|
|
Agenda
Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
|
|
|
|
O Município atribui
uma especial prioridade às políticas que visam superar os défices
de qualificação da população, assumindo a necessidade de uma estreita
ligação entre educação e formação. Assim, o Município está empenhado
no alargamento das oportunidades de aprendizagem ao longo da vida,
na promoção de igualdade de oportunidades e na formação cívica
e cultural da população. |
|
xxCooperação
institucional na área da educação |
|
O fomento da educação
e da formação da população assenta no envolvimento ativo de diversos
agentes da comunidade famalicense. |
|
Principais medidas de cooperação institucional na
área da educação, em 2020
- Transferência financeira do montante global de 35ó.763,27
€ para os Agrupamentos de Escolas, no âmbito do Contrato
de Educação e Formação Municipal, aprovada pela Câmara
Municipal em 30 de janeiro. Neste âmbito, o órgão executivo
aprovou a seguinte repartição: para os Agrupamentos
de Escolas, no âmbito do Contrato de Educação e Formação
Municipal, de acordo com a seguinte repartição: 449.751,23
€, referente ao primeiro trimestre de 2020, para despesas
de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, equipamentos
básicos, conservação dos edifícios e ação social escolar;
29.834,50 € para a educação pré-escolar, referente ao
ano letivo 2019/2020, dos quais: a) 9.802,50 € para
apoio e desenvolvimento de atividades e projetos educativos;
b) 20.032,00 € para aquisição de material didático;
32.430,00 €, para apoio e desenvolvimento de atividades
e projetos no 1.º ciclo do ensino básico, referente
ao ano letivo 2019/2020.
- Atribuição do financiamento de 89.970,00 €, para o
desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular
nos Agrupamentos de Escolas D. Maria II, Padre Benjamim
Salgado e de Pedome relativamente ao 2.º período, do
ano letivo 2019/2020 (deliberação de 30 de janeiro).
- Transferência financeira do montante global de 298.746,55
€ para os Agrupamentos de Escolas, no âmbito do Contrato
de Educação e Formação Municipal, referente ao segundo
trimestre de 2020, para despesas de funcionamento dos
estabelecimentos de ensino, equipamentos básicos, conservação
dos edifícios e ação social escolar (deliberação de
19 de março).
- Atribuição de 20.000,00 € à FECAPAF - Federação Concelhia
das Associações de Pais e Encarregados de Educação de
Vila Nova de Famalicão, para apoio às suas atividades,
relativas aos anos de 2019 e 2020 (deliberação de 19
de março).
- Atribuição de apoio financeiro de 44.500,00 € à PASEC
- Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais,
para o desenvolvimento, em 2020, das suas atividades
em prol da educação e juventude (deliberação de 9 de
abril).
- Transferência para as entidades parceiras, do montante
de 89.970,00 €, relativamente ao 3.º período, do ano
letivo 2019/2020, para o desenvolvimento das atividades
de enriquecimento curricular nos Agrupamentos de Escolas
D. Maria II, Padre Benjamim Salgado e de Pedome (deliberação
de 23 de abril).
- Atribuição de apoios financeiro de 18.707,92 € à EDUPA
- Educação Plena, Associação para Desenvolvimento Pessoal,
para o desenvolvimento do mindfulness, o coaching educacional
e desenvolvimento pessoal nos Agrupamentos de Escolas
de Vila Nova de Famalicão, para o ano de 2020 (deliberação
de 23 de abril).
- Transferência financeira global de 162.105,80 € para
os Agrupamentos de Escolas, no âmbito do Contrato de
Educação e Formação Municipal, referente ao terceiro
trimestre de 2020, para despesas de funcionamento dos
estabelecimentos de ensino, equipamentos básicos, conservação
dos edifícios e ação social escolar (deliberação de
2 de julho).
- Deliberação da Câmara Municipal de 6 de agosto, que
aprovou a subdelegação nos órgãos de direção, administração
e gestão dos Agrupamentos de Escolas, para o ano letivo
2020/2021, as competências previstas no Capítulo V "AEC"
Atividades de Enriquecimento Curricular, bem como as
transferências financeiras, previstas na Cláusula 33.ª
"Comparticipação financeira das AEC" do Contrato de
Educação e Formação Municipal: Agrupamentos de Escolas
Camilo Castelo Branco, D. Sancho I; Gondifelos; Ribeirão.
O órgão executivo aprovou também a celebração de protocolos
de colaboração e de acordos de parceria, para o desenvolvimento
das atividades de enriquecimento curricular para o ano
letivo 2020/2021, com os seguintes agrupamentos de escolas
e entidades parceiras:
- Agrupamento de Escolas de Pedome, e as entidades parceiras:
a) Centro Social da Paróquia de Castelões; b) Centro
Social e Cultural S. Pedro de Bairro; c) Associação
Bem-Me-Quer; d) Instituto S. José; e) Centro Social
da Paróquia de Ruivães;
- Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e a
CAISA - Cooperativa de Arte, Intervenção Social e Animação;
- Agrupamento de Escolas D. Maria II e as seguintes
entidades parceiras: a) ENGENHO - Associação de Desenvolvimento
Local do Vale do Este; b) Associação de Pais e Encarregados
de Educação da Escola Básica de Requião; c) Associação
de Pais e Encarregados de Educação da Escola do 1.º
Ciclo de Igreja, Vale S. Cosme.
- Transferência financeira global de 162.105,80 € para
os Agrupamentos de Escolas, no âmbito do Contrato de
Educação e Formação Municipal, referente ao terceiro
trimestre de 2020, para despesas de funcionamento dos
estabelecimentos de ensino, equipamentos básicos, conservação
dos edifícios e ação social escolar (deliberação de
24 de setembro).
- Protocolo de parceria a celebrar entre o Município
de Vila Nova de Famalicão, na qualidade da entidade
promotora do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão
e a Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do
Vale do Este, na qualidade de entidade coordenadora
local da parceria do CLDS4G Comunidades Incubadoras,
conforme a deliberação de 24 de setembro (consultar
o texto relativo ao Centro Qualifica, do presente capítulo).
- Celebração de protocolos de cooperação, com os Agrupamentos
de Escolas do concelho, no âmbito do reforço da rede
de Equipamentos Tecnológicos e da Conetividade - Refinanciamento
dos Municípios, aprovada pela deliberação da Câmara
Municipal de 8 de outubro. Em 2020, tinham sido abertas
as candidaturas para "Escola Digital - Reforço da rede
de equipamentos tecnológicos e da conetividade - Refinanciamento
dos Municípios", com o objetivo de reforçar a dotação
das escolas públicas de computadores e da respetiva
conectividade, de modo a permitir-lhes disponibilizar
estes recursos didáticos aos seus alunos dos ensinos
básico e secundário. Com um valor global de 4.233.836,02
€, foi destinado ao Ave a dotação de 580.0942,44 €,
dos quais 130.962,00 € a Vila Nova de Famalicão. No
âmbito da candidatura, foi acordado, com os Agrupamentos
de Escolas, que os destinatários, para a aquisição de
novos equipamentos seriam os alunos dos 2.º e 3.º ciclos
do ensino básico.
- Transferência financeira de 106.968,00 € para as entidades
parceiras relativamente ao 1.º período, do ano letivo
2020/2021, para o desenvolvimento das atividades de
enriquecimento curricular nos Agrupamentos de Escolas
D. Maria II, Padre Benjamim Salgado e de Pedome (deliberação
de 22 de outubro).
- Ratificação do acordo de cooperação técnica com o
Ministério da Educação, tendo como objetivo a elaboração
do projeto de requalificação da Escola Secundária Padre
Benjamim Salgado celebrado em 18 de agosto, de acordo
com a deliberação de 22 de outubro (consultar o texto
sobre os equipamentos educativos, do presente capítulo).
- Transferência financeiro de 281.002,93 € para os Agrupamentos
de Escolas, referente à transferência final do ano de
2020, para despesas de funcionamento dos estabelecimentos
de ensino, equipamentos básicos, conservação dos edifícios
e ação social escolar (deliberação de 5 de novembro).
- Ratificação do Acordo de Colaboração com o Ministério
da Educação para a remoção de materiais de construção
com amianto na sua composição, da Escola Básica Júlio
Brandão, celebrado em 23 de outubro, em conformidade
com a deliberação de 19 de novembro. (consultar o texto
sobre os equipamentos educativos, do presente capítulo).
- Atribuição do apoio financeiro de 5.900,00 € à An-Dança
- Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão,
para o desenvolvimento do ensino artístico e especializado
da dança, em regime articulado, no 1º período do ano
letivo 2020/2021 (deliberação de 17 de dezembro).
- Atribuição de apoios financeiros às entidades parceiras,
no âmbito das diversas modalidades da ação social escolar
(consultar o texto relativo à ação social escolar, do
presente capítulo).
- Dinamização do Conselho Municipal de Educação como
órgão de coordenação e consulta, a nível municipal,
da política educativa e como espaço institucional de
diálogo e envolvimento entre o Município e a comunidade
educativa.do território. Durante o ano de 2020, o Conselho
Municipal de Educação teve as seguintes reuniões:
- Reunião de 3 de março, que abordou a apresentação
de dados preliminares e processo de revisão da Carta
Educativa do Município;
- Reunião de 1 de junho, que aprovou o Plano Anual de
Transportes Escolares 2020/2021 e abordou o ponto da
situação do Plano Estratégico Educativo Municipal e
da Carta Educativa.
- Participação na Rede Territorial Portuguesa das Cidades
Educadoras, englobando as seguintes ações:
- Reunião da Coordenação da Rede Territorial Portuguesa
das Cidades Educadoras realizada no dia 17 de janeiro
no Auditório da Casa do Território, com a seguinte ordem
de trabalhos: elaboração das propostas de Relatório
2019 e Plano de Atividades RTPCE 2020, preparação do
Encontro Nacional de Lagoa (Açores), em 28 de fevereiro;
processo de revisão da Carta das Cidades Educadoras.
- Participação e representação institucional no Encontro
Regional e Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa
das Cidades Educadoras realizado nos dias 27, 28 e 29
de fevereiro em Lagoa (Açores), com a seguintes ordem
de trabalhos: análise e aprovação do relatório de atividades
RTPCE 2019 e plano de atividades RTPCE 2020; ponto de
situação dos Grupos de Trabalho Temáticos; proposta
de alteração ao Regimento da RTPCE; Revisão da Carta
das Cidades Educadoras; Bolsas RTPCE para o XVI Congresso
Internacional da AICE; produção do Logotipo da RTPCE.
