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Agenda
Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
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O Município tem como prioridade
estratégica promover o desenvolvimento socioeconómico do concelho, através
da consolidação do crescimento sustentável e equitativo da economia local
e da geração de emprego de qualidade. |
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xxPrograma
Famalicão Made IN |
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O Programa Famalicão Made IN é
uma prioridade estratégica do Município, tendo como objetivos a a promoção
do tecido económico e da competitividade territorial do concelho. Este
programa engloba três grandes eixos de intervenção: Famalicão Made INcubar,
Famalicão Made INvestir e Famalicão Made INcentivar. |
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Eixo Famalicão Made INcubar |
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Principais medidas no domínio do Eixo Famalicão Made INcubar,
em 2020
Cooperação
- Dinamização da Rede Famalicão Empreende, enquanto plataforma
de cooperação institucional das entidades de promoção e de apoio
ao empreendedorismo e ao desenvolvimento económico. Em 2020,
merecem destaque as seguintes medidas:
- Realização da reunião plenária anual, com apresentação dos
principais resultados por cada um dos grupos de trabalho da
parceria;
- Reunião da equipa de facilitadores e plenário da Rede Famalicão
Empreende, em 26 de novembro; Neste âmbito, foi dado um forte
enfoque à dinamização dos Grupos de Trabalhos Temáticos, nomeadamente
os seguintes: Educação para o Empreendedorismo, Inovação Social
Projeto ASA Comunidade Empreendedora; Inovação Tecnológica;
Grupo de Facilitadores.
Educação para o Empreendedorismo
- Promoção da educação para o empreendedorismo, englobando um
conjunto de medidas conducentes ao desenvolvimento das competências
empreendedoras ao longo da vida e a interligação entre o tecido
empresarial e o sistema de educação e formação, (consultar o
capítulo "Educação e Conhecimento").
Outras medidas relevantes no domínio do Eixo Famalicão Made
Incubar
- Deliberação da Câmara Municipal de 13 de fevereiro, que aprovou
a proposta de Regulamento de Acesso e Utilização das instalações
da Incubadora Famalicão Made IN, bem como a sua submissão a
consulta pública por um período de 30 dias contados da data
da sua publicação no Diário da República (consultar o capítulo
"Governação Municipal"). A Incubadora Famalicão Made IN tem
como finalidade a potenciação de recursos endógenos, a atração
de pessoas e investimento de elevado valor acrescentado, a captação
de talentos, conhecimento e tecnologia e a fixação de empresas
com valor acrescentado. A Incubadora Famalicão Made IN integra
a Rede Nacional de Incubadoras, engloba duas incubadoras: o
Polo Riopele, em Pousada de Saramagos, e o Polo Edifício Globus,
em Vilarinho das Cambas.
- Realização da primeira edição do Elevador - Programa de Aceleração
de Startups, no âmbito da política municipal de promoção do
empreendedorismo e do apoio às startups famalicenses. A iniciativa
ocorreu em direto, na página de Facebook do Famalicão Made IN,
com a participação das 16 startups apoiadas durante o programa
e respetivos consultores. Organizado pelo Município, através
do Famalicão Made IN, em parceria com a TecMinho, o Elevador
pretendeu reconhecer, apoiar e acelerar novas empresas inovadoras
e diferenciadoras com potencial de crescimento e internacionalização.
- Promoção da medida StartUP Voucher - edição 2019-2022, desenvolvida
em parceria com o IAPMEI, o Famalicão Made IN, através do seu
Gabinete de Apoio ao Empreendedor, acompanhou 10 ideias de negócio
em desenvolvimento, ao nível de mentoria.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de março, que autorizou
a celebração de protocolos de cooperação com a Ordem dos Economistas
e a Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing. Esta
cooperação com estas entidades tem como finalidade capacitar
os empreendedores em competências nas áreas da economia e do
marketing, consideradas estratégicas para o aconselhamento e
a orientação dos empreendedores na criação de novas empresas.
- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de abril, que aprovou
a medida excecional e temporária, no âmbito da infeção epidemiológica
COVID-19 - moratória para pagamento de rendas, autorizando o
aditamento aos Protocolos de Parceria celebrados entre o Município
e a Riopele Têxteis; S.A. e a Vilarinho Parque - Construção
e Gestão Imobiliária, S.A. para criação e dinamização da Incubadora
Famalicão Made IN. Medida consta do Plano de Reação à Situação
Epidémica e de Intervenção Social e Económica deste Município,
apresentado em 31 de março de 2020, pretendendo apoiar as startups
instaladas na Incubadora Famalicão Made IN (Polo Riopele, em
Pousada de Saramagos, e Polo Edifício Globus, em Vilarinho das
Cambas), através da criação desta moratória de 6 meses relativamente
ao pagamento das rendas e dissolução do valor em falta ao longo
dos 12 meses seguintes;
- Deliberação da Câmara Municipal de 4 de junho, que aprovou
o Regulamento de Acesso e Utilização das Instalações da Incubadora
Famalicão Made IN, na sequência do fim do prazo da apreciação
pública.
