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4ª
Linha Estratégica de Desenvolvimento
Aprofundar a Governação Sustentável, Participativa e Cidadã.
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GOVERNAÇÃO AUTÁRQUICA
Promover a qualidade. Consolidar a participação.
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O Município tem como prioridade
estratégica a consolidação de uma governação cada vez mais eficiente,
transparente e participativa, contribuindo para o desenvolvimento
de Vila Nova de Famalicão como um território cada vez mais sustentável,
inclusivo e inteligente, em articulação todos os agentes locais.
Operacionalização e dinamização do planeamento estratégico.
O planeamento estratégico desempenha um papel cada vez mais relevante
na definição e na implementação das políticas públicas, tendo
como base uma abordagem integrada e multidisciplinar, valorizando
a participação da sociedade civil na gestão dos planos. Ao nível
do planeamento estratégico, em 2016, dar-se-á especial enfoque:
I) à preparação das operações contratualizadas no quadro do Pacto
para o Desenvolvimento e Coesão Territorial Ave 2020, decorrente
da contratualização entre a Comunidade Intermunicipal do Ave e
a Autoridade de Gestão do Norte, bem como no quadro do Plano Estratégico
do Desenvolvimento Urbano; II) à realização das iniciativas de
ignição do planeamento estratégico e dos valores da visão estratégica
definida no Plano Estratégico "Famalicão Visão'25", com especial
atenção ao programa-estrela "B-Smart Famalicão". O programa-estrela
"B-Smart Famalicão" valoriza e potencia a riqueza de um território
diverso, que combina o rural com o urbano, e que demonstra potencial
para minorar a pegada ecológica. A diversidade física e biológica
é um valor a mobilizar, potenciando as suas conexões. Por conseguinte,
no domínio do planeamento estratégico dar-se-á prioridade a três
objetivos: I) dinamização da gestão estratégica do Município e
do território; II) operacionalização dos programas de contratualização;
III) conceção e gestão de candidaturas a fundos de financiamento.
Promoção da auditoria interna. A atividade de auditoria
interna orienta-se por um conjunto de normas e procedimentos definidos
previamente. Estes estão formulados no Manual de Auditoria Interna
que regulará os serviços de auditoria. Além disso, será implementado
um plano anual de auditorias internas e um conjunto de boas práticas
na atividade municipal.
Promoção da gestão de qualidade. A qualidade corresponde
a um compromisso para com a melhoria contínua dos serviços em
todas as suas vertentes e envolvendo todos os que quotidianamente
colaboram na prossecução do mesmo. A promoção da gestão de qualidade
na administração municipal assenta no princípio da implementação
e manutenção de um SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade) visando
a modernização da gestão autárquica e as suas decisões estratégicas,
bem como na previsão e contribuição para a diminuição dos diferentes
riscos que a atividade municipal comporta, no sentido de alcançar
e garantir a prossecução dos objetivos fixados. O resultado da
atividade do SGQ deverá refletir um valor acrescentado para o
Município em matéria de Gestão da Qualidade, espelhando um cuidado
na prestação de serviços, colocando a satisfação do cidadão como
máxima do seu desempenho. Será igualmente concretizado um Sistema
de Gestão da Qualidade do Balcão Único de Atendimento ao abrigo
das normas NP EN ISO 9001:2008, e de acordo com a sua certificação.
Melhoria do controlo de gestão. O controlo de gestão visará
uma atenção permanente e o recurso a instrumentos de controlo
de riscos a construir, através de ferramentas adaptadas a esse
fim. Proceder-se-á à monitorização do desempenho organizacional
nas suas diferentes vertentes.
Qualificação dos profissionais da administração municipal.
O Município promoverá a sua acreditação como entidade formadora,
no âmbito da prossecução de uma estratégia de valorização do capital
humano, contribuindo para a qualidade do processo formativo e
a adequação das qualificações e das competências dos recursos
humanos às necessidades e missão dos serviços.
Implementação da Loja do Cidadão. O Programa Aproximar,
na sua vertente de reorganização dos serviços de atendimento da
Administração Pública, visa o desenvolvimento de um modelo estratégico
de contratualização de serviços públicos de proximidade, cujo
resultado último será um melhor serviço ao cidadão, com uma maior
distribuição geográfica da presença do atendimento, prestado com
maior eficiência e economia dos recursos públicos. Parte relevante
desta estratégia é o projetado alargamento da presença de Lojas
do Cidadão em todo o País, bem como uma reformulação da sua filosofia
de funcionamento e gestão. Na sequência do protocolo contratualizado
com a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P.,
a Autoridade Tributária e Aduaneira, o Instituto de Registos e
Notariado, I.P. e o Instituto da Segurança Social, I.P., o Município
promoverá as diversas medidas conducentes à instalação da Loja
do Cidadão no concelho.
