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1ª
Linha Estratégica de Desenvolvimento
Consolidar a Coesão Social.
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EDUCAÇÃO E
CONHECIMENTO
Promover a aprendizagem ao longo da vida.
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A melhoria dos índices de qualificação da população é um
fator determinante para o progresso cultural e social, para
o crescimento económico e para o combate às desigualdades sociais,
cabendo à educação um papel decisivo nesse domínio.
Nesse sentido, no ensino não superior, o Município prosseguirá
com o desenvolvimento de medidas que visam o desenvolvimento
de uma educação de qualidade, assegurando a equidade de acesso
e a aprendizagem ao longo da vida.
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xxModernização
dos equipamentos educativos |
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O Município promoverá
a qualificação e a modernização da rede de equipamentos educativos
do concelho, contribuindo para a melhoria das condições de boas
práticas educativas e a efetivação da igualdade de oportunidades.
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Principais medidas no domínio dos equipamentos educativos,
em 2016
- Elaboração do projeto de remodelação e ampliação da
Escola Básica de Riba de Ave.
- Elaboração do projeto de remodelação e ampliação da
Escola Básica de Esmeriz.
- Elaboração do projeto remodelação e ampliação da Escola
Básica de Lagarinhos, Brufe.
- Requalificação da Escola Básica de Telhado.
- Requalificação da Escola Básica de Requião.
- Requalificação da Escola Básica de Ruivães.
- Pequena remodelação da Escola Básica de Avidos.
- Pequena remodelação da Escola Básica de Louredo, Calendário.
- Pequena remodelação da Escola Básica de S. Miguel-o-Anjo,
Calendário.
- Pequena remodelação da Escola Básica de Meães, Calendário.
- Requalificação da Escola Básica Conde de São Cosme
do Vale, Vila Nova de Famalicão.
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xxAção
social escolar |
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O Município, de modo a
valorizar o sistema educativo como instrumento de coesão social,
assegurará a atribuição e o funcionamento dos apoios no âmbito
da ação social escolar, no sentido de assegurar o exercício efetivo
do direito à educação e a igualdade de oportunidades de acesso
e êxito escolar. |
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Principais medidas no domínio da ação social escolar,
em 2016
- Disponibilização dos manuais escolares das áreas disciplinares
de frequência obrigatória a todos os alunos que frequentam
as escolas do 1.º ciclo do ensino básico.
- Atribuição de apoios para a aquisição de material
escolar dos alunos que frequentam as escolas do 1.º
ciclo do ensino básico da rede pública do Município
e estejam posicionados nos escalões 1 e 2 de abono de
família.
- Organização dos transportes escolares, de modo a assegurar
a mobilidade dos alunos entre os locais de residência
e os estabelecimentos de ensino.
- Promoção da alimentação saudável, em estreita articulação
com os estabelecimentos de ensino e outras entidades
locais, que abrangerá as seguintes modalidades:
I) O fornecimento de refeições gratuitas ou comparticipadas,
através da rede de refeitórios escolares;
II) A distribuição gratuita de fruta escolar, no âmbito
do regime de fruta escolar;
III) A distribuição de lanches saudáveis, em colaboração
com as entidades locais, de acordo com os programas
de educação alimentar;
IV) A organização de atividades no domínio da educação,
saúde e higiene alimentares (consultar o Programa "Saúde").
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xxPromoção
da aprendizagem ao longo da vida |
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O Município tem como prioridade
o desenvolvimento de medidas que visam um forte incremento da
qualidade do ensino em todos os cursos e níveis de educação e
formação, designadamente as que se centram na promoção do sucesso
escolar, na redução do abandono escolar precoce e na melhoria
da aprendizagem ao longo da vida.
Implementação do Programa Aproximar Educação. Em 2016,
o Município prosseguirá a implementação do Programa Aproximar
Educação a nível local, tendo como finalidade o processo contínuo
de aperfeiçoamento do serviço público de educação e formação,
na promoção da qualidade da aprendizagem das crianças e jovens,
através do desenvolvimento de projetos de excelência, de melhoria
e inovação, com respostas mais eficazes e eficientes. A sua implementação
será efetuada em estreita articulação com a Administração Central
do Estado, os estabelecimentos de ensino e os diversos parceiros
empenhados na promoção do desenvolvimento educativo local.
Definição do Projeto Educativo Local/Plano Estratégico Educativo
Municipal. O Projeto Educativo Local/Plano Estratégico Educativo
Municipal assume uma relevância fundamental enquanto instrumento
de gestão estratégica que traduzirá a ação do Município em termos
de políticas educativas, articulando-a com as escolas e todos
os agentes do território, mas também com a sociedade civil, no
pressuposto de que o conceito de educação deve ser entendido de
uma forma ampla e abrangente, envolvendo todas as oportunidades
de educação formal, não formal e informal, Para o ano letivo 2015-2016,
dar-se-á continuidade ao trabalho de construção deste instrumento
estratégico, em parceria com a equipa de investigadores da Universidade
de Coimbra. Prevê-se a conclusão dos contactos com todos os parceiros
e dos trabalhos de recolha de informação. Durante o ano de 2016,
serão apresentados os relatórios resultantes da análise e do tratamento
estatístico dos dados e a análise dos projetos do Município. No
decorrer de 2016 prevê-se, também, dar início às sessões de formação
a professores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino para
a elaboração do Projeto Educativo Local/Plano Estratégico Educativo
Municipal. Em 2016, será igualmente apresentada a atualização
da Carta Educativa, com a respetiva monitorização e a projeção
da população escolar até 2030.
