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Agenda
Estratégia para o Desenvolvimento Inteligente
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Vila Nova de Famalicão
é o terceiro concelho mais exportador a nível nacional, dotado
de um tecido empresarial apostado na afirmação em mercados altamente
competitivos e exigentes, pela qualidade, pela diferenciação e
pelo valor acrescentado dos seus produtos e serviços.
A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente está alinhada
como o Programa-Estrela "Famalicão Made IN", que visa consolidar
Vila Nova de Famalicão como território empreendedor, industrial
e exportador, alavancando para um novo limiar de excelência e
inovação tecno-industrial.
Portanto, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
engloba as políticas que tem como finalidade incrementar o desenvolvimento
socioeconómico do território, contribuindo para consolidar Vila
Nova de Famalicão como um território que incentiva a diversificação
e a modernização das estruturas económicas, a criação de emprego,
o bem-estar social e o reforço da internacionalização. |
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ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO
Promover o desenvolvimento socioeconómico do território.
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O Município conferirá
um lugar central à promoção do desenvolvimento socioeconómico
do concelho, através da consolidação do crescimento económico
sustentável e equitativo e da geração de emprego de qualidade,
que permita o pleno aproveitamento do capital humano existente
e o reforço da inovação e da internacionalização. |
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Desenvolvimento do
Programa Famalicão Made IN. Através do programa Famalicão
Made IN, o Município visa a prossecução dos seguintes desígnios
estratégicos: i) valorizar e promover a genética empreendedora;
ii) captar novos investimentos iii) apoiar empresários e empreendedores
no desenvolvimento de projetos empresariais. |
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Principais medidas no âmbito do Programa
Famalicão Made IN, em 2021
Eixo Famalicão Made INcubar
- Dinamização da Rede Famalicão Empreende, enquanto
plataforma de cooperação institucional das entidades
de promoção e de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento
económico.
- Atualização do protocolo com as entidades da Rede
Famalicão Empreende.
- Prestação dos serviços de apoio aos agentes económicos
locais, nomeadamente através do Espaço Empresa.
- Realização do programa de aceleração de startups "Elevador".
- Dinamização dos polos da Incubadora Famalicão Made
IN, nomeadamente dos polo Riopele, do Edifício Globus
e do CIIES (Centro de Investigação, Inovação e Ensino
Superior).
- Participação em eventos de empreendedorismo, sendo
condicionada às condições de segurança sanitária.
- Continuação dos serviços da EPAT - Apoio Técnico à
Criação e Consolidação de projetos (em parceria com
o IEFP), nomeadamente, o acompanhamento dos projetos
aprovados (consultoria de 2 anos).
- Dinamização do grupo de empresas criadas no âmbito
dos processos de incubação - Geração Made IN.
- Abertura do espaço Fablab, para o desenvolvimento
de prototipagem em parceria.
Eixo Famalicão Made INvestir
- Dinamização do projeto de promoção e valorização dos
parques empresariais do concelho.
- Desenvolvimento dos trabalhos para estruturação de
um modelo de gestão participada dos parques empresariais.
- Implementação do Regulamento de Projetos de Investimento
de Interesse Municipal, englobando o acompanhamento
das candidaturas ao programa de apoio aos projetos de
investimento de interesse municipal.
- Made 2IN, nomeadamente com a entrada em funcionamento
de nova plataforma informática de gestão das candidaturas
e projetos.
Eixo Famalicão Made INcentivar
- Participação na dinamização do Roteiro da Inovação
(consultar a Área de Intervenção "Governação Municipal").
- Dinamização de iniciativas que visem elevar os índices
de incorporação de I&D nas empresas famalicenses, no
âmbito da Rede Famalicão Empreende.
- Apoio aos principais setores industriais através da
ligação às infraestruturas tecnológicas, da promoção
da marca Famalicão Cidade Têxtil e do desenvolvimento
do TECMEAT.
- Promoção dos instrumentos financeiros de apoio às
micro e pequenas empresas, nomeadamente através da prossecução
do Fundo de Emergência e Solidariedade - Linha de Financiamento,
em parceria com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do
Médio Ave.
- Dinamização dos projetos POCTEP Empreende Makers e
CoLogistics.
- Dinamização e acompanhamento dos programas municipais
de apoio financeiro a projetos de ID&I - Bolsas de Investigação
(bolseiros) e de apoio financeiro a soluções de ID&I
(empresas e infraestruturas tecnológicas);
- Ativação do plano de ação para a dinamização do comércio
na área central da cidade.
- Dinamização da Bolsa de Emprego, no âmbito do EQTE
- Espaço Qualificação, Trabalho e Emprego, desenvolvida
como resultado de parceria entre o IEFP, o Famalicão
Made IN, o Centro Qualifica, o Famalicão Comunitário
e o CLDS 3G - Comunidades Incubadoras.
- Implementação do Programa Municipal de Apoio Financeiro
a Projetos de ID&I - Bolsas de Investigação.
Eixo Famalicão Made IN
- Dinamização dos meios de comunicação digital do programa
Famalicão Made IN, bem como da sua newsletter - com
introdução do formato bilingue (português e inglês).
- Participação e dinamização de eventos relacionados
com o empreendedorismo e com o apoio às empresas.
- Realização do Fórum Famalicão Made IN.
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Promoção dos mercados
e produtores locais. O Município tem como prioridade fazer
do Mercado Municipal um espaço congregador da diversidade transversal
do concelho, um espaço de negócios (mercado de trocas), um local
de sociabilização (mercado encontro) e de aprendizagem e partilha
de saberes (mercado escola). Além disso, pretende-se que o Mercado
Municipal seja um polo central visível e estruturante de um extenso
circuito de valorização e de distribuição dos produtos locais.