- Reunião da Coordenação da rede Territorial Portuguesa
das Cidades Educadoras, em 25 de setembro, em formato
online, com a seguinte ordem de trabalhos: preparação
das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras;
reformulação da Carta de Princípios das Cidades Educadoras;
ponto de situação dos Grupos de Trabalho Temáticos.
- Reunião da Coordenação da Rede Territorial Portuguesa
das Cidades Educadoras,, no dia 13 de outubro, com os
seguintes assuntos: apreciação das normas de participação
no concurso para adoção de um logotipo da Rede Territorial
Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE); definição
do processo de execução do vídeo da Rede Territorial
Portuguesa das Cidades Educadoras; informação sobre
o processo de atualização da Carta de Princípios; informação
sobre a reunião do Comité Executivo da Associação Internacional
das Cidades Educadoras; comemorações do Dia Internacional
da Cidades Educadoras.
- Atividades comemorativas do Dia Internacional da Cidade
Educadora. Celebrou-se o 30.º aniversário da proclamação
da Carta das Cidades Educadoras. O tema da edição de
2020 é "(Cidades Educadoras:) 30 anos a transformar
cidades e pessoas, para um mundo melhor". Em 30 de novembro,,
mereceram o hasteamento da Bandeira das Cidades Educadoras
nos Paços do Concelho, a apresentação de comunicação
pública sobre a efeméride e o seu significado para Vila
Nova de Famalicão, através das plataformas digitais
do Município e a disponibilização de pequenos vídeos
no portal municipal Famalicão Educativo; edição de um
Boletim da Educação dedicado ao tema; realização do
Webinar - Parlamente Jovem - Tema: Cidadania Ativa:
Poder Local, no âmbito do Parlamento Jovem da Assembleia
da República, em parceria com a Escola Secundária Camilo
Castelo Branco, em 25 de novembro; atividades enquadradas
na iniciativa ODS: juntos mudamos o mundo, promovidas
pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, destinadas
à população discente da educação pré-escolar e do 1.º
ciclo do ensino básico;. webinar sobre a temática: Educação
e Saúde em tempos de pandemia, em 26 de novembro; apontamentos
nas Rádios locais sobre os princípios da Carta de Princípios
das Cidades Educadoras, em 30 de novembro.
- Participação do Município no Café Virtual, em 10 de
dezembro, em formato online, organizado pela Rede Territorial
Portuguesa das Cidades Educadoras. Neste café virtual
foi apresentado o projeto municipal "De Famalicão para
o Mundo".
|
|
|
xxEquipamentos
educativos |
|
O Município promoveu o
seu empenho na modernização dos equipamentos educativos do território
concelhio. |
|
Principais medidas no âmbito dos equipamentos educativos,
em 2020
Aberturas de procedimentos
- Substituição das caixilharias exteriores da Escola
Básica de Estalagem, em Vermoim, em 20 de março.
- Execução de alvenaria em blocos de tijolo de vidro,
entre outros trabalhos - Jardim de Infância do Centro
Escolar de Antas, em 22 de abril.
- Reconstrução de muro da Escola Básica de Esmeriz,
em 22 de abril.
- Trabalhos diversos no edifício multiusos da Escola
Básica 2,3 de Ribeirão, em 22 de abril.
- Reparação da cobertura do edifício e da cobertura
e fachadas do pavilhão da Escola Básica 1, 2, 3 de Arnoso
Sta. Maria, em 23 de abril.
- Execução da vedação do campo de jogos da Escola Básica
de Gondifelos, em 18 de maio.
- Execução de alvenaria em blocos de vidro - Escola
Básica de Bairro, em 18 de maio.
- Instalação de climatização no Centro de Investigação
e Inovação do Ensino Superior de V. N. de Famalicão
(CIIES) - 1ª fase - UF de Vale S. Cosme, Telhado e Portela,
em 18 de junho.
- Deliberação da Câmara Municipal de 23 de julho, que
aprovou a decisão de contratar da empreitada "Requalificação
e ampliação da Escola Básica de Ribeirão - 2.ª fase".
- Reabilitação a ampliação do Jardim de Infância da
Pedreira, em Bairro, em 9 de setembro.
- Deliberação da Câmara Municipal de 24 de setembro,
que aprovou a decisão de contratar da empreitada "Recuperação
e ampliação da Escola Básica de Avidos - União das Freguesias
de Avidos e Lagoa".
Adjudicações
- Trabalhos diversos no edifício multiusos da Escola
Básica 2/3 de Ribeirão, adjudicada em 28 de maio, pelo
valor de 46.000,00 €, acrescido de IVA.
- Reparação da cobertura do edifício e da cobertura
e fachadas do pavilhão da Escola Básica 1, 2, 3 de Arnoso
Sta. Maria, adjudicada em 5 de junho, pelo valor de
211.931,19 €, acrescido de IVA.
- Deliberação da Câmara Municipal de 18 de junho, que
aprovou a decisão de contratar a empreitada designada
"Instalação de climatização no Centro de Investigação
e Inovação do Ensino Superior de V. N. de Famalicão
(CIIES) - 1ª Fase.
- Execução de alvenaria em blocos de tijolo de vidro,
entre outros trabalhos - Jardim de Infância do Centro
Escolar de Antas, adjudicada em 23 de junho, pelo valor
de 36.017,46 €, acrescido de IVA.
- Execução da vedação do campo de jogos da Escola Básica
de Gondifelos, adjudicada em 29 de junho, pelo valor
de 12.500,00 €, acrescido de IVA.
- Reconstrução de muro da E. B. de Esmeriz, adjudicada
em 23 de junho, pelo valor de 33.980,00 €, acrescido
de IVA.
- Fornecimento e colocação de relva sintética no Jardim
de Infância de Gavião, adjudicado em 2 de julho, pelo
valor de 2.712,50 €, acrescido de IVA.
- Execução de vedação sobre muro na Escola Básica D.
Maria II, em Gavião, adjudicado em 02 de julho, pelo
valor de 9.897,00 €, acrescido de IVA.
- Execução de cobertura, reparações diversas nos pavimentos
e rede de águas pluviais da Escola Básica 2, 3 de Ribeirão,
adjudicado em 21 de julho, pelo valor de 9.933,00 €,
acrescido de IVA.
- Trabalhos de revestimentos e pinturas da Escola Básica
de Além, em Gavião, adjudicado em 30 de julho, pelo
valor de 6.690,00 €, acrescido de IVA.
- Fornecimento e aplicação de divisórias em alumínio
e vidro para o CIIES, na União das Freguesias de Vale
S. Cosme, Telhado e Portela, adjudicado em 4 de agosto,
pelo valor de 9.810,00 €, acrescido de IVA.
- Execução de alvenaria em blocos de vidro e estrutura
metálica, entre outros trabalhos do Centro Escolar de
Telhado, adjudicado em 21 de agosto, pelo valor de 39.305,10
€, acrescido de IVA.
- Pintura da Escola Básica de Seide São Miguel, na União
das Freguesias de Seide, adjudicado em 21 de agosto,
pelo valor de 15.430,06 €, acrescido de IVA.
- Execução de alvenaria em blocos de vidro da Escola
Básica de Bairro, adjudicado em 4 de setembro, pelo
valor de 11.269,00 €, acrescido de IVA;
- Obras de arranjos exteriores da Escola Básica de Estalagem,
em Vermoim, adjudicado em 9 de setembro, pelo valor
de 55.599,80 €, acrescido de IVA.
- Aplicação de relvado sintético em campo de jogos da
Escola Básica da Estrada, em Nine, adjudicada em 9 de
setembro, pelo valor de 22.895,00 €, acrescido de IVA.
- Execução de estrutura metálica e aplicação de parque
infantil do Jardim de Infância de Sapugal, em Fradelos,
adjudicado em 9 de setembro, pelo valor de 17.912,50
€, acrescido de IVA.
- Pinturas e reparações no CIIES - Centro de Investigação,
Inovação e Ensino Superior (CIIES), em Vale São Cosme,
adjudicado em 09 de setembro, pelo valor de 68.933,92
€, acrescido de IVA.
- Obras de adaptação do Centro Escolar Luís de Camões,
adjudicado em 11 de setembro, pelo valor de 11.510,60
€, acrescido de IVA.
- Manutenção do pavimento do Pavilhão Municipal do Centro
de Investigação, Inovação e Ensino Superior, adjudicado
em 14 de setembro, pelo valor de 24.660,00 €, acrescido
de IVA.
- Escola de dança para o ensino articulado - Escola
Dr. Nuno Simões, adjudicado em 24 de setembro, pelo
valor de 93.983,38 €, acrescido de IVA.
- Reabilitação e ampliação da Pré-Primária da Pedreira,
em Bairro, adjudicada em 26 de novembro, pelo valor
de 311.600,00 €, acrescido de IVA.
- Instalação de climatização no Centro de Investigação
e Inovação do Ensino Superior de Vila Nova de Famalicão
(CIIES) - 1.ª fase, na União das Freguesias de Vale
São Cosme, Telhado e Portela, adjudicada pelo valor
de 449.659,20 €, acrescido de IVA, conforme a deliberação
da Câmara Municipal de 3 de dezembro (consultar o capítulo
"Energia").
- Deliberação da Câmara Municipal de 17 de dezembro,
que aprovou a adjudicação da empreitada da requalificação
e ampliação da Escola Básica de Ribeirão - 2ª fase,
adjudicada pelo valor de 4.162.107,32 €, acrescido de
IVA.
Outras medidas relevantes
- Ratificação da decisão sobre erros e omissões e resposta
aos pedidos de esclarecimentos do Concurso Público da
empreitada "Requalificação e ampliação da Escola Básica
de Ribeirão - 2.ª fase, aprovado pela Câmara Municipal
em 3 de setembro.
- Deliberação de Câmara Municipal de 22 de outubro,
que aprovou a ratificação do acordo de cooperação técnica
com o Ministério da Educação, tendo como objetivo a
elaboração do projeto de requalificação da Escola Secundária
Padre Benjamim Salgado celebrado em 18 de agosto.
- Deliberação de Câmara Municipal de 19 de novembro,
que aprovou a ratificação do Acordo de Colaboração com
o Ministério da Educação para a remoção de materiais
de construção com amianto na sua composição, da Escola
Básica Júlio Brandão, celebrado em 23 de outubro.
