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Agenda
Estratégica para a Governança
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A governança do um território
é cada vez mais complexa. São diversos os atores e múltiplas as
interações entre as decisões e os seus efeitos. Quanto maior for
a capacidade de promover a governança em rede, mais se avança
no fortalecimento do Poder Local e na promoção de uma cidadania
cada vez mais participativa.
A Agenda Estratégica para a Governança está alinhada com o Programa-Estrela
“Famalicão Comunitário”, que visa promover a participação e corresponsabilização
dos cidadãos na gestão do espaço público.
A Agenda Estratégica para o Governança engloba as políticas que
pretendem consolidar Vila Nova de Famalicão como um território
de participação e de pleno envolvimento cívico, baseada na governação
responsável e proximidade, bem como a sua afirmação nos âmbitos
nacional e global. |
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GOVERNAÇÃO
MUNICIPAL
Aprofundar a governação responsável e próxima.
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O Município tem como
prioridade estratégica a valorização da governação responsável,
sustentável, participativa e cidadã, que contribua para o desenvolvimento
de Vila Nova de Famalicão como um território cada vez mais sustentável,
inclusivo e inteligente.
Operacionalização do planeamento estratégico. O Município
tem como prioridade estruturante a formulação de políticas de
planeamento e desenvolvimento estratégico do território, mediante
o fomento da transversalidade das políticas municipais, a gestão
dos mecanismos de cofinanciamento e a promoção do envolvimento
da comunidade. |
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Principais medidas no âmbito do planeamento
estratégico, em 2021
Eixo da dinamização da gestão estratégica do Município
e do território
- Revisão e realinhamento do Plano Estratégico “Famalicão
Visão’25” para o período 2021-2025.
- Dinamização do Programa-Estrela “B-Smart Famalicão”.
O ano de 2021 será especialmente dedicado à promoção
do desenvolvimento sustentável, em alinhamento com os
ODS - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da
ONU e com o princípio da sustentabilidade, enquanto
valor transversal e multissectorial.
- 6.ª edição dos “Selos Visão’25”, pelo qual se pretende
reconhecer os projetos e iniciativas promotoras dos
valores e desafios incorporados pelos Programas-Estrela:
“Famalicão Made IN”, “B-Smart Famalicão”, “Força V-Famalicão
Voluntário” e “Famalicão Comunitário”.
- Realização do 3.º Encontro Famalicão Visão’25, como
espaço de reflexão e debate sobre as principais prioridades
de desenvolvimento do território.
- Operacionalização de projetos alinhados com o Plano
Estratégico “Famalicão Visão’25”.
- Apresentação de candidaturas a rankings, galardões
e prémios de boas práticas e de reconhecimento da ação
municipal a nível nacional e internacional.
- Capacitação dos agentes para a elaboração de candidaturas
a fundos de financiamento, por meio de ações de formação,
oficinas e sessões de divulgação.
- Difusão de informação crítica no âmbito do planeamento
estratégico.
- Incentivo à incorporação de inovações e difusão do
conhecimento para os serviços municipais, através do
infomail “Oh!lha K´Giro!”; da biblioteca online/arquivo
de documentação técnica de apoio ao planeamento (Biblioteca
Visão’25); e da participação em conferências e seminários
nacionais e internacionais.
- Atualização do “Quadro de Indicadores – Monitor Visão’25”,
em alinhamento com as novas estratégias e políticas
nacionais e internacionais.
- Acompanhamento do processo de atualização e revisão
da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial
do Ave 2021-2027, cuja coordenação cabe à CIM do Ave.
Eixo da operacionalização dos programas de contratualização
- Conclusão dos programas de contratualização, procedendo
aos trabalhos de conclusão e encerramento das operações
enquadradas nos seguintes planos:
- Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial
Ave 2020, decorrente da contratualização entre a CIM
do Ave e a Autoridade de Gestão do Norte 2020.
- Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU@VNF2020)
– conclusão das operações integradas no programa de
ação, nomeadamente na mobilidade - “Rede Urbana Pedonal
e Ciclável - Etapa 2 (antenas) Fase 1”, “Rede Urbana
Pedonal e Ciclável - Intraurbana”, “Requalificação do
Interface 2”, “Espaços da Área Central da Cidade (Mobilidade)-,
na reabilitação urbana - “Reabilitação do Teatro Narciso
Ferreira”, “Espaços da Área Central da Cidade (Reabilitação)
e “Promoção e valorização do Mercado Municipal” e nas
comunidades desfavorecidas “Reabilitação do espaço público
e requalificação dos equipamentos do Bairro da Cal”.
Eixo da conceção e gestão de candidaturas a fundos
de financiamento
- Preparação e gestão de candidaturas a programas de
financiamento nacionais e comunitários.
- Preparação e gestão de candidaturas às medidas no
âmbito de mercado social de emprego e da empregabilidade
em geral.
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Promoção de auditoria
e gestão de qualidade. O Município promoverá, no domínio da
auditoria interna, a melhoria e a eficiência dos serviços municipais,
o cumprimento das disposições legais e regulamentares nos procedimentos
e a prossecução dos objetivos fixados, visando a melhoria contínua,
a transparência e a excelência do desempenho das estruturas organizacionais.
Além disso, será continuado o processo de definição, implementação,
certificação, manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão
da Qualidade (SGQ) nos serviços municipais. Para 2021, será prosseguido
o processo de melhoria contínua dos serviços já certificados e
concluiremos novos processos com vista ao alargamento da certificação
de outros serviços municipais no âmbito da norma ISO 9001:2015.
