Os documentos
estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.
|
|
|
Agenda
Estratégica para a Governança
|
|
Cada vez mais, os territórios
são palcos privilegiados para a formulação, implementação e avaliação
das políticas públicas, o que implica o desenvolvimento da governança
em rede, tanto através da ação dos diversos níveis territoriais
dos poderes públicos, como através da mobilização da sociedade
civil e dos cidadãos, num processo participado e baseado no pleno
exercício da cidadania.
A Agenda Estratégica para a Governança está alinhada com o Programa-Estrela
"Famalicão Comunitário", que visa promover uma gestão do espaço
público cada vez mais participada pelos cidadãos.
A Agenda Estratégica para o Governança abrange as políticas e
as medidas que pretendem potenciar Vila Nova de Famalicão como
um território de participação e de pleno envolvimento cívico,
com uma governança eficiente e próxima, bem como a sua afirmação
estratégica a nível nacional e global. |
|
GOVERNAÇÃO
MUNICIPAL
Aprofundar a governação responsável e próxima.
|
|
O Município tem como prioridade
estratégica a valorização da governação responsável, sustentável,
participativa e cidadã, que contribua para o desenvolvimento de
Vila Nova de Famalicão como um território cada vez mais sustentável,
inclusivo e inteligente.
Operacionalização do planeamento estratégico. O Município
tem como prioridade estratégica a promoção do desenvolvimento
estratégico do território, através da implementação do Plano Estratégico
"Famalicão Visão'25", da gestão dos mecanismos de cofinanciamento
e da valorização da participação cidadã. |
|
Principais medidas no âmbito do planeamento
estratégico, em 2020
Eixo da dinamização da gestão estratégica do Município
e do território
- Revisão e realinhamento do Plano Estratégico "Famalicão
Visão'25" para a fase 2021-2025.
- Dinamização do Programa-Estrela "B-Smart Famalicão".
O ano de 2020 será especialmente dedicado à prossecução
deste programa-estrela.
- Dinamização da 5.ª edição dos "Selos Visão'25", que
visa o reconhecimento e a promoção de projetos e iniciativas
relevantes que expressem e estimulem os valores da comunidade
e a identidade do território em consonância com o Plano
Estratégico "Famalicão Visão'25".
- Realização do 4.ª edição do festival "Famalicão Visão'25".
- Desenvolvimento de programas e projetos alinhados
com o Plano Estratégico "Famalicão Visão'25.
- Submissão de candidaturas a rankings, galardões e
prémios de boas práticas e de reconhecimento da ação
do Município nos âmbitos nacional e internacional.
- Organização de ações de capacitação dos agentes para
a elaboração de candidaturas a fundos de financiamento,
englobando ações de formação, oficinas e sessões de
divulgação.
Eixo da operacionalização dos programas de contratualização
- Prossecução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão
Territorial Ave 2020", resultado da contratualização
entre a Comunidade Intermunicipal do Ave e a Autoridade
de Gestão do Norte 2020, integra o montante de fundos
comunitários a investir na NUTS III Ave até 2020.
- Prossecução do PEDU@VNF - Plano Estratégico para o
Desenvolvimento Urbano de Vila Nova de Famalicão 2020".
Eixo da conceção e gestão de candidaturas a fundos
de financiamento
- Promoção e gestão das candidaturas a programas do
Portugal 2020.
- Promoção e gestão de candidaturas a programas e medidas
europeias e a outros programas nacionais, de forma autónoma
ou em parceria.
- Organização de candidaturas e de outras medidas para
a promoção da empregabilidade e no âmbito do mercado
social de emprego.
|
|
|
Implementação da nova
estrutura organizacional dos serviços municipais. Na sequência
da publicação do Regulamento da Organização dos Serviços Municipais,
na 2.ª série da Diário da República, em 26 de agosto de 2019,
será promovida a Implementação da nova estrutura organizacional
dos serviços municipais, contribuindo para a modernização e a
racionalização da administração municipal. No âmbito desta nova
estrutura, merece realce a criação da Direção Geral Municipal,
unidade orgânica nuclear que tem como missão exercer e desenvolver
as competências que possam contribuir para a modernização da gestão
autárquica, que ajudem a suportar e fundamentar opções de orientação,
de gestão e decisão estratégicas, bem como, prever e contribuir
para a diminuição dos diferentes riscos que a atividade municipal
comporta, e ainda identificar e avaliar as atuais ou potenciais
situações de risco e verificar a adequação e a eficácia do sistema
de controlo interno instituído pelos órgãos competentes, com vista
a assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares
e a prossecução dos objetivos fixados. Para além das responsabilidades
de coordenação transversal dos diversos serviços municipais, existem
as seguintes áreas funcionais que estão sob a responsabilidade
direta da Direção Geral Municipal: i) auditoria; ii) gestão de
qualidade; iii) contratação pública, iv) fiscalização; v) proteção
de dados pessoais; vi) implementação do conceito Smart City.
