Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Igualdade
Segurança
Proteção Civil
Internacionalização
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Agenda Estratégica para a Governança
 
SEGURANÇA
Fortalecer a segurança como pilar da cidadania.
 
A segurança é uma condição fundamental para o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, o Município tem estado fortemente envolvido na promoção da segurança da proximidade, contribuindo para a garantia dos direitos fundamentais de cidadania e a defesa da legalidade.
 

Segurança comunitária
Considerando que a segurança é um direito fundamental de cidadania, o Município tem valorizado a cooperação entre a Policia Municipal, as forças de segurança e outras entidades, dando atenção quer à segurança nos espaços públicos, quer a uma intervenção focada na melhoria das condições de vigilância e segurança nos edifícios e equipamentos municipais.

 

Principais medidas no âmbito da segurança comunitária, em 2018

- Dinamização do Conselho Municipal de Segurança como estrutura consultiva de âmbito municipal, que visa promover a articulação, o intercâmbio de informações e a cooperação entre entidades que, na área territorial do Município, têm intervenção ou estão envolvidas na promoção da segurança e tranquilidade das populações. Neste âmbito, merecem destaque as seguintes reuniões:

- Reunião de 29 de março, na qual foram abordados os seguintes assuntos: a apresentação dos novos membros, a análise da situação do concelho em termos de segurança e a abordagem de outros assuntos de interesse relacionados com a segurança das populações.
- Reunião de 25 de outubro, que tratou os seguintes assuntos: a apresentação dos dados relativos à sinistralidade rodoviária, a apresentação dos dados relativos à violência doméstica e o debate de outros assuntos de interesse relacionados com a segurança da comunidade.

- Deliberação da Câmara Municipal de 22 de março, que aprovou a renovação do contrato de serviços de segurança e de vigilância de edifícios municipais, pelo período de um ano.

- Reabilitação da Esquadra da Policia de Segurança Pública. Na sua reunião de 13 de julho de 2017, a Câmara Municipal tinha deliberado a celebração do contrato de cooperação interadministrativo entre o Município, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGAI) e a Polícia de Segurança Pública. Deste contrato resulta que o Município assegura todos os procedimentos inerentes à realização das obras de reabilitação da esquadra e o Ministério da Administração Interna assegura o respetivo financiamento. Neste contexto, em 28 de março, a empreitada de reabilitação da esquadra da PSP foi adjudicada pelo valor de 147.840,43 €, acrescido de IVA.

- Deliberação da Câmara Municipal de 9 de agosto, que aprovou a renovação do contrato relativo aos serviços de vigilância e segurança do Parque da Devesa e de rondas móveis, com efeitos a partir do dia 1 de setembro, pelo período de um ano.

- Desenvolvimento da cooperação estreita entre a Polícia Municipal e as forças de segurança, no âmbito da manutenção da tranquilidade pública e da proteção da comunidade local, englobando ações nos domínios da vigilância dos espaços públicos e da promoção da segurança da comunidade educativa.

 
Proteção civil

A Polícia Municipal tem atuado na prossecução das responsabilidades municipais na área da proteção civil, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e os demais agentes da proteção civil.
 

Principais medidas da atuação da Polícia Municipal no âmbito da proteção civil, em 2018

- Disponibilização das condições físicas para a operacionalização do Plano Municipal de Emergência.

- Promoção das comunicações os diversos agentes da proteção civil que atuam no território concelho.

- Vigilância e monitorização das áreas florestais, em articulação com os demais agentes de proteção civil, no âmbito do Programa Municipal de Prevenção de Incêndios Florestais.

- Organização de atividades no âmbito das situações de alerta emitidas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, nas vertentes preventiva e operacional.

 
Fiscalização no âmbito do trânsito e da segurança rodoviária

A Policia Municipal tem assegurado a fiscalização, ordenamento e disciplina do trânsito, sobretudo no contexto da cidade, bem como a realização de policiamentos a eventos de natureza diversa efetuados na via pública.

Além disso, foi prosseguido o programa de notificação e recolha de veículos abandonados na via pública, que visa devolver o espaço público à fruição da população, prevenir a ocorrência de comportamentos desviantes e aumentar a capacidade de estacionamento.

Fiscalização no âmbito das atividades económicas

A Polícia Municipal tem assegurado a verificação do cumprimento dos normativos de âmbito nacional e municipal referentes às atividades económicas que se realizam a nível local, destacando-se a fiscalização da feira semanal.
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.famalicao.pt | camaramunicipal@famalicao.pt