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Principais medidas no âmbito dos mercados
e produtores locais, em 2021
Medidas transversais
- Abertura ao público do Mercado Municipal renovado,
após a conclusão da empreitada de reabilitação.
- Execução do plano de dinamização e promoção do Mercado.
- Consolidação da iniciativa "Selo Made In Famalicão
- Produto que é nosso", em prol da promoção dos produtores
e produtos endógenos e locais.
Mercado de trocas
- Promoção dos produtores e produtos do Mercado.
- Capacitação dos comerciantes.
- Desenvolvimento de meios online de promoção dos produtos/produtores.
- Promoção dos circuitos curtos de distribuição, incluindo
o Selo Made IN Famalicão, os mercados locais de proximidade
e o envolvimento de produtores locais.
Mercado de encontro
- Promoção do plano de animação.
- Dinamização do plano de comunicação, incluindo a página
web e redes sociais.
Mercado de saberes
- Organização de atividades socioeducativas dirigidas
às famílias e ao público escolar.
- Dinamização do espaço da cozinha experimental.
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TURISMO
Valorizar a oferta e a atratividade.
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O desenvolvimento do
turismo é fundamental para potenciar a estratégia de afirmação
e de inovação de Vila Nova de Famalicão. Para além do contributo
económico inegável, o turismo constitui também um excelente veículo
para melhorar a imagem e a atratividade do território.
Neste sentido, Vila Nova de Famalicão será promovido como um destino
cosmopolita e memorável, com uma diversidade de recursos patrimoniais
e culturais e uma oferta gastronómica e vínica singular, para
visitar, vivenciar e voltar. |
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Desenvolvimento da
cooperação institucional na área do turismo. O Município promoverá
o aprofundamento da cooperação com diversos atores institucionais
na área do turismo, contribuindo para o seu desenvolvimento como
âncora da afirmação do território, como por exemplo a Entidade
Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Eixo Atlântico
do Noroeste Peninsular, entidades municipais e intermunicipais
e o tecido empresarial.
Fomento da capacitação e da formação na área do turismo.
O capital humano tem um papel essencial na consolidação de vantagens
competitivas de Vila Nova de Famalicão como destino turístico
de referência. Neste contexto, a qualificação de técnicos e de
outros atores relevantes assume uma prioridade significativa.
Fomento de comunicação e promoção na área turística. A
comunicação é um instrumento decisivo para a política municipal
de promoção e desenvolvimento do turismo, reforçando a notoriedade
de Vila Nova de Famalicão enquanto destino turístico de qualidade.
Neste sentido, serão concretizadas as seguintes medidas no âmbito
de comunicação e promoção na área turística: conceção, produção
e distribuição de materiais promocionais; organização de ações
promocionais dos principais eventos locais; participação em feiras
de âmbito nacional e internacional.
Valorização turística dos recursos endógenos do território.
A localização privilegiada, a identidade secular e o património
paisagístico, cultural, gastronómico e industrial são ativos que
fazem de Vila Nova de Famalicão um destino de referência. Neste
contexto, o Município promoverá a execução da Estratégia Famalicão
Turismo 2020, baseada em quatro eixos estruturantes: touring cultural
e paisagístico; gastronomia e vinhos; turismo industrial e de
negócios; animação turística e eventos. |
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Principais medidas no âmbito da valorização
turística dos recursos endógenos do território, em 2021
Eixo de touring cultural e paisagístico
- Dinamização da Rota Camilo, um projeto de valorização
do património de Camilo Castelo Branco enquanto produto
de interesse turístico-cultural, que engloba os projetos
"Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério
da Lapa" e "Rota Camilo: Qualificação e Divulgação Territorial".
- Dinamização dos Roteiros Turísticos temáticos sobre
Vila Nova de Famalicão: Roteiro dos Parques e Jardins,
Roteiro dos Elementos de Arquitetura, Roteiro da Arte
Urbana.
Eixo de gastronomia e vinhos
- Fomento da Gastronomia tradicional e criativa, englobando
a promoção do Roteiro de Restaurantes e especialidades
gastronómicas.
- Iniciativa Dias à Mesa, ao longo do ano, que visa
potenciar a riqueza e a diversidade da gastronomia local.
Eixo de turismo industrial e de negócios
- Dinamização da Rota da Indústria - Famalicão Turismo
Industrial.
- Organização de visitas empresariais
e de negócios.
Eixo de animação turística e eventos
- Realização de eventos de qualidade relevante, baseados
numa identidade comunitária forte, que se manifesta
na tradição e se estende à contemporaneidade, fazendo
de Vila Nova de Famalicão um destino de referência.
Neste contexto, merecem menção os seguintes eventos,
cuja realização estará condicionada pela evolução da
situação pandémica:
- Carnaval;
- Festa de Maio - Flores & Trocas, no início do mês
de maio, um evento que visa recriar e renovar duas tradições
ancestrais do concelho, mais concretamente a Festa da
Flor e a Feira das Trocas;
- Festas Antoninas;
- Feira Grande de São Miguel, que evoca a atribuição
do foral de D. Sancho I (1205), que instituiu a realização
da feira de Vila Nova de Famalicão
- Iniciativas conducentes à afirmação de Vila Nova de
Famalicão na quadra natalícia.
- Cooperação com a sociedade civil na organização das
Solenidades da Semana Santa e na promoção do turismo
religioso em geral.
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