- Deliberação de Câmara Municipal de 17 de dezembro,
que aprovou a revisão de preços definitiva da empreitada
"Remodelação e ampliação do edifício multiusos da Escola
Básica 2/3 de Ribeirão", no valor de 12.178,48 €, acrescido
de IVA.
|
|
|
xxAção
social escolar |
|
O Município tem como prioridade
assegurar a efetivação do direito â educação e a igualdade de
oportunidades educativas, mediante a atribuição e o funcionamento
dos apoios no âmbito da ação social escolar. |
|
Principais medidas no âmbito da ação social escolar,
em 2020
Eixo da alimentação no contexto escolar
- Fornecimento de refeições escolares. Todos os estabelecimentos
de ensino de educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino
básico do Município de Vila Nova de Famalicão estão
cobertos pelo serviço de refeições, onde foram servidas,
diariamente, cerca de 4.300 refeições. De janeiro a
dezembro de 2020, foram investidos 634.639,87 €, acrescido
de IVA. Deste valor, 56.693,04 € foram investidos em
refeições servidas em regime de take-away na fase de
confinamento e de encerramento das escolas. Algumas
escolas desenvolvem, há vários anos, a confeção local
das refeições, através de um contrato interadministrativo
com as Juntas de Freguesia, numa articulação e complementaridade
com as associações de pais e encarregados de educação
e instituições locais. Tendo em conta que está reconhecida
a importância da participação ativa da comunidade local
no processo escolar, como um processo educativo contínuo,
o Município entendeu fundamental manter essa articulação.
Assim, a Câmara Municipal delegou nas Freguesias de
Vermoim, Requião, na União das Freguesias de Seide e
no Centro Social de Castelões a gestão e fornecimento
das refeições escolares aos alunos da educação pré-escolar
e 1.º ciclo do ensino básico. De janeiro a dezembro
de 2020, o Município investiu 51.708.66 €, no âmbito
da referida delegação. No âmbito das refeições escolares,
mereceram destaque as seguintes resoluções do órgão
executivo:
- Deliberação da Câmara Municipal de 4 de junho, que
aprovou a atribuição do apoio financeiro até ao montante
de 5.422,59 € ao Centro Social da Paróquia de Castelões,
relativamente ao 2.º período, do ano letivo 2019/2020,
da componente de apoio à família - serviço de refeições
da Escola Básica de Castelões.
- Deliberação da Câmara Municipal de 4 de junho, que
aprovou as minutas dos contratos interadministrativos
de delegação de competências com as Freguesias de Requião
e de Vermoim e a União das Freguesias de Seide, tendo
como objetivo a gestão e fornecimento das refeições
escolares aos alunos da educação pré-escolar e do 1.º
ciclo do ensino básico e da gestão das verbas das comparticipações
familiares das atividades de animação e apoio à família
da educação pré-escolar, para os anos letivos e escolares
2020/2021 e 2021.
- Deliberação da Câmara Municipal de 4 de junho, que
aprovou o financiamento de 16.590,96 €, no âmbito dos
contratos Interadministrativos de delegação de competências
com as Freguesias de Requião de Vermoim e a União das
Freguesias de Seide, relativamente ao 2.º período, do
ano letivo 2019/2020, da componente de apoio à família
- serviço de refeições, dos estabelecimentos de ensino
de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
- Deliberação da Câmara Municipal de 20 de agosto, que
aprovou o financiamento das Freguesias de Requião e
de Vermoim e da União das Freguesias de Seide, para
a gestão e fornecimento das refeições escolares aos
alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino
básico e da gestão das verbas das comparticipações familiares
das atividades de animação e apoio à família da educação
pré-escolar, no montante de 2.414,60 €, relativamente
ao 3.º período, do ano letivo 2019/2020.
- Deliberação da Câmara Municipal de 20 de agosto, que
aprovou a atribuição do apoio financeira de 1.143,80
€ ao Centro Social da Paróquia de Castelões, relativo
ao 3.º período, do ano letivo 2019/2020, da componente
de apoio à família - serviço de refeições, a cinco alunos
da Freguesia de Castelões.
- Deliberação da Câmara Municipal de 17 de dezembro,
que aprovou a atribuição do apoio financeiro de 6.734,17
€ ao Centro Social da Paróquia de Castelões, relativo
ao 1.º período, do ano letivo 2020/2021, da componente
de apoio à família - serviço de refeições, da Escola
Básica de Castelões.
- Deliberação da Câmara Municipal de 17 de dezembro,
que aprovou a atribuição do financiamento global de
19.502,14 € ás Freguesias de Requião e de Vermoim e
a União das Freguesias de Seide, para a gestão e fornecimento
das refeições escolares aos alunos da educação pré-escolar
e do 1.º ciclo do ensino básico e da gestão das verbas
das comparticipações familiares das atividades de animação
e apoio à família da educação pré-escolar, relativamente
ao 1.º período do ano letivo 2020/2021.
- Distribuição de fruta aos alunos da educação pré-escolar
e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, duas
vezes por semana. no ano de 2020, para o universo de
5650 alunos, de janeiro a março de 2020, a despesa com
a distribuição da fruta escolar foi de 12.766,94 €.
entre 15 de março e 19 de junho não houve distribuição
de fruta pelos alunos, devido à suspensão do ensino
presencial, em consequência da pandemia de covid-19.
De setembro a dezembro de 2020 a despesa com a distribuição
da fruta escolar foi de 16.012,99 €.
- Distribuição de lanches saudáveis, complementando,
assim, os regimes de fruta e leite escolar e os programas
de alimentação em curso. Em 2020 dezoito freguesias
procederam à distribuição de lanches escolares saudáveis
pelos estabelecimentos de ensino, medida de grande relevância
e equidade social, já que não existe diferenciação nos
lanches, combatendo, também, a obesidade infantil. Na
sua reunião de 20 de agosto, a Câmara Municipal deliberou
atribuir apoio financeiro, para a distribuição de lanches
escolares saudáveis, às 18 Freguesias parceiras, no
valor de 23.522,30 €, relativo ao ano letivo 2019/2020.
Eixo dos transportes escolares
- Deliberação da Câmara Municipal de 4 de junho, que
aprovou o Plano Anual de Transportes Escolares e respetivas
Normas de Funcionamento dos Transportes Escolares, para
o ano letivo e escolar de 2020/2021, bem como o financiamento,
até ao montante máximo de 2.076.083,50 € (830.433,40
€ para 2020 e 1.245.650,10 € para 2021), tendo tido
o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação,
reunido em 1 de junho.
- Deliberação da Câmara Municipal de 20 de agosto, que
aprovou a atribuição do apoio financeira de 32.501,00
€ ao Instituto de Formação Artística do Vale do Ave
- INFORARTIS, para o pagamento de transporte dos alunos
do ensino articulado dos estabelecimentos de ensino
de Vila Nova de Famalicão, relativo ao ano letivo 2019/2020.
- Deliberação da Câmara Municipal de 22 de outubro,
que aprovou a atribuição do apoio financeiro de 2.000,00
€ ao Centro Social da Paróquia de Ruivães, relativamente
ao 1.º período, do ano letivo 2020/2021, para o transporte
escolar dos alunos da antiga Freguesia de Novais para
a Escola Básica de Ruivães.
Eixo dos manuais e material escolar
- Deliberação da Câmara Municipal de 6 de agosto, que
aprovou o financiamento global de 181.809,42 €, para
a aquisição dos manuais escolares e cadernos de atividades
dos alunos dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico
e manuais escolares dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
- Atribuição de auxílios económicos para material escolar
aos alunos que frequentam as escolas do 1.º ciclo do
ensino básico da rede pública do Município e estejam
posicionados nos escalões 1 e 2 do abono de família.
|
|
|
xxPromoção
de aprendizagem ao longo da vida |
|
Rede Local de Educação
e Formação
A Rede Local de Educação e Formação tem contribuído para promover
a qualificação da população em geral, numa perspetiva de fomento
da educação ao longo da vida. |
|
Principais medidas no âmbito da Rede Local de Educação
e Formação, em 2020
- Realização do plenário da Rede Local de Educação e
Formação, em 19 de fevereiro, que abordou os seguintes
assuntos: análise e aprovação da proposta de oferta
2020/2021: Cursos Profissionais (CP), Cursos de Aprendizagem
(CA) e Cursos de Educação e Formação de Jovens; análise
e aprovação da proposta de Roteiro da Rede de Psicólogos
e de diretores de turma: visita às entidades promotoras
de CP (cursos profissionais) e CA (cursos de aprendizagem),
CTESP (cursos técnicos superiores profissionais), CET
(cursos de especialização tecnológica) e licenciaturas;
análise e aprovação da proposta de oferta 2020/2021:
Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e Cursos
Técnicos Superiores Profissionais (CTESP); Feira da
Formação 2020; outros assuntos de interesse.
- Realização do plenário da Rede Local de Educação e
Formação, em 17 de novembro, que analisou os seguintes
assuntos: adesão da entidade formadora à Rede Local;
apresentação e análise da oferta formativa jovem e adulta
no ano letivo 2020/2021 (dados concelhios); aprovação
do Plano de Ação da Rede Local 2020-2021; outros assuntos
de interesse.
- Dinamização dos Grupos de Trabalho Temáticos: Educação
e Formação de Adultos; Gestão e Aperfeiçoamento Profissional;
Rede de Psicólogos
- Apoio na gestão e articulação dos parceiros e dos
respetivos serviços no que diz respeito à oferta formativa.
- Apoio na conceção e elaboração das candidaturas ao
Portugal 2020.
- Elaboração dos protocolos de cooperação.
- Organização das sessões públicas de assinatura dos
protocolos de cooperação;
- Apoio na elaboração do Diagnóstico Concelhio de necessidades
de formação e do Sistema de Antecipação das necessidades
de qualificações do Ave e da concertação intermunicipal.
|
|
|
Centro Qualifica
O Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão, coordenado pela
autarquia, em estreita colaboração com os parceiros da Rede Local
de Educação e Formação, tem tido um papel de relevância no reforço
da qualificação da população e da empregabilidade dos indivíduos.
|
|
Principais medidas no âmbito do Centro Qualifica,
em 2020
- Prossecução do modelo de Atuação, Organização e Funcionamento
do Centro Qualifica, com base nos seguintes princípios
fundamentais: envolvimento de todas as entidades da
Rede Local de Educação e Formação, através de um modelo
integrado e concertado; existência de serviços descentralizados,
com vista a assegurar toda a abrangência territorial,
numa perspetiva de proximidade e acessibilidade do serviço
com o público alvo; alargamento das parcerias para potenciar
e rentabilizar as sinergias existentes no território;
compromisso por parte das parcerias/entidades envolvidas;
sustentação em fatores de inovação, nomeadamente, na
rentabilização dos recursos existentes no território,
de modo a potenciar as sinergias existentes.
