pandemia global causada pela COVID-19, teve um
impacto substancial nos gastos do município.
Atendendo aos efeitos económicos, sociais e financeiros da atual situação
de emergência de saúde pública, a escolha, aprovação e boa implementação
das medidas públicas são essenciais para garantir que a economia atravesse
a crise e continue a dispor de condições para retomar um percurso de crescimento
sustentado.
Porém, tal acarreta alterações substanciais na dimensão dos gastos públicos
e na sustentabilidade das instituições.
Em resposta aos impactos que se têm vindo a fazer sentir, o Municipio
de Vila Nova de Famalicão adotou uma série de medidas para promover a
capacidade de resposta da autarquia, medidas essas que afetaram o total
de gastos dos diversos centros de responsabilidade.
Pela análise da evolução dos gastos imputados aos vários centros de responsabilidade
do município verificamos um aumento de 5,17 % no Departamento de Desenvolvimento
Social, sobretudo por força do aumento dos gastos com as medidas adotadas
no âmbito da COVID-19.
Relativamente ao aumento de gastos na Administração Municipal, o mesmo
ficou a dever-se ao reforço de provisão para processos judiciais que se
encontram em curso. |
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PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO RESULTADO
LÍQUIDO DO EXERCÍCIO
Apresenta-se a seguinte proposta de aplicação do Resultado Líquido do
Período de 2020, no montante de 2.172.889,22 euros:
Para reservas legais - 108.645,00 euros
Para reservas livres - 2.064.244,22 euros |
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