- Deliberação da Câmara Municipal de 3 de setembro, que aprovou
a alteração dos Artigos 6.º e 8.º das Normas Internas da Bolsa
de Peritos para Apoio ao Desenvolvimento de Negócios - Programa
Famalicão Made IN;
- Lançamento de uma nova edição do JUMP - Concurso Para Novas
Ideias de Negócio, desta vez, na área do E-Commerce. No âmbito
política municipal de promoção do empreendedorismo e do apoio
às startups famalicenses, a Câmara Municipal lançou uma nova
edição do JUMP - Concurso Para Novas Ideias de Negócio, desta
vez, na área do E-Commerce. Foram rececionadas 17 candidaturas,
sendo que a UPTEC, parceira da autarquia no desenvolvimento
desta iniciativa, está a analisar as candidaturas para escolha
das que serão submetidas a análise do júri do concurso. O evento
final terá lugar a 9 de dezembro. Serão atribuídos prémios monetários
aos projetos vencedores: 5.000 € (Salsa / Porminho); 1.500 €
(Patentree); 1.000 € (Wingsys).
- Dinamização da Bolsa de Peritos para Apoio ao Desenvolvimento
de Negócios. Esta bolsa municipal de peritos recebeu 39 candidaturas
de profissionais que, em articulação com o Gabinete de Apoio
do Famalicão Made IN, vão apoiar quem está a esboçar ideias
de negócio para que beneficie da opinião de especialistas quanto
aos méritos dos seus projetos. Tem colaborado com a autarquia
no desenvolvimento desta medida a Ordem dos Economistas e a
APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.
- Inauguração do Polo CIIES da Incubadora Famalicão Made IN,
em Vale S. Cosme, em 20 de outubro, que assinalou o 6º aniversário
do Famalicão Made IN. A sustentabilidade é a palavra de ordem
desta nova incubadora que já tem 3 startups instaladas (Criativos
Convictos, Lda, Joana Fraga, Lda, Translasiberica, Unipessoal,
Lda), estando em análise mais 6 candidaturas.
- Deliberação da Câmara Municipal de 5 de novembro, que aprovou
a constituição da Comissão de Avaliação das candidaturas à Bolsa
de Peritos para Apoio ao Desenvolvimento de Negócios - programa
Famalicão Made IN.
- No quadro da implementação da Bolsa de Peritos para Apoio
ao Desenvolvimento de Negócios, foram rececionadas 42 candidaturas
(6 da APPM, 31 da Ordem de Economistas e 5 individuais), que
foram alvo de avaliação pela Comissão de Avaliação. Em articulação
com o Gabinete de Apoio do Famalicão Made IN, os peritos vão
apoiar quem está a esboçar ideias de negócio para que beneficie
da opinião de especialistas quanto aos méritos dos seus projetos.
Colaboram com a autarquia famalicense no desenvolvimento desta
medida a Ordem dos Economistas e a APPM - Associação Portuguesa
dos Profissionais de Marketing.
- Realização de nova edição do JUMP - Concurso Para Novas Ideias
de Negócio, desta vez, na área do E-Commerce. Foram rececionadas
17 candidaturas, sendo que à UPTEC, parceira da autarquia no
desenvolvimento desta iniciativa, coube a análise das candidaturas.
O evento final teve lugar a 9 de dezembro, tendo sido transmitido
em live streaming na página de Facebook do Famalicão Made IN.
1º classificado: O Benefício (5.000 € - Salsa/Porminho); 2º
classificado: InSouto (1.500 € - Patentree); 3º classificado:
Ipão (1.000 € - Wingsys). Para além da comparticipação monetária,
fazem parte do prémio um ano de incubação gratuita na incubadora
Famalicão Made IN e o acesso ao programa de aceleração Elevador.
- No âmbito da medida StartUP Voucher - edição 2019-2022, desenvolvida
em parceria com o IAPMEI, o Famalicão Made IN, através do seu
Gabinete de Apoio ao Empreendedor, está a acompanhar 18 ideias
de negócio em desenvolvimento ao nível de mentoria.
