Agenda Municipal / Festas, Feiras e Romarias Vai à Vila: Mercado do Livro

Vai à Vila: Mercado do Livro
Sáb 22 a Qua 26 Abr
VNF | Praça D. Maria II

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco organiza um evento concelhio, intitulado "Mercado do Livro: Famalicão a LER", que se realiza de 22 a 26 de abril, evento este que pretende fazer "renascer" as Feiras do Livro no concelho de Vila Nova de Famalicão. Este será um evento que decorrerá ao ar livre, em plena Praça D. Maria II, em modelo de stands, onde estarão representadas as mais variadas editoras locais e nacionais. Aliado a este evento haverá, claro, todo um programa dedicado ao livro e à leitura.

Programa

22 a 26 abril
Exposição "O Principezinho"
Exposição itinerária multilingue sobre o livro "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry. A exposição, acolhida no âmbito da parceria com o Europe Direct Minho e a Antena de Informação Europeia de Vila Nova de Famalicão, conta com cerca de 35 livros sobra a obra, traduzida em diversas línguas.

22 de abril
10h00 - 13h00 | Concertinas Monte Santo André

11h00 | História encenada "A Manta"
Dinamizada pela Companhia START-TEATRO
A partir do livro "A Manta", da autoria de Isabel Minhós Martins e ilustração de Yara Kono | Público-alvo: geral
Esta é uma história sobre uma Manta de retalhos feita por uma Avó com uma excelente memória, em que cada quadradinho conta uma divertida história. À noite, ao deitar, não são precisos livros, basta a Avó olhar para a Manta e todos os personagens  e enredos que lá moram começam a surgir. Uma história fantástica que nos lembra que o melhor presente é a memória das histórias da família e ninguém melhor para as contar do que as avós.

15h00 | Territórios de escrita: À conversa com Andreia Abreu
Apresentação do livro "Contos a três" 
Público-alvo: geral
Este livro vem da terra dos sonhos e das histórias de embalar.
São Contos as três: a Andreia Abreu  e os seus dois filhos. Eles lançaram o mote e a escritora fechou os olhos, inspirou e atirou-se à escrita. Como seria de imaginar, o mote dado è tão infantil quanto fantástico e prova que as boas histórias são as que enxertam no gosto e no imaginário das crianças.

21h00 | Palavras Sintonizadas
Com Sandra Escudeiro e DJ Alberto Teixeira
Público-alvo: geral
O projeto "Palavras Sintonizadas", tem na sua gênese a fusão entre a Música e a Poesia. Criado por Sandra Escudeiro, que convida o DJ Alberto Teixeira e através do entrelaçar destas duas superiores formas de comunicação, esta experiência sensorial, faz um retratamento às palavras contidas na Poesia, através do acréscimo da Música. Mantém a mensagem alterando a forma como a mesma pretende ser sentida. Com a fluidez que deriva da junção destas expressões artísticas, a performance do Palavra Sintonizadas contém um inicial momento de partilha coletivo terminando com uma experiência individualizada para cada espectador.

23 de abril
10h00 - 13h00 | Apolo Famalicão

14H30 | Entre Jogos e Contos
Público-alvo: famílias
Será com certeza uma tarde bem passada na companhia dos livros e dos jogos. Vem divertir-te connosco!

17h00 | Encontro com o escritor José Milhazes
Público-alvo: geral
José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Em 2008, doutorou-se. Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa. É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes" (2017), "Os Blumthal" (2019) e o seu último livro "A Mais Breve História da Rússia" (2022).

24 de abril
10h30 | Sessão de Contos "Era uma vez, ou duas, ou três..."
Público-alvo: pré-escolar e 1º CEB
Avisam-se os leitores mais pequeninos que três livros saltaram da estante da biblioteca e estão à vossa espera na Praça D. Maria II! Marcamos encontro? O que terão eles para nos contar?

14h30 | Teatro "A Viagem"
Dinamizada pelos jovens AAJUDE - Associação de Apoio à Juventude Deficiente
Uma adaptação inspirada no livro “O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry
Público-alvo: pré-escolar e 1º CEB
Inspirados na viagem do Principezinho celebramos a nossa viagem pelo teatro e tudo aquilo que nos une. Durante esta viagem relembramos qual é e quem são "a nossa casa", o respeito pelo outro e pelo planeta, a casa de todos!
Criação e interpretação: CACI da Aajude (associação de apoio à juventude deficiente)
Direção e encenação: Ana Azevedo
Adereços: Rute Fonseca

18h30 | Apresentação da reedição do livro "Rua Direita"
De Álvaro Rocha Vasconcelos
Público-alvo: geral
Porque sem conhecimento do passado não há consciência cívica, A Rua Direita - Achegas para a História de Famalicão, de Álvaro Rocha Vasconcelos, uma coedição da Câmara Municipal de Famalicão e da Editorial Novembro, reflete o interesse deste autor em contar, como quem conta um conto, a história das pessoas e das vivências que moldaram as origens de Vila Nova de Famalicão. Tendo consciência que esta é uma obra de referência para o nosso concelho, e encontrando-se esta esgotada, foi agora reeditada e será apresentada no Mercado do Livro.

25 de abril
15H00 | Territórios de escrita: À conversa com jovens autores locais (Francisco Zamith, Ivo Arantes, Cátia Vidinhas e M.G. Ferrey)
Público-alvo: geral
Nesta mesa redonda vamos dar voz aos jovens autores famalicenses que têm dedicado parte do seu tempo à escrita e à promoção da leitura.
Vamos ouvir, na primeira pessoa, o que motiva os jovens de hoje a escrever, quais os públicos a quem dirigem as suas histórias e os temas que mais os atraem enquanto escritores e enquanto leitores.

26 de abril
10H30 | Territórios de escrita: À conversa com Joana Pereira
Apresentação do livro “Tomás e Chiclete”
Público-alvo: pré-escolar e 1º CEB
Sinopse: A Chiclete era uma cadela muito enérgica, e o Tomás um menino muito amoroso, e eles eram os melhores amigos.
Havia alturas em que a Chiclete desesperava à procura dele e por não o encontrar de maneira nenhuma, fazia imensas trapalhadas.
Mesmo sem saber quanto tempo teria passado, quando estavam novamente juntos, nada parecia estar diferente na cumplicidade e amizade dos dois.
4323 leituras