Promoção do conceito Smart City. Smart City ou Cidade Inteligente
é um conceito baseado em recentes inovações tecnológicas que tornam
os municípios otimizados, possibilitando um crescimento planeado,
através da utilização de tecnologias avançadas de comunicação
e informação para promover um desenvolvimento sustentável e a
melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Numa cidade inteligente
em que tudo se torna conectado, é possível contar com o funcionamento
interligado de sistemas de iluminação, tráfego e transportes,
entre outros. O Município famalicense está a dar os seus primeiros
passos com o projeto Smart City, e enfrenta diversos desafios
relacionados com o fornecimento de alguns serviços que considera
essenciais que se apresentem de forma inteligente, como os de
água, energia, transporte, saúde e educação, entre outros. Em
2021 o projeto estará apto para uma maior interação com os cidadãos,
nomeadamente com a disponibilização da App Ocorrências e o início
da monitorização concreta de dados.
Desenvolvimento da comunicação institucional do Município.
O Município tem como prioridade estratégica o desenvolvimento
de uma estratégia de comunicação, contribuindo para o fortalecimento
dos laços de confiança entre os diversos públicos internos e externos
e a consolidação da identidade e da atratividade do território
de Vila Nova de Famalicão a nível nacional e global. |
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Principais medidas no âmbito da comunicação
institucional, em 2021
- Ignição e desenvolvimento do processo comunicativo
das novas estruturas e dinâmicas municipais, nomeadamente
as seguintes: Mercado Municipal, Rede Clicável e Pedonal
Urbana, Teatro Narciso Ferreira, Centro de Recolha Oficial
Animal, Requalificação do Centro Urbano.
- Consolidação da Marca Famalicão – O Seu Lugar, contribuindo
para a consolidação da identidade e da atratividade
do território de Vila Nova de Famalicão a nível nacional
e global.
- Gestão de conteúdos e marketing digital nas plataformas
do Município e naquelas em que este marca presença,
designadamente intranet, internet e redes sociais, potenciando
a interação com os diversos públicos, a valorização
de espaços digitais de participação cidadã e a afirmação
territorial.
- Edição das publicações municipais periódicas, designadamente
o Boletim Municipal e a Agenda Cultural.
- Organização de ações de promoção territorial e de
sensibilização cívica nas mais diversas áreas de atuação
do Município.
- Conceção, desenvolvimento e acompanhamento de ações
de comunicação de suporte às iniciativas desenvolvidas
pelo Município, favorecendo o desenvolvimento de uma
comunidade cada mais esclarecida e participativa.
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Coordenação e desenvolvimento
da fiscalização municipal. O Município assegurará a coordenação,
o desenvolvimento e a concretização das ações de fiscalização
em matéria do cumprimento dos diplomas legais e regulamentares
em vigor, e da aplicação das normas legais cuja competência de
aplicação ou de fiscalização caiba na esfera municipal. Assim,
o Município, através do Serviço de Fiscalização, primará por promover
o cumprimento das normais legais e regulamentares e esclarecer,
sensibilizar e responsabilizar os intervenientes para o seu cumprimento.
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Principais medidas no âmbito da fiscalização
municipal, em 2021
- Realização do atendimento descentralizado. Esta medida
visa gerar uma maior proximidade às populações e às
Freguesias, de forma a esclarecer dúvidas e sensibilizar
os cidadãos para as seus direitos e responsabilidades.
Desta forma é instalado um balcão de atendimento nas
freguesias com horários definidos de atendimento. Tendo
já iniciado em fevereiro de 2020, esta medida foi suspensa
devido à pandemia de COVID-19. No entanto, está previsto
o seu retorno em 2021.
- Desmaterialização do papel. Alinhando na estratégia
de desmaterialização do papel já iniciada em alguns
serviços do Município, pretende-se integrar esta medida
através da aquisição de equipamentos que permitam de
uma forma fácil e prática aceder no local e em tempo
real a toda a informação relativa a um determinado processo.
- Geolocalização. Dando continuidade às medidas de georreferenciação
de todas as ações de fiscalização que são efetuadas,
pretende-se aprimorar este conceito, podendo fixar coordenadas
geográficas e anexar fotografias georreferenciadas,
em tempo real, permitindo a criação de bloco de informação
acessível e prático.
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Promoção da dimensão
jurídica no desenvolvimento das políticas públicas municipais.
O Município promoverá a transversalidade da dimensão jurídica
nas diversas áreas de atuação, zelando pela legalidade da atuação
e pela valorização da cidadania. Neste sentido, apostará na melhoria
qualitativa da regulamentação municipal. Além disso, será promovida
a dinamização do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
(CIAC) como estrutura municipal de proximidade e de apoio aos
cidadãos enquanto consumidores.
Valorização dos recursos humanos ao serviço do Município. O
Município promoverá a qualificação e a valorização profissional
das pessoas de que laboram ao seu serviço, dando igualmente atenção
à promoção da segurança e saúde no trabalho e do bem-estar físico,
social e psíquico. |
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Principais medidas no âmbito da valorização
dos recursos humanos, em 2021
- Continuação da aposta na valorização das competências
e capacitação dos trabalhadores municipais, mediante
a implementação contínua de programas e ações de formação
em contexto de trabalho ou de sala de aula, tendo em
vista melhorar os processos de trabalho e promovendo
uma cultura de inovação e criatividade, dotando-os de
melhores ferramentas para o desenvolvimento das respetivas
funções.
- Prosseguimento da estimulação do enriquecimento curricular
dos trabalhadores, para que concluam processos formativos
que foram interrompidos ou atinjam a meta curricular
que ambicionam, dinamizando uma cultura de valorização
das carreiras e a progressão ao longo do vínculo com
o Município.
