INTRODUÇÃO
MENSAGEM
SUMÁRIO EXECUTIVO
 
AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO
EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
SOLIDARIEDADE
FAMÍLIA
SAÚDE
JUVENTUDE
VOLUNTARIADO
CULTURA
DESPORTO
 
AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ORDENAMENTO
HABITAÇÃO
AMBIENTE
MOBILIDADE
ENERGIA
 
AGENDA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELIGENTE
ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO
TURISMO
 
AGENDA ESTRATÉGICA PARA A GOVERNANÇA
GOVERNAÇÃO MUNICIPAL
GOVERNANÇA DO TERRITÓRIO
IGUALDADE
SEGURANÇA
PROTEÇÃO CIVIL
INTERNACIONALIZAÇÃO
COOPERAÇÃO
 
ANÁLISE ECONÓMICA E FINANCEIRA
 

DOCUMENTOS DE
PRESTAÇÃO DE CONTAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
DEMONSTRAÇÕES ORÇAMENTAIS
CERTIFICAÇÃO LEGAL DAS CONTAS
PARECER DO AUDITOR EXTERNO
 

 

Agenda Estratégica para a Governança
 
SEGURANÇA
Fortalecer a segurança como pilar da cidadania.
 
A segurança é uma condição fundamental para o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, o Município tem estado fortemente envolvido na promoção da segurança da proximidade, contribuindo para a garantia dos direitos fundamentais de cidadania e a defesa da legalidade.
 
Organização e funcionamento da Polícia Municipal

O Município tem estado empenhado na modernização e na melhoria qualitativa da organização, estrutura e funcionamento dos serviços da Polícia Municipal.
 

Principais medidas no âmbito da organização e funcionamento da Polícia Municipal, em 2020

- Deliberação da Câmara Municipal de 22 de outubro, relativamente ao reforço dos efetivos da Polícia Municipal. O órgão executivo deliberou a autorização para o aumento de lugares a ocupar, relativamente ao procedimento concursal para o recrutamento de trabalhadores na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, na carreira de Polícia Municipal, categoria de Agente Municipal de 2.ª classe (estagiário). Esta deliberação prevê o recrutamento de dez novos agentes para a Polícia Municipal.

- Deliberação da Câmara Municipal de 3 de dezembro, que aprovou o projeto de revisão do Regulamento de Organização e Funcionamento do Serviço da Polícia Municipal. A Polícia Municipal famalicense tem sido regulada pelo Regulamento de Organização e Funcionamento do Serviço da Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão, ratificado pelo Governo, mediante a Resolução do Conselho de Ministros n.º 34/2002, de 15 de fevereiro. Entretanto, surgiram alterações na legislação sobre o regime jurídico das Policias Municipais, que levou o Município a promover a revisão do enquadramento regulamentar relativa à Polícia Municipal.

 
Segurança comunitária

A Polícia Municipal tem desenvolvido medidas de segurança comunitária, promovendo e integrando parcerias que atuam sobre a segurança da comunidade, em articulação com as forças de segurança e outras entidades. A Polícia Municipal esteve especialmente envolvida na implementação de medidas de segurança no âmbito da pandemia de COVID-19, tendo sido considerado um serviço municipal essencial.
 

Principais medidas no âmbito da segurança comunitária

- Fomento de vigilância e segurança nos diversos edifícios municipais, merecendo realce as seguintes medidas:

- Deliberação da Câmara Municipal de 7 de julho, que aprovou a abertura de procedimento de concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional - Vigilância do edifício dos Paços do Concelho, Oficinas Gerais e Museu Ferroviário de Lousado.
- Deliberação da Câmara Municipal de 7 de julho, que aprovou a abertura de procedimento de concurso Limitado por Prévia Qualificação, com publicidade internacional - Abertura de Procedimento de Concurso Público, com publicidade internacional - Vigilância do Parque da Devesa, Centro Coordenador de Transportes e Divisão de Ambiente.
- Deliberação da Câmara Municipal de 3 de dezembro, que aprovou a adjudicação do serviço de fornecimento do serviço de vigilância no edifício dos Paços do Concelho e edifícios envolventes, Oficinas Gerais e Museu Ferroviário de Lousado, incluindo a ligação à central de receção e monotorização de alarmes nos vários edifícios propriedade do Município, pelo valor de 647548,80 €, acrescido de IVA.
- Deliberação da Câmara Municipal de 3 de dezembro, que ratificou o despacho do Presidente da Câmara Municipal, datado de 25 de novembro, que autorizou a adjudicação do procedimento de concurso limitado por prévia qualificação, destinado a assegurar o fornecimento dos serviços de vigilância no Parque da Devesa, Centro Coordenador de Transportes, edifício da Divisão de Ambiente, bem como á prestação do serviço de disponibilidade de rondas móveis, pelo valor de 766.516,01 €, acrescido de IVA.

- Participação na reunião da Subcomissão extraordinária de acompanhamento, monitorização e operacionalização dos planos de contingência à COVID-19, inserida na Comissão Municipal de Proteção Civil.

- Fiscalização do cumprimento das medidas legais enquadradas no âmbito da pandemia de COVID-19, merecendo destaque as seguintes vertentes: sensibilização da população em geral para o cumprimento do dever geral de recolhimento e das demais normas legais aplicáveis; a sensibilização junto dos grupos de risco; o controlo do encerramento dos estabelecimentos e a cessação das atividades previstas na legislação; recolha e transporte de amostras para testes COVID-19 das unidades hospitalares de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso do Centro Hospitalar do Médio Ave para o Hospital de S. João no Porto,. articulação com as forças de segurança no âmbito da atividade fiscalizadora.

- Cooperação com as forças de segurança na manutenção da tranquilidade pública e na proteção da comunidade famalicense, abrangendo funções de segurança pública, na vigilância de espaços públicos ou abertos ao público.

- Vigilância de áreas envolventes das escolas, em articulação com as forças de segurança, contribuindo para a segurança da comunidade educativa.

- Prossecução da cooperação entre a Polícia Municipal e as forças de segurança com vista à promoção do sentimento de segurança comunitária, englobando ações nos domínios da vigilância dos espaços públicos e da promoção da segurança no contexto escolar.

 
Outras medidas relevantes de atuação da Polícia Municipal

A Polícia Municipal tem garantido o cumprimento das leis e regulamentos relativos às atribuições do Município e da competência dos seus órgãos, na área do concelho.
 

Outras medidas relevantes de atuação da Polícia Municipal, em 2020

- Regulação e fiscalização no domínio da circulação rodoviária e do estacionamento de veículos.

- Remoção de viaturas abandonadas na via pública.

- Fiscalização no âmbito das atividades económicas, designadamente o patrulhamento e a fiscalização da Feira semanal.

- Promoção de atividades preventivas e operacionais na área da proteção civil, merecendo realce as seguintes medidas: i) a disponibilização das condições físicas para a operacionalização do Plano Municipal de Emergência; ii) o desenvolvimento das comunicações entre os diversos agentes da proteção civil; iii) a vigilância e a fiscalização das áreas florestais do território, em parceria com os demais agentes de proteção civil, no âmbito do Programa Municipal de Prevenção de Incêndios Florestais; iv) a promoção de atividades no âmbito das situações de alerta emitidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nas dimensões preventiva e operacional.

 
 
 

 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.famalicao.pt | camaramunicipal@famalicao.pt