Promoção de auditoria e gestão de qualidade. No âmbito
da gestão municipal, a auditoria interna regerá o seu funcionamento
numa lógica da melhoria e a eficiência dos serviços municipais,
do cumprimento das disposições legais e regulamentares nos procedimentos
e a prossecução dos objetivos fixados, com vista à melhoria contínua,
à transparência e à excelência do desempenho das estruturas organizacionais.
Além disso, será prosseguido o processo de definição, implementação,
certificação, manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão
da Qualidade (SGQ).
Desenvolvimento da comunicação institucional do Município.
Em 2020, será assegurada o desenvolvimento da estratégia de
comunicação institucional do Município, contribuindo para a valorização
da cidadania e a afirmação da identidade e da atratividade de
Vila Nova de Famalicão como território bom para viver, estudar,
trabalhar e investir. |
|
Principais medidas no âmbito da comunicação
institucional, em 2020
- Dinamização da presença do Município nas redes sociais,
contribuindo para a comunicação com os cidadãos, o aprofundamento
de espaços digitais de participação cidadã e a afirmação
territorial.
- Edição das publicações municipais periódicas, cuja
publicação e regularidade serão mantidas no próximo
ano, designadamente a Agenda Cultural, com periodicidade
mensal, e o Boletim Municipal, com periocidade bianual.
- Organização de ações de promoção territorial e de
sensibilização cívica nos mais variados domínios de
atuação do Município.
- Realização diária de ações de comunicação interna
e externa, garantindo as atividades de informação, imagem,
marketing e publicidade institucional, contribuindo
para o desenvolvimento de uma comunidade cada mais esclarecida
e participativa.
|
|
|
Valorização da dimensão
jurídica na prossecução das políticas públicas municipais. O
Município tem como objetivo estratégico a valorização da dimensão
jurídica nas suas diversas áreas de atuação, potenciando a defesa
da legalidade e a salvaguarda dos direitos e dos interesses legítimos
dos cidadãos. Neste contexto, será dada especial atenção à melhoria
da regulamentação municipal, no sentido da transparência e da
desburocratização e à defesa dos direitos dos cidadãos enquanto
consumidores, mediante a dinamização do Centro de Informação Autárquico
ao Consumidor (CIAC).
Valorização dos recursos humanos ao serviço do Município. De
modo a consolidar a administração municipal como pilar fundamental
da prestação de melhores serviços públicos a nível local, o Município
implementará medidas de gestão de recursos humanos que incrementem
a dignificação e valorização das pessoas que laboram ao serviço
do Município. |
|
Principais medidas no âmbito da valorização
dos recursos humanos, em 2020
- Continuação da aposta na valorização das competências
e capacitação dos trabalhadores municipais, mediante
a implementação contínua de programas e ações de formação
em contexto de trabalho ou de sala de aula, tendo em
vista dotá-los das melhores ferramentas para o desenvolvimento
das respetivas funções.
- Prosseguimento da estimulação do enriquecimento curricular
dos trabalhadores, para que concluam processos formativos
que foram interrompidos ou atinjam a meta curricular
que ambicionam, dinamizando uma cultura de valorização
das carreiras e a progressão ao longo do vínculo com
o Município.
- Consolidação dos laços com toda a família das pessoas
que trabalham ao serviço do Município, mediante o desenvolvimento
da cooperação com a ACB - Associação Cultural, Beneficente
e Desportiva dos Trabalhadores do Município de Vila
Nova de Famalicão, de modo que, para além das ações
já realizadas, nomeadamente por ocasião do São Martinho
e do Natal, sejam dinamizadas outras medidas, na proteção
da saúde, com introdução de boas práticas de saúde ocupacional,
melhorando os padrões de segurança, higiene e saúde;
da parentalidade e no cuidado após a aposentação, entre
outras, que evidenciem a permanência e a extensão do
vínculo que se pretende manter com o contexto familiar
em que o trabalhador está inserido.