- Desenvolvimento da cooperação com a ACB - Associação
Cultural, Beneficente e Desportiva dos Trabalhadores
do Município de Vila Nova de Famalicão, de modo que,
para além das ações já realizadas, nomeadamente por
ocasião do São Martinho e do Natal, sejam dinamizadas
outras medidas no âmbito da proteção da saúde, designadamente
nos domínios da saúde ocupacional e da melhoria de segurança,
higiene e saúde; bem, como das áreas da parentalidade
e no cuidado após a aposentação, entre outras, que evidenciem
a permanência e a extensão do vínculo que se pretende
manter com o contexto familiar em que o trabalhador
está inserido.
- Promoção da segurança e saúde no trabalho e, do bem-estar
físico, social e psíquico dos trabalhadores, contribuindo
para o aumento da sua felicidade no trabalho, através
da prossecução de atividades dedicadas à gestão dos
riscos psicossociais do trabalho e gestão do stresse
laboral, bem como à adoção de soluções de organização
do trabalho que permitam melhorar a conciliação da atividade
profissional com a vida familiar e pessoal. Paralelamente,
serão promovidas medidas de segurança e saúde nos locais
de trabalho, contribuindo para o bem-estar físico, social
e psíquico dos trabalhadores municipais e a prevenção
dos acidentes de trabalho e doenças e outros riscos
profissionais.
- Implementação de um programa de reconhecimento dos
trabalhadores, de forma a incentivar o mérito e o percurso
profissional e a atenuação do absentismo.
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Modernização digital
da administração municipal. O Município promoverá o desenvolvimento
da sociedade de informação no território, tendo presente que a
melhoria qualitativa das tecnologias de informação é fundamental
para a modernização dos serviços públicos municipais. |
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Principais medidas no âmbito da modernização
digital da administração municipal, em 2021
- Prosseguimento da aposta na promoção da interoperabilidade
nos serviços da administração municipal, mediante a
modernização e adaptação das plataformas digitais, permitindo
a disponibilização de uma interação mais eficiente entre
os cidadãos e os serviços municipais.
- Promoção da sociedade digital e modernização administrativa.
A melhoria da rede de dados e o desenvolvimento de ferramentas
de suporte à análise e partilha de dados, de forma a
controlar e analisar a gestão, continuarão a ser objetivos
de modernização da administração municipal, através
da concretização das seguintes medidas:
- Reforço do posicionamento de Vila Nova de Famalicão
como Cidade Inteligente e estabelecimento de iniciativas
tecnológicas, nomeadamente o lançamento de iniciativas
de base tecnológica que melhor contribuam para o processo
de evolução e desenvolvimento do concelho.
- Promoção do investimento na Plataforma de Inteligência
Urbana destinada a potenciar uma melhor gestão dos recursos
públicos e garantir uma maior racionalidade e eficiência
na utilização e disponibilização dos serviços públicos
municipais.
- Normalização de ferramentas de planeamento, gestão
e previsão assentes em informação credível, coerente
e atualizada, de modo a assegurar a melhoria da capacidade
de gestão, monitorização, negociação e regulação dos
diferentes verticais de gestão municipal, bem como de
atuação e do ecossistema operacional do território.
- Desenvolvimento de plataformas de interação digital
com o cidadão, reformulando a sistemática de atendimento.
- Prosseguimento do apetrechamento das salas da rede
pública da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino
básico com meios tecnológicos interativos.
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Implantação da Loja
do Cidadão. Considerando que compete ao Município colaborar
no apoio a programas e projetos de interesse municipal em parceria
com a Administração Central do Estado, será prosseguida a aposta
estratégica na implantação da Loja do Cidadão no território, com
o propósito de oferecer aos cidadãos uma maior oferta integrada
de serviços públicos e na medida em que é coerente com os esforços
de modernização administrativa e simplificação promovidos nos
serviços municipais pela autarquia.
Dinamização do Roteiro da Inovação. Em 2021, será dada
continuidade ao Roteiro da Inovação, tendo como objetivo divulgar
a nível local e nacional projetos relevantes de inovação e com
potencial de demonstração para o desenvolvimento do território.
Comemorações municipais das principais datas para a cidadania
e a identidade local. O Município promoverá as comemorações
das datas mais relevantes para a consolidação dos valores da cidadania
e da identidade da comunidade famalicense. |
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Principais comemorações municipais
das principais datas para a cidadania e a identidade
local, em 2021
- Comemorações do 47.º aniversário da revolução de 25
de abril de 1974.
- Comemorações do Dia da Cidade, em 9 de julho, indicando
o 36.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão
a cidade.
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GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO
Fortalecer a subsidiariedade e a coesão territorial.
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O Município prosseguirá
a sua aposta no sentido de uma crescente interação com as Freguesias,
associações e grupos informais de cidadãos, ambicionando alcançar
um novo patamar no processo de desenvolvimento integrado do território,
de acordo com os princípios da subsidiariedade e da coesão.
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xxDesenvolvimento
Territorial Integrado |
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A política municipal
de desenvolvimento territorial integrado contribui para a cooperação
entre diversos atores da comunidade e o aprofundamento da transversalidade
e da territorialização das políticas públicas. Neste contexto,
as Comissões Sociais Inter-Freguesias constituem um instrumento
com potencial de envolvimento e corresponsabilização da comunidade.
A operacionalização desta estratégia passa por promover uma maior
interatividade e relação entre os diversos atores do território
e de uma governação partilhada e coletiva, acreditando que, desta
forma, as comunidades serão mais abertas, dinâmicas, e participativas,
apresentando maior capacidade de resiliência, evolução e adaptação.
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Principais medidas no âmbito do desenvolvimento
territorial integrado, em 2021
Eixo do desenvolvimento organizacional
- Prestação de apoio e colaboração no desenvolvimento
das atividades das Comissões Sociais Inter-Freguesias
(CSIF).