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Eixo Famalicão Made INvestir
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Principais medidas no domínio do Eixo Famalicão Made INvestir,
em 2020
- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de abril, que aprovou,
no âmbito do Regulamento de projetos de investimento de Interesse
Municipal, designado Projetos Made 2IN, a concessão de apoio
financeiro ao investimento a realizar pela empresa João & Feliciano,
SA A, com sede em Riba de Ave, com a criação de 13 postos de
trabalho e num investimento no montante de 3.516.708,00 €.
- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de abril, que aprovou
a medida excecional e temporária no âmbito da infeção epidemiológica
COVID-19 - Moratória de créditos no âmbito do programa Famalicão
FINICIA II, autorizando o aditamento ao Protocolo de Financiamento
celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão, a Caixa
de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, a NORGARANTE - Sociedade
de garantia Mútua, S.A. e o IAPMEI - Agência para a Competitividade
e Inovação, I.P. Medida consta do Plano de Reação à Situação
Epidémica e de Intervenção Social e Económica deste Município,
apresentado em 31 de março de 2020.
- Deliberação da Câmara Municipal de 21 de maio, que aprovou,
no âmbito do Regulamento de projetos de investimento de Interesse
Municipal, designado Projetos Made 2IN, a concessão de apoio
financeiro ao investimento a realizar pela empresa Tryba, SA,
com sede em Ribeirão, com a criação de 201 postos de trabalho
e num investimento no montante de 49.196.167,00€.
- Deliberação da Câmara Municipal de 18 de junho, que aprovou
a medida excecional e temporária no âmbito da infeção epidemiológica
COVID-19 - Fundo de Emergência e Solidariedade, através da celebração
de Protocolo de Cooperação entre o Município de Vila Nova de
Famalicão e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, CRL,
visando a criação do Fundo de Emergência e Solidariedade. Trata-se
de um apoio excecional e temporário, que disponibiliza 4 milhões
de euros para os projetos de investimento encaminhados pelo
Gabinete de Apoio ao Empreendedor do Famalicão Made IN. Ou seja,
1 milhão de euros para startups e 3 milhões de euros para micro
e pequenas empresas (até 50 trabalhadores). A medida consta
do Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social
e Económica deste Município, apresentado em 31 de março.
- Deliberação da Câmara Municipal de 18 de junho, que aprovou
medida excecional e temporária no âmbito da infeção epidemiológica
COVID-19 - Projeto de Regulamento de Isenção de Derrama sobre
o IRC, contemplando o alargamento da isenção da derrama dos
atuais 150 mil euros para todas as empresas com um volume de
negócios igual ou inferior a 250.000,00 €. A medida consta do
Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social
e Económica deste Município, apresentado em 31 de março.
- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de julho, que aprovou,
no âmbito do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse
Municipal, designado Projetos Made 2IN, o projeto e a concessão
de apoio financeiro ao investimento a realizar pela Sociedade
Campus de Fiães, Saúde & Bem-Estar, Lda., no montante de 4.200.000,00€
(quatro milhões e duzentos mil euros), com a criação de 26 postos
de trabalho.
- Deliberação da Câmara Municipal de 6 de agosto, que aprovou,
no âmbito do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse
Municipal, designado Projetos Made 2IN, o projeto e a concessão
de apoio financeiro ao investimento a realizar pela Sociedade
Tectoave
- Colocação de Pladur e Pinturas, Lda, no montante de 819.100,38€,
com a criação de 8 postos de trabalho.
- Publicação em Diário da República do Projeto de Regulamento
de Isenção de Derrama sobre o IRC (atualmente em discussão pública).
Medida do Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção
Social e Económica da Câmara Municipal.
- O Fundo de Emergência e Solidariedade (Medida do Plano de
Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica
da Câmara Municipal), que resulta da celebração de um protocolo
entre o Município e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio
Ave, disponibilizando 4 milhões de euros para os projetos de
investimento encaminhados pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor
do Famalicão Made IN, recebeu até ao momento 8 candidaturas,
registando já 2 projetos apoiados. Estão em fase de preparação
mais 8 pedidos de financiamento.
- Prestação de informação sobre os despachos proferidos de acordo
com o Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal
(Projetos Made 2IN) entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019,
apreciada pela Câmara Municipal em 24 de setembro.
- Deliberação da Câmara Municipal de 8 de outubro, que aprovou,
no âmbito do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse
Municipal, designado Projetos Made 2IN, a revogação parcial
da deliberação tomada em reunião de Câmara Municipal em 20 de
maio de 2020 e declaração de aceitação de benefícios fiscais,
referente ao projeto de investimento a realizar pela empresa
TRYBA.
