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3ª
Linha Estratégica de Desenvolvimento
Fomentar a Competitividade e a Inovação.
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ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO
Promover o investimento, a criatividade e a inovação.
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Vila Nova de Famalicão
é um concelho com uma forte identidade empreendedora, que cria
valor e trabalho, colocando a riqueza gerada ao serviço da melhoria
das condições de vida da sua população.
Neste sentido, o Município tem como prioridade estratégica criar
um contexto favorável ao empreendedorismo e à empregabilidade,
que consolide o atual tecido económico e atraia mais e novas empresas,
competitivas e inovadoras.
O Município promoverá igualmente a defesa dos legítimos interesses
de todos os parceiros socioeconómicos: empregadores, trabalhadores
e consumidores. |
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Consolidação do Programa
Famalicão Made IN. O Programa Famalicão Made IN é uma aposta
estratégica do Município para promover o desenvolvimento económico
do concelho. Baseada na promoção de um contexto municipal facilitador
da iniciativa empresarial, procura valorizar e promover a identidade
empreendedora do concelho, captar novos investimentos e apoiar
os agentes económicos famalicenses a promoverem e desenvolverem
os seus projetos empresariais. Este programa será conduzido e
implementado através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, denominado
Espaço Famalicão Made IN, que prosseguirá a sua aposta na prossecução
de dois grandes objetivos estratégicos: I) o reforço de competências
para a prestação dos serviços de apoio aos agentes económicos,
por meio de protocolos com instituições de âmbito nacional e internacional
com responsabilidades na promoção do desenvolvimento económico
e do empreendedorismo; II) a promoção de medidas para a atração
do investimento e promoção territorial. |
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Principais medidas no âmbito do Programa
Famalicão Made IN, em 2016
Made INcubar
- Consolidação da Rede Famalicão Empreende. A Rede Famalicão
Empreende continuará a dinamização do seu plano de ação,
assente nos grupos de trabalho temáticos - indústrias
criativas, economia social, agroalimentar, empreendedorismo
de base tecnológica e educação para o empreendedorismo
- constituindo-se como plataforma de articulação dos
principais agentes do território no apoio e promoção
à iniciativa económica.
- Promoção da educação para o empreendedorismo, no âmbito
da qual decorrerão durante o ano diversas iniciativas,
tais como: o concurso "O meu projeto é empreendedor",
Fórmula 1 in Schools; Isto é uma Ideia; entre outras.
- Dinamização da 2.ª edição do programa Gerador, resultado
da parceria entre o Famalicão Made IN e a Casa da Juventude,
tendo como objetivo a promoção de competências de estruturação
de iniciativas junto dos jovens. - Realização de uma
nova sessão "BAS à procura de talentos", em parceria
com a Associação Business Angels de Vila Nova de Famalicão.
- Dinamização da incubadora Famalicão Made INcubar -
Indústria, englobando ações de acompanhamento, com recurso
nomeadamente à rede de mentores, sendo de assinalar
a iniciativa "Demo Day" em que se abrirão as portas
à comunidade da incubadora - convidando-se outros espaços
de incubação do concelho para se associarem a esta ação.
- Potenciação da medida Famalicão Made INovar, mediante
o lançamento de um programa de apoio ao registo de patentes
e de uma iniciativa de promoção do programa de inserção
de mestres e doutorados nas empresas.
Made INvestir
- Promoção e desenvolvimento de áreas de acolhimento
empresarial, elevando a sua qualidade e qualificação,
racionalizando e dando coerência à rede local deste
tipo de espaços.
- Prosseguimento do programa "Projetos Made 2IN", mediante
a implementação de um modelo integrado de apoio ao investimento,
englobando a concessão de benefícios fiscais, benefícios
de taxas municipais e acesso a um regime especial de
procedimento administrativo.
- Prosseguimento do apoio financeiro a projetos de investimento
desenvolvidos por micro e pequenas empresas no concelho,
visando elevar os índices de competitividade, estimular
o investimento e inovar e melhorar os produtos e/ou
serviços prestados pelas micro e pequenas empresas.
Eixo Made INcentivar
- Organização das sessões de troca de experiências do
"Made INternacional" em colaboração com o grupo de embaixadores.
- Dinamização do Roteiro Made IN Famalicão, valorização
da montra do Espaço Famalicão Made IN, participação
em feiras e outos eventos e atribuição do Selo "Famalicão
Made IN", com o objetivo de promover as empresas e produtos
famalicenses.
Eixo Made INformar
- Organização de ações de informação e formação junto
do tecido empresarial existente, de empreendedores com
ideias e projetos e da comunidade em geral, nomeadamente
a dinamização dos meios de comunicação, a 2.ª fase do
evento "EmpresariAto", o Fórum Empresarial Made IN e
ações de benchmarking, dando especial atenção às oportunidades
do programa europeu Erasmus +, com sessões de divulgação.