Reforço da cooperação com as Freguesias. A Câmara Municipal
assegurará uma estreita cooperação institucional, técnica e financeira
com as Freguesias nos diversos domínios de interesse das populações
do concelho, nomeadamente no âmbito dos serviços e das atividades
de proximidade e do apoio direto às comunidades locais.
Comemorações de datas relevantes para a cidadania e a identidade
do concelho. No próximo ano, o Município promoverá a realização
de atividades comemorativas das principais datas mais relevantes
para o fortalecimento dos valores da cidadania e o reforço da
identidade local. |
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Principais medidas no domínio das comemorações
das datas mais relevantes para a cidadania e a identidade
do concelho
- Comemorações do 42.º aniversário da revolução de 25
de abril de 1974.
- Comemorações do Dia da Cidade, em 9 de julho, assinalando
o 31.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão
a cidade.
- Comemorações do Dia do Município, em 28 de setembro,
marcando o 181.º aniversário do restabelecimento da
autonomia municipal de Vila Nova de Famalicão, proclamada
pela rainha D. Maria II.
- Comemorações do Dia do Autarca.
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ASSOCIATIVISMO
Fortalecer a sociedade civil.
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O associativismo é
um elemento essencial no desenvolvimento coeso da sociedade civil,
através da afirmação da cidadania e dos valores democráticos partilhados
nos seus diversos domínios de intervenção e formas de organização.
Neste sentido, o Município promoverá a cooperação com o tecido
associativo, formal e informal, contribuindo deste modo para uma
sociedade civil mais forte e coesa.
Aprofundamento da cooperação estratégica com o tecido associativo
do concelho. O movimento associativo, formal e informal, pela
diversidade de projetos e atividades que dinamiza, constitui um
pilar fundamental do desenvolvimento do concelho. Neste âmbito,
serão prosseguidas as iniciativas de cooperação com o tecido associativo,
formal e informal, do concelho.
Aprofundamento dos apoios ao tecido associativo local. O
apoio do Município às associações, aos movimentos e aos grupos
informais tem como finalidade contribuir para o fortalecimento
e a autonomia do tecido associativo na qualificação das suas respostas
junto dos cidadãos e da comunidade. Além disso, será dado uma
especial atenção à implementação das medidas destinadas às entidades
atrás mencionadas nos domínios da solidariedade, da juventude,
da cultura e do desporto, referidas nos respetivos programas do
presente documento. |
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Principais medidas no domínio do apoio
ao tecido associativo local, formal e informal, em 2016
Eixo do apoio técnico administrativo
- Criação de um atendimento especializado para os agentes
associativos no âmbito da implantação do Balcão Único
de Atendimento.
- Prestação de apoio técnico, nomeadamente nos processos
de candidaturas aos fundos nacionais e comunitários.
Eixo de apoio a atividades ou eventos
- Apoio financeiro à realização de atividades ou eventos
de reconhecido interesse municipal.
- Cedência de equipamentos móveis, espaços físicos,
materiais diversos, mão-de-obra, meios técnicos, logísticos
ou de divulgação, por parte do Município, necessários
ao desenvolvimento de atividades ou eventos de reconhecido
interesse municipal.
Eixo de apoio ao Investimento
- Apoio financeiro na concretização de obras de construção,
conservação ou beneficiação de instalações, consideradas
essenciais ao desenvolvimento normal das suas atividades,
ou para a aquisição de imóveis com esse fim.
- Apoio financeiro na aquisição de equipamentos sociais,
desportivos, recreativos, culturais ou outros que sejam
necessários ao desempenho das atividades e funções das
entidades.
- Apoio financeiro na aquisição de viaturas que sejam
necessárias ao desempenho das atividades e funções das
entidades.
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Realização das Mostras
Associativas. Em 2016, serão prosseguidas as Mostras Associativas,
que tem como finalidade mostrar as potencialidades endógenas das
diversas localidades do concelho, em estreita articulação com
as Freguesias, as associações e os demais agentes da sociedade
civil. |
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VOLUNTARIADO
Promover a cidadania ativa e solidária.
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O desenvolvimento do
território passa por um patamar mais ambicioso de envolvimento
da própria população.
O voluntariado, estendido a vários domínios da vida social, demonstra-se
o veículo adequado conjugando e reforçando simultaneamente fatores
como o carácter integrado das políticas, o estímulo à experimentação
de novas práticas e a participação ativa de todos os cidadãos
das várias gerações.