Implementação do Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da
Escola. O Observatório de Melhoria e Eficácia da Escola (OMEE)
é um organismo da Universidade Lusíada que tem como objetivos
apoiar Municípios e escolas no desenvolvimento, monitorização
e avaliação de planos de melhoria e eficácia da escola, promovendo
investigação relevante para o domínio da melhoria e da eficácia
da escola e domínios afins. Em 2009, Vila Nova de Famalicão foi
o Município piloto parceiro no desenvolvimento dos trabalhos do
Observatório da Melhoria e Eficácia da Escola e, no âmbito da
parceria, criaram-se as condições necessárias para a implementação
e desenvolvimento de um Plano Municipal de Melhoria e de Eficácia
da Escola. Inicialmente estabeleceram-se contactos com os Agrupamentos
de Escolas, Escolas Profissionais e Escolas com contrato de associação,
no sentido de apresentar o OMEE e de obter o comprometimento por
parte destes parceiros que se envolveriam ativamente no desenvolvimento
deste trabalho em conjunto. É na sequência deste trabalho que
surge o primeiro Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola
de Vila Nova de Famalicão, instrumento que está em concordância
com os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. As dimensões
de melhoria selecionadas pelo Município são coerentes com as dimensões
selecionadas pelos Agrupamentos de Escola, pelas Escolas Profissionais
e Escolas com contrato de associação. Desde 2009, a equipa do
OMME, em articulação com a equipa técnica do Município na área
da Educação tem acompanhado a implementação, monitorização e avaliação
do Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola, bem como
os Projetos Educativos e os Planos de Melhoria das escolas do
concelho.
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O Plano Municipal de Melhoria
e Eficácia da Escola consiste num conjunto de objetivos e estratégias
que, construído de forma conjunta com a comunidade educativa,
permite a aplicação coerente, objetiva e integrada dos recursos
e políticas do Município.
Trata-se de uma estratégia delineada tendo em consideração as
evidências da investigação, que inclui objetivos, intervenções
e procedimentos (de intervenção e de avaliação do seu impacto)
bem definidas e operacionalizadas, implementado de uma forma sistemática.
O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola de Vila Nova
de Famalicão tem como dimensão central de melhoria a prossecução
de elevados padrões académicos.
Os elevados padrões académicos constituem-se como alicerce para
o sucesso académico e fornecem uma definição clara das espetativas
para todos os alunos. Os padrões constituem-se num objetivo holístico,
comum a estudantes, professores, pessoal não docente, pais, responsáveis
pela educação e comunidade em geral, visando a prossecução de
uma educação de excelência.
O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola, enquanto instrumento
de referência estratégia definida pelas escolas da área territorial
do Município para atingir níveis superiores de eficácia educativa,
está articulado com o Projeto Educativo Local/Plano Estratégico
Educativo Municipal, que constitui o referencial por de gestão
educativa ao nível local, ou seja, constitui uma base para o desenvolvimento
de políticas por parte das Autarquias Locais, das escolas e também
das organizações da sociedade civil, articulando as diversas vertentes
de educação formal, não formal e informal.
De acordo com o conceito de Cidade Educadora, o planeamento estratégico
atrás referido deve garantir a territorialização das políticas
educativas, a educação formal, não formal e informal e a educação
ao longo da vida. |
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Principais objetivos
do Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola, em
2016
Objetivos Gerais
- Promover nos alunos de todos os níveis de ensino do
Município níveis elevados de envolvimento com a escola.
- Promover o desenvolvimento holístico de toda a comunidade
educativa famalicense.
- Promover a melhoria das expetativas da comunidade educativa
do Município (alunos, professores e pais).
Objetivos Específicos
- Prosseguimento da promoção e apoio de programas de desenvolvimento
de competências sociais e emocionais, nas escolas da educação
pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
- Promoção de iniciativas, junto de todos os níveis do
ensino, de interligação entre a escola e a estrutura económica
local como meio de desenvolvimento de competências.
- Prosseguimento do desenvolvimento de parcerias, projetos
e atividades com as várias entidades e serviços da comunidade
como forma de promover a aprendizagem e o desenvolvimento
pessoal e social.
- Desenvolvimento dos processos inerentes à leitura e
escrita nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, bem como
a emergência da leitura e escrita na educação pré-escolar.
- Promoção da educação patrimonial.
- Promoção do envolvimento parental.
- Promoção de ações de formação para docentes, pessoal
não docente, e outros profissionais da área da educação,
no âmbito das estratégias do Plano Municipal de Melhoria
e Eficácia da Escola e da elaboração dos Planos de Melhoria
das Escolas.
- Promoção da educação para o empreendedorismo.
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Plano Municipal de Melhoria e Eficácia
da Escola
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xxArquivo
Municipal Alberto Sampaio |
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Vila Nova de Famalicão
é uma comunidade com uma sólida identidade histórico-cultural,
que importa promover, valorizar e divulgar.
