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Agenda
Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
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Os novos desafios em diversos domínios como as alterações climáticas,
a valorização dos recursos do território, a promoção de modos
suaves de transporte e a eficiência energética tornam relevante
o envolvimento crescente dos poderes públicos, da sociedade
civil e dos cidadãos.
O Município tem assegurado a prossecução de um conjunto multifacetado
de políticas públicas direcionadas para a promoção do desenvolvimento
sustentável do território, de modo a assegurar o bem-estar e
a qualidade de vida das populações no presente, sem comprometer
a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias
aspirações.
Neste âmbito, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável,
articulada com o Programa-Estrela "B-Smart Famalicão", enquadra
as políticas municipais conducentes à promoção do desenvolvimento
sustentável do território, contribuindo para promover Vila Nova
de Famalicão como uma comunidade mais eficiente em termos de
recursos e com maior qualidade de vida para as gerações atuais
e futuras.
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ORDENAMENTO
Potenciar a sustentabilidade territorial.
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A promoção de um território
sustentável e coeso é uma das prioridades estratégicas mais relevantes
do Município.
Portanto, o Município reforçará a sua aposta na prossecução da
política de ordenamento do território e de urbanismo, que visa
incentivar o desenvolvimento harmonioso e coeso do território,
a valorização das potencialidades do solo e a salvaguarda da identidade
cultural do território, promovendo a integração das suas diversidades
e a qualidade de vida das populações. |
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Revisão do Plano Diretor Municipal. A entrada em vigor
da Lei n.º 31/2014, de 30 de maio, que estabelece as bases gerais
da política pública de solos, de ordenamento do território e
de urbanismo, e do Decreto-Lei n.º 80/2015 de 14 de maio, que
estabeleceu o novo regime do Regime Jurídico dos Instrumentos
de Gestão Territorial, implicou modificações relevantes nos
instrumentos de gestão territorial, nomeadamente nas disposições
normativas relativas à classificação e qualificação dos solos,
merecendo destaque a supressão da categoria operativa de solo
urbanizável. A legislação definiu igualmente um prazo para os
Municípios adequarem os seus planos territoriais, nomeadamente
dos Planos Diretores Municipais, às novas normas, mais concretamente
13 de julho de 2020. Neste sentido, o Município tem como prioridade
estratégica a revisão do Plano Diretor Municipal, de modo a
adequar o seu conteúdo às normas estabelecidas pela legislação
nacional.
Prossecução do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano
(PEDU@VNF2020). O Município dará grande importância à implementação
do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU@VNF2020),
quanto aos projetos aprovados que integram o Plano de Ação de
Reabilitação Urbana, o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável
e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.
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Principais medidas no âmbito do PEDU@VNF2020,
em 2020
- Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito
do projeto de reabilitação e modernização do Mercado
Municipal.
- Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito
do projeto de reabilitação dos Espaços Públicos da Área
Central da Cidade.
- Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito
do projeto do interface 2 - Estação Rodoviária de Passageiros.
- Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito
do projeto de reabilitação do Teatro Narciso Ferreira.
- Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito
do projeto da via ciclo pedonal Vila Nova de Famalicão/Póvoa
de Varzim.
- Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito
do projeto da 1.ª fase da rede de ciclovias intraurbanas
da cidade.
- Acompanhamento e assistência técnica à obra no âmbito
do projeto de reabilitação do bairro da Cal.
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Promoção da reabilitação
urbana. A reabilitação urbana é uma prioridade de intervenção
do Município, na medida em que contribui para o desenvolvimento
sustentável e coeso dos aglomerados urbanos e do território em
geral. |
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Principais medidas no âmbito da reabilitação
urbana, em 2020
Medidas transversais às diversas Áreas de Reabilitação
Urbana
- Apreciação dos projetos de arquitetura.
- Realização de vistorias para aferição do estado de
conservação dos edifícios.
- Organização de ações de comunicação e esclarecimento
sobre legislação, os programas e boas práticas.
- Promoção de visitas às obras para divulgação de metodologias
de projeto e de execução, assim como acompanhamento
de obras em geral.
Área de Reabilitação Urbana do centro urbano de Vila
Nova de Famalicão
- Monitorização dos indicadores de reabilitação de edifícios,
infraestruturas urbanas e espaços urbanos e verdes,
por subsistema.
- Implementação e monitorização do Programa Estratégico
de Reabilitação Urbana.
- Definição de unidades de Intervenção, nos termos do
Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, na sua atual
redação.
Área de Reabilitação Urbana de Riba de Ave e Oliveira
São Mateus
- Elaboração do Programa Estratégico de Reabilitação
Urbano, com a colaboração da Faculdade de Arquitetura
da Universidade do Porto (FAUP) no âmbito do contrato
de cooperação celebrado para o efeito.
Área de Reabilitação Urbana de Joane
- Realização dos trabalhos para a definição da Estratégia
de Reabilitação Urbana, nos termos do Decreto-Lei n.º
307/2009, de 23 de outubro, na sua atual redação.
Área de Reabilitação Urbana do eixo Bairro/Delães
- Realização dos trabalhos para a definição da Estratégia
de Reabilitação Urbana, de acordo com o Decreto-Lei
n.º 307/2009, de 23 de outubro, na sua atual redação.