- Aprofundamento do índice de felicidade no trabalho,
mediante a organização de eventos e atividades dedicadas
à gestão dos riscos psicossociais do trabalho e gestão
do stresse laboral na administração municipal dotando
os serviços de melhores condições e ferramentas de trabalho.
Em simultâneo, o Município assegurará a aplicação de
medidas destinadas a promover a segurança e saúde nos
locais de trabalho, assegurando a integridade física
e psíquica dos trabalhadores municipais, assim como
a prevenção dos riscos profissionais, de forma a diminuir
os acidentes de trabalho e doenças profissionais.
- Implementação de um programa de reconhecimento aos
trabalhadores municipais, de forma a promover o mérito
e o percurso profissional e a diminuição do absentismo.
|
|
|
Modernização digital
da administração municipal. O Município promoverá o desenvolvimento
da sociedade de informação no território, assegurando a modernização
tecnológica dos serviços públicos municipais. |
|
Principais medidas no âmbito da modernização
digital da administração municipal, em 2020
- Fomento da interoperabilidade na administração municipal,
de modo a dotá-la de ferramentas digitais que promovam
uma interação mais eficiente entre os cidadãos e os
serviços municipais.
- Promoção da sociedade de informação e modernização
administrativa. A melhoria da rede de dados do Município
e o desenvolvimento de ferramentas de auxílio à análise
e partilha de dados de forma a controlar e analisar
a gestão, continuarão a ser objetivo de melhoria da
administração municipal, mediante a implementação das
seguintes medidas.
- Posicionamento de Vila Nova de Famalicão como Cidade
Inteligente e estabelecimento de iniciativas tecnológicas
que favoreçam o processo de evolução e desenvolvimento
do território.
- Estabelecimento da Plataforma de Inteligência Urbana
destinada a potenciar uma melhor gestão dos recursos
públicos e a maior racionalidade e eficiência na utilização
e disponibilização dos serviços públicos municipais.
Pretende-se a tradução final destas iniciativas num
portal de open data.
- Normalização de ferramentas de planeamento, gestão
e previsão assentes em informação credível, coerente
e atualizada, destinadas a proporcionar melhor capacidade
de gestão, monitorização, negociação e regulação dos
diferentes verticais de gestão do município, de atuação
e do ecossistema operacional do território.
- Arranque da plataforma de validação, controlo e certificação
de documentação digital, que visa facilitar a tramitação
e análise digital de processos.
- Finalização do reforço da rede de fibra ótica, com
a qual se pretende uma melhoria da comunicação de dados
e voz entre edifícios municipais.
- Reforço e atualização dos equipamentos informáticos
instalados nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente
da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
|
|
|
Implantação da Loja
do Cidadão. Com o objetivo de facilitar a relação das populações
do concelho com a Administração Pública, o Município prosseguira
o seu empenho na concretização da Loja do Cidadão, proporcionando
uma solução integrada e inclusiva de serviço público aos cidadãos,
permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos
de tempo e de custos de deslocação.
Dinamização do Roteiro da Inovação. Em 2020, será prosseguido
o Roteiro da Inovação, que tem como finalidade a valorização de
projetos inovadores para o desenvolvimento do território.
Comemorações municipais das principais datas para a cidadania
e a identidade local. No próximo ano, será assegurado a dinamização
das comemorações oficiais, tendo como objetivos a celebração da
identidade histórica e cultural da comunidade famalicense e a
promoção dos valores da liberdade e da democracia. |
|
Principais comemorações municipais
das principais datas para a cidadania e a identidade
local, em 2020
- Comemorações do 46.º aniversário da revolução de 25
de abril de 1974.
- Comemorações do Dia da Cidade, em 9 de julho, indicando
o 35.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão
a cidade.
- Comemorações do Dia do Concelho, em 28 de setembro,
em Vilarinho das Cambas, assinalando o 185.º aniversário
do restabelecimento da autonomia municipal do território
famalicense.