- O Fundo de Emergência e Solidariedade (Medida do Plano de
Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica
da Câmara Municipal), que resulta da celebração de um protocolo
entre o Município e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio
Ave, disponibilizando 4.000.000,00 € para os projetos de investimento
encaminhados pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor Made IN,
preparou e enviou, até ao momento, 10 pedidos de financiamento,
dos quais 6 foram aprovados (Gomes Machado Têxteis, MetaStudio,
CCF - Centro Cultural Famalicenses, João Pedro Castro, Senras
Daily e Cottonstyle); 4 projetos obtiveram parecer desfavorável,
encontrando-se em reestruturação/renegociação.
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Eixo Famalicão Made INcentivar
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Principais medidas no domínio do Eixo Famalicão Made INcentivar,
em 2020
- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de abril, que aprovou
a medida excecional e temporária no âmbito da infeção epidemiológica
COVID-19 - Criação e implementação de um Programa de Incentivo
ao Consumo de Produtos Locais e Endógenos. A medida pretende
reconhecer e evidenciar os produtos locais de Vila Nova de Famalicão,
contribuindo fortemente para a sua promoção e alargamento das
redes de distribuição e comercialização. Integram-se neste Programa
os produtos do setor agroalimentar, agrícolas e transformados,
que se enquadrem na tipologia de produtos e nos critérios de
avaliação e reconhecimento estabelecidos. No passado dia 29
de junho, na Casa do Território, teve lugar a sessão pública
de atribuição do "Selo Made IN Famalicão - Produto Que é Nosso"
a 65 produtos locais de 27 empresas,. Esta medida consta do
Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social
e Económica deste Município, apresentado em 31 de março.
- Deliberação da Câmara Municipal de 21 de maio, que aprovou
a medida excecional e temporária no âmbito da infeção epidemiológica
COVID-19 - Criação e implementação do programa Municipal de
Apoio Financeiro a Soluções de Investigação, Desenvolvimento
e inovação (ID&I). Trata-se de uma iniciativa direcionada para
micro e pequenas empresas com menos de 50 trabalhadores e com
sede no concelho, sendo que este apoio municipal a projetos
de ID&I tem por objetivo promover o desenvolvimento de atividades
e projetos que apresentem respostas e/ou produtos relevantes
de combate ao novo coronavírus, envolvendo as entidades de ID&I
da Rede Famalicão Empreende. Esta medida consta do Plano de
Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica
deste Município, apresentado em 31 de março.
- Criação de Bolsa de Emprego no site do Famalicão Made IN.
Medida do Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção
Social e Económica da Câmara Municipal e que conta com o IEFP
como entidade parceira da autarquia na sua implementação. A
Bolsa de Emprego assume como objetivo primordial constituir-se
como uma plataforma de informação relevante para quem procura
oportunidades profissionais ou para quem pretende publicar ofertas
de emprego, apoiando ativamente a comunidade e as empresas famalicenses
a ultrapassar dificuldades atuais e futuras.
- No âmbito do Programa de Incentivo ao Consumo de Produtos
Locais e Endógenos (Medida do Plano de Reação à Situação Epidémica
e de Intervenção Social e Económica da Câmara Municipal), foram
realizadas três ações de promoção e comercialização em três
superfícies comerciais: E. Leclerc (16/07 a 23/08), com 19 empresas
participantes, Intermarché (03/09 a 16/09), com 19 empresas
participantes, e Supermercado Bandeirinha (17/09 a 03/10), com
20 empresas participantes. Foi igualmente criada uma montra
com todos os produtos reconhecidos no site do Famalicão Made
IN. Até ao momento, já foram reconhecidos com o Selo Made IN
Famalicão - Produto Que É Nosso 80 produtos de 30 empresas.
- Abertura de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio Financeiro
para o Desenvolvimento de Soluções de Investigação, Desenvolvimento
e Inovação (Medida do Plano de Reação à Situação Epidémica e
de Intervenção Social e Económica da Câmara Municipal) e envolvidos
os parceiros da Rede Famalicão Empreende em reuniões de trabalho.
- Dinamização do Espaço Empresa do Município de Vila Nova de
Famalicão, em funcionamento no Gabinete de Apoio ao Empreendedor,
como estrutura de atendimento integrado, destinado aos empresários
que desejem realizar serviços e obter informações inerentes
ao exercício de atividades económicas e ao ciclo de vida das
empresas. Em 2020, o Espaço Empresa registou 138 processos abertos.
- Apresentação pública, em 10 de setembro, do TECMEAT - Centro
de Competências do Agroalimentar para o Setor das Carnes, instalado
no Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior de Famalicão
(CIIES), nas antigas instalações da Didáxis, em Vale São Cosme.