Promoção e formação no âmbito do voluntariado. O desempenho
do voluntariado é transversal e oferece importantes oportunidades
de aprendizagem e de aquisição de novas competências. |
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Principais medidas no domínio da promoção
e divulgação do voluntariado, em 2016
- Estabelecimento da ligação entre a oferta e a procura
de oportunidades de voluntariado existentes a nível
local, através da divulgação, do recrutamento de voluntários
e do seu enquadramento em projetos e iniciativas promovidas
pelas entidades.
- Promoção da formação inicial dos voluntários.
- Realização de encontros de voluntários, contribuindo
para a partilha e a disseminação de boas práticas no
âmbito do voluntariado.
- Realização de atividades comemorativas do Dia Internacional
do Voluntário.
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Reforço da cooperação
interinstitucional na área do voluntariado. No próximo ano,
o Município promoverá a criação de condições para o reforço do
envolvimento das diversas entidades locais no desenvolvimento
de projetos, iniciativas e outras formas de intervenção ao serviço
dos indivíduos, das famílias e da comunidade. |
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Principais medidas no domínio da cooperação
interinstitucional na área do voluntariado, em 2016
- Fomento da cooperação entre as instituições públicas,
as organizações da sociedade civil e outras entidades,
visando a reflexão, a partilha e a disseminação de boas
práticas no âmbito do voluntariado.
- Organização de atividades que visam sensibilizar as
instituições do terceiro setor, as empresas e a comunidade
em geral para o exercício do voluntariado.
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SEGURANÇA E PROTEÇÃO
CIVIL
Reforçar a segurança como pilar da cidadania.
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Considerando que a
segurança é um dos pilares fundamentais da cidadania e da coesão
social, o Município prosseguirá uma política abrangente e multidisciplinar
de segurança no âmbito local, englobando a segurança pública,
o policiamento de proximidade e a proteção civil.
Reforço da missão da Polícia Municipal no âmbito da defesa
da legalidade e da segurança comunitária. A Polícia Municipal,
na prossecução das suas atribuições legais, é competente em matéria
de fiscalização do cumprimento dos regulamentos municipais e dos
diplomas legais de âmbito nacional cuja competência de aplicação
ou de fiscalização caiba ao Município. Além disso, a Polícia Municipal
cooperará com as forças de segurança na manutenção da tranquilidade
pública e na proteção da comunidade famalicense. |
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Principais eixos de atuação da Polícia
Municipal, em 2016
Eixo de segurança comunitária
- Desenvolvimento da cooperação com as forças e serviços
de segurança na vigilância dos espaços públicos, visando
a promoção do policiamento de proximidade e o reforço
do sentimento coletivo de segurança a nível local.
- Dinamização das condições de segurança da população
escolar do concelho, com o programa "Aluno em Segurança",
que engloba a realização de ações de sensibilização
focadas nos temas da prevenção, cidadania e segurança
e a vigilância das zonas circundantes das escolas.
Eixo da polícia administrativa
- Reforço das ações de fiscalização, tendo como finalidade
assegurar o cumprimento das normas regulamentares municipais
e das normas de âmbito nacional cuja competência de
aplicação ou de fiscalização caiba ao Município.
Eixo das atividades económicas
- Verificação do cumprimento da legislação nacional
e da regulamentação municipal no âmbito das atividades
económicas, em articulação com as forças de segurança
e outros serviços públicos competentes.
Eixo de trânsito e segurança rodoviária
- Realização de ações de fiscalização sobre o estacionamento
indevido e o cumprimento das normas de circulação rodoviária
e regulação do trânsito em atividades e eventos de carácter
cívico, religioso, lúdico e desportivo em espaços públicos.
Eixo ambiental
- Fiscalização do cumprimento da legislação nacional
e da regulamentação municipal no domínio da defesa e
proteção da natureza e do ambiente.
- Realização de ações de deteção e recolha para posterior
abate de viaturas abandonadas na via pública.
Eixo de proteção civil
- Reforço da atuação no domínio da proteção civil a
nível local, nomeadamente nas vertentes da vigilância
e fiscalização das áreas florestais, apoio e prevenção
em situações de alerta emitidos pela Autoridade Nacional
de Proteção Civil e da disponibilização das condições
físicas para a ativação do Plano Municipal de Emergência.
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Reforço do planeamento
municipal no domínio da proteção civil. Na área da proteção
civil, o planeamento tem uma especial importância, na medida em
que estabelece as medidas de prevenção a adotar em relação aos
riscos coletivos, a identificação dos recursos mobilizáveis e
a definição das responsabilidades que incubem às diversas entidades,
em situação de acidente grave ou catástrofe. Neste sentido, a
Câmara Municipal pretende elaborar e monitorizar os planos do
âmbito da Proteção Civil e Defesa da Floresta Contra Incêndios
obrigatórios por lei, elaborar os Planos Coordenadores de Eventos
Municipais e implementar o Regime Jurídico de Segurança Contra
Incêndios em Edifícios (RJ-SCIE) nos edifícios e equipamentos
que integram o património municipal.
