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Agenda
Estratégia para o Desenvolvimento Inteligente
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Superado o ciclo no qual
as prioridades dos Municípios, incluindo Vila Nova de Famalicão,
estiveram focadas na infraestruturação, urge enfrentar novos desafios,
relacionados com os fatores imateriais de desenvolvimento, cada
vez mais prementes num mundo crescentemente globalizado e interdependente.
Aspetos como a internacionalização das empresas, a atração de
investimentos, a qualificação dos recursos humanos, a cooperação
com o sistema científico e tecnológico, o fomento do empreendedorismo
e a promoção da empregabilidade implicarão uma atenção crescente
por parte dos poderes públicos autárquicos.
Atualmente, Vila Nova de Famalicão é um dos principais centros
da economia portuguesa, com ligações transnacionais cada vez mais
intensas.
Neste contexto, o Município apostará fortemente na consolidação
de um contexto favorável à empregabilidade e ao empreendedorismo,
que consolide o atual tecido económico e atraia mais e novas empresas
competitivas e inovadoras, que reforcem Vila Nova de Famalicão
no núcleo dos territórios mais produtivos e empreendedores.
A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente enquadra
as políticas municipais que visam assegurar o desenvolvimento
socioeconómico do concelho, através da consolidação do crescimento
económico sustentável e equitativo e da geração de emprego de
qualidade, permitindo o pleno aproveitamento do capital humano
existente e o reforço da inovação e da internacionalização.
A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente está articulada
como o Programa-Estrela "Famalicão Made IN", que visa potenciar
Vila Nova de Famalicão como um território empreendedor, industrial
e exportador, alavancando para um novo limiar de excelência e
inovação tecno-industrial. |
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Programa-Estrela "Famalicão Made IN"
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ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO
Promover o desenvolvimento socioeconómico do território.
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O Município conferirá
um lugar central à promoção do desenvolvimento socioeconómico
do concelho, através da consolidação do crescimento económico
sustentável e equitativo e da geração de emprego de qualidade,
que permita o pleno aproveitamento do capital humano existente
e o reforço da inovação e da internacionalização. |
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Reforço do Programa
Famalicão Made IN. O Programa Famalicão Made IN engloba um
conjunto multifacetado de medidas cuja finalidade é promover uma
atitude e um contexto empreendedor, de forma a atingir resultados
concretos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida
das pessoas, para a competitividade das empresas e do território.
Pretende-se, assim, construir um concelho mais competitivo e inovador,
tendo como principal motor empresas sustentáveis, de valor acrescentado
e geradoras de emprego. Em 2019, o Município terá como apostas
estratégicas o desenvolvimento de condições infraestruturais e
de suporte técnico à atração de novos negócios e empresas e a
criação de condições de acesso privilegiado a programas de financiamento. |
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Principais medidas no âmbito do Programa
Famalicão Made IN, em 2019
Eixo Made INcubar
- Potenciação da Rede Famalicão Empreende como plataforma
de cooperação interinstitucional que visa a promoção
do empreendedorismo e da inovação como âncora do desenvolvimento
do território.
- Potenciação da Rede Famalicão Empreende como plataforma
de cooperação interinstitucional que visa a promoção
do empreendedorismo e da inovação como âncora do desenvolvimento
do território.
- Desenvolvimento de um programa específico de criação
de ideias num dos setores estratégicos do concelho.
- Dinamização de uma edição do programa de aceleração
Elevador.
- Estabelecimento de parcerias com incubadoras nacionais
e internacionais.
- Participação em feiras e cimeiras especializadas de
empreendedorismo.
- Lançamento e dinamização do serviço da EPAT - Apoio
Técnico à Criação e Consolidação de Projetos, em parceria
com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
- Apoio e dinamização das startups criadas no âmbito
do acompanhamento dado pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor
do Famalicão Made IN e dos processos de incubação.
Eixo Famalicão INvestir
- Prossecução das iniciativas para a requalificação
das áreas de acolhimento empresarial.
- Promoção de uma estratégia de comunicação, abrangendo
o branding e a sinalética.
- Concessão de apoios a projetos relevantes de investimento
empresarial.
Eixo Made INcentivar
- Envolvimento no Roteiro pela Inovação, potenciando
a aproximação e cooperação com o tecido empresarial.
- Dinamização de iniciativas conducentes à elevação
dos índices de incorporação de I&D nas empresas locais,
no âmbito da Rede Famalicão Empreende.
- Prossecução do processo para a criação de uma infraestrutura
tecnológica de apoio ao setor agroalimentar das carnes,
com base na cooperação com diversas instituições públicas
e da sociedade civil.