Este centro vai focar-se na investigação e desenvolvimento,
inovação, transferência de tecnologia, formação, networking
nacional e internacional para o setor das carnes. O TECMEAT
tem como entidades sócio fundadoras a AMECAP - Associação de
Matadouros e Empresas de Carnes de Portugal, a Associação Integralar
- Intervenção de Excelência no Sector Agroalimentar; a CESPU
- Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário,
o CENTITVC - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais
e Inteligentes, o CITEVE - Centro Tecnológico das Industrias
Têxteis e de Vestuário de Portugal, a CONFAGRI - Confederação
Nacional de Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola; a
FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores,
a Universidade Lusíada; o IPVC - Instituto Politécnico de Viana
do Castelo; a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade
do Minho e a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
- Deliberação da Câmara Municipal de 17 de dezembro, que aprovou
o Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação.
Transversal a toda a investigação científica e atividade económica,
este novo programa destina-se a investigadores ou bolseiros
nacionais ou estrangeiros com projetos de investigação aprovados
pelas entidades oficiais e que queiram desenvolver a sua atividade
em empresas, universidades ou centros de investigação sediados
ou com estabelecimento em Famalicão.
- Dinamização do Roteiro pela Inovação, que tem como objetivo
a confiança no potencial do território e divulgar projetos relevantes
de inovação e diferenciação. Englobou as seguintes visitas:
Leica (31 de janeiro); Bag 4 Days (7 de fevereiro), Dune Blue
(14 de fevereiro), Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova
de Famalicão (5 de março); Fradelsport (16 de junho). Mercearia
da Vila (12 de outubro), Re-Coffee (26 de outubro); Hindú -
Technical Textiles (9 de novembro), JMC (14 de dezembro).
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Eixo Famalicão Made INformar |
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Principais medidas no domínio do Eixo Famalicão Made INformar,
em 2020
- Disponibilização, a partir de dia 19 de março, de uma linha
de apoio às empresas, para esclarecer todas as questões e dúvidas
relacionadas com o pacote de medidas de apoio de âmbito nacional,
com o objetivo de mitigar os efeitos negativos do impacto do
novo coronavírus em Portugal. A informação disponibilizada esteve
sempre em permanente atualização, acompanhando o anúncio de
medidas nacionais.
- Devido à situação pandémica, e em resposta às necessidades
de produção de equipamentos de proteção individual, a Câmara
Municipal elaborou uma lista com as empresas famalicenses produtoras
de materiais de saúde e outros dispositivos médicos para prevenção
e combate ao Covid-19. No início de maio, deu-se início à divulgação
dessa lista, disponível para consulta no site do Famalicão Made
IN e com atualização permanente. Essa lista tem referenciados
os artigos de saúde certificados produzidos por cerca de meia
centena de empresas do concelho, facilitando a disseminação
desta informação no país para que as entidades que necessitem
deste tipo de material encontrem nas empresas de Famalicão uma
resposta às suas necessidades.
- Dinamização de um barómetro, igualmente em resposta à pandemia,
junto das empresas famalicenses para acompanhamento da evolução
da situação do tecido empresarial e apoio no acesso às medidas
em vigor. Foram contactadas por telefone 115 empresas.
- Realização da iniciativa Famalicão Made IN Talks, ou seja,
sessões temáticas em direto no Facebook do Famalicão Made IN,
que visou fortalecer a reação dos agentes económicos ao novo
paradigma que a pandemia trouxe aos mercados.
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xxMercados
e produtos locais |
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O Município tem promovido a dinamização
dos mercados e produtos locais, contribuindo para o desenvolvimento económico
sustentado e coeso do concelho. |
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Principais medidas no âmbito dos mercados e produtos locais,
em 2020
- Promoção da regulamentação do Mercado Municipal O Município
tem como prioridade estratégico a modernização do Mercado Municipal,
numa perspetiva multidimensional. A par das obras de modernização
do Mercado Municipal, em curso, é importante colocar em prática
uma nova forma de organização e gestão que considere ir ao encontro
das aspirações dos consumidores e da população em geral. Neste
âmbito, mereceram destaque as resoluções do órgão executivo:
- Deliberação da Câmara Municipal de 30 de janeiro, que aprovou
o projeto de Regulamento do Mercado Municipal de Vila Nova de
Famalicão, bem como a sua submissão a consulta pública por um
período de 30 dias contados da data da sua publicação no Diário
da República;
- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de abril, que aprovou
as alterações decorrentes da discussão pública do Projeto de
Regulamento do Mercado Municipal.
- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de abril, que aprovou
as alterações decorrentes da discussão pública do Projeto de
Regulamento do Mercado Municipal. O regulamento foi aprovado
pela Assembleia Municipal em 15 de maio.
- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de abril, que aprovou
a medida excecional e temporária no âmbito da infeção epidemiológica
COVID-19 - Criação e implementação de um Programa de Incentivo
ao Consumo de Produtos Locais e Endógenos. Medida pretende reconhecer
e evidenciar os produtos locais de Vila Nova de Famalicão, contribuindo
fortemente para a sua promoção e alargamento das redes de distribuição
e comercialização. Integram-se neste Programa os produtos do
setor agroalimentar, agrícolas e transformados, que se enquadrem
na tipologia de produtos e nos critérios de avaliação e reconhecimento
estabelecidos. Esta medida consta do Plano de Reação à Situação
Epidémica e de Intervenção Social e Económica do Município,
apresentado em 31 de março.
- Desenvolvimento do Programa de Incentivo ao Consumo de Produtos
Locais e Endógenos, que pretende reconhecer e evidenciar os
produtos do território famalicense através da atribuição do
"Selo Made IN Famalicão - Produto Que é Nosso", contribuindo
para a sua promoção e alargamento das redes de distribuição
e comercialização. Pretende-se colar desta forma um selo de
qualidade e de diferenciação à produção dos pequenos produtores
e transformadores do concelho, abrindo-lhes a possibilidade
para um maior escoamento das suas produções e, simultaneamente,
levar ao conhecimento dos consumidores os produtos locais produzidos
a partir de uma base não industrializada e intensiva. No âmbito
deste programa, mereceram destaque as seguintes medidas: sessão
pública de atribuição do "Selo Made IN Famalicão - Produto Que
é Nosso" a 65 produtos locais de 27 empresas, em 29 de junho,
na Casa do Território; realização de ações de promoção e comercialização
em três superfícies comerciais (E. Leclerc - 16 de julho a 23
de agosto, com 19 empresas participantes; Intermarché - 03 de
setembro a 16 de setembro, com 19 empresas participantes) e
Supermercado Bandeirinha - 17 de setembro a 3 de outubro, com
20 empresas participantes). Na época natalícia, foi realizada
uma ampla ação de promoção e comercialização de Cabazes de Natal
em articulação com o consórcio de produtores locais com produtos
reconhecidos com o Selo Made IN Famalicão - Produto que é Nosso.
Após a elaboração de plano de negócios e operacionalização de
venda, constituiu-se uma rede concelhia de espaços de venda.
Os cabazes estiveram à venda em 15 pontos - três supermercados
do concelho, oito espaços de comércio local e quatro espaços
de venda de produtores locais. Número total de cabazes vendidos:
421 unidades. Até ao momento, estão associados a este projeto
municipal 80 produtos de 30 produtores locais.
- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de abril, que aprovou
autorizar a venda itinerante na área do Município, nos termos
e para efeitos do disposto no Decreto n.º 2-C/2020, de 17 de
abril, condicionada ao cumprimento de todas as regras de segurança
e higiene e outras que se lhes apliquem, nomeadamente as previstas
no Código Regulamentar sobre Bens e Equipamentos do Domínio
Municipal, e ainda aquelas que lhes sejam determinadas pelas
autoridades competentes (consultar o capítulo "Ambiente").
- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de abril, relativa a
trabalhos complementares e à prorrogação de prazo, no âmbito
da empreitada da reabilitação do Mercado Municipal.
- Deliberação da Câmara Municipal de 24 de setembro, que aprovou
o Concurso Limitado com Prévia Qualificação - Concessão do Espaço
da Loja Exterior localizada no Mercado Municipal; Concurso Limitado
com Prévia Qualificação - Concessão dos Espaços da Zona de bancas
localizadas no Mercado Permanente do Mercado Municipal; Concurso
Limitado com Prévia Qualificação - Concessão dos Espaços da
Zona de Talhos e outros Negócios no Mercado Permanente do Mercado
Municipal; Concurso Limitado com Prévia Qualificação
- Concessão dos Espaços de Restauração localizados na Praça
da Alimentação do Mercado Municipal; Concurso Limitado com Prévia
Qualificação - Concessão do Espaço de Restaurante localizado
na Praça da Alimentação do Mercado Municipal.
- Autorização da realização da Feira Semanal e do Mercado Municipal,
bem como das feiras e mercados de levante realizados nas freguesias
de Joane, Landim, Oliveira S. Mateus e Riba de Ave, em 5 de
novembro, no âmbito da vigência do estado de emergência resultante
da pandemia de COVID-19.
