Residentes /
Cultura
Rede de Museus
Museu da Guerra Colonial
4760-727 Ribeirão
T: 252 322 848 | 252 376 323
E: museuguerracolonial@adfa.org.pt
Horário
Terça a sexta:
10h00 às 17h30
Sábado:
14h30 às 17h30
Domingo (sob marcação), encerra às segundas e feriados nacionais, sábado de Páscoa, 24 e 31 dezembro
Grupos e Escolas: com marcação prévia
Entrada Livre
Mais do que um espaço museológico, é um local que pretende transmitir ao visitante um real conhecimento sobre este período da História de Portugal, contado por quem a viveu e sentiu na primeira pessoa. A exposição permanente retrata o itinerário do combatente português na Guerra Colonial (1961-1974), abordando as temáticas d’O Embarque; O Dia-a-Dia; As Operações Militares; Os Nativos; A Ação Social e Psicológica; A Religiosidade; Os Horrores da Guerra; A Morte; A Correspondência e as Madrinhas de Guerra.
Todo o acervo museológico foi cedido ou doado por antigos combatentes ou seus familiares, Delegações da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e pelos vários ramos das Forças Armadas Portuguesas.
O visitante poderá ainda ver os objetos usados pelos nossos Militares, como Baús da Guerra (objetos pessoais, alimentação, vestuário), Fardamentos e Equipamento Militar (torres de transmissões, paraquedas, capacetes, armas), e Veículos de Guerra.
Missão
Promover a compreensão da história e do impacto da guerra colonial nas suas dimensões pessoal, nacional e internacional, com ênfase na experiência humana.
Objetivos
1. Promover a consciência para os valores da paz e da não violência;
2. Valorizar a memória da guerra colonial no contexto individual e coletivo;
3. Incrementar, de forma coerente, a coleção do museu;
4. Difundir o conhecimento sobre a coleção;
5. Promover o museu como uma instituição eficaz, responsável e transparente na transmissão da temática “guerra colonial”.
Palavras inspiradoras
Memória – História – Justiça – Encontro – Paz
Bandeira Nacional
O Município de Famalicão informa que podem solicitar a Bandeira Nacional nos serviços da autarquia, junto do Gabinete de Apoio ao Cidadão, entre as 09h00 às 18h00, de segunda a quinta-feira e entre as 09h00 e as 12h00 de sexta-feira, dando seguimento ao direito estipulado na Lei n.º 46/2020 de 20 de agosto, aquando o falecimento de um antigo combatente para que lhe seja disponibilizada a Bandeira Nacional para as cerimónias fúnebres.