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Dinamização económica
da cidade e das vilas. O Município tem como prioridade estratégica
a política de dinamização económica da cidade e das vilas, criando
condições para a consolidação das atividades existentes e atração
de novas atividades e empresas. Resultado da estreita parceria
entre o Município e a Associação Comercial e Industrial de Vila
Nova de Famalicão, a Unidade de Gestão do Centro Urbano, em estreita
cooperação com os serviços da administração municipal e os agentes
da sociedade civil, promoverá medidas que incentivem a qualificação,
modernização e diversificação do comércio tradicional e o reforço
dos laços de proximidade com a população local. |
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Principais medidas no domínio da dinamização
económica das cidades e das vilas, em 2016
- Consolidação da parceria com o Município na reabilitação
urbana e na valorização e reabilitação do espaço público
da cidade, das vilas e demais localidades.
- Realização de eventos que contribuam para a afirmação
territorial do concelho e a dinamização, valorização
e divulgação da identidade cultural, em parceria com
o Município e outras instituições locais. Neste âmbito,
merecerão destaque o Carnaval, a Semana Santa, as Festas
Antoninas, a Feira de Artesanato e Gastronomia, a Feira
Grande de São Miguel e o Natal.
- Prestação de apoio aos agentes económicos locais na
organização de ações de promoção e animação comercial
e na modernização e qualificação das suas atividades.
- Reforço das parcerias com entidades públicas e da
sociedade civil, visando a modernização de atividades
empresariais do comércio e dos serviços, a qualificação
dos espaços urbanos e a dinamização da cidade e das
vilas.
- Comemorações de datas temáticas que possam contribuir
para potencializar o comércio, como por exemplo o Dia
dos Namorados, o Dia do Pai, a Páscoa, o Dia da Mãe
ou o Natal, entre outros.
- Valorização do comércio urbano na época natalícia,
abrangendo a iluminação ornamental das principais ruas
comerciais da cidade e das vilas e as atividades de
animação de rua.
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Promoção da agricultura
e do desenvolvimento rural. Um grande desafio para Vila Nova
de Famalicão é o de olhar para o território concelhio, incluindo
a terra, como uma imensa fonte de riqueza que pode e deve ser
trabalhada. Neste sentido, o Município está empenhado na promoção
de um desenvolvimento sustentável do território que aumente o
potencial da agricultura e da pecuária, dinamize as áreas rurais,
e encontre na proteção e valorização das potencialidades endógenas
uma base sólida para o crescimento. |
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Principais medidas no domínio da promoção
da agricultura e do desenvolvimento rural, em 2016
- Fortalecimento de parcerias com instituições de âmbito
intermunicipal e regional com responsabilidades na promoção
da agricultura e do desenvolvimento rural.
- Reforço das relações de cooperação e de parceria com
as cooperativas agrícolas do concelho, valorizando a
sua importância no desenvolvimento das respetivas áreas
de atividade e da comunidade famalicense.
- Valorização do cluster cooperativo do concelho, de
modo a reforçar o seu potencial ao serviço do desenvolvimento
económico local
- Elaboração e implementação do programa de requalificação
e reposicionamento do Mercado Municipal, no âmbito do
PEDU@VNF2020. Pretende-se adaptar o Mercado Municipal
e as suas características e condicionantes espaciais
às novas valências e exigências contemporâneas, tendo
como objetivo promover a comercialização dos produtos
agropecuários.
- Criação de condições para a concretização de uma bolsa
de terras no concelho, tendo como objetivos facilitar
o acesso à terra, através da disponibilização de terras,
e favorecer o desenvolvimento dos setores agrícola e
florestal.
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Dinamização do processo
de constituição de um centro tecnológico dedicado à indústria
agroalimentar. O Município promoverá o estabelecimento de
parcerias com instituições públicas e a sociedade civil, tendo
como objetivo a criação de uma infraestrutura tecnológica e de
acolhimento especializado para as atividades da indústria agroalimentar.
Promoção da defesa do consumidor a nível local. Em matéria
de defesa do consumidor, o Município prosseguirá o objetivo de
assegurar um elevado nível de proteção do consumidor, mediante
a disponibilização de informação aos consumidores e aos fornecedores
de produtos ou prestadores de serviços e a regulação de conflitos
de consumo, através de atividades de mediação e conciliação. |
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Principais medidas no domínio da promoção
da defesa do consumidor, em 2016
- Promoção de consultas jurídicas nas instalações
do CIAC efetuadas por juristas do Centro de Arbitragem
de Conflitos de Consumo do Vale do Ave, através de videoconferência,
com marcação prévia e triagem efetuada pelo técnico
do CIAC, já que deverão ser preferenciais as situações
de maior complexidade.