Em 2016, o Município terá como aposta estratégica a dinamização
do Arquivo Municipal Alberto Sampaio como serviço público que
tem como missão a preservação e a valorização da identidade histórico-cultural
da comunidade famalicense, a promoção do conhecimento e a fruição
e a salvaguarda do património arquivístico. |
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Principais medidas do Arquivo Municipal Alberto
Sampaio, em 2016
- Comemorações dos 175 anos do nascimento de Alberto
Sampaio. No ano em que se assinalam 175 anos do nascimento
de Alberto Sampaio, o Município de Vila Nova de Famalicão,
através do seu Arquivo Municipal Alberto Sampaio reabilitará
o Prémio de História Alberto Sampaio, criado em 1995,
mas cuja atribuição se encontrava suspensa desde 2008.
A reabilitação deste prémio permitirá a revisão do seu
regulamento, assim como alargar os parceiros envolvidos
neste importante galardão. Assim, o Prémio de História
Alberto Sampaio passa a ser instituído pela Academia
das Ciências de Lisboa, patrocinado pelos Municípios
de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, e cooperado
pela Sociedade Martins Sarmento, destinando-se a homenagear
este vulto da historiografia portuguesa e a incentivar
o estudo e a investigação histórica em Portugal. Para
além da reabilitação do Prémio de História Alberto Sampaio,
merecerão destaque as seguintes iniciativas:
- Organização de um colóquio dedicado às áreas de investigação
na obra de Alberto Sampaio.
- Descerramento de um busto de Alberto Sampaio, nas
instalações do Arquivo Municipal.
- Disponibilização às escolas da exposição itinerante
"O Mundo de Alberto Sampaio", focada em Alberto Sampaio
enquanto estudante universitário em Coimbra, pensador,
cientista e historiador.
- Apresentação do documentário "Em busca de Alberto
Sampaio", produzido pela Escola Secundária Alberto Sampaio,
de Braga.
- Dinamização de iniciativas dirigidas aos alunos do
1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente as sessões
de leitura do livro "História de Alberto", animadas
por marionetas e de jogos divertidos do Caderno de Atividades
"Alberto Sampaio… a brincar é que a gente se entende".
- Organização da iniciativa "Famalicão Doutros Tempos",
consubstanciada pela projeção de documentários filmados
no século passado, no tempo da película a preto e branco.
- Realização do curso livre de Construção de Árvore
Genealógica, que propõe transmitir os fundamentos que
ensinam à construção da árvore genealógica.
- Organização do seminário promovido em parceria com
a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas
e Documentalistas, que se debruçará sobre o tema da
autenticidade dos objetos digitais e da sua importância
na preservação da informação armazenada em suporte digital.
- Organização do projeto "Januário Godinho em Vila Nova
de Famalicão". Descobrir e estudar a obra do arquiteto
Januário Godinho em Vila Nova de Famalicão é tema de
um projeto de cooperação do Arquivo Municipal com a
Universidade Lusíada, em parceria com o Centro de Investigação,
Território, Arquitetura e Design (CITAD), tendo como
destinatários os alunos do mestrado dos 4.º e 5.º anos
do curso de arquitetura. O projeto prevê a realização
de duas sessões públicas: apresentação pública do Fundo
Documental do Projeto dos Paços do Concelho (1.ª sessão)
e mesa redonda sobre a obra de Januário Godinho em Vila
Nova de Famalicão (2.ª sessão).
- Organização da iniciativa "Capela da Lapa: Lugar de
Culto e Cultura", resultado da cooperação entre o Arquivo
Municipal Alberto Sampaio, a Santa Casa da Misericórdia
de Vila Nova de Famalicão, a Universidade Lusíada e
a Arquidiocese de Braga.
Dinamização da iniciativa "Conversas à volta de… Edifícios
com História", que visa dar a conhecer edifícios emblemáticos
de Vila Nova de Famalicão, através de estudos resultantes
de investigação realizada nos fundos documentais do
Arquivo Municipal Alberto Sampaio.
- Prosseguimento da aquisição de documentos, pretendendo-se,
deste forma e sempre que possível, enriquecer o Arquivo
Municipal Alberto Sampaio.
- Prosseguimento da implantação do arquivo intermédio
nas instalações do Lago Discount, em Ribeirão.
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xxRede
Municipal de Leitura Pública |
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A Rede Municipal de Leitura
Pública tem como missão promover a educação, a cultura e o conhecimento,
em torno do livro e da leitura, de modo tendencialmente gratuito
e universal, contribuindo para elevar o nível de conhecimento
e a qualidade de vida dos cidadãos. |
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Principais atividades da Rede Municipal de Leitura
Pública, em 2016
- Finalização do projeto de arquitetura de ampliação
e remodelação do edifício da Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco.
- Digitalização da imprensa periódica famalicense.
- Concretização da Biblioteca Digital Vasco de Carvalho,
permitindo a divulgação dos documentos doados pelo ilustre
famalicense que investigou a história local.
- Implementação do serviço de empréstimo informatizado
nos polos de Lousado e Pousada de Saramagos.
- Continuação da catalogação informatizada dos fundos
documentais da Rede Municipal de Leitura Pública e da
Rede de Bibliotecas Escolares.
