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Agenda
Estratégica para a Governança
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O advento e o subsequente
desenvolvimento do novo paradigma da sociedade da informação e
do conhecimento, tem causado profundas mutações nas sociedades.
De uma forma crescente, os territórios são resultado da co-criação
de um conjunto cada vez mais multifacetado de atores, os quais
protagonizam cruzamentos de redes potenciadoras de inovação e
de desenvolvimento.
Neste contexto, pretende-se que Vila Nova de Famalicão seja cada
vez mais uma comunidade colaborativa, baseada na intervenção coletiva
integradora, multissetorial e participativa de todos os seus protagonistas.
O Município mobilizará e potenciará, numa lógica colaborativa
e participativa, a enorme riqueza de recursos humanos, saberes
e capacidades organizativas existentes no território. Além disso,
será incrementado o posicionamento estratégico de Vila Nova de
Famalicão a nível nacional e global, de modo a valorizar o território
como motor fundamental de desenvolvimento e internacionalização,
tornando-o mais atrativo e sustentável.
A Agenda Estratégica para a Governança enquadra as políticas municipais
que têm como metas consolidar uma governança do Município e do
território cada vez mais eficiente, transparente e participada
e potenciar o posicionamento estratégico de Vila Nova de Famalicão
a nível nacional e global.
A Agenda Estratégica para a Governança está articulada com o Programa-Estrela
"Famalicão Comunitário", que visa contribuir para uma gestão do
espaço público cada vez mais participada pelos cidadãos. |
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Programa-Estrela "Famalicão Comunitário"
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GOVERNAÇÃO
MUNICIPAL
Aprofundar a governação responsável e próxima.
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O Município tem como
prioridade estratégica a valorização da governação responsável,
sustentável, participativa e cidadã, que contribua para o desenvolvimento
de Vila Nova de Famalicão como um território cada vez mais sustentável,
inclusivo e inteligente.
Operacionalização do planeamento estratégico. O Município
terá como prioridade fundamental à promoção do planeamento estratégico,
assegurando a prossecução dos valores e objetivos definidos pelo
Plano Estratégico "Famalicão Visão'25", a participação da comunidade
e a captação e gestão de meios de financiamento. |
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Principais medidas no âmbito do planeamento
estratégico, em 2019
Eixo da dinamização da gestão estratégica do Município
e do território
- Consolidação do Programa-Estrela "Famalicão Made IN".
Em 2019, será dedicado uma atenção especial às temáticas
e valores do desenvolvimento inteligente, do espírito
de iniciativa e inovação, da excelência tecno-industrial
e de novos patamares de internacionalização.
- Organização da 4.ª edição dos Selos "Famalicão Visão'25",
através da qual se pretende reconhecer os projetos e
iniciativas promotoras dos valores e objetivos definidos
pelo Plano Estratégico "Famalicão Visão'25".
- Organização da 3.ª edição do "Encontro Famalicão Visão'25",
que fará um balanço das iniciativas realizadas durante
o Festival Visão'25.
- Promoção das redes de referência e projetos estruturantes,
reunindo diversas redes setoriais e favorecendo a inovação
como pilar do desenvolvimento do território.
- Desenvolvimento e conceção de planos, programas e
projetos municipais alinhados com o Plano Estratégico
"Famalicão Visão'25".
- Apresentação de candidaturas a rankings, galardões
e prémios de boas práticas e de reconhecimento da ação
do Município a nível nacional e internacional.
- Capacitação dos agentes locais para a elaboração de
candidaturas a fundos de financiamento, por meio de
ações de formação, oficinas e sessões de divulgação;
- Acompanhamento e avaliação do Plano Estratégico "Famalicão
Visão'25", mediante a atualização do quadro de indicadores
e da monitorização da respetiva execução.
Eixo da operacionalização dos programas de contratualização
- Concretização do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão
Territorial Ave 2020, decorrente da contratualização
entre a Comunidade Intermunicipal do Ave e a Autoridade
de Gestão do Norte 2020, contribuindo para o desenvolvimento
territorial inclusivo, sustentável e inteligente do
Ave e dos Municípios que o integram.
- Implantação do PEDU@VNF2020 - Plano Estratégico para
o Desenvolvimento Urbano de Vila Nova de Famalicão 2020
(consultar a Área de Intervenção "Ordenamento").
Eixo da conceção e gestão de candidaturas a fundos
de financiamento
- Organização, conceção, submissão e gestão de candidaturas
apresentadas aos programas do Portugal 2020.
- Organização, conceção, submissão e gestão de candidaturas
às medidas de apoio ao mercado social de emprego, geridas
pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
- Organização, conceção, submissão e gestão de candidaturas
a programas e medidas europeias e a outros programas
nacionais, de forma autónoma ou em parceria, nomeadamente
com Municípios e instituições de cooperação intermunicipal.
