Agenda Municipal / Conferências Pensar o futuro a partir de Abril – De Famalicão para o Mundo
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Centro de Estudos Camilianos – 18h30
Entrada gratuita | Acreditado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão (CFAEVNF) como curso de formação de 15 horas para docentes.
Programa
20 de setembro | “A Arte e a Revolução”
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Orador convidado: António Gonçalves (Galeria Municipal Ala da Frente)
António Gonçalves (1975) frequentou a Escola Soares dos Reis, Porto. Licenciatura de Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Frequentou a Faculdade de Belas Artes de
Cuenca-Espanha, ao abrigo do Projeto Erasmus 1998/1999. Frequenta no Doutoramento em História de Arte, na Universidade de Les Illes Balears, Palma de Maiorca, Espanha. Pintor. Diretor Artístico da Galeria Ala da Frente, V.N. Famalicão – desde 2015. Diretor Artístico da Fundação Cupertino de Miranda V.N. Famalicão – de 2002 a 2018. Professor dos Cursos de Formação Contínua na Faculdade de Belas Artes do Porto, desde 2017. Professor Auxiliar na Escola Superior Artística do Porto extensão de Guimarães, de 2003 a 2014. Diretor do Museu Nogueira da Silva (2022)
4 de outubro | “Reação Conservadora ao 25 de Abril (28 de setembro de 1974 e 11 de março de 1975)”
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Orador convidado: Ricardo Noronha (IHC-NOVA de Lisboa)
Ricardo Noronha (1979) doutorou-se em História pela Universidade NIVA de Lisboa, com uma dissertação dedicada à nacionalização do sistema bancário durante o processo revolucionário português. É investigador do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH), no âmbito do qual se tem dedicado ao estudo da conflituosidade social e das transformações da economia e sociedade portuguesa durante a segunda metade do século XX. Conduz, neste momento, uma investigação acerca da genealogia do Neoliberalismo em Portugal. Áreas de Investigação: História Económica e História Social.
18 de outubro | “Significado do 25 de Novembro de 1975”
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Orador convidado: Pacheco Pereira (Arquivo Ephemera)
José Pacheco Pereira é licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Professor, investigador de história contemporânea portuguesa, jornalista, cronista, político português e professor universitário. Manifestou-se ativamente contra o Estado Novo. Exerceu os seguintes cargos: deputado na V, VI e VII Legislatura; Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD; membro do Conselho Nacional do PSD; Presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD; Deputado ao Parlamento Europeu; em 1995, foi eleito Presidente do Grupo Parlamentar. Foi ainda Presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa. Em 2020 tornou-se membro do Conselho Consultivo do CEN. Publicou mais de uma dezena de livros sobre História e Política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera. Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objetos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.
8 de novembro | “O Canto de Intervenção como Meio de Mobilização”
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Orador convidado: Ivan Lima Cavalcanti (CITCEM/FLUP)
Doutorando em História Contemporânea pela Universidade do Porto (Portugal). Mestrado (UFPB) e graduação em História pela Universidade de Pernambuco. Atualmente desenvolve um estudo no Doutoramento sobre as músicas lusófonas de protesto/intervenção produzidas em Portugal e Brasil durante as respetivas ditaduras nos anos 60. É bolseiro da FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia). Lecionou a disciplina "Cinema e Educação Histórica" como professor assistente na pós-Graduação em Cinema e Cultura Visual da Universidade do Porto (Portugal). (2019) Pesquisador Colaborador do CITCEM. Professor da vídeo-aula "O Imaginário Romântico da Música Popular Brasileira". Curso de Formação Continuada em 2019, oferecido pela Universidade de Campinas - Unicamp - Brasil. Atuou na área de pesquisa com História Social e Cultural trabalhando com a historiografia brasileira acerca da música popular dos anos 70 no Brasil e a censura presente neste período. Foi professor de História na rede Privada e Pública do Estado de Pernambuco com orientações em projetos culturais paralelos que interligam com a disciplina histórica e medalhista da Olimpíada Nacional em História do Brasil por 8 anos consecutivos (2012-2018). Também atua na área de música desde sua utilização em sala de aula, até a canção como instrumento de discussão historiográfica, abrindo assim um diálogo entre história e música. Atuou também na área de pesquisa acerca do Carnaval de Recife mais especificamente sobre o clube de frevo Vassourinhas, onde realizou pesquisa para o livro do autor e cantor Moraes Moreira lançado em dezembro de 2010. Trabalhou até setembro de 2018 como docente na Escola de Aplicação do Recife, Colégio Núcleo, Colégio Equipe e Colégio 17 de Agosto, quando se licenciou para a execução do doutoramento.
22 de novembro | “Ambiente e Sustentabilidade”
Local: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Orador convidado: Jorge Moreira da Silva (FEUP)
É natural de Vila Nova de Famalicão. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, FEUP; Fez a Pós-graduação em Alta Direção de Empresas, AESE-IESE Universidade de Navarra. Eng. Eletrotécnico e Docente Universitário de profissão. Desempenhou os seguintes cargos: Deputado na XIII Legislatura; 1º Vice-Presidente da CPN do PSD; Presidente da Assembleia de Freguesia de Belém; Membro do High Level Group on Research, Innovation and Science Policy Expert (RISE) da Comissão Europeia; Professor Catedrático Convidado do ISCSP, Universidade de Lisboa. Exerceu o cargo de Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (XX Governo); Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (XIX Governo); Senior Advisor e Diretor da área de Economia da Energia e das Alterações Climáticas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 2009-2012; Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território (XVI Governo); Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Ciência e do Ensino Superior (XV Governo); Consultor do Presidente da República nas áreas da Ciência, Ambiente e Energia (2006-2009); Deputado à Assembleia da República na XX Legislatura; Eurodeputado (1999-2003); Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD (2010-2012); 1º Vice Presidente da Comissão Política Nacional do PSD (2012-2014; 2014 - presente), tendo exercido, entre Março de 2012 e Julho de 2013 as funções de Coordenador Permanente da CPN do PSD. Presidente da direção da Plataforma para o Crescimento Sustentável (2011-2013); Vice-Presidente da GLOBE (1999-2003); Presidente do Inter-Grupo Europeu para a Segurança Nuclear (1999-2003); Presidente da Comissão Política Nacional da JSD (1995-1998); Membro da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão. Recebeu Condecorações e Louvores da Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa, 2009; Comenda de Mérito Civil, atribuída pelo rei de Espanha, 2008.
6 de dezembro | “A Educação – Dos Desafios de Abril ao Futuro da Educação”
Local: Centro de Estudos Camilianos, Seide
Orador convidado: António Sampaio da Nóvoa (IEUL)
António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é professor universitário, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade. É autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada, e formação de professores. É descendente direto do historiador Alberto Sampaio (1841–1908), da Casa de Boamense, localizada na freguesia de Cabeçudos, concelho de Vila Nova de Famalicão.
Organização: Município de Vila Nova de Famalicão, no âmbito das comemorações municipais dos “50 Anos do 25 de Abril”, em parceria com o CITCEM – FLUP, o IHC-NOVA de Lisboa, a Associação de Professores de História (AHP) e a Universidade de Paris 8.