Área de Reabilitação Urbana do eixo Ribeirão/Lousado
- Realização dos trabalhos de Delimitação da Área de
Reabilitação Urbana de Ribeirão e Lousado e definição
da Estratégia de Reabilitação Urbana, em conformidade
com o Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, na
sua atual redação.
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Promoção de medidas
estratégicas no âmbito da mobilidade territorial. Em 2020,
o Município dará uma atenção especial à articulação da gestão
da mobilidade com o planeamento de ordenamento do território,
de modo a reforçar a coesão territorial e a qualidade de vida
das populações (consultar a Área de Intervenção "Mobilidade").
Modernização e desenvolvimento do Portal Geográfico. O
Portal Geográfico proporciona aos cidadãos e a todas as entidades
públicas ou privadas que quotidianamente necessitem de aceder
a informação de base territorial, a possibilidade de visualizar,
pesquisar e explorar informação geográfica relativa ao concelho.
Neste sentido, o Município estará empenhado na modernização do
Portal Geográfico, dotando-o de conteúdos atualizados e renovados,
os quais darão resposta às necessidades dos seus utilizadores.
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Principais medidas no âmbito da modernização
e desenvolvimento do Portal Geográfico, em 2020
- Democratização do uso do Portal Geográfico, quer internamente,
com a atribuição de competências de atualização de determinados
temas a outros serviços municipais, como externamente,
capacitando-o de ferramentas, promovendo uma gestão
de dados abertos.
- Definição do modelo de dados geográficos do Município.
- Atualização permanente do Portal Geográfico, nas vertentes
do licenciamento urbanístico; das infraestruturas e
dos equipamentos coletivos
- Elaboração e homologação da cartografia base atualizada
e da cartografia de risco da área territorial do Município.
- Elaboração de cartografia numérica vetorial e ortofotocartografia
atualizada, abrangendo o processo de homologação e cartografia
temática associada às alterações climáticas.
- Harmonização das especificações técnicas da topografia
produzida e utilizada nos processos de licenciamento
urbanístico com a nova cartografia municipal.
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Prossecução da gestão
urbanística. A gestão urbanística é um instrumento relevante
de regulação da dinâmica do território, contribuindo de forma
crucial para o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial
e social. |
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Principais medidas no âmbito da gestão
urbanística, em 2020
- Revisão da regulamentação municipal sobre as taxas
aplicáveis às operações urbanísticas, na sequência da
entrada em vigor do Regulamento Municipal da Urbanização
e Edificação, em 2019.
- Cooperação com a Área Metropolitana do Porto no âmbito
da gestão urbanística.
- Promoção de medidas no âmbito da certificação e qualidade
dos serviços.
- Desmaterialização dos procedimentos, englobando a
implementação do E-paper, uma solução informática que
permite a receção e tramitação digital dos processos
urbanísticos.
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HABITAÇÃO
Providenciar uma habitação digna.
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O Município tem como
uma das suas principais prioridades a efetivação da habitação
como direito social de cidadania, promovendo a qualificação do
património habitacional público e privado e a consolidação dos
padrões de bem-estar das pessoas residentes nos conjuntos habitacionais
municipais. |
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Prossecução da estratégia
de planeamento municipal na área da habitação. O Município
promoverá a formulação de um instrumento estratégico de intervenção
territorial em matéria de habitação, a articular com o Plano Diretor
Municipal, com os restantes instrumentos de gestão territorial
e as demais estratégias aprovadas ou previstas para o território.
Desenvolvimento do Programa Casa Feliz. O Município estará
fortemente empenhado na promoção da defesa da habitação como direito
fundamental de cidadania, mediante a prossecução do Programa Casa
Feliz, que enquadra um conjunto multifacetado de medidas que asseguram
a equidade do acesso das pessoas, nomeadamente das que se encontram
numa situação social vulnerável, a uma habitação condigna. |
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Principais medidas no âmbito do Programa
Casa Feliz, em 2020
- Disponibilização de apoios financeiros ao arredamento
de habitação.
- Atribuição de comparticipações financeiras a fundo
perdido e disponibilização de apoio técnico nas seguintes
situações: i) obras de conservação, reparação ou beneficiação
de habitações degradadas, incluindo ligação às redes
de abastecimento de água, eletricidade e esgotos; ii)
ampliação de moradias ou conclusão de obras; iii) melhoria
das condições de segurança e conforto de pessoas em
situação de dificuldade ou risco relacionado com a mobilidade
e ou segurança no domicílio, decorrente do processo
de envelhecimento ou de doenças crónicas debilitantes;
iv) obras de conservação ordinária, obras de conservação
extraordinária e obras de beneficiação a realizar nas
partes comuns dos edifícios constituídos em regime de
propriedade horizontal.
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Criação de um gabinete
de apoio à população e promoção do acesso à habitação condigna.
Em 2020, pretende-se criar uma equipa técnica com experiência
no desenvolvimento de estratégias integradas de intervenção junto
das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do apoio
à população o gabinete deverá desenvolver ainda os seguintes trabalhos:
i) diagnóstico das necessidades habitacionais; ii) levantamento
dos recursos e condicionantes; iii) determinação dos objetivos
multissetoriais.