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Promoção da gestão
de qualidade. No atual contexto, as instituições públicas
têm exigências de qualidade, eficácia e eficiência. Neste sentido,
a auditoria interna é uma ferramenta da maior relevância, visando
alcançar um maior rigor, eficiência e eficácia na gestão pública
municipal. Neste contexto, o Município, no âmbito da auditoria
interna, e da execução do seu plano de auditoria interno, pretende
promover a melhoria e a eficiência dos serviços municipais, o
cumprimento das disposições legais e regulamentares nos procedimentos
e a prossecução dos objetivos fixados. Além disso, será dada uma
atenção especial ao processo de definição, implementação, certificação,
manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade
(SGQ), de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2015, nomeadamente
a certificação progressiva de serviços municipais. No âmbito do
SGQ estão já certificados as Divisões do Balcão Único de Atendimento
e da Juventude) e o Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística
(na sua parte de licenciamentos urbanísticos). Durante o ano de
2019, será promovida a certificação de mais alguns serviços, nas
áreas do ambiente, do desporto e do desenvolvimento social, entre
outros.
Implementação do centro de controlo da Smart City. No âmbito
da participação do Município na rede das cidades inteligentes,
em 2019 será implementado o centro de controlo da Smart City.
Este centro de controlo ou plataforma de inteligência urbana será
essencial para a consolidação do desenvolvimento organizacional
que o Município tem vindo a observar. Durante 2019, assistir-se-á
a um incremento das atividades relacionadas com esta temática,
surgindo, desta forma, uma nova área a explorar pelo Município.
A Smart City será mais um veículo de agregação das diversas atividades,
procurando criar maior eficiência nos serviços e proporcionar
um melhor serviço aos cidadãos.
Promoção da comunicação institucional do Município. Ao
longo de 2019, o Município promoverá a estratégia de comunicação
institucional, que visa promover a cidadania, divulgar a atuação
do Município e potenciar a afirmação territorial de Vila Nova
de Famalicão a nível nacional e global. |
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Principais medidas no âmbito da comunicação
institucional, em 2019
- Renovação do sítio institucional do Município, que
o ajustará às tecnologias mais recentes e reforçará
a capacidade de interação dos cidadãos com a autarquia.
Mediante o recurso às novas tecnologias, pretende-se
dotar os cidadãos de conhecimento e de ferramentas que
lhes permitam o exercício de uma cidadania ativa, construtiva
e comprometida e de um acesso facilitado aos serviços
do Município.
- Consolidação da presença do Município nas redes sociais,
contribuindo para a comunicação com os cidadãos e o
fomento de espaços digitais de participação cidadã.
- Promoção das publicações municipais periódicas, cuja
publicação e regularidade serão mantidas no próximo
ano: a Agenda Cultural, com periodicidade mensal, e
o Boletim Municipal, com periocidade bianual.
- Desenvolvimento de diversas campanhas de promoção
territorial e de sensibilização cívica nos mais variados
domínios de atuação do Município.
- Implementação da uma nova imagem e linguagem gráfica
do Município, na sequência do concurso público oportunamente
lançado para o efeito. Esta medida tem como objetivos
promover a atratividade (nacional e internacional) de
Vila Nova de Famalicão e o reforço da sua identidade
e da autoestima dos que residem e trabalham no concelho.
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Melhoria da regulamentação
municipal. O Município está comprometido na concretização
das condições que permitam a melhoria qualitativa da regulamentação
municipal, com enfoque na simplificação e transparência dos procedimentos,
de forma a desburocratizar a administração municipal e a facilitar
a vida dos cidadãos e das entidades da sociedade civil.
Valorização dos trabalhadores municipais. Uma parte decisiva
do sucesso do Município nos mais diversos domínios resulta da
qualidade e empenhamento dos seus trabalhadores. Neste sentido,
o Município dará uma atenção especial à capacitação e valorização
das pessoas que trabalham na administração municipal. |
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Principais medidas no âmbito da valorização
dos trabalhadores municipais, em 2019
- Valorização das competências dos trabalhadores, através
da contínua implementação de programas e ações de formação
em contexto de trabalho ou de sala de aula, dotando-os
das melhores ferramentas para o desenvolvimento das
suas funções.
- Promoção do enriquecimento curricular dos trabalhadores,
para que concluam processos formativos que foram interrompidos
ou atinjam a meta curricular que ambicionam, promovendo
uma cultura de valorização das carreiras e a progressão
ao longo do vínculo com o Município.