- Comemorações do Dia do Autarca.
|
|
|
GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO
Fortalecer a subsidiariedade e a coesão territorial.
|
|
O Município prosseguirá
a sua aposta no sentido de uma crescente interação com as Freguesias,
associações e grupos informais de cidadãos, ambicionando alcançar
um novo patamar no processo de desenvolvimento integrado do território,
de acordo com os princípios da subsidiariedade e da coesão.
Promoção do desenvolvimento territorial integrado. O Município
assume como prioridade estratégica a prossecução do Programa "Famalicão
Comunitário - Plano 20" em 2020, dando especial atenção à concretização
dos projetos e ações delineadas nos planos de ação de cada Comissão
Sociais Inter-Freguesias. A estratégia concelhia para o desenvolvimento
territorial integrado toma como atores as plataformas locais de
parceria reunidas em torno das Comissões Sociais Inter-Freguesias
procurando apoiá-las e acompanhá-las nas suas iniciativas e projetos.
O Plano 20 reúne as medidas estruturantes e serve de recurso e
guia para as iniciativas locais. Para 2020, serão priorizadas
as seguintes áreas temáticas: i) o emprego e empreendedorismo;
ii) o envelhecimento ativo; iii) a animação comunitária; iv) os
mercados dos produtos locais; v) a mobilidade e o ambiente. |
|
Principais medidas no âmbito do desenvolvimento
territorial integrado, em 2020
Eixo do desenvolvimento organizacional
- Prestação de apoio à reorganização das Comissões Sociais
Inter-Freguesias.
- Acompanhamento das dinâmicas de funcionamento e comunicação
das Comissões Sociais Inter-Freguesias e desenvolvimento
do sistema de informação.
Eixo do desenvolvimento comunitário
- Acompanhamento e apoio à execução das ações do Projeto
Local de Desenvolvimento Integrado de cada Comissão
Social Inter-Freguesias.
- Articulação com os serviços e projetos municipais.
|
|
|
Reforço da cooperação
com as Freguesias. O Município pretende consolidar o modelo
de governança do território, incrementando o papel das Freguesias
na promoção e salvaguarda dos interesses próprios das populações,
especialmente no âmbito dos serviços e das atividades de proximidade
e do apoio direto às comunidades locais. Neste sentido, pretende-se
dotar as Freguesias dos meios necessários e adequados ao exercício
das suas competências próprias e delegadas, contribuindo para
a governança de proximidade.
Promoção da cooperação com o movimento associativo. O movimento
associativo é um pilar essencial do desenvolvimento do território,
enquanto força motora no apoio a respostas de cariz ambiental,
cultural, desportivo, educativo, juvenil e social. O Município
prosseguirá o estreitamento de laços e o apoio ao movimento associativo
do concelho. |
|
Principais medidas no âmbito da cooperação
com o movimento associativo, em 2020
- Atribuição de apoios financeiros que visam promover
o desenvolvimento de projetos ou atividades em áreas
de manifesto interesse municipal, nomeadamente nas seguintes
vertentes: i) apoio à atividade das entidades e organismos
com vista à continuidade ou incremento de projetos ou
atividades de reconhecido interesse para o Município;
ii) apoio às entidades e organismos que pretendam concretizar
obras de construção, conservação ou beneficiação de
instalações, consideradas essenciais ao desenvolvimento
normal das suas atividades, ou para a aquisição de imóveis
com esse fim; iii) apoio na aquisição de equipamentos
que sejam necessários ao desempenho das atividades e
funções das entidades e organismos.
- Atribuição de apoios não financeiros, que consistem,
nomeadamente na cedência de equipamentos móveis, espaços
físicos, materiais diversos, mão-de-obra, meios técnicos,
logísticos ou de divulgação por parte do Município necessários
ao desenvolvimento de projetos ou atividades de reconhecido
interesse municipal.
- Organização das Mostras Comunitárias, em cooperação
com as Freguesias e outros agentes locais, tendo como
objetivo a promoção e valorização da identidade e dos
recursos endógenos das comunidades locais do concelho.
|
|
|
IGUALDADE
Promover a cidadania equitativa.
|
|
O Município preconiza
a relevância da igualdade como condição fundamental para o desenvolvimento
do território, enquanto comunidade que promove efetivamente a
dignidade da pessoa humana e assegura plenamente a participação
de todas e de todos, tendo presente o princípio constitucional
da igualdade e as orientações das diversas instâncias internacionais
e europeias nesse domínio.