- Acompanhamento das dinâmicas de funcionamento e de
comunicação das CSIF.
- Adoção de um mapa comum dos territórios: colaborando
no desenvolvimento de um mapa interativo com sinalização
dos serviços e dos contactos dos parceiros das CSIF,
procurando melhorar e aproximar a prestação de serviços
aos cidadãos.
- Promoção do alargamento da rede de parceiros a agentes
locais, empresas, associações, entre outros, que queiram
constituir-se como partes interessadas no desenvolvimento
do território.
- Formação dirigida aos parceiros do Conselho Local
de Ação Social (CLAS) para a ação local, promovendo
partilha de aprendizagens, experiências e boas práticas.
Eixo Desenvolvimento Comunitário
- Acompanhamento e apoio à execução dos Planos de Ação
das CSIF.
- Articulação com os serviços municipais.
- Desenvolvimento do Programa Identidades, assente nas
seguintes prioridades de intervenção: Animação Comunitária,
Envelhecimento Ativo, Inclusão Social e Promoção da
Saúde.
- Desenvolvimento do Programa Mercados, com o acompanhamento
da implementação do projeto CLDS 4G, e assente nas seguintes
prioridades de intervenção: Empreendedorismo, Emprego,
Mercado de Produtos Locais.
- Desenvolvimento do Programa Territórios, assente nas
seguintes prioridades de intervenção: Mobilidade e Ambiente.
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xxFreguesias |
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As Freguesias dispõem
igualmente de responsabilidades próprias e delegadas em domínios
bastante diversificados na promoção e salvaguarda dos interesses
das respetivas populações, tendo uma especial relação de proximidade
que lhes confere uma posição privilegiada nessa missão. Por conseguinte,
o Município promoverá a cooperação institucional, financeira,
logística e técnica com as Freguesias que fazem parte do território,
contribuindo para a prossecução de um serviço público cada vez
mais equitativo e eficiente junto das populações. |
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Principais medidas no âmbito da cooperação
com as Freguesias, em 2021
- Atribuição de apoios financeiros, designadamente dos
seguintes domínios: i) atividades de cariz cultural,
desportivo e lúdico, ii) Beneficiação de imóveis e/ou
equipamentos integrados no património da Freguesia e
modernização dos seus serviços; iii) Obras de construção
ou conservação de instalações de imóveis integrados
no património das Freguesia, iv) atividades e projetos
pontuais; v) Infraestruturas diversas, nomeadamente
vias e infraestruturas básicas.
- Atribuição de apoios não financeiros, designadamente
os seguintes: i) fornecimento de recursos materiais,
bens, produtos e afins; ii) Cedência de viaturas e máquinas;
iii) cedência de equipamentos e instalações municipais;
iv) cedência de mão-de-obra; v) apoio técnico e administrativo;
vi) concessão de apoios logísticos pontuais; vi) fomento
da formação.
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xxAssociativismo |
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Reconhecendo o papel das
entidades do tecido associativo na promoção do bem-estar e da
qualidade de vida da população, o Município promoverá um conjunto
diversificado de apoios financeiros e não financeiros, contribuindo
deste modo para o fortalecimento da sociedade civil a nível concelhio.
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Principais medidas no âmbito da cooperação
com o movimento associativo, em 2021
- Atribuição de apoios financeiros, designadamente dos
seguintes domínios: i) projetos ou atividades de reconhecido
interesse para o Município; ii) realização de obras
de construção, conservação ou beneficiação de instalações,
consideradas essenciais ao desenvolvimento das suas
atividades ou para a aquisição de imóveis com esse fim;
iii) apoio na aquisição de equipamentos conducentes
ao desempenho das atividades e funções das entidades
e organismos.
- Atribuição de apoios não financeiros, designadamente
a disponibilização de equipamentos móveis, espaços físicos,
materiais diversos, mão-de-obra, meios técnicos, logísticos
ou de divulgação por parte do Município conducentes
à prossecução de projetos ou atividades de reconhecido
interesse municipal.
- Dinamização das Mostras Comunitárias, organizadas
em parceria com as Freguesias e outros agentes locais,
tendo como finalidade a valorização das comunidades
locais do território.
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IGUALDADE
Promover a cidadania equitativa.
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O Município preconiza
a relevância da igualdade como condição fundamental para o desenvolvimento
do território, enquanto comunidade que promove efetivamente a
dignidade da pessoa humana e assegura plenamente a participação
de todas e de todos, tendo presente o princípio constitucional
da igualdade e as orientações das diversas instâncias internacionais
e europeias nesse domínio.
Valorização da transversalidade da igualdade nas políticas
públicas municipais. O Município tem como prioridade estratégica
o reforço da promoção da igualdade nas suas diversas áreas de
atuação. |
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Principais medidas no âmbito da valorização
da transversalidade da igualdade nas políticas públicas
municipais, em 2021
- Prosseguimento da implementação do protocolo de
cooperação entre o Município e a Comissão para a Cidadania
e a Igualdade de Género, que visa a promoção, execução,
monitorização e avaliação da implementação de medidas
e ações que concorram para a territorialização da Estratégia
Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030
“Portugal + Igual” (ENIND), ao nível municipal.
- Prossecução do Plano Municipal para a Igualdade, visando
assegurar a valorização da perspetiva da igualdade nos
diversos domínios da ação do Município, dando em 2021
continuidade, ao desenvolvimento das medidas previstas
para as diferentes áreas identificadas como prioritárias,
constantes do Plano Municipal para a Igualdade, que
foi aprovado pelo Município em 2016.