- Fomento dos laços com toda a família dos trabalhadores,
para o que será incrementada a cooperação com a ACB
- Associação Cultural, Beneficente e Desportiva dos
Trabalhadores do Município de que, além das ações já
realizadas, nomeadamente por ocasião do São Martinho
e do Natal, sejam incutidas outras ações, na proteção
da saúde, com introdução de boas práticas de saúde ocupacional,
elevando os padrões de segurança, higiene e saúde; da
parentalidade e no cuidado após a aposentação, entre
outras, que evidenciem a permanência e a extensão do
vínculo que se quer com o aglomerado familiar em que
o colaborador esta inserido.
- Aumento do índice de felicidade no trabalho dos trabalhadores,
através da organização de atividades dedicadas à gestão
dos riscos psicossociais do trabalho e gestão do stress
laboral na autarquia e dotando os serviços de melhores
condições e ferramentas de trabalho. Paralelamente,
serão promovidas medidas de reconhecimento do desempenho
dos trabalhadores, de forma a promover uma cultura de
mérito e excelência.
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Modernização digital
da administração municipal. As tecnologias de informação e
comunicação desempenham um papel relevante como suporte da modernização
administrativa, proporcionando um Município mais eficiente na
prestação dos serviços públicos e às populações uma melhor qualidade
de vida. |
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Principais medidas no âmbito da modernização
digital da administração municipal, em 2019
- Promoção da interoperabilidade das tecnologias de
informação na administração municipal, mediante a modernização
e adaptação das plataformas digitais, permitindo a disponibilização
de uma interação mais eficiente entre os cidadãos e
os serviços municipais. Adicionalmente, promover-se-á
o reforço das redes de dados entre os vários serviços,
permitindo uma comunicação mais rápida e eficaz.
- Promoção da sociedade digital e modernização administrativa.
A digitalização documental, a melhoria da rede de dados
do Município e o desenvolvimento de ferramentas de auxílio
à análise e partilha de dados de forma a controlar e
analisar a gestão, são também objetivos de atuação do
Município, através da prossecução das seguintes medidas:
- Prosseguimento da digitalização do arquivo documental
de processos urbanísticos.
- Posicionamento de Vila Nova de Famalicão como Cidade
Inteligente e estabelecimento de iniciativas tecnológicas,
que contribuam para o processo de evolução e desenvolvimento
do concelho de Vila Nova de Famalicão.
- Arranque da Plataforma de Inteligência Urbana, cujos
objetivos são potenciar uma gestão mais eficiente dos
recursos públicos e garantir uma maior racionalidade
e eficácia na prestação dos serviços públicos municipais.
Pretende-se a tradução final destas iniciativas num
portal de Open Data.
- Arranque de ferramentas de planeamento, gestão e previsão
assentes em informação credível, coerente e atualizada,
destinadas a proporcionar melhor capacidade de gestão,
monitorização, negociação e regulação dos diferentes
indicadores verticais de gestão do Município e de atuação
e do ecossistema operacional do território.
- Lançamento da plataforma de validação, controlo e
certificação de documentação digital, destinada a simplificar
a tramitação e a análise digital dos processos.
- Modernização dos equipamentos informáticos instalados
nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente na educação
pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.
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Implantação da Loja
do Cidadão. O Município defenderá junto do Governo a concretização
da Loja do Cidadão, uma medida estruturante para garantir um melhor
enriquecimento e diversidade dos serviços públicos prestados aos
cidadãos e uma maior coesão social e territorial.
Comemorações municipais das principais datas para a cidadania
e a identidade do concelho. Em 2019, o Município promoverá
a realização de atividades comemorativas das principais datas
mais relevantes para o fortalecimento dos valores da cidadania
democrática e a valorização da identidade da comunidade famalicense.
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Principais comemorações municipais
das principais datas para a cidadania e a identidade
do concelho, em 2019
- Comemorações do 45.º aniversário da revolução de 25
de abril de 1974.
- Comemorações do Dia da Cidade, em 9 de julho, assinalando
o 34.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão
a cidade.
- Comemorações descentralizadas do Dia do Concelho,
em 28 de setembro, em Riba de Ave, marcando o 184.º
aniversário do restabelecimento da autonomia municipal
da comunidade famalicense.
- Comemorações do Dia do Autarca.
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GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO
Fortalecer a subsidiariedade e a coesão territorial.
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O Município prosseguirá
a sua aposta no sentido de uma crescente interação com as Freguesias,
associações e grupos informais de cidadãos, ambicionando alcançar
um novo patamar no processo de desenvolvimento integrado do território,
de acordo com os princípios da subsidiariedade e da coesão.
Prossecução da Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Territorial.