- Desenvolvimento de instrumentos financeiros que permitam
condições de atratividade para o tecido empresarial
local.
- Dinamização da medida "Famalicão Made INternational",
e seus objetivos específicos, nomeadamente: i) participação
em projetos transnacionais de modo a alavancar potenciais
parcerias no futuro; ii) promoção de redes de cooperação
empresarial com vista ao reforço da competitividade
em mercados internacionais; iii) promoção de missões
empresariais em mercados externos; iv) participação
em Feiras Internacionais; v) execução do protocolo entre
a AEP - Associação Empresarial de Portugal e o Município
que visa medidas de apoio à internacionalização das
empresas famalicenses; vi) execução do protocolo entre
a ATP e o Município que visa medidas de apoio à internacionalização
das empresas têxteis com sede no concelho; vii) dinamização
dos projetos Interreg - Export Food Sudoe e Atlantic
Food Export, que visam apoiar pequenas e médias empresas
do setor agroalimentar no acesso aos mercados internacionais.
Eixo Made INformar
- Dinamização dos meios de comunicação em prol da promoção
do desenvolvimento económico do território.
- Organização de eventos ligados com o empreendedorismo
e o apoio ao tecido empresarial.
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Dinamização económica
da cidade e das vilas. O comércio é uma atividade económica
fundamental para o território. Atualmente, o comércio, em especial
o comércio de proximidade, enfrenta diversos desafios, porque
se alteraram as exigências dos consumidores e os ritmos, estilos
e hábitos da vida em sociedade. Consequentemente, no âmbito das
orientações estratégicas definidas pelo Município e pela Associação
Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, em cooperação
com os serviços da administração municipal e os agentes locais,
será promovido um conjunto de medidas de promoção do comércio
e das demais atividades económicas como pilares da identidade
e do desenvolvimento do território, nomeadamente da cidade e das
vilas. |
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Principais medidas no âmbito da dinamização
económica da cidade e das vilas, em 2019
- Aprofundamento da cooperação entre o Município, a
Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão
e outros parceiros, contribuindo para a dinamização
do comércio local, a regeneração urbana e a atratividade
do território.
- Disponibilização de apoio e aconselhamento aos agentes
económicos.
- Realização de ações em datas comemorativas relevantes
para a atividade comercial.
- Dinamização de iniciativas ligadas à identidade e
afirmação do território, designadamente o Carnaval,
o Natal, a Semana Santa, as Festas Antoninas, a Feira
de Artesanato e Gastronomia e a Feira Grande de São
Miguel.
- Dinamização de atividades de valorização e animação
na época natalícia.
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Promoção dos mercados
e produtores locais. Em 2019, o Município terá como investimento
estruturante a reabilitação e modernização do Mercado Municipal
como espaço privilegiado de comércio de qualidade, mas também
da identidade do território. De facto, com o processo de reabilitação
física do Mercado Municipal, pretende-se dinamizar um novo reposicionamento
do Mercado, assumindo-se este como ponto central visível e estruturante
da rede de mercados e produtores locais, normalizando práticas
e valorizando a produção local e o consumo sustentáveis. |
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Principais medidas no âmbito da promoção
dos mercados e produtores locais, em 2019
- Realização das obras de reabilitação e modernização
do Mercado Municipal, medida programada no âmbito do
PEDU@VNF2020 (consultar a Área de Intervenção "Ordenamento").
- Implementação do programa de reposicionamento do Mercado
Municipal, assumindo-se este como ponto central de um
extenso circuito de curta distribuição de produtos frescos.
Assim, o Mercado Municipal assegurará a prossecução
das três grandes funções relevantes: i) encontro - acolher
práticas de encontro dos famalicenses e atrair fluxos
de visitantes, alavancando o novo sistema de espaços
públicos envolventes; ii) negócio - suportar o posicionamento
coletivo de negócios alimentares e complementares como
âncora do comércio de proximidade da cidade; escola
- incentivar aprendizagens abertas e transversais sobre
produção, distribuição e consumo.
- Organização, dinamização e funcionamento do mercado
transitório.
- Preparação e qualificação para a reabertura do novo
Mercado Municipal.
- Levantamento e promoção dos produtores e produtos
locais.
- Organização das iniciativas de capacitação e qualificação
dos comerciantes e vendedores para uma melhor prestação
de serviço.
- Dinamização de iniciativas de comunicação e animação
dos espaços dedicados aos mercados.
- Prestação de apoio ao surgimento de novos empreendedores
associados à agricultura e produção local.