- Deliberação da Câmara Municipal de 3 de dezembro, que aprovou
o "Concurso Limitado por Prévia Qualificação n.º 2020HBS0002DPEEI
- Concessão do espaço de Restaurante localizado na Praça da
Alimentação do Mercado Municipal - Qualificação dos candidatos";
"Concurso Limitado por Prévia Qualificação n.º 2020HBS0003DPEEI
- Concessão dos Espaços de Restauração localizados na Praça
da Alimentação do Mercado Municipal - Qualificação dos candidatos";
"Concurso Limitado por Prévia Qualificação n.º 2020HBS0004DPEEI
- Concessão dos espaços da Zona de Talhos e Outros Negócios
localizados no Mercado Permanente do Mercado Municipal - Qualificação
dos candidatos"; "Concurso Limitado por Prévia Qualificação
n.º 2020HBS0005DPEEI - Concessão dos espaços da Zona de Bancas
localizadas no Mercado Permanente do Mercado Municipal - Qualificação
dos candidatos"; "Concurso Limitado por Prévia Qualificação
n.º 2020HBS0006DPEEI - Concessão de espaço da Loja Exterior
localizada no Mercado Municipal - Qualificação dos candidatos";
"Abertura de Procedimento de Concurso Público - Concessão Talhos
e Outros Negócios PV 03 no Mercado Municipal de Vila Nova de
Famalicão"; "Abertura de Procedimento de Concurso Público -
Concessão de Talhos e Outros Negócios PV 04 para Queijaria /
Charcutaria, no Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão";
"Abertura de Procedimento de Concurso Público - Concessão de
Talhos e Outros Negócios PV 06 para Talho, no Mercado Municipal
de Vila Nova de Famalicão"; "Abertura de Procedimento de Concurso
Público - Concessão de Velas, Flores e Outros PV 23/ PV 27 para
Produtos Locais, no Mercado Municipal de Vila Nova de Famalicão";
"Abertura de Procedimento de Concurso Público - Concessão de
Velas, Flores e Outros PV 24 / PV 28 para Florista, no Mercado
Municipal de Vila Nova de Famalicão".
- Formação dos Comerciantes do Mercado - Início da 2.ª fase
do Plano de Formação de cerca 65 comerciantes nos módulos de
Princípios Legais Base Aplicáveis à Distribuição, Aprovisionamento,
Logística e Gestão de Stocks, em articulação com a ACIF e a
Didáxis. Sessões decorreram no espaço do Mercado Provisório.
- Acompanhamento e articulação com os comerciantes, em particular
os das lojas exteriores, para definição de calendarização de
mudança de cobertura destas lojas.
- Realização de reuniões individuais com cada um dos comerciantes
do Mercado Municipal para transmitir as novas regras associadas
ao novo mercado (taxa, área, horário planeado) e auscultar feedback
de cada um dos comerciantes.
- Promoção e acompanhamento do Plano de Comunicação do Mercado
Municipal, englobando o desenvolvimento de página Web e dos
conteúdos, a sinalética, o merchandising, a criação de redes
sociais Instagram e Facebook e a criação de landig page temporária.
- Participação nas seguintes iniciativas no âmbito do projeto
"Resourceful Cities" do programa URBACT: Webinnar Urbact - Resoucefull
Cities (8 e 9 de julho); URBACT IAP Road Map Meeting (28 e 28
de agosto); URBACT | City-to-city session (10 de setembro);
URBACT e - UNIVERSITY (Training Sessions - 15, 17, 22, 24, 29
de setembro).; Training Sessions (6 outubro); Reuniões preparatórias
Webinar Urbact (22 de outubro e 18 de novembro); IAP Roadmap
Peer Review Session (29 de outubro, 14 e 16 de dezembro); IAP
Roadmap Famalicão (18 de dezembro); International Webinar Urbact
City Famalicão (25 e 26 de novembro); City 2 City Meeting (14
de dezembro).
- Participação na candidatura GrowLIFE Project, liderada pelo
Centre for Ecology, Evolution and Environmental - Faculdade
de Ciências da Universidade de Lisboa.
- Cooperação com o e no Projeto URBACT III- Resourceful Cities,
o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular a Comunidade Intermunicipal
do Ave e a Sol do Ave - Associação de Desenvolvimento Integrado
do Vale do Ave no âmbito do desenvolvimento dos mercados e produtores
locais.