- Dinamização da política de apoio à edição, que visa
estimular e apoiar a criação literária dos autores locais
ou de obras que versem sobre assuntos de interesse local.
- Realização do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado
Coelho, em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores.
- Dinamização da Antena de Informação Europeia de Vila
Nova de Famalicão, sedeada na Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco que se assume como um serviço especialmente
dedicado à difusão de informação produzida pelas instituições
da União Europeia junto dos cidadãos. Neste âmbito,
pretende-se realizar as comemorações do Dia da Europa
e um conjunto de ações dedicadas ao público escolar
e ao público geral, nomeadamente ações informativas,
sessões "Café Europa", debates, workshops, entre outras.
- Promoção do apoio às bibliotecas escolares do concelho.
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, através
do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, tem como
principal objetivo proporcionar apoio técnico biblioteconómico,
disponibilizar recursos de informação especializada
e potenciar a partilha de boas práticas às bibliotecas
escolares do concelho. Com este propósito, será organizado
o 9.º Encontro de Serviços de Bibliotecas Escolares,
com a acreditação do Centro de Formação da Associação
de Escolas de Vila Nova de Famalicão para conhecimento
e partilha de experiências de trabalho.
- Dinamização do Banco de Livros Escolares, que tem
como objetivos a recolha e a disponibilização de manuais
escolares usados junto de alunos dos 2.º e 3.º ciclos
do ensino básico e do ensino secundário do concelho.
- Lançamento do projeto "Livros e Leituras na minha
Freguesia", que visa potenciar novos espaços públicos
de leitura e gerar novos tipos de público. Este projeto
será dinamizado de modo descentralizado, numa lógica
de alcance inter-freguesias e num verdadeiro envolvimento
com os diferentes agentes culturais e associativos de
cada comunidade. Após processo de candidaturas, serão
selecionadas duas freguesias e as respetivas entidades
âncoras dinamizadoras durante o ano de 2016.
- Lançamento do projeto "Troca por Troca: Deixe um Livro",
que pretende envolver a comunidade numa campanha de
oferta e troca de livros usados.
- Lançamento do projeto "Um Berço de Histórias", um
projeto formativo, que surge da experiência retirada
do projeto Bebéteca, cujo público-alvo são as famílias
e que tem como principal objetivo ajudar os pais de
bebés com idades compreendidas entre 0 e 2 anos de idade
a tornarem-se mais proativos e conscientes da importância
da leitura na primeira infância.
Lançamento do projeto "Leituras em Família", um projeto
que emerge da necessidade de sensibilizar as famílias
para a importância da criação de hábitos de leitura
junto das crianças e, particularmente, em contexto familiar.
Será desenvolvido nos polos das vilas de Riba de Ave,
Joane e Ribeirão.
Organização da Semana da Leitura das Bibliotecas de
Vila Nova de Famalicão, resultado da articulação entre
a Rede Municipal de Leitura Pública e as bibliotecas
escolares. Esta iniciativa engloba um programa de atividades
educativas e culturais dirigidas tanto à comunidade
educativa como à população em geral.
- Dinamização da Maratona da Biblioteca, que visa comemorar
o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial
do Livro e dos Direitos de Autor, mediante um programa
que englobará espetáculos de teatro, sessões de cinema,
horas do conto e encontros com escritores.
- Dinamização do projeto "Viagem ao Interior da Biblioteca",
que visa dar a conhecer os livros, os documentos e os
objetos que distinguem a Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco.
- Dinamização do projeto ESPAÇO S(énior) que pretende
atrair e fidelizar os seniores para a frequência da
Rede Municipal de Leitura Pública e, assim, promover
a elevação dos níveis de cultura e conhecimento.
- Dinamização do projeto "A Mala de Histórias", que
visa proporcionar aos utentes do Serviço de Pediatria
da Unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar
do Médio Ave momentos de contacto com os livros e as
histórias que eles contam, contribuindo para a humanização
dos serviços de saúde (consultar o Programa "Saúde").
- Dinamização do Serviço Educativo e Cultural, englobando
um conjunto diversificado de atividades de cariz pedagógico
e cultural que procuram sensibilizar e motivar os diferentes
públicos para a criação de hábitos de leitura.
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SOLIDARIEDADE
Consolidar a inclusão social.
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O desenvolvimento do
concelho só é verdadeiramente coeso e harmonioso se tiver presente
uma forte dimensão social.
Neste sentido, a atuação do Município orientar-se-á por políticas
ativas de solidariedade social, dinamizando a articulação com
parceiros públicos e da sociedade civil. |
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Consolidação da Rede
Social. É entendimento do Município que a promoção do desenvolvimento
social do concelho passa por potenciar e reforçar a atuação concertada
dos diversos organismos e entidades envolvidas na Rede Social,
garantindo a articulação estreita entre as Autarquias Locais,
os serviços desconcentrados da Administração Central do Estado,
as instituições da sociedade civil e os demais agentes da comunidade. |
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Principais medidas no âmbito da consolidação da
Rede Social, em 2016
- Dinamização do funcionamento do Conselho Local de
Ação Social, bem como da representação na Plataforma
Supra Concelhia do Ave.