- Dinamização da EIVL - Equipa para a Igualdade na Vida
Local, cujas missão é propor, conceber, coordenar, implementar,
acompanhar e avaliar as medidas e as ações desenvolvidas
no âmbito do protocolo com a Comissão para a Cidadania
e a Igualdade de Género.
- Implementação do banco de recursos e/ou apoios técnicos
para as pessoas com deficiência e os seus familiares.
Este banco municipal será implementado com o envolvimento
transversal de diversos serviços municipais (desporto,
educação, solidariedade social, ambiente, empreendedorismo,
mobilidade, etc.)., contribuindo para a inclusão e a
igualdade de direitos e oportunidades das pessoas com
deficiência.
- Fomento da sensibilização da comunidade educativa
para a temática da igualdade.
- Comemorações de datas simbólicas para a Igualdade,
mediante a dinamização de atividades de índole cívico,
cultural e pedagógico, como o Dia Internacional da Mulher,
o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional
para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
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Prevenção e combate
à violência interpessoal. O Município está empenhado na prossecução
de medidas de atendimento, informação e encaminhamento para pessoas
vítimas de violência, designadamente através do trabalho em rede
e das parcerias. |
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Principais medidas no âmbito da prevenção
e combate à violência interpessoal, em 2021
- Fomento da cooperação interinstitucional no âmbito
da violência interpessoal, através do Grupo Rede Respostas
à Violência Interpessoal, contribuindo para a implementação
concertada de ações ou projetos de prevenção e combate
à violência interpessoal no território.
- Dinamização do Grupo Rede Respostas à Violência Interpessoal,
que visa desenvolver estratégias mais eficazes de atuação
na área da violência que permitam, quando possível,
evitar as ocorrências, desenvolver as boas práticas
na prestação de cuidados quando o mau trato acontece,
bem como prevenir as reincidências.
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Promoção da acessibilidade
inclusiva. Em 2021, o Município lançará medidas de acessibilidade
inclusiva, permitindo de forma equitativa às pessoas com mobilidade
reduzida a fruição dos espaços públicos. |
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Principais medidas no âmbito da acessibilidade
equitativa, em 2021
- Prosseguimento do processo de elaboração do Plano
Municipal de Mobilidade e Acessibilidade (consultar
a Área de Intervenção “Mobilidade”).
- Realização de ações de informação e sensibilização
junto da comunidade para a relevância da acessibilidade
equitativa.
- Capacitação dos trabalhadores do Município, nomeadamente
dos que atuam nas áreas das acessibilidades e da fiscalização.
- Melhoria das condições de acessibilidade aos serviços
municipais e espaços públicos, no seguimento do projeto
“Ambientes amigáveis para o desenvolvimento humano ao
longo do ciclo vital”, diagnóstico realizado numa parceria
com a Escola Superior de Enfermagem do Porto.
- Continuação do processo de elaboração e implementação
do Plano Municipal de Acessibilidades (consultar a Área
de Intervenção “Mobilidade”).
- Promoção de campanhas de sensibilização e informação
envolvendo o comércio de rua, os estudantes e comunidade
em geral, para reforçar de forma global e integra os
aspetos positivos da acessibilidade inclusiva.
- Dinamização da Equipa Técnica para a Promoção das
Acessibilidades, contribuindo para o acompanhamento
dos projetos municipais no âmbito das acessibilidades
e o cumprimento da legislação sobre a matéria.
- Implementação do Selo “Cidade Sem Barreiras”, a ser
atribuído a estabelecimentos de rua que cumpram as normas
de acessibilidade, reconhecendo o importante papel deste
comércio como elementos de proximidade e do bem-estar
da população.
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SEGURANÇA
Fortalecer a segurança como pilar da cidadania.
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Uma sociedade livre
e democrática pressupõe a criação de condições de segurança que
assegurem o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, a segurança
dos cidadãos pressupõe, para além do papel primordial do Estado,
a cooperação das Autarquias Locais e o envolvimento da sociedade
civil.
Fomento da cooperação na área da segurança. O Município valorizará
a cooperação com o Governo, as forças de segurança e outras entidades,
tendo como objetivos capacitar a comunidade para uma cidadania
participativa na segurança a nível local e aumentar o sentimento
de segurança e de bem-estar da população. |
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Principais medidas no âmbito da cooperação
institucional na área da segurança, em 2021
- Pugnar junto do Governo a melhoria da segurança
da proximidade no território, nomeadamente a implementação
efetiva do Destacamento Territorial da GNR de Vila Nova
de Famalicão, a melhoria das instalações da GNR na cidade;
a dotação de novas instalações para o posto territorial
da GNR em Riba de Ave e a criação e implantação do posto
territorial da GNR de Ribeirão.
- Dinamização do Conselho Municipal de Segurança como
estrutura de âmbito municipal com funções de natureza
consultiva, que visa promover a articulação, a troca
de informações e a cooperação entre entidades que, na
área do Município, têm intervenção ou estão envolvidas
na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança
e tranquilidade das populações.
- Fomento da cooperação entre a Polícia Municipal e
as empresas de segurança privada contratualizadas pelo
Município, tendo como objetivos a segurança e a vigilância
dos edifícios municipais, incluindo a ligação à Central
de Receção e Monitorização de Alarmes nos vários edifícios
escolares inseridos no património municipal, a vigilância
do Parque da Devesa, a realização de rondas móveis e
o patrulhamento de diversos equipamentos municipais.
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Prossecução da missão
da Polícia Municipal. A Polícia Municipal pauta-se pelo policiamento
de proximidade, sendo a sua atuação corporizada pela fiscalização
do cumprimento das leis e regulamentos que disciplinem matérias
relativas às atribuições das autarquias e à competência dos seus
órgãos. |
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Principais medidas de atuação da Polícia
Municipal, em 2021
Eixo do policiamento de proximidade, trânsito e mobilidade
- Ordenamento e fiscalização do trânsito rodoviário,
nomeadamente com o incremento da fiscalização ao estacionamento
público abusivo.