Valorização transversal da perspetiva da igualdade nas políticas
públicas municipais. Reconhecendo a igualdade e a não discriminação
como condições para o desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão,
o Município preconiza uma abordagem transversal, estratégica e
ampla da igualdade na prossecução de políticas públicas municipais.
|
|
Principais medidas no âmbito da valorização
transversal da perspetiva da igualdade nas políticas
públicas municipais, em 2020
- Prossecução do Plano Municipal para a Igualdade,
enquanto instrumento estratégico que enquadra a promoção,
a execução e a avaliação da implementação de medidas
e ações conducentes à territorialização das políticas
municipais de Igualdade e não discriminação.
- Promoção de ações de formação, informação e sensibilização
das populações para a igualdade e a não discriminação
junto da população em geral e da comunidade educativa
em particular.
- Dinamização de medidas tendentes à promoção da conciliação
da vida profissional, familiar e pessoal dos trabalhadores
municipais.
- Fomento da utilização da linguagem inclusiva.
|
|
|
Prevenção e combate
à violência interpessoal. O Município pretende contribuir
para o desenvolvimento de uma cultura de respeito pelos direitos
humanos e de não-violência, junto das populações, em parceria
com as demais entidades públicas e da sociedade civil. |
|
Principais medidas no âmbito da prevenção
e combate à violência interpessoal, em 2020
- Fomento da cooperação interinstitucional no âmbito
da violência interpessoal, através do Grupo Rede Respostas
à Violência Interpessoal, contribuindo para a implementação
concertada de ações ou projetos de prevenção e combate
à violência interpessoal no território.
- Realização de ações de sensibilização e informação
sobre a violência interpessoal junto de públicos específicos
e da população em geral, em articulação com os parceiros
locais.
|
|
|
Fomento da mobilidade
e acessibilidade inclusivas. O Município está fortemente empenhado
no melhoramento das condições que permitam às pessoas com mobilidade
reduzida usufruírem em pleno dos espaços público. |
|
Principais medidas no âmbito da acessibilidade
equitativa, em 2020
- Prosseguimento do processo de elaboração do Plano
Municipal de Mobilidade e Acessibilidade (consultar
a Área de Intervenção "Mobilidade").
- Realização de ações de informação e sensibilização
junto da comunidade para a relevância da acessibilidade
equitativa
- Fomento da formação dos trabalhadores municipais sobre
a relevância da igualdade no acesso aos serviços públicos.
|
|
|
SEGURANÇA
Fortalecer a segurança como pilar da cidadania.
|
|
Uma sociedade livre
e democrática pressupõe a criação de condições de segurança que
assegurem o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, a segurança
dos cidadãos pressupõe, para além do papel primordial do Estado,
a cooperação das Autarquias Locais e o envolvimento da sociedade
civil.
Fomento da cooperação institucional na área da segurança.
Será prosseguida a cooperação institucional do Município com o
Governo e as forças de segurança, em interação com a comunidade,
com vista ao incremento da segurança no território. |
|
Principais medidas no âmbito da cooperação
institucional na área da segurança, em 2020
- Defesa junto do Governo em prol do reforço da
capacidade operacional da força de segurança, mediante
a concretização das seguintes medidas: i) criação e
instalação do Destacamento Territorial da GNR de Vila
Nova de Famalicão; ii) melhoria das instalações da GNR
na cidade; iii) concretização de novas instalações para
o posto territorial da GNR em Riba de Ave; iv) criação
e instalação do posto territorial da GNR de Ribeirão.
- Promoção do Conselho Municipal de Segurança como estrutura
consultiva que visa potenciar a articulação, a troca
de informações e a cooperação entre as entidades participantes
na segurança e tranquilidade das populações.