- Realização, no quadro das atribuições e competências
municipais, das ações que integram o Plano de Desenvolvimento
Social 2015-2020 e o Plano de Ação da Rede Social para
2016, em articulação com as instituições e serviços
locais.
- Acompanhamento e articulação na execução das atividades
do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G.
- Apoio às instituições da sociedade civil e a outros
agentes no desenvolvimento das respostas sociais a nível
local.
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Apoio às pessoas em
situação ou risco de maior vulnerabilidade social. O Município
tem assumido a relevância de aprofundar um conjunto alargado de
iniciativas e de executar medidas concretas que possam garantir
mínimos de subsistência e de bem-estar a todas as pessoas, particularmente
às que se encontram em situação de maior carência ou vulnerabilidade
social. |
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Principais medidas de promoção da inclusão das pessoas
em situação ou risco de vulnerabilidade social, em 2016
- Melhoria do atendimento e do acompanhamento de pessoas
e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão
social, bem como de emergência social, mediante o reforço
da articulação entre o Município, o Instituto da Segurança
Social, I.P. e as instituições locais ligadas à Rede
Social.
- Prestação de apoio a necessidades básicas de subsistência
dirigida a cidadãos em situação de carência, exclusão
ou vulnerabilidade social, mediante a atribuição de
apoios específicos e o trabalho em rede das Lojas Sociais
existentes no concelho.
- Disponibilização de mobiliário e de equipamentos domésticos,
através dos projetos "Banco de Móveis" e "Hospital de
Monstros" (consultar o Programa "Ambiente").
- Dinamização de ações de solidariedade na época natalícia,
nomeadamente a disponibilização de bens alimentares
e de brinquedos e peças de vestuário.
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Apoio aos migrantes
e refugiados. O Município, através do Gabinete de Apoio ao
Emigrante e do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes,
prosseguirá o apoio aos portugueses residentes no estrangeiro
e aos migrantes, mediante a organização de atividades de acesso
à informação, aconselhamento e encaminhamento. Também serão criadas
condições para o acolhimento de refugiados na sequência das situações
de guerra e instabilidade no Médio Oriente, em articulação com
instituições públicas e da sociedade civil.
Apoio à infância. No âmbito da proteção de crianças e jovens,
o Município promoverá a dinamização da Comissão de Proteção de
Crianças e Jovens, assegurando a gestão de processos de promoção
e proteção e participando no exercício das suas competências,
bem como a concretização de projetos como o Simba - Projeto de
Proteção Social do Interesse Maior da Criança e do Jovem.
Apoio aos seniores. O Município tem como objetivos estratégicos
criar condições para um envelhecimento ativo e saudável dos seniores
e contribuir para a consolidação dos laços de solidariedade entre
as gerações, em parceria com as instituições locais. |
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Principais medidas do apoio à população sénior do
concelho, em 2016
- Melhoria dos mecanismos existentes para a proteção
dos direitos das pessoas idosas e a prevenção de situações
de risco, através de uma estrutura vocacionada para
o efeito.
- Promoção do acesso à informação, quer sobre os direitos
e as oportunidades, quer na área do aconselhamento.
- Melhoria das competências sociais dos seniores, mediante
a dinamização do Projeto "Espaço S(énior)" (consultar
o Programa "Educação e Conhecimento") e a promoção do
desporto sénior (consultar o Programa "Desporto").
- Promoção da participação dos seniores em projetos
de lazer e bem-estar, como as Reisadas, o Carnaval Sénior,
o Piquenique Sénior, o Dia dos Avós, o Passeio Sénior,
a Tarde Sénior e o Desfile de Pais Natal Seniores.
- Atenuação das condições de solidão dos seniores, através
do reforço do Projeto "Palavras e Afetos", que tem como
missão fomentar práticas de voluntariado, que visam
a melhoria da qualidade de vida das pessoas com 65 ou
mais anos, que vivem em situação de isolamento social.
- Promoção da mobilidade, através da dinamização do
Passe Sénior Feliz (consultar o Programa "Mobilidade").
- Atribuição de apoios financeiros aos seniores mais
carenciados na aquisição de medicamentos (consultar
o Programa "Saúde").
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Apoio às pessoas com
deficiência. Na prossecução do trabalho já efetuado nos anos
anteriores, o Município promoverá a implementação do Serviço de
Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD), que
tem como objetivo prestar às pessoas com deficiências ou incapacidade
uma informação global e integrada sobre os seus direitos e benefícios
e recursos existentes, apoiando-as na procura das soluções mais
adequadas à sua situação concreta. Além disso, continuar-se-á
também a assegurar o financiamento do transporte de pessoas com
deficiência para as estruturas de apoio social e a promoção do
acesso à prática desportiva (consultar o Programa "Desporto").
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FAMÍLIA
Proteger a família como base da sociedade.
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A família tem um papel
social determinante. Para que este papel essencial seja desempenhado,
é importante que, respeitando o princípio da subsidiariedade,
às famílias sejam dadas as condições que favoreçam o seu desenvolvimento.