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xxComércio
urbano |
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Considerando a relevância socioeconómica
do comércio urbano, o Município tem promovido diversas medidas conducentes
à sua dinamização e modernização. |
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Principais medidas no âmbito do comércio urbano, em 2020
- Prossecução do projeto "Comércio da Vila". A Câmara Municipal
e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão
(ACIF) lançaram, em abril, a plataforma online "Comércio da
Vila", de promoção e venda dos produtos e serviços dos comerciantes
do concelho. Trata-se de um projeto que pretende ativar os negócios
dos comerciantes famalicenses no online, privilegiando, na fase
de arranque, as redes sociais, nomeadamente o Facebook e o Instagram.
- Dinamização da exposição "Comércio de Vila Nova Famalicão"
em fase de desenvolvimento. O projeto com origem na Casa do
Território está a ser articulado com a equipa do Famalicão Made
IN. Foram realizadas visitas a estabelecimentos da cidade convidados,
visando recolher documentos e objetos que permitam fazer uma
exposição sobre a história do comércio na cidade. A maioria
dos estabelecimentos mostrou-se recetiva a emprestar elementos
para que seja possível fazer uma exposição temporária na Casa
do Território sobre a história do comércio de Famalicão.
- Deliberação da Câmara Municipal de 24 de setembro, que aprovou
um apoio financeiro de 46.000,00 € à ACIF - Associação Comercial
e Industrial de Famalicão, para dinamização das atividades de
comércio;
- Projeto "Estabelecimentos com História" em fase final de seleção.
Apresentadas, até ao momento, 14 propostas de reconhecimento
de estabelecimentos do Centro Urbano, às quais foram adicionados
estabelecimentos das vilas de Riba de Ave, Joane e Ribeirão.
- Inauguração da exposição "Comércio de Vila Nova de Famalicão",
em 5 de outubro. A iniciativa, com origem na Casa do Território,
foi articulada com a equipa do Famalicão Made IN. Foram realizadas
visitas a estabelecimentos da cidade, visando recolher documentos
e objetos que permitiram fazer uma exposição sobre a história
do comércio na cidade. A exposição retrata 30 estabelecimentos,
do quais 10 da Geração Made IN (empresas em acompanhamento pelo
Gabinete de Apoio ao Empreendedor do Famalicão Made IN).
- Apresentação da proposta do Programa Estratégico de Valorização
do Comércio e Serviços no Centro Urbano da cidade de Vila Nova
de Famalicão. Trata-se de um projeto de interesse vital para
o futuro do centro urbano, nomeadamente na área envolvente ao
Mercado Municipal.
- Deliberação da Câmara Municipal de 17 de dezembro, que aprovou
a atribuição de apoio à ACIF - Associação Comercial e Industrial
de Vila Nova de Famalicão - Campanha de Natal 2020 (consultar
o capítulo "Turismo"). Neste âmbito, o órgão executivo deliberou
as seguintes medidas: i) a atribuição do apoio financeiro de
20.000,00 € à ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila
Nova de Famalicão, para prosseguimento das suas atividades inerentes
à Campanha de Natal 2020; ii) a atribuição do apoio não-financeiro,
que se materializa na cedência de apoio logístico na montagem/desmontagem
e preparação/funcionamento das atividades previstas; iii) a
aprovação da isenção do pagamento da Licença Especial de Ruído,
Licença de Ocupação de Espaço/Via Pública e Licença de Recinto
Improvisado, necessárias para a realização das diferentes atividades,
de acordo com o Código Regulamentar de Taxas Municipais até
ao montante de 500,00€.
- Elaboração do Programa Estratégico de Valorização do Comércio
e Serviços no Centro Urbano de Vila Nova de Famalicão. Trata-se
de um projeto de interesse vital para o futuro do centro urbano
de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente tendo em conta a modernização
ao Mercado Municipal. O Município tem procurado a auscultação
dos comerciantes e a realização de visitas semanais, às quintas-feiras,
para que os comerciantes possam sentir o apoio e a presença
da autarquia.
- Prossecução do Projeto "Estabelecimentos com História", que
visa o reconhecimento e a proteção de estabelecimentos de interesse
histórico e cultural ou social local e de forma a salvaguardar
o comércio local e tradicional, implementando medidas de revitalização
sustentável das atividades económicas que desempenham um relevante
papel no plano cultural, de valorização do património histórico
e das vivências tradicionais da cidade merecedoras de reconhecimento
do interesse histórico e cultural ou social local, cumpridos
que sejam os critérios legais e regulamentares definidos. Este
projeto abrange a cidade e as vilas de Riba de Ave, Joane e
Ribeirão. Foram apresentadas 14 propostas relativas à cidade
e 15 propostas alusivas às vilas.
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