- Ordenamento do trânsito em atividades e eventos de
natureza cívica, social, religiosa, lúdica, cultural
e desportivo em espaços públicos.
- Presença frequente, preferencialmente pedonal, junto
das praças e arruamentos mais frequentados da cidade,
contribuindo para o aprofundamento do sentimento coletivo
de segurança.
- Ordenamento e fluidez do trânsito rodoviário, principalmente
junto dos estabelecimentos escolares, nas horas mais
críticas do dia.
- Aumento da presença física junto dos estabelecimentos
de ensino, reforçando o sentimento de segurança desta
comunidade, contribuindo para uma nova mobilidade com
menos viaturas no campus escolar da cidade, incrementando
as práticas de utilização dos pontos de largada e tomada
de alunos e o uso da circulação pedonal, em segurança.
- Promoção da segurança nas escolas e zona envolvente,
em conjunto com as forças de segurança.
- Manutenção da cooperação com todas as entidades ligadas
à segurança de pessoas e bens, nomeadamente com as forças
de segurança que atuam no concelho.
Eixo da proteção civil
- Articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil,
nomeadamente na época crítica dos fogos florestais,
em situações de alerta e na vigilância da mancha florestal
do território, bem como a prestação de apoio aquando
de acidentes graves, catástrofes, situações de crise
ou calamidade pública, englobando a colocação de patrulhas
de prevenção e vigilância aquando de estados de alerta
devido às condições meteorológicas desfavoráveis.
Eixo da fiscalização
- Fiscalização do cumprimento das normas de âmbito nacional
cuja competência de aplicação ou de fiscalização caiba
ao Município.
- Fiscalização do cumprimento das normas regulamentares
municipais.
- Continuação do programa de recolha de informação,
identificação, notificação e remoção, quando se justifique,
de viaturas abandonadas na via pública, bem como o desenvolvimento
do processo tendente ao seu abate como veículos em fim
de vida.
- Fiscalização das feiras realizadas no território municipal,
como por exemplo a feira semanal, a Feira das Trocas,
a Feira Grande de São Miguel e as feiras Francas de
maio e setembro, Festa de Flores e Trocas e Feira de
S. Miguel.
- Fomento da colaboração com os demais serviços municipais
e entidades externas ao Município, assegurando a intermediação
e a coordenação com as forças de segurança
Eixo do acompanhamento à situação da pandemia de
COVID-19
- Participação no acompanhamento, monitorização e operacionalização
dos planos de contingência da pandemia de COVID-19.
- Fiscalização do cumprimento dos normativos legais
vigentes no âmbito da prevenção, contenção e mitigação
da pandemia da COVID-19.
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PROTEÇÃO CIVIL
Melhorar as condições de prevenção e socorro.
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O Município tem como
meta estratégica o incremento das condições de prevenção e de
resposta face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes,
incentivando a participação da sociedade civil e dos cidadãos
e a ideia de que a segurança de pessoas e bens e a proteção do
território são uma responsabilidade de todos.
Fomento da cooperação institucional na área da proteção civil.
A cooperação tem uma relevância especial na área da proteção civil,
no sentido de aumentar a eficácia e efetividade das medidas tomadas
em prol da prevenção dos riscos coletivos e da segurança das populações.
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Principais medidas no âmbito da cooperação
institucional na área da proteção civil, em 2021
- Financiamento das atividades gerais das Associações
Humanitárias de Bombeiros Voluntários.
- Financiamento das atividades gerais do núcleo de Ribeirão
da Cruz Vermelha Portuguesa.
- Financiamento das equipas de intervenção permanente
(EIP’s) das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.
- Financiamento da ação da Associação de Silvicultores
do Vale do Ave, no âmbito do funcionamento da Equipa
de Sapadores Florestais.
- Dinamização dos órgãos consultivos municipais na área
da proteção civil, designadamente da Comissão Municipal
de Proteção Civil e da Comissão Municipal de Defesa
da Floresta.
- Atribuição de benefícios fiscais, nomeadamente a fixação
do IMI na taxa mínima, e de bonificações em taxas e
tarifas municipais–para os bombeiros voluntários com
habitação própria.
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Reforço do planeamento
municipal na área da proteção civil. O Município apostará
na adequação permanente dos instrumentos de planeamento destinados
a organizar a prevenção de riscos coletivos e a realização de
operações de proteção e socorro às populações. |
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Principais medidas no âmbito do planeamento
municipal na área da proteção civil, em 2021
- Operacionalização do Centro Municipal de Proteção
Civil. Na sequência da aprovação do financiamento da
candidatura da Reabilitação e Melhoria do Centro Municipal
de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão, em 2020,
o ano de 2021 será dada continuidade à operacionalização
desta candidatura. O Centro Municipal de Proteção Civil
constitui uma base que alicerça toda a estrutura local,
dotada de recursos tecnológicos para albergar e apoiar
a Comissão Municipal de Proteção Civil nas suas competências
de coordenação institucional quer na vertente política,
assim como na coordenação operacional, estando igualmente
preparado para servir as funções de uma organização
diferenciada em situação de acidente grave ou catástrofe,
por via da ativação do Plano Municipal de Emergência
de Proteção Civil.
- Prossecução do Plano Municipal de Emergência de Proteção
Civil (PMEPC). Este plano é um documento formal que
define o modo de atuação dos vários organismos, serviços
e estruturas a empenhar em operações de proteção civil
a nível municipal. Este plano foi revisto durante os
anos de 2019 e 2020. Concluído o processo de aprovação
do plano, em 2021 será realizado um exercício de postos
de comando (CPX) para testar os procedimentos contidos
no plano.