Por esta razão, o Município pretende contribuir com um conjunto
alargado de medidas que visam contribuir para a valorização da
família. |
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Promoção da igualdade
de género. A promoção de uma efetiva igualdade de género constitui
um pilar fundamental da consolidação da cidadania e da coesão
social. O papel do Município é essencial pela visão integrada
que detêm das condições de vida e das expetativas dos cidadãos,
tendo como objetivo a integração da perspetiva de género nas políticas
locais, em estreita articulação com instituições públicas e da
sociedade civil. |
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Principais medidas no âmbito da promoção da igualdade
de género, cidadania e não discriminação, em 2016
- Conclusão do processo de elaboração do Plano Municipal
para a Igualdade e a sua implementação. Pretende-se
que o plano seja um documento estratégico que permita
enquadrar a temática da igualdade e da não discriminação
enquanto mecanismo de promoção de coesão social, nas
diferentes áreas de atuação e intervenção do Município,
bem como definir as prioridades de intervenção.
- Sensibilização dos dirigentes e demais trabalhadores
da Administração Pública Local para as consequências
que os seus procedimentos e práticas têm sobre as mulheres
e os homens a que os mesmos são destinadas.
- Promoção de ações de sensibilização destinadas à integração
da perspetiva de género nas organizações locais e na
comunidade em geral.
- Prestação de informação, apoio e encaminhamento de
pessoas vítimas de violência doméstica e de género.
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Promoção e difusão
de investigação na área da família. Neste âmbito, será prosseguido
o estudo de investigação "Viver bem com mais idade, do contexto
familiar ao apoio institucional", tendo como finalidade contribuir
para uma política de articulação de solidariedade social e de
saúde que garanta qualidade de vida dos maiores de 65 anos num
ambiente sustentável, amigável e com segurança em meio familiar
ou institucional.
Desenvolvimento da informação e da consciencialização cívica
sobre o papel da família. O Município promoverá a consciencialização
da comunidade para a relevância da família e para o papel que
assume no desenvolvimento integral do ser humano. |
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Principais medidas no âmbito da informação e da
consciencialização cívica sobre o papel da família,
em 2016
- Dinamização da iniciativa "Mês da Família", que tem
como objetivos promover a intergeracionalidade e a sensibilização
da comunidade famalicense para a relevância da família
como pilar fundamental da sociedade.
- Organização das atividades comemorativas do Dia Internacional
da Família, bem como de outras datas especiais e efemérides
relacionadas com a família, mediante o desenvolvimento
e a organização de programas, individualmente ou em
parceria com outras instituições.
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Apoio ao exercício
da parentalidade. A vida em família é a realidade em que crescem
e são educadas as gerações mais novas. Considerando a importância
de condições para o bom desempenho das funções parentais, o Município
promoverá a educação parental (consultar o Programa "Educação
e Conhecimento") e medidas nas vertentes da gestão doméstica e
da economia familiar.
Desenvolvimento da interação entre a família e a comunidade.
O Município prosseguirá a criação de condições que permitam o
acesso das famílias aos serviços de interesse público, nomeadamente
nos domínios da educação, da solidariedade social, do ambiente,
cultura e lazer, promovendo a coesão social. No âmbito das medidas
de política de família, deve ser efetuada a distinção entre as
medidas que se destinam a todas as famílias em geral e as medidas
que se destinam especificamente às famílias com menos recursos
ou com maior número de descendentes.
Redução do Imposto Municipal sobre Imóveis para as famílias
com dois ou mais filhos dependentes. No próximo ano, será
implementada a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis, que
fará baixar o valor deste imposto para as famílias famalicenses
proprietárias de imóveis com dois ou mais filhos dependentes,
em 15 e 20%, respetivamente, contribuindo para uma fiscalidade
mais amiga da família e da natalidade. |
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SAÚDE
Promover estilos de vida saudáveis. Melhorar os serviços de
saúde.
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A saúde é um valor
central para o bem-estar da pessoa humana, pelo que a sua promoção
são questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável,
inclusivo e coeso da comunidade famalicense.
Por conseguinte, o Município dará uma especial atenção ao planeamento
e modernização da rede de equipamentos de cuidados de saúde primários,
bem como à promoção da educação e sensibilização para a saúde.
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Modernização da rede
de cuidados de saúde primários. No próximo ano, deverão ser
criadas as condições para a implementação da Carta dos Equipamentos
de Cuidados de Saúde Primários do concelho, que constitui um documento
estratégico da maior relevância para o diagnóstico da situação
atual dos equipamentos e a definição de um quadro de atuação para
a modernização da rede local de prestação de cuidados de saúde
primários.
Promoção da educação e sensibilização para a saúde. Considerando
que as pessoas devem ter um papel ativo na melhoria do seu estado
de saúde, a Câmara Municipal procurará intervir na sensibilização
e educação para a saúde, através do desenvolvimento de ações de
informação, sensibilização e formação, em articulação com o Centro
Hospitalar do Médio Ave, o Agrupamento dos Centros de Saúde de
Vila Nova de Famalicão (ACES) e outras entidades públicas e da
sociedade civil. |
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Principais medidas de educação e sensibilização
para a saúde, em 2016
- Realização de ações de sensibilização, rastreios e
outros eventos que têm por objetivo sensibilizar a população
e grupos mais vulneráveis para a prevenção das doenças
e para hábitos de vida saudáveis. A realização destas
ações será muitas vezes associada a comemorações de
dias mundiais e nacionais relacionados com a saúde,
como estratégia para promover a divulgação e a apropriação
da informação pela população.
