Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Igualdade
Segurança
Proteção Civil
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
FAMÍLIA
Valorizar a família como célula fundamental da sociedade.
 
A família é a base fundamental da sociedade e desempenha um papel relevante no desenvolvimento da pessoa humana.

Por conseguinte, o Município tem promovido uma política que visa proteger e valorizar a família e que possibilite a realização pessoal dos seus membros.
 
Promoção da consciencialização cívica para a relevância da família

O Município promoveu um conjunto diversificado de medidas que visaram contribuir para o reconhecimento da família como elemento nuclear da sociedade e do papel de todos os seus membros, em articulação com outras instituições da comunidade.

 

Principais medidas no âmbito da promoção da consciencialização cívica para a relevância da família, em 2017

- Comemorações do Dia do Pai, em 19 de março, mediante a organização de uma iniciativa lúdica intergeracional nas instalações das piscinas do Complexo Desportivo Municipal da cidade.

- Comemorações do Dia Mundial do Sorriso, em 28 de abril, considerando a sua relevância para o bem-estar das pessoas de todas as gerações, independentemente da sua condição pessoal e social. O Município, com a colaboração do curso de Restauração Mesa - Bar da Escola Secundária D. Sancho I, proporcionou uma manhã dedicada à alimentação. Foi também disponibilizada informação na área da alimentação e nutrição e a implementação de atitudes e comportamentos alimentares saudáveis junto da comunidade educativa.

- Dinamização do Mês da Família, ao longo do mês de maio, cuja programação englobou um conjunto diversificado de medidas orientadas para a valorização da família como realidade essencial para a dignificação da pessoa humana e a organização da vida em sociedade. Neste âmbito, mereceram destaque as seguintes ações:

- Organização das Conversetas em Família. Em 4 de maio, teve lugar na sede da Engenho - Associação para o Desenvolvimento Local Vale do Este, em Arnoso Santa Maria, a converseta "Quando o diálogo faz a diferença!".
- Comemorações do Dia da Mãe, em 7 de maio, através de uma iniciativa lúdica intergeracional nas instalações das piscinas do Complexo Desportivo Municipal da cidade, de modo a valorizar o papel das mães, das avós e outras figuras maternas no desenvolvimento da família.
- Organização da iniciativa Fotos "À La Minuta", no dia 15 de maio, nas Praças Álvaro Marques; 9 de Abril e D. Maria II.
- Realização da exposição subordinada ao tema "Retratos de família", da autoria do fotógrafo Luís Efigénio;
- "O que Une a tua Família?", a qual esteve patente de 15 a 21 de maio, na Praça D. Maria II.
- Apresentação do Cartão Família, no dia 20 de maio, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.(consultar o capítulo "Educação e Conhecimento").
- Realização do concerto comemorativo do Dia Internacional da Família "O que UNE a tua Família?", em 21 de maio, na Praça D. Maria II. A iniciativa foi promovida pelo Município, em articulação com a ArtEduca, tendo como objetivo envolver as famílias e a comunidade na promoção dos valores de unidade, amor, respeito, solidariedade e diversidade. Neste âmbito, destacou-se o Hino da Família, entoado pela orquestra de cordas e sopros da ArtEduca e pela multidão presente.

- Sarau Desportivo Sénior, em 11 de julho, inseridas no âmbito das comemorações do 32.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade (consultar os capítulos "Solidariedade ", "Desporto" e "Governação Municipal"). Tratou-se de uma iniciativa conjunta dos serviços municipais do Desporto, da Solidariedade Social e da Família.

- Comemorações do Dia dos Avós, em 26 de maio, no Santuário da Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe (consultar o capítulo "Solidariedade"). No âmbito da programação mereceu realce uma cerimónia religiosa, a oferta de lanches e a animação musical. A realização desta iniciativa de cariz intergeracional resultou de uma parceria entre o Município, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão da Igreja Católica e a União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei.

 
Redução do Imposto Municipal sobre Imóveis para famílias com dois ou mais filhos dependentes

Contribuindo para uma fiscalidade mais amiga das famílias e da natalidade, a Câmara Municipal, na reunião de 19 de outubro, aprovou a dedução fixa de 40,00 € quando o imóvel seja destinado a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, e que seja efetivamente afeto a tal fim, esta coincida com o respetivo domicílio fiscal, e este tenha 2 dependentes a seu cargo, e de 70,00 €, no caso de haver 3 ou mais dependentes a seu cargo (consultar o capítulo "Governação Municipal").

Reconhecimento do Município como "Autarquia + Familiarmente Responsável"

Em 29 de novembro, o Município de Vila Nova de Famalicão foi reconhecido pela sexta vez como "Autarquia + Familiarmente Responsável", atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (consultar o capítulo "Cooperação").

Cabana Solidária

Tendo como propósito fomentar uma cultura de responsabilidade solidária e o apoio às famílias mais vulneráveis da sociedade, foi promovida a Cabana Solidária.

Inserida nas atividades de dinamização da cidade na época natalícia (consultar o capítulo "Economia e Empreendedorismo"), a iniciativa resultou da articulação entre diversos serviços do Município, a Unidade de Gestão do Centro Urbano, a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão e o Centro Artístico "A Casa ao Lado", decorrendo de 11 a 24 de dezembro, na Praça 9 de abril.

Esta iniciativa permitiu a recolha de bens alimentares e outros que reverteram para a Loja Social do Município, sendo posteriormente distribuídos pelas famílias carenciadas do concelho. Além disso, foram realizados workshops de pinturas, decorações natalícias e outras atividades artísticas para as crianças, promovidas pelo Centro Artístico "A Casa ao Lado".
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org