Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Proposta Anexa

 

 

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Agenda Estratégia para o Desenvolvimento Inteligente
 
Vila Nova de Famalicão é o terceiro concelho mais exportador a nível nacional, dotado de um tecido empresarial apostado na afirmação em mercados altamente competitivos e exigentes, pela qualidade, pela diferenciação e pelo valor acrescentado dos seus produtos e serviços.

A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente está alinhada como o Programa-Estrela "Famalicão Made IN", que visa consolidar Vila Nova de Famalicão como território empreendedor, industrial e exportador, alavancando para um novo limiar de excelência e inovação tecno-industrial.

Portanto, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente engloba as políticas que tem como finalidade incrementar o desenvolvimento socioeconómico do território, contribuindo para consolidar Vila Nova de Famalicão como um território que incentiva a diversificação e a modernização das estruturas económicas, a criação de emprego, o bem-estar social e o reforço da internacionalização.
 
ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO
Promover o desenvolvimento socioeconómico do território.
 
O Município conferirá um lugar central à promoção do desenvolvimento socioeconómico do concelho, através da consolidação do crescimento económico sustentável e equitativo e da geração de emprego de qualidade, que permita o pleno aproveitamento do capital humano existente e o reforço da inovação e da internacionalização.
 
Desenvolvimento do Programa Famalicão Made IN. Através do programa Famalicão Made IN, o Município visa a prossecução dos seguintes desígnios estratégicos: i) valorizar e promover a genética empreendedora; ii) captar novos investimentos iii) apoiar empresários e empreendedores no desenvolvimento de projetos empresariais.
 

Principais medidas no âmbito do Programa Famalicão Made IN, em 2021

Eixo Famalicão Made INcubar

- Dinamização da Rede Famalicão Empreende, enquanto plataforma de cooperação institucional das entidades de promoção e de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento económico.

- Atualização do protocolo com as entidades da Rede Famalicão Empreende.

- Prestação dos serviços de apoio aos agentes económicos locais, nomeadamente através do Espaço Empresa.

- Realização do programa de aceleração de startups "Elevador".

- Dinamização dos polos da Incubadora Famalicão Made IN, nomeadamente dos polo Riopele, do Edifício Globus e do CIIES (Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior).

- Participação em eventos de empreendedorismo, sendo condicionada às condições de segurança sanitária.

- Continuação dos serviços da EPAT - Apoio Técnico à Criação e Consolidação de projetos (em parceria com o IEFP), nomeadamente, o acompanhamento dos projetos aprovados (consultoria de 2 anos).

- Dinamização do grupo de empresas criadas no âmbito dos processos de incubação - Geração Made IN.

- Abertura do espaço Fablab, para o desenvolvimento de prototipagem em parceria.

Eixo Famalicão Made INvestir

- Dinamização do projeto de promoção e valorização dos parques empresariais do concelho.

- Desenvolvimento dos trabalhos para estruturação de um modelo de gestão participada dos parques empresariais.

- Implementação do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal, englobando o acompanhamento das candidaturas ao programa de apoio aos projetos de investimento de interesse municipal.

- Made 2IN, nomeadamente com a entrada em funcionamento de nova plataforma informática de gestão das candidaturas e projetos.

Eixo Famalicão Made INcentivar

- Participação na dinamização do Roteiro da Inovação (consultar a Área de Intervenção "Governação Municipal").

- Dinamização de iniciativas que visem elevar os índices de incorporação de I&D nas empresas famalicenses, no âmbito da Rede Famalicão Empreende.

- Apoio aos principais setores industriais através da ligação às infraestruturas tecnológicas, da promoção da marca Famalicão Cidade Têxtil e do desenvolvimento do TECMEAT.

- Promoção dos instrumentos financeiros de apoio às micro e pequenas empresas, nomeadamente através da prossecução do Fundo de Emergência e Solidariedade - Linha de Financiamento, em parceria com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave.

- Dinamização dos projetos POCTEP Empreende Makers e CoLogistics.

- Dinamização e acompanhamento dos programas municipais de apoio financeiro a projetos de ID&I - Bolsas de Investigação (bolseiros) e de apoio financeiro a soluções de ID&I (empresas e infraestruturas tecnológicas);

- Ativação do plano de ação para a dinamização do comércio na área central da cidade.

- Dinamização da Bolsa de Emprego, no âmbito do EQTE - Espaço Qualificação, Trabalho e Emprego, desenvolvida como resultado de parceria entre o IEFP, o Famalicão Made IN, o Centro Qualifica, o Famalicão Comunitário e o CLDS 3G - Comunidades Incubadoras.

- Implementação do Programa Municipal de Apoio Financeiro a Projetos de ID&I - Bolsas de Investigação.

Eixo Famalicão Made IN

- Dinamização dos meios de comunicação digital do programa Famalicão Made IN, bem como da sua newsletter - com introdução do formato bilingue (português e inglês).

- Participação e dinamização de eventos relacionados com o empreendedorismo e com o apoio às empresas.

- Realização do Fórum Famalicão Made IN.

 
Promoção dos mercados e produtores locais. O Município tem como prioridade fazer do Mercado Municipal um espaço congregador da diversidade transversal do concelho, um espaço de negócios (mercado de trocas), um local de sociabilização (mercado encontro) e de aprendizagem e partilha de saberes (mercado escola). Além disso, pretende-se que o Mercado Municipal seja um polo central visível e estruturante de um extenso circuito de valorização e de distribuição dos produtos locais.
 