- Organização de atividades de promoção da saúde na
escola, mediante o desenvolvimento de competências na
comunidade educativa que lhe permita melhorar o seu
nível de bem-estar físico, mental e social e contribuir
para a melhoria da sua qualidade de vida (consultar
o Programa "Educação e Conhecimento").
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Prevenção e combate
às dependências. O Município assume um papel facilitador na
cooperação de diversas entidades públicas e da sociedade civil,
favorecendo para uma maior mobilização da comunidade na prevenção
e combate às dependências, tendo em vista a prossecução dos seguintes
objetivos: I) sensibilizar a comunidade em geral para a problemática
das diversas dependências; II) envolver diversos parceiros no
desenvolvimento de atividades e rentabilizar os recursos existentes
na comunidade; III) desenvolver ações de prevenção primária, através
da educação para a saúde e do desenvolvimento de competências
pessoais e sociais das crianças, adolescentes e jovens; IV) minimizar
e controlar os efeitos negativos resultantes do consumo de estupefacientes;
V) promover a reinserção social, familiar e profissional dos ex-toxicodependentes.
Implementação do Programa de Atribuição de Comparticipação
de Medicamentos. No próximo ano, o Município vai implementar
o Programa de Atribuição de Comparticipação de Medicamentos, que
tem como objetivo apoiar a aquisição de medicamentos com receita
médica do Sistema Nacional de Saúde, a pensionistas seniores com
mais de 65 anos ou dependentes, com doença grave ou crónica, que
se encontrem em situação de comprovada carência económica, residentes
há mais de 3 anos e recenseados no concelho (consultar o Programa
"Solidariedade").
Promoção da humanização nos serviços de saúde. Neste âmbito,
será prosseguido a implementação do Projeto "A Mala de Histórias",
que visa proporcionar oportunidades de contacto com os livros
aos utentes do serviço de pediatria da Unidade de Vila Nova de
Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave (consultar o Programa
"Educação e Conhecimento"). |
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HABITAÇÃO
Promover uma casa digna para todos.
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O Município intervirá
na criação de condições para a efetivação do direito fundamental
de cada cidadão de dispor, para si e para a sua família, de uma
habitação digna e confortável, procurando resolver e atenuar os
fenómenos de vulnerabilidade social e consequentemente dignificar
as condições de vida das pessoas com menores recursos. |
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Prosseguimento do Programa
Casa Feliz. Em 2016, a Câmara Municipal prosseguirá a gestão
do Programa Casa Feliz, nas suas vertentes de apoio à renda e
à realização de obras nas habitações, contribuindo para garantir
o acesso das pessoas e das famílias em situação de vulnerabilidade
social a uma habitação condigna. |
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Principais medidas no âmbito do programa Casa Feliz,
em 2016
Apoio à renda
- Atribuição do apoio económico ao arrendamento de habitação
a cidadãos de estratos sociais desfavorecidos, quando
não seja possível garantir resposta através de alojamento
de habitação social.
Apoio a obras
- Atribuição de comparticipações financeiras a fundo
perdido e ao apoio técnico a conceder pelo Município
em matéria habitacional, englobando as seguintes situações:
I) obras de conservação, reparação ou beneficiação de
habitações degradadas, incluindo ligação às redes de
abastecimento de água, eletricidade e esgotos; II) ampliação
de moradias ou conclusão de obras; III) melhoria das
condições de segurança e conforto de pessoas em situação
de dificuldade ou risco relacionado com a mobilidade
e ou a segurança no domicílio, decorrente do processo
de envelhecimento ou de doenças crónicas debilitantes.
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Manutenção e conservação
do parque habitacional municipal. A Câmara Municipal promoverá
a manutenção e conservação dos fogos de habitação sob jurisdição
do Município.
Promoção da gestão participativa e inclusiva dos complexos
habitacionais do Município. A Câmara Municipal prosseguirá
a gestão participativa do parque habitacional do Município, em
cooperação com as associações de moradores e outras entidades
locais. A gestão participativa tem como principais objetivos a
manutenção e conservação dos edifícios e dos espaços envolventes
e a promoção do desenvolvimento social, contribuindo para a dignificação
das condições de vida das pessoas residentes nas habitações inseridas
no património municipal. |
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Principais objetivos da gestão participativa e inclusiva
nos conjuntos habitacionais do Município, em 2016
Eixo da organização e gestão de Equipa de Desenvolvimento
Social das Urbanizações
Objetivos: I) planear, executar e avaliar as atividades;
II) participar nas atividades da Rede Social; III) melhorar
a qualidade e eficácia do atendimento social das urbanizações
sociais.
Eixo de acompanhamento familiar e animação comunitária
Objetivos: I) capacitar os moradores de estratégias
para melhorar a qualidade de vida; II) desenvolver as
competências pessoais e sociais dos moradores.
Eixo de educação não formal de crianças e jovens
Objetivos: I) integrar as crianças no ensino; II) desenvolver
competências pessoais e sociais a fim de melhorarem
a sua integração na comunidade; III) apoiar e incentivar
as crianças e jovens nas atividades escolares a fim
de diminuírem o sentido de incapacidade, que as leva
à frustração, baixa autoestima e consequente abandono
e absentismo escolar, IV) evitar comportamentos desviantes
dos jovens; V) promover a autoestima e a autocapacitação
das crianças e jovens.