Informação, formação e sensibilização no âmbito da proteção
civil. Um dos domínios de intervenção do Município no âmbito
da proteção civil é a informação e formação das populações, visando
a sua sensibilização em matéria de autoproteção e de colaboração
com as autoridades. Neste sentido, a Câmara Municipal pretende
a prossecução dos seguintes objetivos: I) sensibilizar a comunidade
escolar para a temática da Proteção Civil; II) educar para a prevenção
e mitigação de riscos; III) desenvolver uma cultura de segurança.
Neste sentido, será prosseguida a implementação do programa "Tocas
alerta: prevenir é o primeiro passo para a segurança", destinado
a crianças entre os 5 e os 12 anos, o apoio aos Clubes da Proteção
Civil existentes nas escolas do concelho e a organização da Semana
da Proteção Civil, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da
Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção
Civil.
Reforço da componente operacional da proteção civil. Tendo
como o reforço da eficiência das respostas operacionais a nível
local, o Município pretende a prossecução dos seguintes objetivos:
I) melhoria das infraestruturas florestais; II) diminuição do
número de incêndios e área ardida; III) implementação do Plano
Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) e do
Plano Operacional Municipal (POM) 2016; IV) gestão e execução
das limpezas dos terrenos propriedade do Município; V) organização
e implementação do Programa Municipal de Prevenção de Incêndios
Florestais; VI) aumento do estado de prontidão para a resposta
a situações de emergência; VII) minimização dos impactos das ocorrências
de proteção civil (reposição da normalidade).
Promoção do voluntariado no âmbito da proteção civil. Compete
ao Município no âmbito do domínio da prevenção e segurança, fomentar
o voluntariado em proteção civil. Neste sentido, pretende-se a
criação de 3 programas de voluntariado através do Banco Local
de Voluntariado, nomeadamente no domínio da vigilância florestal,
mediante a integração dos voluntários no Programa Municipal de
Prevenção de Incêndios Florestais.
Consolidação da cooperação institucional com os agentes da
proteção civil. Considerando que são reconhecidos pela sociedade
civil, os serviços prestados pelas corporações de bombeiros voluntários,
bem como pela Cruz Vermelha Portuguesa, como de elevado interesse
público, a Câmara Municipal prosseguirá o apoio às atividades
gerais das instituições atrás mencionadas, bem como o apoio às
equipas de intervenção permanente e às equipas de combate aos
incêndios florestais. |
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COOPERAÇÃO
Projetar Vila Nova de Famalicão a nível nacional e global.
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O desenvolvimento dos
territórios passa pela sua capacidade de afirmação no âmbito nacional
e global, sendo cada vez mais relevante a sua participação e envolvimento
em redes interinstitucionais.
Neste sentido, será promovido o aprofundamento da cooperação interinstitucional
que contribua para a afirmação de Vila Nova de Famalicão a nível
nacional e global.
Reforço do envolvimento nas instituições e redes de cooperação
intermunicipal. O reforço do posicionamento estratégico do
Município passa pela sua participação e envolvimento ativo nos
diferentes organismos e redes de cooperação intermunicipal, nomeadamente
a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Associação de Municípios
do Vale do Ave, a Associação de Municípios de Fins Específicos
Quadrilátero, a Associação Nacional de Municípios Portugueses,
a Rede de Cidades Inteligentes, a Rede Territorial Portuguesa
das Cidades Educadoras e a Associação Portuguesa de Habitação
Municipal.
Reforço da cooperação externa descentralizada. A consolidação
da cooperação descentralizada será uma aposta estratégica do Município,
nas suas dimensões bilateral e multilateral. Será prosseguida
uma política de cooperação com autarquias municipais de outros
países, visando a criação de sinergias e de parcerias, nomeadamente
na esfera económica. No plano multilateral, Vila Nova de Famalicão
continuará a empenhar-se na participação em instituições que promovam
a cooperação externa descentralizada, como o Eixo Atlântico do
Noroeste Peninsular e as instâncias internacionais das quais a
Associação Nacional de Municípios Portugueses faz parte.
Consolidação da cooperação com o Governo da República.
Considerando que o diálogo institucional entre a Administração
Central do Estado e o Poder Local é essencial para o progresso
das comunidades locais que constituem o nosso País, o Município
continuará a preconizar o aprofundamento da cooperação com o Governo
da República, tendo como finalidade a concretização de medidas
políticas estruturantes para o desenvolvimento aos níveis local
e regional.
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