A Estratégia Concelhia de Desenvolvimento Territorial toma
como atores as plataformas locais de parceria reunidas em torno
das Comissões Sociais Inter-Freguesias procurando apoiá-las e
acompanhá-las nas suas iniciativas e projetos. A estratégia atrás
referida enquadra as medidas estruturantes do Município no âmbito
do desenvolvimento integrado e as iniciativas das entidades locais.
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Principais medidas da Estratégia Concelhia
de Desenvolvimento Territorial, em 2019
Eixo do desenvolvimento organizacional
- Apoio a processos de reorganização das Comissões Sociais
Inter-Freguesias.
- Acompanhamento das dinâmicas de funcionamento e comunicação
das Comissões Sociais Inter-Freguesias e dinamização
do sistema de informação.
- Suporte às iniciativas e sua comunicação.
- Apoio na mobilização de recursos e competências.
- Promoção de iniciativas de capacitação dos agentes
locais.
Eixo do desenvolvimento comunitário
- Acompanhamento aos processos de estruturação dos projetos-âncora
e lançamento de novos projetos:
- Projetos-âncora "Identidades", com o apoio da Comissão
Social Inter-Freguesias de Bairro, Delães, Carreira,
Novais e Ruivães e da Comissão Social Inter-Freguesias
de Castelões, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria
e Riba de Ave.
- Projetos-âncora "Territórios", com o apoio das seguintes
Comissões Sociais Inter-Freguesias: Lousado, Esmeriz
e Cabeçudos; Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas;
Vale do Pelhe; Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro;
Área Urbana de Vila Nova de Famalicão; Seide, Avidos,
Landim e Lagoa.
- Projetos-âncora "Mercados", com o apoio das Comissões
Sociais Inter-Freguesias de Joane, Mogege, Vermoim e
Pousada de Saramagos e do Vale do Este.
- Acompanhamento e apoio às ações e atividades.
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Consolidação da cooperação
com as Freguesias. O Município promoverá uma estreita cooperação
com as Freguesias que fazem parte do seu território, no quadro
da promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas
populações, designadamente ao nível de medidas de proximidade
e do apoio direto às comunidades locais, tendo como finalidade
a prossecução de um serviço público mais eficiente e mais eficaz
Fortalecimento do movimento associativo. Reconhecendo o
Município o papel relevante do tecido associativo, formal e informal,
como pilar da identidade, de pertença e de cidadania, será prosseguida
a cooperação institucional, financeira e técnica com as entidades
associativas. |
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Principais medidas no âmbito do fortalecimento
do associativismo, em 2019
Eixo da cooperação institucional
- Prosseguimento do diálogo institucional com o tecido
associativo, formal e informal, do território.
- Dinamização de mostras, em parceria com as Freguesias
e outros locais, tendo como objetivo a valorização e
a divulgação das potencialidades endógenas das comunidades
locais do território.
Eixo do apoio técnico administrativo
- Prestação de apoio técnico e administrativo aos agentes
do tecido associativo.
Eixo de apoio ao Investimento
- Financiamento da realização de obras de construção,
conservação e beneficiação das infraestruturas associativas.
- Financiamento na aquisição de material e equipamento,
nomeadamente na aquisição de viaturas e de outros equipamentos.
Eixo de apoio a atividades ou eventos
- Financiamento do desenvolvimento de projetos ou atividades
de reconhecido interesse municipal.
- Financiamento da regularização e constituição de associações.
- Apoio na divulgação das atividades a desenvolver.
- Disponibilização de instalações municipais.
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IGUALDADE
Promover a cidadania equitativa.
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O Município preconiza
a relevância da igualdade como condição fundamental para o desenvolvimento
do território, enquanto comunidade que promove efetivamente a
dignidade da pessoa humana e assegura plenamente a participação
de todas e de todos, tendo presente o princípio constitucional
da igualdade e as orientações das diversas instâncias internacionais
e europeias nesse domínio.
Valorização estratégica da perspetiva da igualdade nas políticas
públicas municipais. O Município promoverá um conjunto de
medidas e ações destinadas a superar as desigualdades de género
e a promover a efetivação da igualdade entre mulheres e homens
em vários domínios das políticas públicas autárquicas, de acordo
com os princípios da intersetorialidade, da territorialização
e da promoção de parcerias. |
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Principais medidas no âmbito da valorização
estratégica da perspetiva da igualdade nas políticas
públicas municipais, em 2019
- Continuidade da implementação do Plano Municipal
para a Igualdade, como instrumento privilegiado de enquadramento
das políticas públicas municipais que visam a promoção
da igualdade a nível local.
- Organização de ações que garantem a conciliação entre
a vida profissional, pessoal e familiar das pessoas
que laboram no Município.