- Promoção do Plano Municipal de Defesa da Floresta
contra Incêndios (PMDFCI), que visa operacionalizar
a nível local e municipal as normas contidas na legislação
e no planeamento supramunicipal na área da defesa da
floresta contra incêndios.
- Elaboração e execução do Plano Operacional Municipal
(POM), que operacionaliza anualmente o Plano Municipal
de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), identificando
o dispositivo operacional para as ações de vigilância,
deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate,
rescaldo e vigilância pós-incêndio.
- Participação do Município no processo do Plano Intermunicipal
de Adaptação às Alterações Climáticas e Prevenção e
Gestão de Riscos do Ave. Este plano é uma iniciativa
da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, que visa
contribuir para construir ativamente uma sociedade pós-carbono
e reforçar a resiliência sócio ecológica do território.
- Elaboração de planos especiais de emergência, tendo
como objetivo a prevenção de acidentes graves que envolvem
substâncias perigosas e a limitação das suas consequências
para a saúde humana e o ambiente.
- Implementação dos Planos de Coordenação para Eventos
de Nível Municipal como instrumentos de gestão operacional
aplicáveis a eventos suscetíveis de desencadear uma
grande mobilização de público, nomeadamente nos casos
do Carnaval, das Festas Antoninas e da Feira de Artesanato
e Gastronomia.
- Implementação da legislação de segurança contra incêndios
em edifícios, de modo a permitir dotar os edifícios,
estabelecimentos e recintos, de um nível de segurança
eficaz.
- Realização de fiscalizações preventivas em edificações
que ameacem ruína ou constituam perigo para a saúde
ou segurança das pessoas.
- Monitorização de riscos coletivos, de forma a garantir
uma adequada vigilância dos riscos existentes no concelho
e uma atempada comunicação da sua evolução às estruturas
de proteção civil e socorro, bem como uma oportuna informação
à população potencialmente afetada pela iminência ou
ocorrência de um acidente grave ou catástrofe.
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Fomento da sensibilização
e informação pública. O Município desenvolverá várias ações
no domínio da sensibilização e informação pública na área da proteção
civil, direcionadas à população, visando a sua consciencialização
perante as medidas preventivas e as condutas de autoproteção face
aos riscos existentes e cenários previsíveis. |
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Principais medidas no âmbito da sensibilização
e informação pública, em 2021
- Projeto Comunidade Segura. Este projeto teve início
em 2018, na Comissão Social Inter-Freguesias do Vale
do Pelhe, e visa disseminar práticas para uma comunidade
local segura através da participação ativa na prevenção
e minimização de riscos e na proteção e valorização
do seu património.
- Projeto “Educar para a Proteção Civil”. Trata-se de
um novo projeto de sensibilização destinado a todos
os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
- Campanha de Informação pública “Famalicão sem Fogos
Depende de Todos”
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Desenvolvimento das
respostas operacionais na área da proteção civil. O Município
tem como prioridade estratégica a operacionalização dos recursos
para lidar com os diversos riscos coletivos a nível local. A vertente
operacional da prevenção dos riscos coletivos refere-se ao trabalho
que é realizado pela equipa operacional do Serviço Municipal de
Proteção Civil e pela Equipa de Sapadores Florestais, no âmbito
do protocolo contratualizado com a Associação de Silvicultores
do Vale do Ave. A equipa operacional do Serviço Municipal de Proteção
Civil em vindo a aumentar a resposta funcional, atualmente é responsável
pela vigilância florestal, extermínio de vespa velutina, beneficiação
da rede viária florestal, execução de faixas de gestão de combustível
da responsabilidade do Município, manutenção de espaços públicos
(não ajardinados) e a resposta operacional de riscos. Com a reestruturação
dos serviços de fiscalização do Município, ficou com a responsabilidade
da execução das limpezas coercivas decorrente de processos de
incumprimento da legislação nacional e da regulamentação municipal.
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Principais medidas no âmbito das respostas
operacionais na área da proteção civil, em 2021
- Prossecução do Programa Municipal de Prevenção de
Incêndios Florestais. Até 2017, este programa foca-se
na vigilância e deteção de incêndios florestais durante
os meses de verão. Como resultado do impacto das alterações
climáticas, foi promovido o alargamento da resposta
operacional ao longo de todo o ano. Por conseguinte,
a vigilância dos espaços florestais do território concelhio
engloba as seguintes vertentes: vigilância fixa através
de sistema de videovigilância; vigilância móvel e vigilância
armada (meios em circuito equipados com água e preparados
para intervenção). O sistema de vigilância conta ainda
com a participação da Equipa de Sapadores Florestais,
sempre que seja emitido o estado de alerta de nível
amarelo no âmbito do Sistema Integrado de Operações
de Proteção e Socorro (SIOPS).
- Beneficiação de infraestruturas florestais, nomeadamente
da rede viária florestal, tendo como objetivo a melhoria
das condições de circulação dos meios de vigilância
e dos veículos de combate a incêndios.
- Realização de ações de silvicultura preventiva, tendo
como objetivo a execução e manutenção das faixas de
gestão de combustíveis previstas no Plano Municipal
de Defesa Contra Incêndios.
- Manutenção de espaços públicos (não ajardinados),
no que que se refere ao corte de vegetação.
- Programação e execução do apoio logístico a prestar
às forças de socorro e à sustentação das operações de
proteção e socorro. Neste contexto, o Município promoverá
a disponibilização do apoio às refeições dos elementos
que integram as equipas de combate a incêndios florestais
(ECINS) das associações humanitárias de bombeiros voluntários
e o acionamento de equipamento para apoio ao combate
aos incêndios florestais.