Manutenção e valorização do património habitacional municipal.
O Município assegurará a manutenção e valorização do património
habitacional sob a sua jurisdição. Por conseguinte, para além
das medidas correntes de manutenção, destaca-se a reabilitação
do bairro da Cal, integrada no PEDU@VNF2020 (consultar a Área
de Intervenção "Ordenamento").
Promoção da gestão participativa dos conjuntos habitacionais
do Município. O Município promoverá a gestão participativa
e inclusiva do parque habitacional e a valorização da qualidade
de vida dos seus residentes, preconizando a cooperação com as
associações de moradores e outros parceiros da comunidade. |
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Principais medidas no âmbito da gestão
dos conjuntos habitacionais do Município, em 2020
- Planeamento e monitorização da Equipa de Desenvolvimento
Social das urbanizações municipais.
- Aprofundamento da cooperação com as Associações de
Moradores e as instituições inseridas na Rede Social.
- Partilha de experiências e de boas práticas
com outros Municípios no âmbito da gestão habitacional.
- Melhoria da qualidade e da eficácia do atendimento,
acompanhamento e encaminhamento social das urbanizações
sociais, recorrendo aos recursos existentes na comunidade.
- Mobilização de voluntários para a manutenção e limpeza
dos espaços envolventes nas urbanizações.
- Dinamização de ações destinadas à população adulta,
designadamente nas vertentes da gestão doméstica, do
ambiente, da saúde e do emprego, entre outras.
- Fomento do intercâmbio entre as urbanizações, englobando
a participação conjunta nas atividades concelhias do
Município e o intercâmbio e a partilha de experiências.
- Organização de ações de prevenção do absentismo e
abandono escolar, englobando a mediação escolar com
as famílias, a sensibilização para a importância da
educação e da formação das crianças para a vida futura
e a articulação com os estabelecimentos de ensino.
- Planificação e dinamização de atividades lúdico-pedagógicas
e apoio ao estudo das salas de socialização
- Organização de programas de usufruto de tempos livres
nas pausas letivas (Páscoa, Verão e Natal).
- Dinamização da oficina de música de percussão.
- Prossecução de medidas de gestão integrada do parque
habitacional, que preconizam a salvaguarda da legalidade
e a melhoria das condições de habitabilidade e de vida
da população residente.
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AMBIENTE
Salvaguardar os recursos naturais.
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Os territórios são
protagonistas fundamentais na resposta aos desafios ambientais
da contemporaneidade.
Neste contexto, a política de ambiente do Município visa a promoção
do desenvolvimento ecologicamente sustentável do território, contribuindo
para a salvaguarda dos recursos naturais e a melhoria da qualidade
de vida das gerações atuais e vindouras. |
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Modernização das infraestruturas
viárias. O Município assegurará a qualificação e a valorização
da rede viária, contribuindo para a melhoria de circulação de
pessoas e bens e a promoção da coesão territorial do concelho.
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xxInfraestruturas
ambientais |
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O Município prosseguirá
a sua aposta estratégica na modernização das infraestruturas ambientais,
mediante a provisão do serviço público de referência no fornecimento
de água potável, no saneamento de águas residuais, na gestão dos
resíduos e na limpeza pública. |
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Principais medidas no domínio das infraestruturas
ambientais, em 2020
Eixo de abastecimento de água e de saneamento de
águas residuais
- Realização de obras de abastecimento de água e saneamento
de águas residuais nas sub-bacias dos rios Este, Pelhe,
Pele e Ave.
- Desenvolvimento da gestão dos sistemas municipais
de abastecimento de água e saneamento, efetuando a conservação
e reparação das redes existentes, nomeadamente em redes
cuja construção tem um período superior a 10 anos.
- Promoção de um plano de medição de caudais afluentes
que visa a otimização do sistema e a fiscalização de
ligações indevidas de águas pluviais na rede pública
de saneamento de águas residuais.
- Eliminação de ETARs - estações de tratamento de águas
residuais e fossas coletivas em zonas que serão servidas
pela rede de saneamento de águas residuais.
- Levantamento de fontes poluidoras e ligações indevidas,
quer na rede de drenagem de águas residuais, quer na
rede de drenagem de águas pluviais e zelar pela execução
de medidas corretivas e de extinção.
- Execução do cadastro da rede de drenagem de águas
pluviais.
- Otimização dos serviços com recurso tecnológicos e
meios informáticos adaptados à realidade da sociedade
atual, visando sempre a proteção do meio ambiente.
- Realização de uma campanha de substituições de contadores,
nomeadamente dos contadores mais antigos, dos que se
encontram com consumo nulo), bem como dos contadores
não acessíveis aos serviços municipais, de modo que
sejam colocados de forma a permitir a visualização das
leituras de consumo.
- Fomento da telecotagem, de forma a racionalizar os
consumos de água, com implementação através de um projeto-piloto.
Eixo de resíduos sólidos e limpeza pública
- Realização de ações de fomento e incentivo da adesão
à separação dos resíduos recicláveis junto da população.