- Promoção de ações de sensibilização destinadas à valorização
da igualdade, da não discriminação e da inclusão e do
respeito pela diferença junto da comunidade.
- Dinamização de medidas dirigidas à comunidade educativa,
com o intuito de a sensibilizar para as questões da
igualdade, em articulação com os estabelecimentos de
ensino e outros agentes educativos.
- Promoção da utilização de linguagem inclusiva e não
discriminatória na administração municipal e na comunidade.
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Prevenção e combate
à violência interpessoal. A violência interpessoal tem sido
um tema cada vez mais abordado a nível nacional e internacional,
sendo reconhecida a necessidade de ampliar e consolidar a intervenção
em rede, resultado da cooperação entre instituições públicas e
da sociedade civil. |
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Principais medidas no âmbito da prevenção
e combate à violência interpessoal, em 2019
- Promoção de medidas de sensibilização e de prevenção
destinadas a públicos específicos e à população em geral.
- Desenvolvimento da interação e cooperação entre diversas
entidades, no âmbito do Grupo Rede Respostas à Violência
Interpessoal, procurando desenvolver estratégias mais
eficazes de atuação que permitam, quando possível, evitar
as ocorrências, desenvolver as boas práticas na prestação
de cuidados quando o mau trato acontece, bem como prevenir
as reincidências. O objetivo é, naturalmente, evitar
a revitimização das pessoas maltratadas e promover a
reabilitação de quem agride, sempre que viável.
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Promoção da acessibilidade
equitativa. O Município atuará no sentido de promover a acessibilidade
equitativa, entendida como a capacidade de proporcionar a todas
as pessoas uma oportunidade inclusiva de uso do território e em
especial dos espaços públicos, de uma forma o mais autónoma possível. |
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Principais medidas no âmbito da acessibilidade
equitativa, em 2019
- Promoção da sensibilização para a acessibilidade,
em todas as esferas de atividades e áreas de atuação.
- Fomento da cooperação entre os serviços municipais
e outros agentes do território na aplicação da acessibilidade
e consequentemente disseminar a cultura da mesma entre
as pessoas envolvidas, para além do cumprimento da legislação.
- Organização e promoção de ações de formação dirigidas
aos trabalhadores do Município, de forma a permitir
um atendimento e comunicação equitativa para toda a
população.
- Participação na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade
e Acessibilidade (consultar a Área de Intervenção "Mobilidade").
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SEGURANÇA
Fortalecer a segurança como pilar da cidadania.
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A segurança assume
um papel cada vez mais relevante para as pessoas, na medida em
que promove a tolerância cívica e a confiança dos cidadãos nas
instituições democráticas.
Salvaguardando o papel primordial do Estado, o Município promoverá
medidas no sentido de promover a defesa da legalidade e o aumento
do sentimento de segurança da comunidade.
Consolidação da cooperação institucional na área da segurança.
O Município promoverá o diálogo institucional reforçado com
o Governo e as forças de segurança, no sentido de promover a segurança
de pessoas e bens e o reforço do sentimento de segurança da comunidade
famalicense. Neste sentido, o Município defenderá junto do Governo
a realização das seguintes medidas: i) implementação efetiva do
Destacamento Territorial da GNR de Vila Nova de Famalicão e dotação
de instalações adequadas para o efeito; ii) concretização de novas
instalações para o posto territorial da GNR em Riba de Ave; iii)
criação do posto territorial da GNR de Ribeirão e efetivação de
instalações adequadas para o efeito. Além disso, será assegurada
a promoção do Conselho Municipal de Segurança como estrutura consultiva
e de cooperação interinstitucional entre as entidades envolvidas
na prossecução da segurança cidadã.
Prossecução da missão da Polícia Municipal. A capacitação
da Policia Municipal constitui uma prioridade estratégica para
o Município, na medida em que contribui para a consolidação de
uma comunidade coesa e segura. Neste contexto, a Policia Municipal
pretende contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos,
tendo como principais objetivos fiscalizar o cumprimento das leis
e regulamentos que disciplinem matérias relativas às atribuições
e competências do Município, bem como cooperar com as forças de
segurança na manutenção da ordem e tranquilidade públicas na comunidade
famalicense. |
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Principais medidas de atuação da Polícia
Municipal, em 2019
Eixo do policiamento de proximidade
- Articulação com as forças de segurança na defesa da
legalidade e na garantia da segurança e tranquilidade
das populações.
- Realização de ações de vigilância, preferencialmente
pedonal, junto das praças e arruamentos mais frequentados
da cidade, no sentido de prevenir e reforçar o sentimento
de segurança da população.
- Organização de ações de sensibilização, contribuindo
para a promoção de valores de cidadania e de comportamentos
de autoproteção e de participação na construção da segurança
da comunidade.