- Organização de sessões de esclarecimento e informação
relativas aos direitos dos consumidores nos serviços
públicos essenciais, bem como de aconselhamento sobre
aspetos relativos ao seu consumo ou prestação, em parceria
com as Freguesias do concelho, tendo como público-alvo
preferencial os consumidores idosos ou com carências
económicas/endividados.
- Comemoração do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores,
englobando ações de rua com distribuição gratuita de
livros e brochuras aos consumidores.
- Disponibilização de um formulário online, no Portal
do Município, para facilitar a apresentação de reclamações
e pedidos de informação por parte dos consumidores que
não o podem fazer presencialmente.
- Realização de ações de formação e sensibilização junto
dos comerciantes sobre a lei das garantias e lei da
defesa do consumidor, apelando a uma diminuição dos
conflitos de consumo.
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TURISMO
Qualificar a oferta turística.
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O turismo é um dos
vetores mais significativos do desenvolvimento económico a nível
nacional e global.
Consequentemente, o Município pretende consolidar e melhorar o
posicionamento do concelho na área do turismo, ao nível da qualificação
da oferta, mas também de aumento da procura. Portanto, deve ser
fomentado o potencial turístico dos recursos endógenos, contribuindo
para aumentar a atratividade e reforçar a posição competitiva
do concelho.
Fomento da imagem e da visibilidade do concelho na área do
turismo. O Município assegurará a valorização da imagem turística
do nosso concelho e a melhoria das condições de acolhimento aos
turistas. Assim, será efetuada a dinamização do Posto de Turismo
e da Loja Interativa do Turismo e outras ações de divulgação das
potencialidades turísticas do concelho, em articulação com a Entidade
Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e outras entidades
do setor.
Promoção do turismo cultural. Considerando que a cultura
pode ser um fator fundamental do desenvolvimento turístico, serão
desenvolvidas ações específicas orientadas para a fruição e a
divulgação do património cultural e para a valorização turística
de grandes eventos ligados à identidade cultural do concelho.
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Principais medidas no domínio da promoção
do turismo cultural
- Organização da Feira Grande de São Miguel como
iniciativa que visa a valorização turística da identidade
histórico-cultural da comunidade famalicense, em parceria
com a Associação Famalicão - Concelho com Futuro.
- Promoção do artesanato famalicense, englobando ações
como a dinamização da "Venda de Natal", o incentivo
à cooperação entre os artesãos e a prestação de apoio
à sua presença em feiras de artesanato fora do concelho.
- Dinamização de ações que promovam o turismo religioso,
nomeadamente a cooperação na organização das Solenidades
da Semana Santa e de outras iniciativas religiosas com
relevância turística, a valorização do património e
a realização de ações de informação e divulgação.
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Promoção do turismo
gastronómico. Considerando que a gastronomia é uma das melhores
maneiras de descobrir a identidade e o estilo de vida de uma comunidade
local, o Município promoverá medidas relativas à promoção da gastronomia
e dos vinhos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento turístico
do concelho. |
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Principais medidas no domínio do turismo
gastronómico, em 2016
- Organização de evento de relevo nacional na área do
vinho, tendo em vista a valorização e dinamização da
atividade vitivinícola da região.
- Organização da Quinzena Gastronómica, que visa a valorização
do património gastronómico concelhio e a qualificação
do setor de restauração a nível local.
- Criação de uma rede digital de promoção da gastronomia
e atividade cultural do concelho, em articulação com
as empresas da restauração.
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INOVAÇÃO
Promover as novas tecnologias como pilares do desenvolvimento.
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A realização do potencial
oferecido pelo desenvolvimento da sociedade da informação contribuirá
para modernizar os serviços públicos, aumentar a competitividade
das empresas e dinamizar a sociedade civil.
Neste sentido, o Município tem como prioridade estratégica promover
o desenvolvimento da sociedade de informação no concelho, mediante
a promoção dos níveis de qualidade e eficiência dos serviços públicos
municipais e a sua modernização tecnológica.
Promoção da interoperabilidade na administração municipal.
O Município prosseguirá a sua aposta na promoção da interoperabilidade
nos serviços da administração municipal, mediante o desenvolvimento
de plataformas digitais, permitindo a disponibilização de uma
interação mais eficiente entre os cidadãos e os serviços municipais.
Consolidação da presença do Município nas redes sociais.
Tendo em conta a relevância crescente das redes sociais na vida
quotidiana, será promovido o reforço da presença do Município
nas redes digitais atrás referidas, contribuindo para a melhoria
das condições tecnológicas no relacionamento entre os cidadãos
e as instituições públicas e a afirmação territorial do concelho.
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