- Vigilância, prevenção e controlo da vespa velutina.
No âmbito da implementação do Plano de Ação para a Vigilância
e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, a equipa operacional
do Serviço Municipal de Proteção Civil assegurará a
identificação e o extermínio de ninhos de vespa velutina.
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Prevenção, contenção
e mitigação da pandemia de COVID-19. O Município continuará
a dar uma atenção especial à implementação de medidas de contingência
no âmbito da pandemia de COVID-19. No âmbito específico da proteção
civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, em conjunto com
os serviços da área da Saúde Publica do Município, outros serviços
municipais e entidades externas à autarquia, assegurará o prosseguimento
de um conjunto multifacetado de medidas conducentes que se relevem
necessárias para monitorizar, prevenir e minimizar o impacte da
pandemia ao nível do concelho. |
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Principais medidas na área da proteção
civil no âmbito da pandemia de COVID-19, em 2021
- Operacionalização do Gabinete Municipal de Crise –
COVID-19.
- Dinamização da Subcomissão extraordinária de acompanhamento,
monitorização e operacionalização dos planos de contingência
à COVID-19, inserida na Comissão Municipal de Proteção
Civil.
- Monitorização da evolução da situação epidemiológica
- Ativação das Zonas de Concentração de Apoio à População
(ZCAP), em caso de necessidade.
- Desinfeção dos serviços essenciais (farmácias, unidades
de saúde, quarteis de bombeiros, instalações de forças
policiais, instituições particulares de solidariedade
social, etc.), através da equipa operacional do Serviço
Municipal de Proteção Civil, em caso de necessidade.
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INTERNACIONALIZAÇÃO
Afirmar o território a nível global.
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O Município tem como
desígnio estratégico capacitar a comunidade para o diálogo internacional,
reforçando a aposta no estabelecimento de relações externas de
proximidade, sustentadas pela participação ativa em redes e projetos
de âmbito internacional intensificadores de retorno económico
para o concelho, bem como de trocas sociais, científicas e culturais
importantes no reconhecimento, interno e externo, da sociedade
famalicense e do território, e promotores de uma atmosfera de
acolhimento contínua efetiva de pessoas, instituições e eventos
externos de reputação internacional, no quadro da prossecução
de uma visão de concelho cosmopolita e aberto ao mundo, atrativo
para investir, viver, estudar e visitar.
Prossecução de programas transversais. Através do desenvolvimento
de programas transversais, o Município pretende capacitar a comunidade
famalicense para o diálogo internacional, reforçar a aposta no
estabelecimento de relações externas de proximidade, sustentadas
pela participação ativa em redes e projetos de âmbito internacional
intensificadores de retorno no reconhecimento de território de
Vila Nova de Famalicão. |
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Programas transversais na área da internacionalização,
em 2021
Programa Transversal Capacitação
- Dinamização da estrutura de parceria de agentes municipais
para a internacionalização do concelho – VNF. Alliance.
Programa Transversal Acolhimento
- Dinamização do Centro Local de Apoio à Integração
de Imigrantes e do Gabinete de Apoio ao Emigrante.
- Estruturação do Plano Municipal para a Integração
de Imigrantes.
- Promoção da iniciativa de Atração de Talentos.
Programa Transversal Redes e Projetos
- Reforço dos laços com a diáspora, através da iniciativa
“Famalicenses pelo Mundo”.
- Aprofundamento das atividades de cooperação com outras
cidades através da iniciativa “Twinning XXI”.
Programa Transversal Reconhecimento
- Dinamização da “Internacional Week” e do evento “Famalicão
Business Fórum”, em parceria com a AEP.
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Dinamização dos programas
setoriais. Através da prossecução dos programas setoriais,
serão promovidas ações e iniciativas concretas no âmbito de cada
sector estratégico identificado, visando o aproveitamento de oportunidades
existentes em cada um e a potenciação dos recursos do território
e das dinâmicas próprias de cada sector, seja a nível interno
ou no plano internacional. |
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Programas setoriais na área da internacionalização,
em 2021
Programa setorial para a Economia
- Dinamização das iniciativas de promoção do “Famalicão
Textile City” e dos projetos “CoLogistics” e “DigiTVC”
no âmbito do “Famalicão Made INternacional”, e ainda
a participação em missões empresariais e feiras internacionais,
que será condicionada com a evolução da situação pandémica.
Programa Setorial Urbanismo e Sustentabilidade
- Prosseguimento do projeto de cooperação urbana, no
âmbito do programa Urbact.
Programa Setorial Cultura e Educação
- Realização de iniciativas de incentivo à mobilidade
de estudantes e de artistas, que fomente o intercâmbio
e a partilha de novas capacidades, conhecimentos e experiências
interculturais.
Programa Setorial Coesão Social
- Exploração de projetos de cooperação internacional
no domínio da mobilidade sénior e do diálogo intercultural.
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COOPERAÇÃO
Consolidar a conetividade territorial.
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O desenvolvimento sustentável
e coeso do território passa pela presença reforçada de Vila Nova
de Famalicão no amplo tecido de relações interinstitucionais.
Neste sentido, o Município promoverá a cooperação institucional
com os órgãos de soberania e a valorização da participação nas
instituições e redes de cooperação intermunicipal.
Fomento da cooperação institucional com os órgãos de soberania.
O Município promoverá a cooperação institucional com os órgãos
de soberania, considerando a sua importância para o desenvolvimento
coeso das comunidades locais e do país.
Desenvolvimento da Intermunicipalidade. O Município assegurará
um papel ativo no contexto das organizações e redes de cooperação
intermunicipal e na construção de parcerias intermunicipais relevantes
em prol do desenvolvimento do território. |
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