- Melhoria das condições de segurança e vigilância dos
edifícios municipais, do Parque da Devesa e das rondas
móveis, através da articulação entre a Policia Municipal
e as empresas de segurança privada contratualizadas
pelo Município.
|
|
|
Prossecução da missão
da Polícia Municipal. Nos termos da legislação nacional e
da regulamentação municipal, compete à Polícia Municipal velar
pelo cumprimento das leis, regulamentos, deliberações ou decisões
dos órgãos do Município, assegurar a vigilância do património
municipal e cooperar com as forças de segurança na promoção dos
direitos de cidadania e na manutenção da segurança pública. |
|
Principais medidas de atuação da Polícia
Municipal, em 2020
Eixo do policiamento de proximidade
- Cooperação com as forças de segurança na promoção
dos direitos fundamentais de cidadania e na manutenção
da segurança pública.
- Fomento da vigilância frequente, preferencialmente
pedonal, junto das praças e arruamentos mais frequentados
da cidade, no sentido de incrementar o sentimento de
segurança da população.
- Dinamização de ações de sensibilização junto da comunidade,
focadas nos temas da prevenção, cidadania e segurança.
Eixo da proteção civil
- Articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil,
designadamente nas seguintes vertentes: apoio em caso
de acidentes graves, catástrofes ou na realização de
simulacros; colocação de patrulhas de prevenção e vigilância
aquando de estados de alerta devido às condições meteorológicas,
situações de mau tempo, temperaturas elevadas ou fenómenos
extremos.
- Vigilância das áreas florestais do território, nomeadamente
na época crítica dos fogos florestais.
Eixo da fiscalização
- Fiscalização do cumprimento das leis e dos regulamentos
emanados dos órgãos de soberania do Estado Português
que disciplinam matérias relativas às atribuições e
competências do Município, nomeadamente quando envolvam
competências municipais de licenciamento e fiscalização.
- Fiscalização do cumprimento dos regulamentos do Município.
- Prossecução do programa de recolha de informação,
identificação, notificação e sempre que se justifique
a remoção, de viaturas abandonadas na via pública, assim
como desenvolver todo o processo tendente ao seu abate
como veículo em fim de vida.
- Prestação de colaboração com os demais serviços municipais
e entidades externas ao Município, fazendo sempre que
necessário e solicitado, a intermediação e a coordenação
com as forças de segurança, especialmente na defesa
da legalidade e na organização de grandes eventos no
espaço público.
|
|
|
PROTEÇÃO CIVIL
Melhorar as condições de prevenção e socorro.
|
|
O Município tem como
meta estratégica o incremento das condições de prevenção e de
resposta face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes,
incentivando a participação da sociedade civil e dos cidadãos
e a ideia de que a segurança de pessoas e bens e a proteção do
território são uma responsabilidade de todos.
Fomento da cooperação institucional na área da proteção civil.
A cooperação institucional assume uma relevância para a proteção
civil, de modo a assegurar uma atuação entre as diversas entidades
com responsabilidades neste domínio. |
|
Principais medidas no âmbito da cooperação
institucional na área da proteção civil, em 2020
- Dinamização dos órgãos consultivos municipais
como plataformas de governança na área da proteção civil,
nomeadamente da Comissão Municipal de Proteção Civil
e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta.
- Apoio às atividades gerais dos corpos de bombeiros
voluntários.
- Apoio às atividades gerais do núcleo de Ribeirão da
Cruz Vermelha Portuguesa.
- Apoio ao funcionamento das equipas de intervenção
permanente dos corpos de bombeiros.
|
|
|
Prevenção de riscos
coletivos. O Município dará uma atenção especial ao reforço
de ações que contribuam para melhorar a gestão preventiva dos
riscos a que o território está exposto, tendo como objetivo a
prossecução dos seguintes objetivos: i) prevenir no território
os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe
deles resultantes; ii) atenuar os riscos coletivos e limitar os
seus efeitos no caso de acidente grave ou catástrofe; iii) promover
a condições de socorro e de assistência no território; iv) apoiar
a reposição da normalidade da vida das pessoas em caso de acidente
grave ou catástrofe. |
|
Principais medidas no âmbito da prevenção
de riscos coletivos, em 2020
Eixo do planeamento
- Modernização e capacitação do Centro Municipal de
Proteção Civil, no caso de aprovação da candidatura
ao Programa Operacional Regional do Norte 2020. O Centro
Municipal de Proteção Civil constituirá a base que alicerçará
toda a estrutura local, dotados de recursos tecnológicos
para albergar e apoiar a Comissão Municipal de Proteção
Civil nas suas competências de coordenação institucional
quer na vertente política, assim como na coordenação
operacional, estando igualmente preparado para servir
as funções de uma organização diferenciada em situação
de acidente grave ou catástrofe, por via da ativação
do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
- Prossecução do Plano Municipal de Emergência de Proteção
Civil como documento estratégico que define o modo de
atuação dos vários organismos, serviços e estruturas
a empenhar em operações de proteção civil a nível municipal.