- Articulação com outras Entidades. O Centro Qualifica
tem tido um papel mediador e facilitador, de ligação
direta com o tecido económico do concelho, desde as
IPSS, outras associações e empresas, assim como com
as estruturas locais de educação e formação. As entidades
com as quais o Centro Qualifica estabeleceu protocolos
de cooperação foram as IPSS, estabelecimentos de ensino,
entidades formadoras, Juntas de Freguesia, Segurança
Social, IEFP, empresas, e outros agentes estratégicos.
Neste caso, mereceu destaque a deliberação camarária
de 24 de setembro, que aprovou a celebração do protocolo
de parceria entre o Município famalicense, na qualidade
da entidade promotora do Centro Qualifica de Vila Nova
de Famalicão e a Engenho - Associação de Desenvolvimento
Local do Vale do Este, na qualidade de entidade coordenadora
local da parceria do CLDS 4G Comunidades Incubadoras.
- Atividades de mobilização da população adulta. O Centro
desenvolveu medidas a captação da população adulta,
com vista ao aumento da sua qualificação e à promoção
da aprendizagem ao longo da vida, bem como as estratégias
de captação de públicos com baixa escolaridade, destacamos
as seguintes:
- Articulação com os 8 gabinetes de inserção profissional
do concelho, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional
e os serviços de Economia e Empreendedorismo do Município,
tendo sido estabelecido uma distribuição territorial,
através de um serviço de proximidade, através das Juntas
de Freguesia do concelho.
- Dinamização de Grupos de Trabalho por modalidade de
formação, com reuniões para a concertação da oferta
e definição de mecanismos de divulgação, articulação
e sinalização dos adultos.
- Recolha, tratamento e divulgação sistemática da informação
sobre as ofertas de qualificação para adultos, devidamente
concertada com as entidades da Rede Local de Educação
e Formação.
- Desenvolvimento de ações de informação e divulgação
junto dos desempregados inscritos no Instituto do Emprego
e da Formação Profissional, adultos acompanhados pelos
Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social (GAAS),
ativos empregados das empresas e IPSS sobre a missão
do Centro, as ofertas de educação e formação profissional
disponíveis e sobre a relevância da aprendizagem ao
longo da vida.
- Promoção dos processos de reconhecimento, validação
e certificação de competências, nas vertentes escolar,
profissional ou de dupla certificação, com base nos
referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações,
que foram realizados nos polos do Centro e em regime
de itinerância, nomeadamente nas empresas, juntas de
freguesia e nas IPSS do concelho.
- Implementação de dispositivos de informação, orientação
e divulgação, através de diferentes meios, que permitam
antecipar as necessidades de qualificação e facilitar
o ajustamento entre a procura e a oferta de soluções
formativas, podemos destacar a cooperação com a elaboração
do Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações
(SANQ) do Ave e do Diagnóstico Concelhio de Necessidades
de Formação atualizado de dois em dois anos.
|
|
|
Indicadores - Centro Qualifica, em 2020
|
|
Total
de inscrições |
Total
de encaminhamentos |
Total
de encaminhamentos RVCC |
Total
de encaminhamentos outras modalidades |
Total
de certificações em RVCC |
Total
de certificações outras modalidades
|
1097 |
1014 |
242 |
772 |
158 |
1625
|
|
|
xxPlanos
e programas municipais na área da educação |
|
Plano Estratégico Educativo
Municipal
O Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) assume-se como
um referencial de gestão estratégica da educação ao nível local,
envolvendo todas as entidades que dispõem de competência para
o efeito (Município, escolas e sociedade civil), articulando-as
com todas as oportunidades de educação formal, não formal e informal.
Por conseguinte, a prossecução do PEEM assenta em estruturas que
valorizam a cooperação em rede, designadamente o Conselho Municipal
de Educação e a Rede Local de Educação e Formação. Em 2020, procedeu-se
à monitorização do Plano Estratégico Educativo Municipal, com
a atualização do diagnóstico/necessidades e a perspetiva de novas
abordagens às temáticas assumidas pelo projeto estratégico. Em
simultâneo, foi dado um forte impulso â revisão da Carta Educativa,
contendo a caracterização sumária da localização e organização
espacial dos edifícios e equipamentos educativos, o diagnóstico
estratégico, as projeções de desenvolvimento e a proposta de intervenção
relativamente à rede pública educativa.
Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola
O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola enquadra um
conjunto diversificado de medidas promovidas pelo Município e
pelos demais agentes educativos para alcançar níveis superiores
de eficácia educativa. |
|
Principais medidas integradas no Plano Municipal
de Melhoria e Eficácia da Escola, em 2020
- Dinamização de medidas de melhoria e eficácia das
escolas, especialmente as seguintes: acompanhamento
e prestação de apoio técnico às atividades desenvolvidas
pelos Agrupamentos de Escolas (AE), promovendo o desenvolvimento
do sucesso educativo e a consolidação da sua autonomia,
prestação de apoio técnico no âmbito do Programa Nacional
de Promoção do Sucesso Escolar; monitorização do impacto
e eficácia das diversas medidas de implementação do
Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola a nível
local; organização de ações de formação destinadas às
equipas de autoavaliação do pessoal docente e não docente,
dinamização do Ciclo de Conferências em Educação.
Eixo da inclusão e equidade
- Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção (GADI)
como estrutura educativa multidisciplinar que atua no
âmbito do diagnóstico precoce das dificuldades de aprendizagem
e da intervenção de apoio ao sucesso educativo inclusivo.
A cooperação multidisciplinar, envolvendo a tríade Município
- Escola - Aluno, tem como finalidade planear e implementar
medidas de capacitação do aluno, de capacitação parental,
e do professor através da colaboração com as estruturas
educativas e respostas da comunidade, tendo em vista
o sucesso escolar e a promoção de igualdade de oportunidades
para todos os alunos. No âmbito do ano letivo 2019/2020,
foram sinalizados 325 alunos da educação pré-escolar
e do 1.º ciclo do ensino básico avaliados nas áreas
da Psicologia (155), Terapia da Fala (85), Terapia Ocupacional
(70), em termos de intervenção foram acompanhados em
Psicologia (105), Terapia da Fala (75), Terapia Ocupacional
(45), Nutrição (5) em relação à intervenção socioeducativa
foram acompanhadas 185, 8 turmas, em termos de serviço
social foram acompanhados 42 alunos/famílias. Realizaram-se
2 ações de formação/capacitação acreditadas a professores
e educadores de sobre e "Dificuldades de Aprendizagem:
dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia"; "Educação
Parental: do aconselhamento familiar e acompanhamento
individualizado". Tem sido feita a avaliação da atuação
e implementação tendo em conta o número de sinalizações
efetuadas por cada agrupamento de escolas, IPSS ou outras
entidades, número de avaliações efetuadas, número de
intervenções realizadas. Em termos qualitativos realizaram-se
reuniões de monitorização, questionários de avaliação
do impacto e de satisfação relativamente à implementação
e intervenção.
- Centro de Recursos, que pretende promover respostas
adequadas para a inclusão das pessoas com necessidades
educativas especiais. Em 2020, mereceu destaque a apresentação
pública do Centro de Recursos Educativo e Desportivo,
em 20 de julho, instalado nas instalações do Centro
de Inovação e Investigação em Ensino Superior (CIIES).
Deste Centro faz parte uma sala Snozelen, Sala de integração
sensorial, 5 gabinetes técnicos nas áreas de especialidade;
Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço
Social, Aconselhamento familiar, Musicoterapia, Espaço
Multiusos. Este serviço conta ainda com um outro espaço
físico, mais concretamente o Centro de Capacitação e
Inovação que visa a formação qualificada opara jovens
com deficiência que lhes permitam a inclusão no mercado
de trabalho. No âmbito das comemorações do Dia Internacional
da Pessoa com Deficiência convidou-se as diferentes
entidades e parceiros a visitar este espaço e realizou-se
um vídeo promocional sobre o trabalho de capacitação
e de inclusão que aqui será realizado.
- Dinamização a nível concelhio do Programa Nacional
de Promoção do Sucesso Escolar: O Município em estreita
cooperação com os Agrupamentos de Escolas, as escolas
não agrupadas; os Centros de Formação das Escolas, a
Comunidade Intermunicipal do Ave e outros parceiros
continua a apostar na implementação do Programa Nacional
de Promoção do Sucesso Escolar no território concelhio,
criando condições para a promoção um ensino de qualidade
para todos, o combate ao insucesso escolar, num quadro
de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento
da eficiência e qualidade das escolas. Neste âmbito
foram desenvolvidas as ações que tendo em conta o ano
de 2020 marcado pela pandemia de Covid-19 foi possível
dar continuidade a estas ações através de uma reorganização
e readaptação dos conteúdos e ações.
Eixo da promoção do património cultural, local e
cidadania
- Plataforma + Cidadania, destinada aos alunos dos 3.º
e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, que visa promover
a igualdade de acesso a uma educação de qualidade na
era das tecnologias digitais. No ano de 2020, foi implementada
em 66% das turmas do 3º ano e em 90% das turmas do 4º
ano. Para além disto no de 2020 foi uma ferramenta essencial
no tempo de confinamento que permitiu o desenvolvimento
de conteúdos/materiais e recursos educativos de acordo
com o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) quer
para todo o 1º ciclo, bem como se alargou a toda a educação
pré-escolar.
- Projeto "Viagens pelo Património Cultural… À Descoberta",
destinado à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino
básico. Tem como principais objetivos incentivar o conhecimento
do património cultural e dos espaços museológicos do
território. No ano de 2020, foi implementado em 73%
das turmas do 2º ano, em 63% das turmas do 3º ano e
em 62% das turmas do 4º ano.
- Projeto "De Famalicão para o Mundo, Contributos da
História Local", destinado aos ensinos básico e secundário.
Tem como, como objetivos atribuir à História Local mais
relevância histórica, concedendo-lhe mais visibilidade
nos conteúdos programáticos dos ensinos básico e secundário,
na sua relação com a História Nacional e Universal,
bem como contribuir para o desenvolvimento do pensamento
histórico dos alunos.