Principais medidas no âmbito dos mercados e produtores locais, em 2021

Medidas transversais

- Abertura ao público do Mercado Municipal renovado, após a conclusão da empreitada de reabilitação.

- Execução do plano de dinamização e promoção do Mercado.

- Consolidação da iniciativa "Selo Made In Famalicão - Produto que é nosso", em prol da promoção dos produtores e produtos endógenos e locais.

Mercado de trocas

- Promoção dos produtores e produtos do Mercado.

- Capacitação dos comerciantes.

- Desenvolvimento de meios online de promoção dos produtos/produtores.

- Promoção dos circuitos curtos de distribuição, incluindo o Selo Made IN Famalicão, os mercados locais de proximidade e o envolvimento de produtores locais.

Mercado de encontro

- Promoção do plano de animação.

- Dinamização do plano de comunicação, incluindo a página web e redes sociais.

Mercado de saberes

- Organização de atividades socioeducativas dirigidas às famílias e ao público escolar.

- Dinamização do espaço da cozinha experimental.

 
TURISMO
Valorizar a oferta e a atratividade.
 
O desenvolvimento do turismo é fundamental para potenciar a estratégia de afirmação e de inovação de Vila Nova de Famalicão. Para além do contributo económico inegável, o turismo constitui também um excelente veículo para melhorar a imagem e a atratividade do território.

Neste sentido, Vila Nova de Famalicão será promovido como um destino cosmopolita e memorável, com uma diversidade de recursos patrimoniais e culturais e uma oferta gastronómica e vínica singular, para visitar, vivenciar e voltar.
 
Desenvolvimento da cooperação institucional na área do turismo. O Município promoverá o aprofundamento da cooperação com diversos atores institucionais na área do turismo, contribuindo para o seu desenvolvimento como âncora da afirmação do território, como por exemplo a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, entidades municipais e intermunicipais e o tecido empresarial.

Fomento da capacitação e da formação na área do turismo. O capital humano tem um papel essencial na consolidação de vantagens competitivas de Vila Nova de Famalicão como destino turístico de referência. Neste contexto, a qualificação de técnicos e de outros atores relevantes assume uma prioridade significativa.

Fomento de comunicação e promoção na área turística. A comunicação é um instrumento decisivo para a política municipal de promoção e desenvolvimento do turismo, reforçando a notoriedade de Vila Nova de Famalicão enquanto destino turístico de qualidade. Neste sentido, serão concretizadas as seguintes medidas no âmbito de comunicação e promoção na área turística: conceção, produção e distribuição de materiais promocionais; organização de ações promocionais dos principais eventos locais; participação em feiras de âmbito nacional e internacional.

Valorização turística dos recursos endógenos do território. A localização privilegiada, a identidade secular e o património paisagístico, cultural, gastronómico e industrial são ativos que fazem de Vila Nova de Famalicão um destino de referência. Neste contexto, o Município promoverá a execução da Estratégia Famalicão Turismo 2020, baseada em quatro eixos estruturantes: touring cultural e paisagístico; gastronomia e vinhos; turismo industrial e de negócios; animação turística e eventos.
 

Principais medidas no âmbito da valorização turística dos recursos endógenos do território, em 2021

Eixo de touring cultural e paisagístico

- Dinamização da Rota Camilo, um projeto de valorização do património de Camilo Castelo Branco enquanto produto de interesse turístico-cultural, que engloba os projetos "Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa" e "Rota Camilo: Qualificação e Divulgação Territorial".

- Dinamização dos Roteiros Turísticos temáticos sobre Vila Nova de Famalicão: Roteiro dos Parques e Jardins, Roteiro dos Elementos de Arquitetura, Roteiro da Arte Urbana.

Eixo de gastronomia e vinhos

- Fomento da Gastronomia tradicional e criativa, englobando a promoção do Roteiro de Restaurantes e especialidades gastronómicas.

- Iniciativa Dias à Mesa, ao longo do ano, que visa potenciar a riqueza e a diversidade da gastronomia local.

Eixo de turismo industrial e de negócios

- Dinamização da Rota da Indústria - Famalicão Turismo Industrial.

- Organização de visitas empresariais e de negócios.

Eixo de animação turística e eventos

- Realização de eventos de qualidade relevante, baseados numa identidade comunitária forte, que se manifesta na tradição e se estende à contemporaneidade, fazendo de Vila Nova de Famalicão um destino de referência. Neste contexto, merecem menção os seguintes eventos, cuja realização estará condicionada pela evolução da situação pandémica:

- Carnaval;
- Festa de Maio - Flores & Trocas, no início do mês de maio, um evento que visa recriar e renovar duas tradições ancestrais do concelho, mais concretamente a Festa da Flor e a Feira das Trocas;
- Festas Antoninas;
- Feira Grande de São Miguel, que evoca a atribuição do foral de D. Sancho I (1205), que instituiu a realização da feira de Vila Nova de Famalicão
- Iniciativas conducentes à afirmação de Vila Nova de Famalicão na quadra natalícia.
- Cooperação com a sociedade civil na organização das Solenidades da Semana Santa e na promoção do turismo religioso em geral.

 
 
 
 
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