Eixo de trânsito e segurança rodoviária
- Ordenamento e fiscalização do trânsito rodoviário,
nomeadamente com o incremento da fiscalização ao estacionamento
público abusivo, mas também com o foco no ordenamento
e fluidez do trânsito rodoviário, principalmente junto
aos estabelecimentos de ensino.
- Realização de ações de policiamento em eventos de
índole cívico, religioso, social, lúdico e desportivo
na via pública.
Eixo da proteção civil
- Articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil,
nomeadamente nas seguintes áreas: apoio em caso de acidentes
graves, catástrofes ou na realização de simulacros;
colocação de patrulhas de prevenção e vigilância aquando
de estados de alerta devido às condições meteorológicas,
situações de mau tempo, temperaturas elevadas ou fenómenos
extremos.
- Vigilância da mancha florestal do concelho, nomeadamente
na época crítica dos fogos florestais e em situações
de alerta.
Eixo ambiental
- Verificação do cumprimento das leis e regulamentos
no âmbito da defesa e proteção do ambiente.
Prossecução do programa de recolha de informação, identificação,
notificação e sempre que se justifique remoção, de viaturas
abandonadas na via pública, assim como desenvolver todo
o processo relativo ao seu abate como veículos em fim
de vida.
Eixo das atividades económicas
- Verificação do cumprimento das leis e regulamentos
no domínio das atividades económicas, nomeadamente no
âmbito da feira semanal.
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PROTEÇÃO CIVIL
Melhorar as condições de prevenção e socorro.
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O Município tem como
meta estratégica o incremento das "condições de prevenção e de
resposta face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes,
incentivando a participação da sociedade civil e dos cidadãos
e a ideia de que a segurança de pessoas e bens e a proteção do
território são uma responsabilidade de todos.
Fomento da cooperação institucional na área da proteção civil.
A cooperação institucional assume uma relevância para a proteção
civil, de modo a assegurar uma atuação entre as diversas entidades
com responsabilidades neste domínio. |
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Principais medidas no domínio da cooperação
institucional na área da proteção civil, em 2019
- Apoio às atividades gerais dos corpos de bombeiros
voluntários e do núcleo de Ribeirão da Cruz Vermelha
Portuguesa
- Apoio ao funcionamento das equipas de intervenção
permanente nos corpos de bombeiros, na sequência da
contratualização estabelecida entre a Autoridade Nacional
de Proteção Civil, o Município e as associações humanitárias
dos bombeiros voluntários do concelho.
- Dinamização dos órgãos consultivos municipais (Comissão
Municipal de Proteção Civil e Comissão Municipal de
Defesa da Floresta) como plataformas de prevenção e
redução de riscos, envolvendo os parceiros locais.
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Fomento da formação
e sensibilização para a prevenção dos riscos. O conhecimento
dos riscos coletivos constitui uma condição fundamental para a
adoção de comportamentos preventivos e na minimização de situações
de risco. Neste sentido, a formação e a sensibilização pretende
contribuir de forma sustentada para a promoção e o desenvolvimento
de uma cultura de segurança. |
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Principais medidas no domínio da formação
e sensibilização para a prevenção dos riscos, em 2019
- Realização de ações de informação e formação das populações,
tendo em vista a prossecução dos seguintes objetivos:
i) sensibilizar a comunidade escolar para a temática
da proteção civil; ii) educar para a prevenção e mitigação
de riscos; iii) desenvolver uma cultura de segurança.
Tendo como destinatários a população escolar e a população
em geral, serão organizadas sessões de sensibilização
sobre riscos coletivos, suporte básico de vida e segurança
contra incêndios em edifícios.
- Comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil,
englobando a realização de um workshop sobre segurança
contra incêndios em edifícios.
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Desenvolvimento do
planeamento municipal na área da proteção civil. O planeamento
define as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários
organismos, serviços e estruturas em operações de proteção civil.
Neste sentido, o Município terá como prioridade o desenvolvimento
e a atualização dos instrumentos de planeamento de âmbito municipal,
com o intuito de organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar
as ações necessárias à resposta às situações de acidente grave
ou catástrofe. |
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Principais medidas de planeamento municipal
na área da proteção civil, em 2019
- Revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção
Civil.
- Elaboração do Plano Municipal de Defesa da Floresta
contra Incêndios 2019-2028.
- Elaboração e implementação do Plano Operacional Municipal
2019.
- Elaboração do Plano de Emergência Externo, tendo como
principal objetivo a prevenção de acidentes graves que
envolvem substâncias perigosas e de limitação das suas
consequências para a saúde humana e para o ambiente.