- Programa "Ser Europa", que pretende capacitar os Agrupamentos
de Escolas, Cooperativas de Ensino e outros estabelecimentos
de ensino do concelho ao nível da implementação de projetos
de alcance europeu que possibilitem novas ferramentas
pedagógicas de complemento à prática letiva. Por outro
lado, pretendeu que se estabelecem canais de comunicação
que permitissem partilhar boas práticas que potenciassem
o sucesso educativo. Ao mesmo tempo pretendeu alavancar
projetos que permitissem aos alunos com menos oportunidades
o acesso a oportunidades de intercâmbio nacional e internacional
e diálogo intercultural. Em 2020, destacaram-se as seguintes
ações: consolidação da Rede de Comissários para a Europa,
envolvendo todos os estabelecimentos de ensino do concelho,
dinamização da equipa técnica multidisciplinar responsável
pela implementação das respostas formativa e educativas
previstas no Programa Ser Europa; capacitação dos agentes
educativos no sentido de os capacitar com ações de formação
focalizadas e enquadradas por escola e território sobre
o Programa Erasmus + (e demais programas comunitários)
para técnicos e professores, tendo existido 21 interações
com docentes e técnicos sociais a operar nas escolas
sobre os programas de financiamento de projetos escolares
com 69 atores envolvidos no total; dinamização de uma
bolsa de oportunidades de formação ao nível de cursos
de formação europeu, apoiando 43 pessoas em ações de
mobilidade; prestação de apoio ao desenho de 3 projetos
por parte das escolas; cooperação Institucional e Internacional,
mediante a promoção de projetos de mobilidade em Portugal
e na Europa; Continuação e consolidação da implementação
da Rede de Clubes Europa, abrangendo 241 alunos nos
Clubes Europa do 3º ciclo do ensino básico e do ensino
secundário; dinamização da rede de parceiros Institucionais
(Agrupamentos de Escolas, FORAVE, PASEC, Didáxis, CIOR
, Instituto Nun'Alvres, Escola Profissional Oficina)
Eixo da promoção das competências pessoais e sociais
- Projeto "Crescer a Brincar", que visa incrementar
a disciplina, o autocontrolo, a autoestima, identificação
e diferenciação emocional, competências sociais, regulação
emocional e tomada de decisão. Está direcionado aos
alunos dos 5 anos da educação pré-escolar e dos primeiros
dois anos do 1.º ciclo do ensino básico. No ano de 2020
foi implementado em 39% das turmas da educação pré-escolar,
envolvendo os alunos dos 5 anos. No 1º ano 84% das turmas
implementaram o Crescer a brincar, no 2º ano este programa
educativo foi desenvolvido em 20% das turmas.
- Projeto "Crescer com Saúde", destinado aos alunos
dos 5 anos da educação pré-escolar e dos primeiros dois
anos do 1.º ciclo do ensino básico. Tem como objetivo
proporcionar a aprendizagem do suporte básico de vida
e uma atuação conjunta na educação e na saúde. Desenvolveu-se
em 73% das turmas da educação pré-escolar. No entanto,
em virtude da pandemia não foi possível chegar a todas
as turmas inscritas no início do ano letivo.
- Projeto "NutriEduca - Promoção da Alimentação Saudável
em contexto escolar", cujos objetivos são reconhecer
a escola como um espaço de promoção da alimentação saudável
e promover a saúde, através do aumento da literacia
alimentar e nutricional da comunidade educativa. Destina-se
a alunos da educação pré-escolar e dos primeiros dois
anos do 1.º ciclo do ensino básico, aos encarregados
de educação e ao pessoal docente e não docente das escolas.
Desenvolveu-se em 56% das turmas do pré-escolar e do
1º ciclo. No entanto, em virtude da pandemia não foi
possível chegar a todas as turmas inscritas no início
do ano letivo tendo sio readaptado através dos recursos
disponíveis na Plataforma Mais Cidadania.
- Escola de Educação Rodoviária, que visa promover a
educação rodoviária e a prevenção da sinistralidade
escolar (consultar o capítulo "Mobilidade").
- Programa "Acompanhar", que tem como finalidade potenciar
e apoiar os estabelecimentos de ensino do concelho na
implementação de projetos de boas práticas na área do
acompanhamento e inclusão inteligente de alunos em especial
situação de risco ou que não estão integrados em qualquer
tipo de resposta socioeducativa complementar. Em 2020,
mereceram destaque as seguintes ações: consolidação
da Rede de Comissários para a Inclusão Inteligente;
dinamização da equipa pedagógica e articulação com o
Projeto Eurobairro do Programa Escolhas, tendo no ano
letivo 2019/2020 foram 943 os alunos integrados nos
vários núcleos e grupos de envolvimento do Programa
Acompanhar;
- Fomento da educação parental, que visa aumentar o
envolvimento parental na dinâmica escolar como pilar
do sucesso académico e desenvolver a capacidade das
famílias e as competências dos pais. Este ano de 2020
foi atípico e cerca de 30 grupos de Educação parental,
foram possíveis ser realizados em regime online. Mereceram
destaque as seguintes ações: implementação dos programas
Mais Família, Mais Criança e Mais Família, Mais Jovem;
acompanhamento Parental Individualizado, intervenção
com alunos do 2.º, 3º ciclo do ensino básico e ensino
secundário. Paralelamente foram construídos materiais,
conferências, pequenos vídeos que foram partilhados
pela comunidade educativa. Em 2020 beneficiaram 118
pais (48 pais intervenção individualizada; 70 pais intervenção
em grupo), pela implementação dos Programas Mais Família,
Mais Criança/Mais Família, Mais Jovem; e 670 alunos
(29 turmas de 10.º ano, 2 turmas de 5.º ano e 2 turmas
de 9.º ano) pelo desenvolvimento de estratégias coletivas
que fomentam o envolvimento escolar.
- Cooperação com o Agrupamento de Centros de Saúde do
Ave - Famalicão na prossecução dos projetos da sua responsabilidade
(consultar o capítulo "Saúde").
- Promoção do desporto e da atividade física das crianças
e jovens em idade escolar (consultar o capítulo "Desporto").
Eixo da promoção dos conteúdos curriculares
- Projeto "Do Falar ao Ler", visa a promoção das competências
pré-leitoras e o diagnóstico precoce de áreas em défice
na especialidade da linguagem e comunicação. Em 2020,
foram realizadas provas de rastreio a todos os alunos
dos 5 anos do pré-escolar (870 alunos). Foi implementado
em 94% das turmas da educação pré-escolar.
- Plataforma Ainda Estou a Aprender, que visa o aumentar
os níveis de literacia dos alunos e a melhoria os resultados
académicos em língua portuguesa. Em 2020, mereceram
destaque as seguintes ações: formação acreditada para
professores titulares de turma do 2.º ano, professores
de apoio, de educação Especial e técnicos especializados;
apoio e Acompanhamento individualizado em contexto de
sala pelos mediadores educativos; construção de Conteúdos
e materiais de acordo com a área do português; diagnóstico
inicial (rastreio) dos alunos do 2.º ano de escolaridade,
tendo sido avaliados 1.147 alunos, no universo de 1.359
alunos que frequentavam o ano; avaliação aos alunos
identificados em risco; construção de instrumentos e
de registos de avaliação e monitorização dos progressos;
apoio individualizado aos alunos em risco em dificuldades
na aprendizagem da leitura (DAL). No ano de 2020 foi
implementado em 95% das turmas do 2º ano.
- Projeto "Hypatiamat", destinado aos alunos do 1.º
ciclo do ensino básico, tendo como metas aumentar os
níveis de numeracia e competências matemáticas dos alunos,
despertar o interesse pela matemática, através do jogo,
e a melhoria dos resultados académicos na área da matemática.
O projeto envolveu 1.359 alunos do 2.º ano do 1.º ciclo
do ensino básico e 64 professores de 55 turmas (98%).
- Projeto Made 4 Schools, destinado aos alunos do 1º
ciclo, 3º e 4º ano, visa contribuir para a redução do
insucesso escolar promovendo a motivação para a aprendizagem;
promover o conhecimento científico e tecnológico através
de dinâmicas baseadas na experimentação, desenvolvendo
competências digitais e facilitando o conhecimento sobre
as profissões relacionadas com a Indústria; garantir
promover o pensamento crítico, a melhoria da capacidade
de comunicação e desenvolver o sentido de autonomia
e a capacidade de resolução de problemas contribuindo
para a melhoria da qualidade da aprendizagem. O projeto
estendeu-se aos 7 agrupamentos de escolas (Ribeirão,
Gondifelos, Camilo Castelo Branco, D. Maria II, Padre
Benjamim Salgado, Pedome e D. Sancho I) do concelho
e integra 3 atividades: Palestras do Saber; Laboratório
Criativo e Oficina dos Exploradores. O projeto envolveu
1235 alunos do 3º ano e 902 alunos do 4.º ano do 1.º
ciclo do ensino básico de 110 turmas (98%).
Eixo da promoção de competências empreendedoras,
inovação e criatividade:
- Promoção de competências empreendedoras, inovação
e criatividade, contribuindo para a valorização de competências
empreendedoras e a ligação entre a comunidade educativa
e o tecido económico, mediante a prossecução de diversas
medidas de educação para o empreendedorismo:
- Projeto Escolas Empreendedoras INAVE. Teve a participação
de 34 projetos de Vila Nova de Famalicão, sendo que
os vencedores em todos os escalões foram alunos/professores
e escolas de Vila Nova de Famalicão;
- O Meu Projeto É Empreendedor apesar da participação
dos alunos (15 projetos em concurso) em virtude da pandemia
não foi possível ser realizada a fase final do concurso
e a seleção dos projetos vencedores;
- Projeto "No Poupar está o Ganho" disponibiliza a professores
e alunos todos os recursos educativos necessários à
aprendizagem, oferecendo aos professores a formação
necessária e o apoio para que se sintam confiantes ao
lecionar estes temas. A qualidade científica dos vários
recursos pedagógicos é assegurada pela parceria existente
com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto
responsável pela respetiva revisão científica destinado
aos alunos do 2.º e 3.º ciclo, do ensino básico e o
museu do Papel Moeda da Fundação António Cupertino de
Miranda. Todos os conteúdos do programa vão de encontro
aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação
Financeira, publicado pelo Ministério da Educação, contribuindo
de forma efetiva para a promoção da literacia financeira.
Em 2020 participaram 265 alunos do 2º e 3º ciclo, 9
professores dos Agrupamentos de Escolas de Gondifelos,
de Ribeirão, de Pedome, D. Maria II, Camilo Castelo
Branco e D. Sancho I. O grau de satisfação com o programa
é muito elevado tendo em conta os recursos pedagógicos
desenvolvidos, a formação e o interesse e motivação
dos alunos participantes.