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Disponibilização do
apoio ao consumidor. Em matéria de defesa do consumidor, o
Município, através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor,
prosseguirá o objetivo de assegurar a defesa dos consumidores,
através de medidas que visem dotá-los da informação e do conhecimento
necessários para que possam desempenhar um papel ativo, exercendo
os seus direitos e contribuindo para uma economia mais justa e
equitativa. |
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TURISMO
Valorizar a oferta e a atratividade.
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O desenvolvimento do
turismo é fundamental para potenciar a estratégia de afirmação
e de inovação de Vila Nova de Famalicão. Para além do contributo
económico inegável, o turismo constitui também um excelente veículo
para melhorar a imagem e a atratividade do território.
Neste sentido, Vila Nova de Famalicão será promovido como um destino
cosmopolita e memorável, com uma diversidade de recursos patrimoniais
e culturais e uma oferta gastronómica e vínica singular, para
visitar, vivenciar e voltar. |
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Reforço da capacitação
institucional e técnica na área do turismo. O Município implementará
mecanismos que facilitem a promoção da cooperação e das parcerias
estratégicas entre os atores públicos e privados na dupla perspetiva
do turismo e da afirmação do território. |
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Principais medidas no âmbito da capacitação
institucional e técnica, em 2019
- Reforço da cooperação com os atores com responsabilidades
na promoção turística do território, como a Entidade
Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o
Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
- Realização de ações de capacitação para técnicos,
agentes locais e público em geral.
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Fomento da informação,
promoção e marketing na área turística. O Município assegurará
a implementação de ferramentas comunicacionais que contribuam
para o reforço da imagem de Vila Nova de Famalicão e reforcem
a sua visibilidade e notoriedade. |
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Principais medidas no âmbito do fomento
da informação, promoção e marketing na área turística,
em 2019
- Conceção e produção de materiais promocionais.
- Participação em feiras.
- Realização de visitas educacionais e de press trips,
viagens temáticas destinadas aos profissionais da comunicação
social.
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Promoção do turismo
cultural. A cultura, na sua rica diversidade, pode ser valorizada
em termos da afirmação do potencial turístico do território. Neste
sentido, é da maior relevância desenvolver medidas estratégicas
específicas dirigidas à fruição e valorização do património cultural
e à valorização turística das atividades decorrentes das instituições
ligadas à cultura. |
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Principais medidas no âmbito do turismo
cultural, em 2019
- Fortalecimento da Rota Camiliana, englobando a
capacitação e qualificação da oferta, a realização de
ações de promoção e divulgação e a promoção da Trilho
da Cangosta (consultar a Área de Intervenção "Cultura").
- Conceção e montagem da Rota da Indústria.
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Promoção do turismo
gastronómico. Em 2019, o Município dará uma atenção especial
à preservação, valorização e divulgação da gastronomia enquanto
valor integrante da identidade e da atratividade do território.
Por conseguinte, será promovida a conceção e a divulgação dos
roteiros gastronómicos, nas vertentes dos restaurantes e especialidades
gastronómicas, das quintas (agricultura biológica) e das quintas
(vinhos).
Promoção do turismo de negócios. O turismo de negócios
pode desempenhar um contributo significativo para a dinamização
da atividade turística. O fomento deste segmento pode ser enquadrado
em medidas como circuitos pelo território e visitas empresariais
e de negócios.
Realização de eventos potenciadores da atratividade e da notoriedade
de Vila Nova de Famalicão como destino turístico. O Município
dinamizará eventos que concorram para a promoção turística dos
territórios, a valorização da economia local e das suas potencialidades
endógenas. |
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Principais medidas no âmbito dos eventos
potenciadores da atratividade e da notoriedade de Vila
Nova de Famalicão como destino turístico, em 2019
- Dinamização do Festival Gastronómico, contribuindo
para a promoção, valorização e divulgação da gastronomia
enquanto pilar de desenvolvimento do território.
- Valorização turística de eventos estreitamente ligados
à identidade histórico-cultural do concelho, nomeadamente
da Festa de Maio, enquanto parte integrante da Festa
de Maio: Flores & Trocas (consultar a Área de Intervenção
"Cultura") e da Feira Grande de São Miguel.
- Potencialização do turismo religioso, englobando a
cooperação com a sociedade civil na dinamização das
Solenidades da Semana Santa e de outras iniciativas
que potenciem a valorização deste segmento do turismo
religioso.
- Organização de atividades de dinamização económica
da cidade na época natalícia, com especial realce para
o Mercadinho de Natal, na Praça D. Maria II.
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