O Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão voltou a destacar e premiar as melhores curta-metragens desenvolvidas por jovens. Na cerimónia de encerramento, que decorreu no passado sábado, foi atribuído o Grande Prémio, no valor de 2500 euros, ao projeto “O Procedimento”, da autoria de Chico Noras.
A curta-metragem “A Reforma de Manuel Lima” venceu a categoria de Melhor Documentário. Nesta 10.ª edição, concorreram 48 obras cinematográficas.
As curtas-metragens “T-Zero” e “Como Entender o Ser em 7 etapadas” foram distinguidas como Melhor Animação e Melhor Curta-Experimental, respetivamente. Na categoria Melhor Fotografia foi premiada a obra “Penrose”. O Melhor Argumento foi atribuído ao projeto “Chuvas de Verão” e Diogo Fernandes foi destacado com a Melhor Interpretação. Ao nível das Escolas Secundárias, a curta-metragem galardoada foi “O Elefante na Sala”. A cerimónia de entrega de prémios desenrolou-se na última sexta-feira, no Teatro Narciso Ferreira.
Além da premiação dos vencedores, o festival também homenageou o ator Albano Jerónimo. Noutras edições foram premiados nomes como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz, Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro e Inês de Medeiros. O Ymotion tem como comissário o crítico de cinema Rui Pedro Tendinha.