- Projeto "My Machine", destinado aos alunos do 3.º
ano do 1.º ciclo do ensino básico, alunos do ensino
profissional e ensino superior. Com este programa pretende-se
fomentar a criatividade e a inovação na educação, capacitar
os alunos com competências para intervirem no contexto
onde se inserem: pensar o território, definir claramente
um problema ou necessidade que identifiquem; fomentar
as parcerias. Envolveu 1.235 alunos do 3.º ano, 56 turmas,
realizaram-se 7 assembleias de escolas para definição
das máquinas, envolveu cerca de 225 alunos dos cursos
profissionais dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim
Salgado, Camilo Castelo Branco e D. Sancho I, INA, Didáxis,
Forave, CIOR, e 20 alunos dos cursos de Design e Engenharia
da Universidade Lusíada Norte.
- Projeto "Ter Ideias para mudar o Mundo", que pretende
promover competências sociais; fomentar a metodologia
de projetos: trabalho de equipa, processo de negociação,
e tomada de decisão. Destinado aos alunos do pré-escolar
e pretende capacitação dos educadores de infância. Em
2020 foi realizada uma ação de formação de 25h destinada
a educadores de infância, participaram 3 educadores
de infância que lecionam nas escolas do município. No
ano de 2020 participaram 24 turmas, num total de 480
alunos. As atividades como a apresentação final dos
trabalhos desenvolvidos, em virtude da pandemia não
foi possível ser realizada.
Eixo da capacitação, formação e sensibilização
- Dinamização do 3.º Ciclo de Conferências em Educação
dirigido a pais, professores, alunos e comunidade em
geral. Resulta de uma parceria envolvendo o Município,
a Federação Concelhia das Associações de Pais, o Centro
de Formação de Escolas e a Associação Famalicão em Transição.
No ano de 2020 realizaram-se 5 ações abordando temas
como Neurociências, Parentalidade, Autonomia, Desenvolvimento
ecológico, Tecnologia e Planeamento educativo. Em tempos
de pandemia, 2 ações (junho e novembro) foram realizadas
via plataforma online.
Neste âmbito, destacam-se as seguintes conferências:
- Conferência "Abordagem Neurosensorial no desenvolvimento
infantil", em 30 de janeiro, no Centro de Estudos Camilianos;
- Conferência "Neurociência, Integração Sensorial, atenção/emoção:
os sentidos e as emoções no sucesso escolar", em 15
de fevereiro, no Auditório da CESPU.
- Conferência sobre o tema "Autonomia e Flexibilização
Curricular: desafios educativos: o papel das autarquias
e dos pais", com Ariana Cosme, no dia 19 de fevereiro,
no Auditório da CESPU.
- Conferência "Transformar a Educação: os princípios
e a metodologia da Escola da Floresta", em 30 de junho,
em formato online.
- Conferência "Educação e Saúde em tempos de pandemia",
em 24 de novembro, em formato online.
|
|
|
xxOutras
medidas relevantes na área da educação |
|
Animação educativa
O Município tem promovido a prossecução de medidas de animação
educativa, impulsionando contextos de participação e envolvimento
dos agentes educativos locais e da população em geral, é da maior
relevância para a afirmação de Vila Nova de Famalicão como cidade
educadora e do conhecimento. |
|
Principais medidas no âmbito da animação educativa,
em 2020
- Cantar dos Reis Infantil, nos dias 6 e 7 de janeiro,
na Casa das Artes.
- Desfile de Carnaval Infantil, no dia 21 de fevereiro
pelas ruas da cidade, participaram no desfile aproximadamente
3.600 alunos e adultos, o objetivo desta atividade foi
proporcionar momentos de alegria e convívio pelas ruas
da cidade.
|
|
|
COVID-19. Medidas relevantes
na área da educação
Considerando o impacto da COVID-19 no território, foram encetadas
medidas na área da educação, (consultar o capítulo "Governação
Municipal"): |
|
COVID-19. Medidas relevantes na área da educação,
em 2020
- Suspensão presencial dos programas educativos municipais.
- Disponibilização online dos programas educativos municipais.
- Disponibilização, em articulação com a FECAPAF - Federação
Concelhia das Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão,
de 403 equipamentos informáticos (computadores e tablets);
250 acessos à internet, com tráfego ilimitado.
- Estes equipamentos foram disponibilizados a alunos
em situação vulnerável, no contexto da suspensão das
atividades letivas presenciais.
- Fornecimento de refeições escolares para alunos dos
escolões A e B e outros em situação vulnerável, em cooperação
com os Agrupamentos de Escolas, as Associações de Pais
e as Juntas de Freguesia.
|
|
|
xxRede
Municipal de Leitura Pública |
|
A Rede Municipal de Leitura
Pública, englobando a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
e os Polos de Leitura, tem tido como prioridade estratégico a
promoção do livro e da leitura, contribuindo para o fomento da
educação, da cultura e do conhecimento. O ano de 2020 foi totalmente
atípico, devido à pandemia de COVID 19, com repercussões na programação
de atividades.
Em 2020, mereceram realce os indicadores estatísticos da Rede
Municipal de Leitura Pública: 19.748 visitantes, 5.627 participantes
no serviço educativo e cultural e 88.040 pessoas alcançadas nas
redes sociais. Além disso, houve mais 291 leitores inscritos,
o que perfaz um total de 18.626 leitores inscritos. |
|
Principais medidas da Rede Municipal de Leitura
Pública, em 2020
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
- Remodelação e ampliação da Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco. O Município tem como objetivo adaptar
o edifício às atuais necessidades do público, pretende
valorizar a receção no primeiro piso, a revisão da localização
do fundo local, o aumentado a sala de leitura de adultos
e a criação de novos espaços de leitura de audiovisuais,
de depósitos de livros, de cafetaria e de garagem do
bibliomóvel, entre outros melhoramentos. Neste âmbito,
mereceu realce as seguintes deliberações do órgão executivo:
- Deliberação da Câmara Municipal de 18 de junho, que
aprovou a decisão de contratar a empreitada designada
"Remodelação e ampliação da Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco"
- Deliberação da Câmara Municipal de 3 de setembro,
que ratificou a decisão sobre as retificações às peças
do concurso público "Remodelação e ampliação da Biblioteca
Municipal Camilo Castelo Branco".
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de março, que
aprovou o acordo de parceria entre o Município e o Plano
Nacional de Leitura, para a instituição do Plano Local
de Leitura de Vila Nova de Famalicão. Este acordo tem
como finalidade estabelecer as modalidades de cooperação
entre as partes e os termos da implementação do Plano
Local de Leitura, que expresse a centralidade desta
competência de literacia na política municipal e promova
a participação do Município numa política integrada
de promoção da leitura.
- Promoção da cooperação com agentes locais, merecendo
destaque as seguintes resoluções do órgão executivo:
- Deliberação da Câmara Municipal de 8 de outubro, que
aprovou a aceitação da doação dos bens culturais de
cariz artístico, da autoria de Maria Filomena da Fonseca
Pereira.
- Deliberação da Câmara Municipal de 19 de novembro,
que aprovou a aceitação da doação dos bens culturais
de cariz literário, mais concretamente da biblioteca
pessoal de Amadeu Gonçalves, composta por 5.813 livros.
- Promoção do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado
Coelho, resultado da cooperação entre o Município e
a Associação Portuguesa de Escritores, tendo como finalidade
galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em
português e de autor português, publicada em livro,
em primeira edição, no ano anterior ao da sua entrega.
Em 2020, mereceram destaque as seguintes medidas:
- Deliberação da Câmara Municipal de dia 22 de outubro,
que aprovou a celebração de protocolo de atribuição
de apoio financeiro à Associação Portuguesa de Escritores,
pela organização do Grande Prémio de Ensaio Eduardo
Prado Coelho 2020, no valor de 12.500,00 €.
- Deliberação do júri que agraciou a ensaísta portuguesa
Helena Carvalhão Buescu venceu por unanimidade este
grande prémio com a obra "O poeta na cidade - A literatura
portuguesa na História".
- Receção por parte da escritora Helena Carvalhão Buescu
no dia 21 de dezembro, do Grande Prémio de Ensaio Eduardo
Prado Coelho 2019. A cerimónia decorreu na sede da Associação
Portuguesa de Escritores (APE), em Lisboa.
- Dinamização do 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,
através do projeto municipal "ODS: juntos mudamos o
mundo" já existente, que fez da Biblioteca Municipal
Camilo Castelo Branco a primeira Biblioteca Pública
portuguesa a criar e dinamizar um clube de leitura dedicado
inteiramente à temática dos objetivos de desenvolvimento
sustentável. Neste âmbito, considerando que a Biblioteca
Municipal já dinamizava um clube de leitura decidimos
adaptá-lo e transformá-lo à sua nova missão e passou
a designar-se Clube de Leitura "Partilhando os ODS",
que constitui uma estrutura especialmente dedicada à
leitura e particularmente destinado às famílias famalicenses,
onde pais e filhos são as "personagens" principais e
nele terão a oportunidade de partilhar leituras e explorar
em conjunto o mundo mágico dos livros. Em 2020, merecem
destaque as seguintes medidas:
- "Contos que mudam o mundo", com a história direcionada
ao ODS 2, "A horta do Simão" - neste mês participaram
na atividade a União das Freguesias de Vale São Cosme,
Telhado e Portela, o Mais Plural; o Centro Social A.
M. das Lameiras e a Torre dos Pequeninos da Trofa.
- "tODoS por um mundo melhor" - dinamização da oficina
de escrita criativa com a visita da técnica do Serviço
Educativo da Biblioteca Municipal à EB2,3 Dr. Nuno Simões.
- Os ODS e a Europa - sessão de esclarecimento com uma
turma da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.
- Realização da atividade "Contos que mudam o mundo",
horas do conto integradas no projeto "ODS: juntos mudamos
o mundo", no último trimestre de 2020. Neste trimestre
abordamos o "ODS4 - Educação de qualidade" com os livros
"O monstro das cores vai à escola", de Anna Llenas (educação
pré-escolar) e "O lápis mágico de Malala", de Malala
Yousafzai (1.ºciclo do ensino básico). Estas sessões
decorreram inteiramente em ambiente online, via plataforma
online e participaram as seguintes instituições educativas:
Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado; Camilo
Castelo Branco e Ribeirão; Mais Plural;
- Realização de sessões do Clube de Leitura "Partilhando
os ODS".