Este plano exprime um conjunto de medidas, normas, procedimentos
e missões, destinadas a fazer face a uma situação de
acidente grave ou catástrofe e a minimizar as suas consequências.
- Prossecução do Plano Municipal de Defesa da Floresta
Contra Incêndios (PMDFCI), que visa operacionalizar
a nível local as normas contidas na legislação e nos
planos no âmbito da defesa da floresta contra incêndios,
contribuindo para o aumento da resiliência do território
aos incêndios florestais.
- Elaboração e implementação do Plano Operacional Municipal
(POM), que operacionaliza anualmente o PMDFCI, identificando
o dispositivo operacional para as ações de vigilância,
deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate,
rescaldo e vigilância pós-incêndio.
- Participação do Plano Intermunicipal de Adaptação
às Alterações Climáticas, coordenado pela Comunidade
Intermunicipal do Ave.
- Elaboração e implementação de Planos Especiais de
Emergência, tendo como principal objetivo a prevenção
de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas
e de limitação das suas consequências para a saúde humana
e para o ambiente, transpondo para a ordem jurídica
interna a Diretiva n.º 2012/18/UE, do Parlamento Europeu
e do Conselho, de 4 de julho de 2012, relativa ao controlo
dos perigos associados a acidentes graves que envolvem
substâncias perigosas.
- Implementação de Planos Coordenadores de Eventos para
Eventos de Nível Municipal, que visam o planeamento,
organização e coordenação das diversas entidades ligadas
à área da proteção civil no caso de eventos suscetíveis
de desencadear uma grande mobilização de público. Neste
sentido, serão executadas os planos que se revelem necessários,
nomeadamente nos casos do Carnaval, das Festas Antoninas
e da Feira de Artesanato e Gastronomia.
- Promoção da sensibilização e informação pública. O
Município, durante o ano de 2020, promovera ações de
sensibilização e informação pública nas seguintes vertentes:
i) atividades comemorativas do Dia Internacional da
Proteção Civil; ii) promoção de medidas preventivas
e condutas de autoproteção face aos riscos existentes
e cenários previsíveis; iii) difusão de avisos e medidas
preventivas; iv) difusão das orientações e procedimentos
a ter pela população, em caso da iminência ou ocorrência
de acidentes graves ou catástrofes. - Implementação
da legislação relativa à segurança contra incêndios
em edifícios, incluindo a realização de vistorias e
fiscalizações preventivas nas edificações que apresentem
riscos na segurança.
Eixo operacional
- Reforço do Programa Municipal de Prevenção de Incêndios
Florestais. Até 2017, este programa centrava-se essencialmente
na vigilância e deteção de incêndios florestais durante
os meses de verão. No entanto, devido aos efeitos das
alterações climáticas e das condições meteorológicas
na ocorrência de incêndios florestais verificou-se a
necessidade de haver uma resposta operacional ao longo
de todo o ano. Deste modo, a vigilância dos espaços
florestais do concelho funciona através das seguintes
vertentes: vigilância fixa através de sistema de videovigilância;
vigilância móvel e vigilância armada (meios em circuito
equipados com água e preparados para intervir). O sistema
de vigilância contará ainda com a participação da Equipa
de Sapadores Florestais sempre que seja emitido alerta
amarelo, bem como de operacionais contratados propositadamente
no âmbito de uma candidatura à "Medida Contrato de Emprego
Inserção" do Instituto de Emprego e Formação Profissional,
que desempenharão atividades de silvicultura preventiva,
vigilância móvel e fixa, apoio às ações de rescaldo
e vigilância pós-incendio, em articulação com os corpos
de bombeiros, as forças policiais e outros agentes.
- Beneficiação de infraestruturas florestais, nomeadamente
da rede viária florestal, para que sejam garantidas
as condições de circulação dos meios de vigilância e
de combate a incêndios.