- Prossecução das metas formuladas pela Entidade Reguladora
dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), relativamente
às quantidades de resíduos recolhidos, estipulados para
2020.
- Fomento de articulação com as entidades prestadoras
dos serviços de recolha de resíduos sólidos, tendo como
propósito a melhoria qualitativa das operações de recolha,
transporte, tratamento; valorização e destino final
dos resíduos produzidos no território.
- Melhoria da acessibilidade aos equipamentos, mediante
o incremento do rácio (n.º ecopontos/habitante), no
território.
- Promoção e a valorização das estruturas (ecopontos
e ecocentros) de apoio à separação seletiva de resíduos
sólidos.
- Realização de ações de fiscalização das leis e das
demais normas no âmbito das práticas ambientais.
- Varredura e lavagem mecânica das vias e espaços públicos
sob gestão direta do Município.
- Parceria com a Escola Profissional CIOR, no âmbito
do Projeto "Hospital de Monstros", criando condições
para a reciclagem e a recuperação de equipamentos domésticos
para fins solidários (consultar a Área de Intervenção
"Solidariedade").
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xxPromoção
da sustentabilidade ambiental |
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Em 2020, o Município assume
como prioridade estratégica a promoção de medidas conducentes
à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável
do território, em articulação com os diversos agentes da comunidade.
Neste sentido, será incrementada a cooperação com as Comissões
Sociais Inter-Freguesias que constituem um instrumento com um
enorme potencial na promoção da participação, mobilização e responsabilização
da comunidade. Com o envolvimento em rede dos atores locais, serão
promovidas, viabilizadas e alargadas as possibilidades de desenvolvimento
de ações, através da concertação de esforços entre as diversas
entidades envolvidas e entre estas e a comunidade. |
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Principais medidas no domínio da promoção
da sustentabilidade ambiental, em 2020
Eixo do planeamento e da sensibilização ambiental
- Prossecução da Agenda 21 Local, permitindo deste modo
enquadrar as políticas públicas locais em prol do desenvolvimento
sustentável do território, bem como mobilizar a comunidade
no seu todo para desempenhar um papel ativo na sua dinamização.
- Promoção do Projeto "Os Nossos Rios", que compreende
o apadrinhamento de um troço de rio ou ribeira, com
adoção e monitorização de um curso de água, envolvendo
e sensibilizando a comunidade para a proteção e valorização
dos sistemas ribeirinhos. Será dinamizado pelas Comissões
Sociais Inter-Freguesias, com apoio das Juntas de Freguesia
e dos serviços municipais da área do Ambiente.
- Dinamização do Projeto "25.000 árvores para 2025",
que visa promover a (re)arborização do território através
da plantação de 25.000 árvores e arbustos preferencialmente
autóctones em áreas urbanas (espaços verdes e arruamentos)
e em espaços rurais, florestais e ribeirinhos, bem como
mobilizar a comunidade para a plantação e a arborização
do território concelhio, reforçando a valorização das
árvores.
- Participação no Programa de Sensibilização para as
Alterações Climáticas no Quadrilátero Urbano (Adapt4city)",
operação cofinanciada no âmbito do Programa Operacional
Sustentabilidade no Uso de Recursos (POSEUR), visando
a implementação de uma estratégia de comunicação e sensibilização
concertada e integradora, que promova a literacia ambiental
e climatológica no território da Quadrilátero Urbano,
mediante uma abordagem pedagogicamente eficaz e a forte
aposta num processo mais participado, aberto e transversal.
- Monitorização de qualidade do ar. O projeto de investigação
e desenvolvimento "monitorização de qualidade do ar
no Município de Vila Nova de Famalicão" prevê a implementação
de 10 estações meteorológicas modulares colocadas em
locais estratégicos para recolha das seguintes variáveis:
velocidade do vento, direção do vento, quantidade de
chuva, temperatura, humidade relativa, pressão atmosférica,
inicio ao estudo da variável de dióxido de carbono.
- Organização da Feira de Produtos Biológicos, criando
condições para a promoção da agricultura biológica,
facilitando o acesso dos consumidores a produtos saudáveis,
de qualidade e locais, a preços razoáveis, uma vez que
provêm diretamente dos produtores.
- Promoção das Eco Escolas, mediante o incentivo à comunidade
educativa para uma tomada de consciência e alterações
de comportamentos que se irão refletir localmente, no
contexto escolar, e que se pretende que sejam replicadas.
- Prossecução do projeto da Paisagem Protegida Local
das Pateiras do Ave. Pretende-se numa fração do território
criar uma paisagem protegida de âmbito local que tem
por objetivos por um lado preservar o património natural
e cultural do território, e por outro criar um laboratório
da paisagem onde se possam testar soluções que fomentem
um desenvolvimento sustentável que harmonize a rentabilidade
com a preservação do património. A valorização do território
vai permitir a criação de um pólo de visitação que permita
o desenvolvimento de atividades pedagógicas, turísticas
e científicas que contribuam para o desenvolvimento
da economia local.
- Realização de ações de sensibilização ambiental, que
formem os cidadãos para o cuidado, o respeito e a proteção
do meio ambiente, através de mudanças de atitudes perante
o ambiente, incluído a realização de atividades comemorativas
de datas relacionadas com o ambiente. O grande objetivo
é tornar as pessoas agentes protetoras e promotoras
do meio ambiente.
