O SEU LUGAR

Famalicão revive tradições com a Feira Grande de S. Miguel

22-09-2014
Tem regresso marcado para o fim de semana de 26 a 29 a setembro a Feira Grande de S. Miguel, um dos eventos mais marcantes da história e da identidade de Vila Nova de Famalicão e que permite reviver as tradições com muita alegria e animação.

Foi em 1205 que o Rei D. Sancho I, quando concedeu o Foral às terras de Vila Nova, ordenou que aqui se fizesse uma feira como forma de estimular a atividade comercial. Hoje a Feira de S. Miguel continua a fazer-se e, para além da importância comercial, ganhou uma importância cultural e turística.

Com as presenças de agricultores, artesãos e tasquinhas, o Mercado de S. Miguel é uma das principais iniciativas da Feira Grande, oferecendo o que de mais genuíno e tradicional se cultiva no concelho. Trajados a rigor, os mercadores trazem consigo os melhores produtos do seu quintal. Lado a lado com os agricultores e artesãos está o gado bovino e equino.

Para além do mercado, que constitui uma oportunidade para os agricultores escoarem os seus produtos, estão ainda previstos o desfile etnográfico, a corrida de cavalos, as demonstrações equestres, o desfile de charretes, a desfolhada minhota, a feira franca e o concurso de gado bovino e equino, entre outros momentos, que todos os anos atraem milhares de pessoas.

A Feira Grande de S. Miguel traduz-se assim num evento que exalta, valoriza e preserva a identidade e a cultura de Vila Nova de Famalicão, permitindo que os famalicenses se reencontrem com as suas origens e façam uma viagem histórica pela memória da sua terra.

As várias iniciativas decorrem no centro da cidade entre a Praça D. Maria II e o antigo campo da feira. Consulte o programa completo aqui.

98788 leituras