- Implementação do horário alargado para apoio aos estudantes
em época de exames. A Biblioteca Municipal Camilo Castelo
Branco, em Vila Nova de Famalicão, iniciou no dia 6
de janeiro e terminou a 31 de janeiro, o horário alargado
para estudantes até às 24h00. Este horário tem como
objetivo servir os estudantes durante a época de exames
e funciona às segundas-feiras das 14h00 às 24h00 e de
terça a sexta-feira das 10h00 às 24h00.
- Prossecução da iniciativa "Territórios de escrita:
à conversa com os autores" com a realização de diversas
sessões com a apresentação de autores e de livros: lançamento
da obra "A Poesia Invade a Cidade: antologia de poetas
famalicenses" da autoria do Dr. Agostinho Fernandes,
no dia 15 de fevereiro; apresentação do livro "A cor
vermelha", de Jaime Soares, no dia 29 de fevereiro,
na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, apresentação
do livro "Casas Nobres Famalicenses (ou o que delas
resta)", da autoria de João Afonso Machado e as ilustrações
da autoria de David Vieira de Castro; António Martins
Vieira, em 6 de julho; Maria Andrade Paiva, em 20 de
julho; Jorge Reis-Sá, em 3 de agosto, Zélia Gonçalves,
em 17 de agosto; José Alberto Salgado, em 31 de agosto;
Salvador Coutinho, em 7 de setembro; Pedro Lima, em
21 de setembro; Maria José Costa, em 20 de novembro;
Maria Andrade Paiva, em 9 de dezembro.
- Dinamização da mostra documental "O comércio de Vila
Nova", que visa a divulgação de espaços comerciais que
com o passar dos anos se extinguiram e já não figuram
nas ruas e praças do centro urbano famalicense. Neste
contexto, foram abordados os seguintes estabelecimentos:
José Pinto Malheiro & Filhos (janeiro); Café do Júlio
(fevereiro); Foto Correia (março).
- Realização da Fase Municipal do Concurso Nacional
de Leitura, em 10 de fevereiro, na Biblioteca Municipal
Camilo Castelo Branco, que se realizou a eliminatória
concelhia deste concurso, onde participaram os 42 alunos
apurados no 1.º momento, designado de "Prova nas Escolas",
em representação dos diferentes níveis de ensino dos
Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão. Foram
selecionados os alunos que representarão o concelho
de Vila Nova de Famalicão na Fase Intermunicipal do
Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa lançada
pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do
Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de
Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias
e os agrupamentos de escolas.
- Exposição "Júlio Brandão: recordações dum velho poeta
- 150 anos de nascimento", patente na Biblioteca Municipal
Camilo Castelo Branco de 21 de março a 6 de abril. Júlio
Brandão, ilustre poeta, cronista, crítico literário,
crítico de arte, publicista, dramaturgo, jornalista,
professor e museólogo, nasceu a 9 de agosto de 1869,
no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão. A ocorrência,
em 2019, da passagem dos 150 anos do nascimento de Júlio
Brandão reveste-se de mais uma excelente oportunidade
que não pode ser desperdiçada para homenagear esta personalidade
famalicense e, desta forma, lembrar e conhecer as suas
múltiplas facetas, que têm como traço comum: a dedicação
às letras.
- Dinamização da 11ª edição da Semana da Leitura das
Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão, este ano, com
o tema "Somos o que lemos", resultado da cooperação
entre o Município de Vila Nova de Famalicão, através
da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a Rede
Concelhia das Bibliotecas Escolares, a partir de 9 de
março, com o tema "Somos o que lemos". No âmbito da
programação, entretanto cancelada, mereceram realce
as seguintes iniciativas: sessão de Letrinhas para Bebés,
que contou com a participação da Mais Plural; a iniciativa
Famalicão a LER, que se assinalou simbolicamente no
dia 12 de março, pelas 10h15, e que se assume como o
evento concelhio que envolve, em simultâneo, escolas,
instituições, autarquia e rádios locais, entre outras
organizações. O particular envolvimento das rádios locais,
nomeadamente a Rádio Cidade Hoje e a Rádio Digital,
permitiu ampliar o objetivo proposto, transportando
a leitura para o domínio público e coletivo e potenciando,
ainda mais, a promoção do livro e da leitura. À semelhança
do ano passado convidou-se ainda estas rádios a transmitir
diariamente, durante essa semana, excertos de contos
e poemas selecionados e narrados por leitores famalicenses.
No caso, em particular, da Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco, o seu momento Famalicão a LER ficou
assinalado pela transmissão nas redes sociais Facebook
e Instagram do poema "A árvore e os livros", de Jorge
Sousa Braga (Livro "Herbário), declamado pelos trabalhadores
da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e traduzido
em simultâneo, em língua gestual, por Ana Luísa Peixoto.
- Encerramento ao público da Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco, em 11 de março, no âmbito das medidas
de contingência relacionadas com a pandemia de COVID-19.
- Lançamento da medida "Viagem ao interior da Biblioteca",
a 24 de abril, em formato digital. Esta iniciativa teve
como objetivo dar a conhecer em todas as sextas-feiras,
pelas 17h00, em pequenos episódios transmitidos nas
redes sociais Facebook e Instagram, livros, documentos,
objetos, mobiliário e obras de arte que distinguem a
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
- Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos
de Autor, em 24 de abril, através da ação "Um livro
no coração. Todos somos livros", com colaboradores Município
a tirarem fotografias com uma palavra que, no conjunto
e montagem final se podia ler "Dia Mundial do Livro
e dos Direitos de Autor".
- Programação da abertura faseada da Biblioteca Municipal
Camilo Castelo Branco e os seus polos de leitura, no
concelho, que procederam a partir da primeira semana
de maio a abertura de forma condicionada e faseada à
reabertura de alguns dos seus serviços.
- Dinamização das sessões de "Contos à quarta" que iniciaram
no mês de abril, em formato digital, que continuam a
ser transmitidas através das contas de Instagram e Facebook,
todas as quartas-feiras.
- Organização do programa "Biblioteca nas férias" congregou
um conjunto de atividades para a ocupação dos mais novos
no período de férias de verão, onde foram sugeridas,
através das redes sociais Facebook e Instagram, ideias
de oficinas, jogos e filmes para reproduzir e realizar
em contexto escolar. Foram ainda transmitidas, às quartas,
as sessões correntes de "Contos à quarta". Todas as
iniciativas desta programação decorreram em ambiente
online, e foram particularmente direcionadas aos centros
de atividades de tempos livres (ATL's) ou outros grupos
organizados de crianças.
- Dinamização, no dia 29 de julho, de uma sessão de
hora do conto ao ar livre, dirigida às famílias do concelho,
com o livro "A horta do Simão", de Rocío Alejandro,
editado pela Kalandraka.
- Espetáculo drive in "CircOntando", dinamizado pelo"
O som do Algodão", que se realizou no parque de estacionamento
da Biblioteca Municipal, no dia 31 de julho, dirigido
às famílias do concelho. "A vida é um circo! E as histórias
também! Uma sessão de histórias que junta o fantástico,
o irreal, lobos que falam espanhol e meninas que perdem
a cabeça na hora do recreio e que sobem montanhas sem
qualquer receio. Senhoras e senhores, meninos e meninas,
bem-vindos ao CircOntando, um circo onde se conta aquilo
que nunca se ouviu, onde se servem histórias com risos
desmedidos!"
- Peddy paper "À descoberta da Biblioteca", no dia 8
de agosto, que visa valorizar a história e a cultura
da comunidade famalicense. "Acha que conhece bem a Biblioteca
Municipal Camilo Castelo Branco? Que segredos e curiosidades
terá escondidos? Venha conhecer melhor a sua Biblioteca
com um divertido Peddy Paper familiar cheio de questões
e curiosidades acerca deste edifício dedicado à leitura
e aos livros." O percurso teve início na Biblioteca
Municipal Camilo Castelo Branco e passou por vários
espaços da cidade onde a Biblioteca Municipal esteve
instalada nestes últimos 107 anos.
- Inauguração da exposição "A nossa Biblioteca é a sua
cara", em 1 de setembro. A Biblioteca Municipal Camilo
Castelo Branco realizou durante um ano (outubro de 2018
a outubro de 2019), a iniciativa "A nossa Biblioteca
é a sua cara", que consistia no registo e divulgação
nas redes sociais de fotografias tiradas com documentos
da Biblioteca Municipal (livros, DVD's e CD's) nas quais
as capas destes documentos "substituíam" o rosto da
figura humana que integrava as fotografias (iniciativa
também conhecida como bookface). Tendo estas fotografias
causado um grande impacto nas redes sociais, a Biblioteca
Municipal Camilo Castelo Branco decidiu criar uma exposição
itinerante com algumas das melhores imagens que resultaram
desta iniciativa. Esta exposição esteve patente no espaço
exterior do edifício da Biblioteca Municipal, de 1 a
30 de setembro.
- Dinamização da atividade "Contos que mudam o mundo",
horas do conto integradas no projeto "ODS: juntos mudamos
o mundo". Neste trimestre abordamos o "ODS4 - Educação
de qualidade" com os livros "O monstro das cores vai
à escola", de Anna Llenas (pré-escolar) e "O lápis mágico
de Malala", de Malala Yousafzai (1.º ciclo do ensino
básico). Estas sessões decorreram inteiramente em ambiente
online, via plataforma Teams, e participaram neste mês
os seguintes Agrupamentos: Padre Benjamim Salgado (8
turmas); Camilo Castelo Branco (5 turmas) e Ribeirão
(8 turmas).
- Comemoração do Dia de Halloween, em 31 de outubro.
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco já tem
por tradição, todos os anos, comemorar o Dia das Bruxas
com uma noite repleta de sustos e brincadeiras divertidas,
a qual intitulamos de Biblioteca Assombrada. Este ano
não queríamos quebrar a tradição, mas, com o cenário
atual de pandemia, tivemos de fazer algumas alterações
à nossa atividade de Halloween. Assim, para esta 6.ª
edição de Biblioteca Assombrada, decidiu-se criar uns
kits onde estiveram incluídos um livro e um filme previamente
selecionado pela Biblioteca Municipal, assim como uma
sugestão de atividade ou oficina alusiva ao Halloween,
que os mais corajosos puderam requisitar num dos espaços
municipais de leitura e usufruir em família, no conforto
e segurança de sua casa, de uma noite animada pela companhia
dos livros e das histórias.