Eixo dos espaços verdes
- Revitalização do Parque 1.º de Maio.
- Manutenção e valorização dos espaços verdes municipais,
de modo a potenciar as condições de fruição por parte
da população.
- Manutenção da estrutura arbórea do território, através
da realização periódica de podas.
- Continuação dos trabalhos de requalificação e beneficiação
de algumas rotundas.
- Prosseguimento da avaliação do estado fitossanitário
e da estabilidade das árvores existentes na cidade,
através do método VTA (Visual Tree Assessment).
- Criação de um cadastro florestal interno, das árvores
inseridas nos espaços verdes públicos e arruamentos
da cidade, com as respetivas fotografias das árvores.
- Prossecução de práticas de sustentabilidade na gestão
dos espaços verdes, através do recurso a espécies vegetais
mais rústicas e menos exigentes em água, da instalação
de prados de sequeiro e o incremento do uso de inertes,
de modo a reduzir o consumo de água nos espaços verdes
públicos.
- Continuação do plano de substituição, gradual, das
árvores inseridas em alguns arruamentos, por outras
espécies que se adaptem melhor às condicionantes do
local de modo a evitar danos nas infraestruturas existentes,
causadas pelos respetivos sistemas radiculares.
- Realização de ações de sensibilização junto das Freguesias
sobre o uso de fitofármacos e a toxicidade.
Eixo das hortas urbanas
- Promoção da gestão do Hortas Urbanas do Parque da
Devesa e prossecução das boas práticas da agricultura
biológica ou ecológica.
- Dinamização nas hortas de atividades de complemento
curricular, com a dinamização de oficinas temáticas.
- Realização de ações comemorativas de datas relacionadas
com o ambiente e a saúde destinadas aos utilizadores
das hortas.
- Disseminação de boas práticas conducentes à promoção
de outras hortas urbanas no território, designadamente
o projeto "Hortas em Rede" e a monitorização das Hortas
da Urbanização das Austrálias, em Requião.
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xxParque
da Devesa |
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O Parque da Devesa é um
espaço verde privilegiado pela sua dimensão, localização e pelo
contacto com a natureza, mas também pela sua dimensão desportiva,
cultural e educativa que se têm vindo a construir desde a sua
abertura em 2012. Para tal, o Município tem como prioridade promover
o desenvolvimento do Parque da Devesa como espaço de fruição da
natureza por parte das populações, contribuindo para o seu bem-estar
e sensibilização para a proteção dos recursos naturais, através
da dinamização de atividades que promovam o aumento da biodiversidade,
a alteração de atitudes e comportamentos, e que disseminem boas
práticas ambientais. Em 2020, a atuação municipal no Parque da
Devesa será dinamizada com base em dois eixos: Cuidar do Parque;
Viver o Parque.
Cuidar do Parque. Em 2020, será prosseguido como objetivo
prioritário zelar pelo espaço do Parque da Devesa, abrangendo
todas as ações de gestão, manutenção, segurança, comunicação e
promoção da sustentabilidade e biodiversidade. Estas ações, que
não estão diretamente afetas a eventos ou atividades abertas ao
público, constituem o eixo "Cuidar do Parque". |
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Principais medidas no âmbito do Eixo
Cuidar do Parque, em 2020
- Aperfeiçoamento da manutenção do parque, através
da melhoria das condições de utilização e da promoção
da biodiversidade.
- Melhoria do parque em várias vertentes, quer a nível
de infraestrutura ecológicas, de infraestruturas construídas,
equipamentos exteriores e edificado.
- Promoção da comunicação na relação com os demais utilizadores
com o parque. quer a nível digital quer através de comunicação
por sinalética física.
- Implementação do Projeto de Valorização dos Ecossistemas
no Parque da Devesa, destinado a incrementar a biodiversidade,
a melhorar a fruição do parque e a preservar mais duradouramente
os espaços.
- Promoção da sustentabilidade na gestão do parque,
mediante medidas nas vertentes da eficiência energética,
do uso sustentável da água e da mobilidade sustentável.
- Promoção da segurança do parque, abrangendo o incremento
das condições de vigilância, a prossecução das medidas
de autoproteção nos edifícios e a realização de um plano
de segurança e emergência para o parque.
- Criação de uma zona lúdica para crianças, integrado
na linguagem do parque.
- Promoção de intervenções artísticas no parque, baseada
no aproveitamento de árvores mortas em esculturas didáticas,
que associam as espécies autóctones aos seus frutos,
permitindo pequenos espaços lúdicos junto a estes exemplares
e permitem atividades pedagógicas, quer com escolas,
quer com famílias.
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Viver o Parque.