Eixo da educação e dos tempos livres das crianças
e jovens
Objetivos: I) dinamizar os tempos livres das crianças
e jovens de forma educativa, lúdica e saudável; III)
promover a participação ativa na comunidade; II) desenvolver
a criatividade e autonomia das crianças e jovens; IV)
aumentar o sentido de pertença e a qualidade de vida.
Eixo da gestão habitacional
Objetivos: I) diminuir os incumprimentos das normas
legais e regulamentares sobre a gestão do património
habitacional do Município; II) sensibilizar para a não
existência de obras ilegais; III) atualizar as rendas
de acordo com os rendimentos do agregado familiar; IV)
melhorar as condições de habitabilidade das famílias;
V) apoiar as famílias no pagamento de renda habitacional.
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JUVENTUDE
A força de uma nova sociedade.
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A política de juventude
do Município tem como missão promover a emancipação das jovens
gerações, através da criação de estratégias orientadas para o
desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais, culturais
e profissionais, com vista a dotá-las das condições necessárias
ao exercício de uma cidadania ativa, interventiva e solidária.
Para esse fim, o Município dispõe de uma Casa da Juventude, uma
estrutura de cariz multidisciplinar, que promove um conjunto diversificado
de atividades e serviços que permitem ir ao encontro das aspirações
dos jovens famalicenses. |
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Empreende Jovem: Desenvolvimento
da Empregabilidade e Empreendedorismo. Considerando que a
empregabilidade e o empreendedorismo são aspetos essenciais à
emancipação dos jovens, serão desenvolvidos projetos e serviços
no sentido de dotar os jovens de competências necessárias ao exercício
da criatividade e inovação, com vista ao incentivo de uma procura
ativa de emprego e à criação de projetos profissionais diferenciadores.
Cria Jovem: Incentivo à criação artística. No próximo ano,
será fomentada não só a participação dos jovens em manifestações
artísticas e culturais, mas também a promoção de jovens artistas
em início de carreira através da Câmara Artística - um projeto
inclusivo de criação e produção artística que abraça uma série
de microiniciativas nas mais diversas áreas de intervenção artística.
Nesse sentido, serão ainda disponibilizados um conjunto de espaços
físicos, na Casa da Juventude, destinados a ensaios, apresentações,
formações, espetáculos, sessões de experimentação e outras iniciativas
de interesse para os jovens e para a comunidade.
Cuida Jovem: Sensibilização e promoção de comportamentos saudáveis.
Com o objetivo de sensibilizar, prevenir e atuar, o Município
apostará em campanhas de sensibilização junto dos jovens, de forma
a debater e esclarecer problemáticas como o bullying, a violência
interpessoal, os distúrbios alimentares, a sexualidade jovem,
entre outros. Este promoverá, ainda, um conjunto de espaços e
serviços específicos, na Casa da Juventude, com vista a um acompanhamento
e aconselhamento personalizado dos jovens.
Atreve-te Jovem: Estímulo à cidadania ativa, voluntariado e
intercâmbio. O envolvimento dos jovens na sociedade passa
ainda por um compromisso diário em prol do bem-estar das suas
comunidades. Desta forma, o Município continuará a sua aposta
na formação e informação de jovens cidadãos, promovendo uma cidadania
ativa, nomeadamente através de projetos potenciadores do seu papel
cívico e de ações de voluntariado. Com vista ao desenvolvimento
pleno dos jovens enquanto indivíduos e cidadãos, serão também
fomentados intercâmbios nacionais e internacionais entre o município
e instituições parceiras, assim como incentivada a mobilidade
jovem.
Realiza-te Jovem: Valorização de competências não-formais e
aposta num ensino superior de qualidade. A educação não formal
constitui um recurso fundamental no processo de aquisição de conhecimento
e competências, preparando e formando os jovens no sentido de
se tornarem cidadãos mais qualificados e com maior capacidade
de participação. Assim, serão promovidas diversas medidas de valorização
da educação não formal, nomeadamente formações, workshops e campos
de férias, bem como a promoção e o reconhecimento das competências
adquiridas pelos jovens em contexto de educação não formal. Já
no âmbito do ensino superior, a Câmara Municipal manterá a aposta
em garantir uma estreita cooperação com as instituições do ensino
superior radicadas no concelho, a Universidade Lusíada e a Escola
Superior de Saúde do Vale do Ave, e na promoção de incentivos
à elevação dos níveis de formação superior da população juvenil,
nomeadamente a atribuição das bolsas de estudos e dos prémios
de mérito.
Liga-te Jovem: Apoio ao associativismo juvenil. A Câmara
Municipal apoiará o movimento associativo juvenil, formal e informal,
contribuindo para a construção da cidadania, estimulando a participação
dos jovens nas diversas estruturas de consulta e cooperação, nomeadamente
o Conselho Municipal de Juventude, a Rede Associativa Jovem e
a Rede das Associações de Estudantes. No âmbito do apoio ao associativismo,
será ainda prosseguido o apoio à organização de iniciativas académicas,
nomeadamente a Queima das Fitas, a Receção ao Caloiro e o Festival
de Tunas Camilo Castelo Branco. |
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