Este plano surge na transposição para a ordem jurídica
interna da denominada Diretiva Seveso, a Diretiva n.º
2012/18/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de
4 de julho de 2012, relativa ao controlo dos perigos
associados a acidentes graves que envolvem substâncias
perigosas.
- Cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Ave
no âmbito do planeamento da proteção civil, nomeadamente
nas vertentes da elaboração do Plano Intermunicipal
de Adaptação às Alterações Climáticas, da produção de
cartografia sobre a vulnerabilidade associada às alterações
climáticas e da criação de infraestrutura de dados espaciais
para o planeamento de emergência.
- Conceção e execução dos Planos de Coordenação para
Eventos de Nível Municipal, nomeadamente nos casos do
Carnaval, das Festas Antoninas e da Feira de Artesanato
e Gastronomia.
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Prossecução do Projeto
Flood-Serv. O Município assegurará a implementação do Projeto
Flood-Serv, financiado pela União Europeia, que visa fomentar
a consciencialização sobre os riscos de inundação e desenvolver
soluções e ações para mitigação de risco coletivo.
Melhoria das respostas operacionais na área da proteção civil.
O Município promoverá o reforço das condições favoráveis à
operacionalização dos recursos para enfrentar os diversos riscos
coletivos que podem comprometer a segurança das populações. |
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Principais medidas de melhoria das
respostas operacionais na área da proteção civil, em
2019
- Reforço da equipa operacional do Serviço Municipal
de Proteção Civil, de forma a assegurar a resposta operacional
em permanência.
- Constituição de um piquete de prevenção, de modo a
assegurar a prevenção em permanência e a resolução de
incidentes que possam ocorrer e que ponha em causa a
segurança de pessoas e bens.
- Prestação de apoio logístico às equipas em situações
de emergência, nomeadamente em operações de combate
aos incêndios florestais.
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Prossecução de medidas
de defesa da floresta. O Município terá como prioridade estratégica
a defesa da floresta, nas vertentes de prevenção e de combate
aos incêndios, tendo em vista a segurança de pessoas e bens e
proteger a floresta como pilar de relevância para o desenvolvimento
sustentável do território. |
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Principais medidas de defesa da floresta,
em 2019
- Definição e implementação do projeto de valorização
do património florestal - comunidade segura. Este projeto
pretende disseminar práticas para uma comunidade local
segura, através da participação comunitária ativa na
prevenção e minimização de riscos e na proteção e valorização
do seu património, através da promoção e divulgação
da importância da conservação e proteção das florestas
autóctones. As florestas autóctones constituem um património
natural do nosso território, desempenhando um papel
de enorme relevância ao nível ambiental e ecológico,
mas também do ponto de vista social e económico. Além
da plantação de espécies autóctones, está prevista a
identificação dos caminhos florestais, através da colocação
de placas toponímicas, salvaguardando a identidade dos
mesmos, valorizando o património existente.
- Realização de ações de silvicultura realizadas, tendo
como objetivo a execução e manutenção das faixas de
gestão de combustíveis previstas no PMDFCI, sendo o
seu cumprimento assegurado pela Equipa de Sapadores
Florestais e pela equipa operacional do Serviço Municipal
de Proteção Civil.
- Beneficiação da rede viária florestal, garantindo
as condições de circulação dos meios de vigilância e
de combate a incêndios.
- Prossecução da missão da Equipa de Sapadores Florestais,
no âmbito do protocolo celebrado com a Associação dos
Silvicultores do Vale do Ave (ASVA).
- Implementação do Programa Municipal de Prevenção de
Incêndios Florestais. Até 2017, a atuação do Município
centrava-se essencialmente na vigilância e deteção de
incêndios florestais durante os meses de verão. No entanto,
devido aos efeitos das alterações climáticas, a estratégia
municipal da defesa da floresta contra incêndios tem
doravante uma atuação mais abrangente. Perspetiva-se
ainda a apresentação de uma candidatura à "Medida Contrato
de Emprego Inserção" do Instituto de Emprego e Formação
Profissional, de operacionais a afetar em exclusivo
à prevenção dos incêndios florestais, entre março a
outubro, para apoio às atividades de silvicultura preventiva,
vigilância móvel e fixa, apoio às ações de rescaldo
e vigilância pós-incendio, em articulação com os corpos
de bombeiros, as forças policiais e outros atores.
- Prestação de apoio logístico às equipas em situação
de emergência, designadamente com o fornecimento de
refeições para os bombeiros empenhados no combate aos
incêndios, bem como o acionamento de retroescavadoras.
- Reforço da monitorização de risco de incêndio florestal,
mediante a aquisição de sistema de videovigilância,
permitindo a deteção precoce de incêndios florestais,
a minimização do seu impacto e a resposta célere dos
meios de combate. O principal objetivo da instalação
deste sistema é assegurar de forma permanente a vigilância
dos espaços florestais do concelho e a deteção precoce
dos incêndios florestais.