Em 2020, será prosseguido um conjunto multifacetado de atividades
educativas e/ou lúdicas que têm vindo a ser desenvolvidas, e o
arranque de novas que contribuam para a dinamização do Parque
da Devesa e da Casa do Território, bem como para a promoção do
respeito pelo ambiente, do desporto, da saúde, da cultura e da
cidadania, que configuram o eixo "Viver o Parque". Este eixo divide-se
em 4 grandes projetos: i) "Aprender no Parque", englobando atividades
de sensibilização ambiental e cultural para diversos públicos,
desde as crianças aos seniores, passando pelas famílias, escolas,
jovens e adultos; ii) "Viver Ambiente no Parque", abrangendo atividades
que em simultâneo animam o parque e também têm uma componente
de educação ambiental e conhecimento da natureza; iii) "Viver
Cultura no Cultura", como conjunto de atividades de cariz cultural
ou de outra natureza lúdica que animam o parque; iv) Casa do Território,
abarcando atividades relacionadas com o seu plano expositivo e
a respetiva dinamização, ou outras atividades relacionadas com
o conhecimento do território. |
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Principais medidas no âmbito do Eixo
Viver o Parque, em 2020
Projeto "Aprender no Parque"
- Dinamização do plano educativo para escolas e outras
Instituições, que abrange o serviço educativo destinado
ao público escolar do concelho ao longo do ano letivo,
e que integra o plano educativo municipal, com temas
maioritariamente ambientais, mas também culturais, estas
últimas tirando partido das exposições patentes na Casa
do Território. Propõe-se continuar também o serviço
educativo de cariz musical, tirando partido da escultura
musical "Metamorfose" junto ao tanque abaixo da Casa
do Território, em parceria com a Companhia de Música
Teatral.
- Férias na Devesa - atividades educativas e lúdicas
para as férias escolares "Verão na Devesa" e "Férias
da Páscoa na Devesa", vocacionadas para crianças em
ATL, mas também para famílias.
- Devesa em Família - atividades educativas ao fim de
semana, de cariz ambiental, científico ou cultural,
destinadas às crianças e às suas famílias.
- Workshops Devesa - atividades de formação (cursos,
workshops, palestras) para adultos e público em geral,
nas áreas ambientais, agricultura, alimentação, saúde,
bem-estar, economia circular, energia e outras que contribuam
para a missão do parque.
- Sessões Ambientar-se - programa de sensibilização
ambiental para adultos através do cinema e debate, em
parceria com as associações de cariz ambiental do concelho.
- Dinamização de conferências e palestras, englobando
as sessões Devesa Esclarece sobre temas relacionados
com o ambiente e o desenvolvimento sustentável e conferências
nas áreas temáticas dos espaços verdes e das alterações
climáticas.
Projeto "Viver Ambiente no Parque"
- Realização de festas de aniversário infantis no Parque
com temáticas de educação ambiental. As festas "Sem
balões se faz a festa" pretendem chamar a atenção, desde
logo, para o problema ambiental dos balões.
- Organização de Piquenique no Parque, evento convívio
em que as pessoas são convidadas a trazer e partilhar
alimentação confecionada por si, saudável e local, bem
como atividades de animação lúdicas na área do ambiente
e do bem-estar.
- Lançamento do Ecomercado, que visa ser um mostra e
venda de produtos sustentáveis, dando a conhecer produtos
alimentares e de uso diário com menor impacto ecológico,
com workshops na área ambiental.
- Dinamização de eventos efémeros que visam a promoção
do Parque da Devesa, da coesão social, do contacto com
a natureza e a celebração de dias de referência ligados
ao ambiente.
Projeto "Viver Cultura no Parque"
- Atividades lúdicas que visam a dinamização do parque,
tais como diversos tipos de música e de danças, desportos
e atividades meditativas, acompanhados ou não de pequenos
mercados de venda e promoção de atividades e produtos
sustentáveis e locais, no âmbito da economia circular.
Neste âmbito, merecerão ênfase as seguintes iniciativas,
entre outras: Devesa Sunset, Janeiras no Parque, Danças
no Parque, Devesa Wine Fest, Dia do Yoga, Dia da Música,
Estátuas Vivas no Parque, Arte no Parque, Dia Internacional
de Monumentos e Sítios, Jornadas Europeias do Património,
Dia Mundial da Criança.
Casa do Território
- Valorização da exposição permanente "Tempo, Espaço
e Ser - Território de V.N. Famalicão".
- Continuação da dinamização da exposição de Arqueologia
"6 Mil - das origens a Famalicão", englobando as visitas
guiadas e outras atividades como a realização da conferência
"Museus de Arqueologia e questões de Identidade".
- Apoio à realização da exposição "Rotary - 50 anos
em Famalicão", assinalando o cinquentenário do seu percurso
no território famalicense.
- Conceção, instalação e dinamização da exposição temporária
focada no tema do comércio, realçando a sua importância
na construção e desenvolvimento do nosso território.
- Valorização da Galeria Exterior, com mostras alusivas
a temas relacionados com a missão da Casa do Território
e do Parque da Devesa.
- Dinamização do Projeto "Memórias da Devesa", que visa
salvaguardar o passado e o legado da Devesa.
- Prosseguimento do ciclo de conferências "Conhecer
a Nossa História".
- Promoção da iniciativa "(Re)Viver o Território", destinada
ao público sénior.
- Dinamização da Livraria Municipal.
- Prossecução do Serviço Educativo da Casa do Território,
integrando os programas "Plano educativo para escolas
e outras Instituições", "Devesa em Família" e "Férias
na Devesa" do projeto "Aprender no Parque".