- Criação e dinamização de um posto público para a consulta
e a leitura dos jornais em formato digital, tendo como
finalidade aceder às edições digitais da imprensa escrita.
- Dinamização da Antena de Informação Europeia de Vila
Nova de Famalicão, em formato webinar. A Antena de Informação
Europeia de Vila Nova de Famalicão, da responsabilidade
da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, promoveu
em 29 de outubro e em parceria com o Centro de Informação
Direct do Minho, mais uma edição da Volta de Apoio ao
Emprego, subordinada à temática "Melhoria da Empregabilidade
em Contexto Europeu".
- Realização da atividade "Contos que mudam o mundo",
horas do conto integradas no projeto "ODS: juntos mudamos
o mundo". Neste trimestre, abordou-se o "ODS4 - Educação
de qualidade" com os livros "O monstro das cores vai
à escola", de Anna Llenas (pré-escolar) e "O lápis mágico
de Malala", de Malala Yousafzai (1.º ciclo do ensino
básico). Estas sessões decorreram inteiramente em ambiente
online, via plataforma online, e participaram neste
mês o Agrupamento de Escolas de Ribeirão e a Mais Plural.
- Realização da ação informativa de Pais IN/Formados,
em 6 de novembro, com o tema "Podemos falar? O livro
infantil como recurso para abordar temas difíceis".
Estas sessões informativas são dirigidas a pais, educadores
e profissionais na área da educação, sendo a inscrição
gratuita e obrigatória e estiveram presentes um total
de 6 participantes.
- Realização da 1ª sessão do Clube de Leitura "Partilhando
os ODS", no dia 14 de novembro. Após o reconhecimento,
por parte da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas,
de todo o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal
Camilo Castelo Branco em prol da divulgação e promoção
para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, através do projeto "ODS: juntos mudamos
o mundo". Considerando que a Biblioteca Municipal já
dinamizava um clube de leitura decidimos adaptá-lo e
transformá-lo à sua nova missão e passou a designar-se:
Clube de Leitura "Partilhando os ODS", que pretende
assumir-se como um espaço especialmente dedicado à leitura
e particularmente destinado às famílias famalicenses,
onde pais e filhos são as personagens principais e nele
terão a oportunidade de partilhar leituras e explorar
em conjunto o mundo mágico dos livros.
- Dinamização do 13.º Encontro de Serviços de Apoio
às Bibliotecas Escolares, no dia 4 de dezembro em formato
online. Resultado da parceria entre a Biblioteca Municipal
Camilo Castelo Branco, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas
de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de
Escolas de Vila Nova de Famalicão, o encontro teve como
objetivo a partilha de boas práticas
- Dinamização da iniciativa Juntos de Férias no período
de interrupção letiva das férias de Natal, em parceria
com o Plano Nacional de Leitura e a Rede Nacional de
Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro,
Arquivos e Bibliotecas, que tem por objetivo incentivar
o gosto pelo livro e pela leitura nos jovens entre os
10 aos 15 anos.
- Lançamento simbólico do e-book "Uma escolha pelo Natal",
da autoria de Maria Andrade Paiva e Paulo Gonçalves,
com ilustrações de Ana Filipa Olímpio, no dia 23 de
dezembro, nas redes sociais Facebook e Instagram.
Polos de leitura
Os Polos de leitura de Riba de Ave, Ribeirão, Joane,
Lousado e Pousada de Saramagos têm desempenhado um papel
relevante na prossecução da missão da Rede Municipal
de Leitura Pública, mediante a disponibilização dos
seguintes serviços: consulta de livros, jornais e revistas,
empréstimo de livros e DVD, acesso gratuito à internet;
atividades de promoção da leitura Ao longo de 2020,
realizaram um conjunto diversificado de ações de promoção
do livro e da leitura, contribuindo para a captação
de novos públicos e de fidelização dos atualmente existentes.
- Realização da iniciativa "Contos que mudam o mundo"
inserida no projeto "ODS: juntos mudamos o mundo".
- Dinamização do projeto ESPAÇO S(énior), nos Polos
da Biblioteca de Riba de Ave e Ribeirão, nos dias 17
e 24 de janeiro, respetivamente. Realizou-se no Polo
de Riba de Ave a oficina "Objetos com história" onde
estive presente o Instituto S. José. No Polo de Ribeirão
realizou-se a oficina "Vamos criar uma coroa de reis"
onde participaram o Centro S. Paroquial de São Martinho
de Bougado, Trofa e o Lar São João de Deus.
- Realização de mais uma sessão de Pais IN/Formados,
em 7 de fevereiro, no Polo da Biblioteca de Riba de
Ave sobre diversas temáticas ligadas à criança e ao
jovem.
- Dinamização da atividade "Letrinhas para bebés" nos
Polos da Biblioteca de Riba de Ave e Ribeirão.
- Dinamização da iniciativa "A Biblioteca convida…",
nos Polos de Leitura da Biblioteca Municipal. Realizou-se
no Polo da Biblioteca de Lousado, a atividade "Jogos
com História". "Tens boa memória? Queres jogar um divertido
Jogo da Memória repleto de imagens de livros infantis?
Ou preferes jogar o Jogo da Glória e relembrar histórias
da tua infância?". Realizou-se no Polo da Biblioteca
de Ribeirão a atividade "Leituras criativas". Participaram
nestas sessões um total de 8 participantes.
- Dinamização da iniciativa "A Biblioteca convida…",
nos Polos de Leitura da Biblioteca Municipal.
- Realização no Polo da Biblioteca de Lousado, no dia
11 de julho a atividade "Jogos com História". "Tens
boa memória? Queres jogar um divertido Jogo da Memória
repleto de imagens de livros infantis? Ou preferes jogar
o Jogo da Glória e relembrar histórias da tua infância?"
- Dinamização da atividade "Leituras criativas" no Polo
da Biblioteca de Ribeirão, a 18 de julho.
- Apresentação do livro "Sete traços da parede nua"
de José Moreira da Silva, em 12 de setembro, no Polo
da Biblioteca de Riba de Ave, no âmbito da iniciativa
"Territórios de escrita", o livro "Sete traços da parede
nua
- Comemoração do Dia de Halloween, resultado da articulação
entre a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e
os Polos de Leitura de Riba de Ave, Ribeirão, Joane,
Lousado e Pousada de Saramagos, de 26 a 30 de outubro.
Esta atividade foi referido no texto relativo à Biblioteca
Municipal Camilo Castelo Branco.
- Dinamização da iniciativa "Kits de Natal", disponível
para o período de férias de Natal, tendo como objetivo
a fruição das famílias do concelho, nesta época festiva.
|
|
|
xxArquivo
Municipal Alberto Sampaio |
|
O Arquivo Municipal Alberto
Sampaio tem como missão assegurar a salvaguarda, divulgação e
fruição do património arquivístico, contribuindo para a valorização
da identidade e memória coletivas. da comunidade famalicense.
|
|
Principais medidas no âmbito do Arquivo Municipal
Alberto Sampaio, em 2020
- Encerramento ao público do Arquivo Municipal Alberto
Sampaio, em 11 de março, no âmbito das medidas de contingência
relacionadas com a pandemia de COVID-19.
- Reabertura condicionada do Arquivo Municipal Alberto
Sampaio, em 18 de maio.
- Comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, em
9 de junho. O Município famalicense promoveu a celebração
do Dia Internacional dos Arquivos através de um espetáculo
de teatro de marionetas "Histórias do Tio Alberto",
em formato online e disponibilizou em três episódios
semanais a exibição integral do espetáculo de teatro
de marionetas "Histórias do Tio Alberto". Esta peça,
concebida pela entidade Teatro e Marionetas de Mandrágora
e dinamizada pelo Serviço Educativo e Cultural do Arquivo
Municipal Alberto Sampaio, é uma adaptação do livro
infantil "Histórias de Alberto", que, através da magia,
das cores e do encanto da música e dos sons, mostra,
de forma muito divertida, como foi a vida dessa grande
personalidade do século XIX que foi Alberto Sampaio.
- Promoção do Prémio de História Alberto Sampaio, instituído
pela Academia das Ciências de Lisboa, pelos Municípios
de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e peça
Sociedade Martins Sarmento, tendo como destina-se a
galardoar um estudo de investigação científica, no âmbito
da história económica e social portuguesa, ou no âmbito
de outros domínios historiográficos associados ao legado
de Alberto Sampaio. Neste âmbito, mereceu destaque as
seguintes ações:
- Abertura das candidaturas para o Prémio de História
Alberto Sampaio para as edições de 2020 e de 2021, respetivamente
nos meses de janeiro e dezembro.
- Deliberação da Câmara Municipal de 5 de novembro,
que aprovou a atribuição do financiamento de 4.000,00
€ à Sociedade Martins Sarmento, com vista à organização
da edição de 2020 do Prémio de História Alberto Sampaio,
sendo 2.000,00 € para despesas de organização e pagamento
dos encargos com os membros do Júri e 2.000,00 € para
o premiado.
- Atribuição da edição de 2020 do Prémio de História
Alberto Sampaio 2020 â investigadora Alice João Palma
Borges Gago. Tratou-se de um excelente trabalho de investigação
que, a partir da criação de uma base de dados abrange
a história dos arquivos de seis famílias do Entre Douro
e Minho.
- Dinamização do Serviço Educativo do Arquivo Municipal
Alberto Sampaio, englobando um conjunto de ações que
visam sensibilizar as crianças, jovens e a comunidade
em geral para o trabalho que se realiza no Arquivo Municipal
Alberto Sampaio, bem como para a importância da história
dos documentos e da salvaguarda do nosso património
material e imaterial. Em 2020, mereceram destaque as
seguintes ações:
- Teatro de Marionetas: A história do Tio Alberto".
De uma forma lúdica, pretendeu-se transmitir às crianças
a figura multifacetada de Alberto Sampaio e a sua importância
a nível regional e nacional. Participaram nesta iniciativa
893 crianças do 1.º ciclo do ensino básico. Realizou-se
no dia 20 de fevereiro.
- Oficina "Vamos brincar aos jornalistas", com o objetivo
de estimular a leitura no formato de jornal e de promover
o interesse pela imprensa escrita. Realizou-se nos seguintes
dias: 3 e 10 de janeiro, 28 de fevereiro, 6 de março,
25 e 26 de julho.
- Prestação de apoio técnico e administrativo à Comissão
Municipal de Toponímia e desenvolvimento dos procedimentos
relativos à nomenclatura das vias e espaços públicos
(consultar o capítulo "Governação Municipal").
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|