- Promoção de medidas de silvicultura preventiva, de
modo a assegurar execução e manutenção das faixas de
gestão de combustíveis previstas no Plano Municipal
de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
- Organização do apoio logístico a prestar às vítimas
e às forças de socorro e à sustentação das operações
de proteção e socorro. Neste âmbito, o Município dará
apoio às operações de combate aos incêndios florestais,
designadamente com o fornecimento de refeições para
os bombeiros, bem como o acionamento de equipamento
para apoio ao combate aos incêndios florestais.
|
|
|
Prevenção e controlo
da vespa velutina. O Plano de Ação para a Vigilância e Controlo
da Vespa Velutina em Portugal atribui a tarefa de eliminação dos
ninhos de vespa velutina aos Municípios. Em Vila Nova de Famalicão,
esta missão continuará a ser exercida pela equipa operacional
do Serviço Municipal de Proteção Civil. |
|
INTERNACIONALIZAÇÃO
Afirmar o território a nível global.
|
|
O Município tem como
desígnio estratégico capacitar a comunidade para o diálogo internacional,
reforçando a aposta no estabelecimento de relações externas de
proximidade, sustentadas pela participação ativa em redes e projetos
de âmbito internacional intensificadores de retorno económico
para o concelho, bem como de trocas sociais, científicas e culturais
importantes no reconhecimento, interno e externo, da sociedade
famalicense e do território, e promotores de uma atmosfera de
acolhimento contínua efetiva de pessoas, instituições e eventos
externos de reputação internacional, no quadro da prossecução
de uma visão de concelho cosmopolita e aberto ao mundo, atrativo
para investir, viver, estudar e visitar.
Prossecução de programas transversais. Através do desenvolvimento
de programas transversais, o Município tem como aposta prioritária
a criação de condições para acompanhar, sustentar e aprofundar
as relações externas já existentes, bem como para dar resposta
às necessidades institucionais ou locais que justifiquem a criação
ou o estabelecimento de novas ligações internacionais. |
|
Programas transversais na área da internacionalização,
em 2020
- Programa Transversal para a Capacitação, abrangendo
o plano de formação em inglês, o acompanhamento da rede
de parceiros VNF Alliance e a partilha de boas práticas
de experiências estrangeiras.
- Programa de Acolhimento, destacando-se a atividade
"Welcome to VNF".
- Programa Redes e Projetos, merecendo menção o reforço
das iniciativas de formalização de parcerias e acordos
com outras cidades e as ações com a diáspora famalicense.
- Programa Reconhecimento, realçando-se a Internacional
Week e, no âmbito desta, a sessão VNF Alliance.
|
|
|
Prossecução de programas
setoriais. Para 2020, o Município preconiza um conjunto de
prioridades estratégicas que contribuirão para potenciar a identidade
e os valores intrínsecos do território a nível externo. |
|
Programas setoriais na área da internacionalização,
em 2020
- Programa setorial para a Economia, englobando a organização
de diversas missões internacionais setoriais e multissetoriais,
com representação em feiras, através da medida "Famalicão
Made Internacionalização".
- Programa setorial para o Urbanismo e Sustentabilidade,
dando continuidade no desenvolvimento de projetos de
cooperação urbana, no âmbito dos programas Urbact e
IUC.
- Programa setorial para a Cultura e Educação, através
de iniciativas de estímulo à mobilidade de estudantes.
- Programa setorial para a Coesão Social, através da
dinamização de projetos de cooperação internacional
no domínio da mobilidade sénior e do diálogo intercultural.
|
|
|
COOPERAÇÃO
Consolidar a conetividade territorial.
|
|
O desenvolvimento sustentável
e coeso do território passa pela presença reforçada de Vila Nova
de Famalicão no amplo tecido de relações interinstitucionais.
Neste sentido, o Município promoverá a cooperação institucional
com os órgãos de soberania e a valorização da participação nas
instituições e redes de cooperação intermunicipal.
Promoção do relacionamento institucional com os órgãos de soberania.
O Município assegurará o relacionamento institucional com
os órgãos de soberania, de modo a potenciar o desenvolvimento
do território e a prossecução dos interesses das populações.
Fomento da Intermunicipalidade. O Município promoverá a
valorização da dimensão intermunicipal da governança, englobando
diversos organismos e redes de cooperação intermunicipal, contribuindo
para o posicionamento estratégico do território. |
|
|
|
|
|
|