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xxDefesa
dos animais |
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A promoção e defesa dos
animais merecerá uma atenção especial por parte do Município,
englobando a promoção do bem-estar animal e a consciencialização
da população para esta temática. |
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Principais medidas no âmbito da defesa
dos animais, em 2020
- Construção do Centro de Recolha Oficial de Animais
que vai substituir as atuais instalações do Canil Municipal.
Como objetivos principais, pretende-se melhorar as condições
de acolhimento dos animais de companhia a necessitar
deste serviço, melhorar a qualidade da saúde animal
e pública, do bem-estar dos animais e do meio ambiente
e dar resposta de forma mais célere e eficiente à procura
que existe junto do Serviço Veterinário Municipal Entre
outras valências, o espaço estará dividido em instalações
por espécie (canil, gatil e outras espécies), instalações
individuais e de grupo, celas de quarentena e de ninhadas,
enfermaria, armazéns, gabinete veterinário, zona de
desinfeção e zona de recreio e atividade física para
cães e gatos.
- Prevenção de riscos alimentares, mediante a fiscalização
de estabelecimentos de comércio a retalho de carne e
peixe e de veículos de venda ambulante de produtos de
origem animal, principalmente peixe.
- Colaboração com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
na inspeção sanitária em matadouros, bem como na fiscalização
de centros de atendimento médico veterinário e lojas
de animais.
- Prossecução de medidas prevenção e luta relativamente
a zoonoses.
- Promoção de ações de informação e sensibilização da
comunidade educativa e da população em geral sobre matérias
da defesa dos animais.
- Promoção da adoção dos animais.
- Prosseguimento da parceria com a Ordem dos Médicos
Veterinários, no âmbito do Programa de Apoio de Saúde
Preventiva a Animais em Risco. Entre as medidas preconizadas,
destaca-se a atribuição do cheque-veterinário, que visa
apoiar os cidadãos, nomeadamente os mais vulneráveis,
no tratamento médico dos seus animais.
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MOBILIDADE
Incrementar a mobilidade no território.
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A mobilidade é hoje
um dos principais desafios ao desenvolvimento sustentável dos
territórios. Neste contexto, o Município está empenhado na prossecução
de uma política transversal na área da mobilidade, englobando
a modernização da rede viária, a promoção dos modos suaves e a
melhoria do sistema de transportes coletivos. |
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Modernização das infraestruturas
viárias. A modernização e o desenvolvimento da rede viária
é uma das prioridades estratégicas do Município, contribuindo
para a melhoria da mobilidade no território: |
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Principais medidas no domínio da modernização
das infraestruturas viárias, em 2020
- Concretização da nova via de ligação da EN 14
às áreas Empresariais de Famalicão Sul - Ribeirão/Lousado.
- Beneficiação da Via Intermunicipal.
- Ligação entre a Avenida de França e a Rua Padre António
Carvalho Guimarães, na cidade.
- Beneficiação da Rua de São Mamede, em Ribeirão.
- Beneficiação da Alameda Luís de Camões, na cidade.
- Beneficiação da Rua Amadeu Mesquita, na cidade.
- Beneficiação da E.M. 571-1, na União das Freguesias
de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei.
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Desenvolvimento dos
modos suaves de transporte. Os modos suaves de transporte,
ligados ao fomento da mobilidade pedonal e clicável, desempenham
um papel cada vez mais relevante. Neste sentido, o Município promoverá
a realização de ações que contribuam para dinamizar os modos suaves
de transporte. |
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Principais medidas do desenvolvimento
dos modos suaves de transporte, em 2020
- Modernização da via ciclo-pedonal entre a cidade
de Vila Nova de Famalicão e Gondifelos, inserido no
âmbito do PEDU@VNF2020 (consultar a Área de Intervenção
"Ordenamento"). Este investimento aproveita a plataforma
da antiga linha do caminho-de-ferro entre Vila Nova
de Famalicão e a Póvoa de Varzim e transformará a atual
ciclovia numa via para circulação pedonal e ciclável
de referência. A intervenção é realizada num total de
11 quilómetros, no concelho de Vila Nova de Famalicão,
que se junta à obra realizada pelo Município da Póvoa
de Varzim, totalizando um total de 30 quilómetros.
- Implementação da 1.ª fase da rede de ciclovias intraurbanas
da cidade, no âmbito do PEDU@VNF2020 (consultar a Área
de Intervenção "Ordenamento").
- Reabilitação dos espaços públicos da área central
da cidade, no âmbito do PEDU@VNF2020 (consultar a Área
de Intervenção "Ordenamento").
- Desenvolvimento da cooperação com os Municípios de
Santo Tirso e Trofa, tendo como objetivo a promoção
do projeto de uma via ciclável intermunicipal que ligue
os territórios dos três concelhos.
- Elaboração do projeto de reperfilamento da ER 206,
em cooperação com o Município de Guimarães e a IP
- Infraestruturas de Portugal, S.A., com o objetivo
de melhorar as condições de segurança e promover os
modos suaves de transporte.