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Implementação das medidas
de autoproteção nos edifícios municipais. Dando cumprimento
à legislação de segurança contra incêndios em edifícios, o Município
irá supervisionar a implementação das medidas de autoproteção
no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios (SCIE) nos
edifícios e equipamentos municipais. |
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INTERNACIONALIZAÇÃO
Afirmar o território a nível global.
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O Município tem como
desígnio estratégico capacitar a comunidade para o diálogo internacional,
reforçando a aposta no estabelecimento de relações externas de
proximidade, sustentadas pela participação ativa em redes e projetos
de âmbito internacional intensificadores de retorno económico
para o concelho, bem como de trocas sociais, científicas e culturais
importantes no reconhecimento, interno e externo, da sociedade
famalicense e do território, e promotores de uma atmosfera de
acolhimento contínua efetiva de pessoas, instituições e eventos
externos de reputação internacional, no quadro da prossecução
de uma visão de concelho cosmopolita e aberto ao mundo, atrativo
para investir, viver, estudar e visitar.
Desenvolvimento de programas transversais. A afirmação do
Município como um ator internacional passa pelo desenvolvimento
de programas transversais, que visa a prossecução dos seguintes
objetivos estratégicos: i) potenciar a atratividade do concelho
para o investimento externo; ii) criar condições para o acolhimento
de pessoas e instituições de outros países; iii) Identificar e
selecionar redes e projetos de cooperação cuja integração ou participação
promova o desenvolvimento estratégico do território; iv) gerar
dinâmicas de troca cultural, artística e científica com outros
países e territórios; v) promover a identidade e o valor intrínseco
do território a nível externo; vi) criar uma rede de trocas ativas
e de proximidade entre o território e a presença de famalicenses
no mundo. |
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Programas transversais na área da internacionalização,
em 2019
- Programa Transversal para a Capacitação, onde se inclui
a capacitação dos serviços municipais, a rede de parceiros
VNF Alliance e a partilha de boas-práticas de experiências
estrangeiras.
- Programa Transversal para o Acolhimento, nomeadamente
com a atividade "International Day".
- Programa Transversal para Redes e Projetos, com iniciativas
de conexão com a diáspora famalicense e de lançamento
de novas geminações.
- Programa Transversal para o Reconhecimento, com iniciativas
de representação externa;
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Prossecução de programas
setoriais. A promoção do posicionamento externo do concelho
e do desenvolvimento sustentado do concelho passa pela implementação
de quatro programas sectoriais em quatro áreas temáticas, partindo
das forças e dos recursos do território. |
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Programas setoriais na área da internacionalização,
em 2019
- Programa setorial para a Economia, com a prossecução
das medidas Famalicão Made INternacional e Famalicão
Cidade Têxtil.
- Programa setorial para o Urbanismo e Sustentabilidade,
com o desenvolvimento de programas de cooperação com
cidades estrangeiras.
- Programa setorial para a Cultura e Educação, com o
estímulo à circulação artística internacional e a mobilidade
escolar internacional.
- Programa setorial para a Coesão Social, com a exploração
de projetos de cooperação internacional no domínio da
mobilidade sénior e do diálogo intercultural.
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COOPERAÇÃO
Consolidar a conetividade territorial.
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O desenvolvimento sustentável
e coeso do território passa pela presença reforçada de Vila Nova
de Famalicão no amplo tecido de relações interinstitucionais.
Neste sentido, o Município promoverá a cooperação institucional
com os órgãos de soberania e a valorização da participação nas
instituições e redes de cooperação intermunicipal.
Promoção do diálogo institucional e de cooperação com os órgãos
de soberania. O Município promoverá o diálogo e a cooperação
com os órgãos de soberania, permitindo desde modo melhorar a qualidade
e a legitimidade das decisões, com especial incidência territorial
e nas relações entre as diversas instituições públicas, com benefícios
para as populações.
Valorização da intermunicipalidade. O Município famalicense
está empenhado na valorização da dimensão intermunicipal da governação,
na medida em que daí resultam economias de escala e ganhos de
racionalidade na prossecução das políticas públicas. Neste contexto,
o Município prosseguirá uma postura ativa e participativa nas
instituições e redes de cooperação intermunicipal, como a Comunidade
Intermunicipal do Ave, a Associação de Municípios do Vale do Ave,
a Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero, a
Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Rede de Cidades
Inteligentes, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
e a Associação Portuguesa de Habitação Municipal. Além disso,
será promovida a cooperação intermunicipal bilateral na prossecução
de projetos de interesse comum. |
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