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Promoção dos transportes
coletivos. O desenvolvimento sustentável e coeso do território
passa por proporcionar às populações serviços de transporte coletivos
de qualidade integrados e de acesso fácil. |
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Principais medidas de promoção dos
transportes coletivos, em 2020
- Organização do procedimento relativo à empreitada
da qualificação da Estação Rodoviária de Passageiros,
atual Centro Coordenador de Transportes, medida integrada
no PEDU@VNF (consultar a Área de Intervenção "Ordenamento").
- Programação e concretização da nova concessão para
a exploração da rede de transportes públicos coletivos
rodoviários municipais, em cooperação com os Municípios
de Santo Tirso e da Trofa, em consonância com os estudos
realizados e concluídos no ano de 2019.
- Fomento da cooperação com as Autoridades de Transportes
vizinhas, tendo como objetivo a promoção da qualidade
e da eficiência dos transportes coletivos.
- Desenvolvimento de um Sistema de Bilhética Integrada
e de Informação ao Público em Tempo Real para o Quadrilátero
Urbano (Municípios de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila
Nova de Famalicão) e que possa ser alargado a todo o
território das Comunidades Intermunicipais do Ave e
do Cávado.
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Promoção da mobilidade
sustentável no contexto escolar. Na sequência da elaboração
do plano de ação da mobilidade sustentável nas zonas escolares
envolventes da Avenida de França e da Escola Básica D. Maria II,
pretende-se em 2020 concluir o plano e implementar as medidas
previstas, de forma a fomentar uma mobilidade crescentemente sustentável.
Neste sentido, em 2020, pretende-se dar continuidade ao projeto
"Mobilidade Sustentável para o Campus Escolar" iniciado em 2018,
resultado da estreita parceria entre o Município e a Comissão
Social Inter-Freguesias da Área Urbana de Vila Nova de Famalicão.
Pretende-se criar rotas pedonais para as deslocações dos alunos
das escolas do centro da cidade, diminuindo assim o trânsito automóvel
que diariamente se desloca para a zona do campus escolar, promovendo
de igual modo os modos suaves como uma alternativa eficiente e
segura para as suas deslocações diárias.
esenvolvimento do sistema de informação em tempo real de encaminhamento
para os parques de estacionamento. O Município promoverá o
desenvolvimento do sistema de informação em tempo real de encaminhamento
para os parques de estacionamento, que visa a diminuição do trânsito
automóvel que se desloca diariamente para o centro da cidade,
incentivando o uso dos parques de estacionamento, promovendo assim
a adoção de outros meios de transportes para as deslocações dentro
da cidade, nomeadamente os modos suaves e os transportes públicos
coletivos rodoviários.
Promoção da mobilidade e acessibilidade inclusivas. O Município
está empenhado no melhoramento das condições que permitam às pessoas
com mobilidade reduzida usufruírem em pleno dos espaços públicos.
Na sequência dos estudos de levantamento das condições de acessibilidade
dos edifícios municipais e de algumas ruas do espaço público da
cidade, concluídos em 2019, pretende-se em 2020 dar continuidade
à elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade,
que tem como finalidade promover as condições de acessibilidade
a pessoas com mobilidade reduzida no espaço público e às entradas
de edifícios públicos (consultar o Área de Intervenção "Igualdade").
Prossecução do plano de revisão de sinalética urbana. Pretende-se
dar continuidade à elaboração do plano de revisão da sinalética
urbana, que será implementado no perímetro urbano da cidade. Este
plano pretende criar condições para a promoção da mobilidade pedonal
e ciclável e a atenuação do trânsito automóvel.
Promoção da mobilidade elétrica. Dando sequência aos dois
postos de carregamento de veículos elétricos já instalados na
Rua Luís Barroso, o Município, em 2020, irá promover medidas conducentes
à implantação de mais postos de carregamentos no concelho.
Fomento da educação para a segurança rodoviária. O Município
está apostado no fomento de conhecimentos e de capacidades que
visa a formação das crianças e jovens, enquanto utilizadores da
via pública Será dada sequência às ações de sensibilização e educação
rodoviária junto dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico,
com ações nos estabelecimentos de ensino e na Escola de Educação
Rodoviária, ajustados a cada nível de ensino. Em 2020, pretende-se
alargar estas ações à educação pré-escolar (consultar o Área de
Intervenção "Educação e Conhecimento"). |
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ENERGIA
Fomentar a eficiência energética.
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A eficiência energética
é a principal prioridade do Município na área de energia, contribuindo
para o desenvolvimento sustentável do território.
Promoção da eficiência energética na iluminação pública.
Através da cooperação com as entidades concessionárias, o Município
pretende a remodelação das redes de iluminação pública, mediante
a substituição de focos luminosos, com o objetivo de instalar
soluções de iluminação com tecnologia LED (Díodo Emissor de Luz.
Com esta medida estruturante, o Município visa contribuir para
uma maior eficiência energética na iluminação pública, mediante
a aposta em tecnologias que permitem baixar a emissão de carbono,
sem comprometer os índices de luminância média.
Fomento da eficiência energética dos equipamentos municipais.
O Município promoverá o desenvolvimento de medidas de eficiência
energética nos seus edifícios e equipamentos, de forma a alcançar
o aumento da eficiência energética a nível local. |
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