O SEU LUGAR

Cooperação Urbana

O Município de Famalicão, atento às dinâmicas internacionais e às vantagens competitivas da partilha de conhecimento, do intercâmbio de experiências e da identificação das melhores práticas, coordena uma estratégia de diplomacia urbana, que visa estimular a internacionalização da cidade.

Rede URBACT | Cities@Heart


A rede Urbact Cities@Heart reúne dez áreas urbanas europeias com perfis diversos, mas um objetivo comum: alcançar um centro urbano equilibrado e inclusivo para todos os utilizadores. Trabalhando lado a lado com todas as entidades e utilizadores locais, a rede Cities@Heart pretende desenvolver ferramentas que promovam lugares felizes, saudáveis e que se desenvolvam em harmonia.

A Associação Quadrilátero é um dos orgulhosos parceiros desta rede, que coloca em contato as cidades de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, com outras realidades europeias, posicionando-se no contexto comunitário internacional.  
Duração da Rede 01/06/2023 - 31/12/2025

Parceiros:
- Grande Metrópole de Paris | França
- Área Metropolitana de Cracóvia | Polónia
- Município de Granada | Espanha
- Município de Osijek | Croácia
- Associação Quadrilátero Urbano | Portugal
- Agência de desenvolvimento de Lamia | Amfiktyonies | Grécia
- Município de Celje | Eslovénia
- Município de Fleurus | Bélgica
- Município de Sligo | Irlanda
- Município de Cesena | Itália

Para mais informações consulte: https://urbact.eu/networks/citiesheart

URBACT IV – In4Green 

O Projeto In4Green, desenvolvido no âmbito do URBACT IV, centra-se no contributo para o cumprimento do objetivo de política de coesão PO2 - Uma Europa mais verde, com baixo índice de emissões de carbono, contribuindo, transversalmente para outros objetivos da política de coesão, designadamente os objetivos para uma Europa mais competitiva e inteligente, mais conectada, mais social e inclusiva, e mais próxima dos cidadãos.
O plano de ação aprovado iniciou em junho de 2023 e estende-se até ao final do ano de 2025, prevendo-se, designadamente, a elaboração de um roadmap para identificação e partilha de conhecimento e boas práticas para a transição para uma economia verde, a implementação de ações que envolvem os stakeholders locais e regionais, a participação em reuniões e outras atividades transnacionais e a conceção de um plano integrado de ação local.
 

Principais objetivos:
O objetivo principal do Projeto In4Green é o de promover a transição para uma economia verde e sustentável, fortalecendo a indústria e tornando o território mais competitivo e inclusivo para os cidadãos. 
Pretende-se contribuir para a transição verde das cidades industriais através de um amplo leque de recursos e do esforço conjunto dos vários stakeholders, beneficiando do conhecimento, das competências e das boas práticas a nível europeu, através da cooperação transnacional.

Parceiros:
- Avilés (Astúrias, Espanha) – Parceiro Líder
- Dąbrowa Górnicza (Polónia)
- Žďár nad Sázavou (República Checa)
- Larissa (Grécia)
- Navan (República da Irlanda)
- Solingen (Alemanha)
- Sabadell (Catalunha, Espanha)
- Salerno (Itália)
- Bijelo Polje (Montenegro)

Para mais informações consulte: https://urbact.eu/networks/in4green

URBACT IV - GenProcure

O projeto GenProcure faz parte do programa URBACT que co-financia este projeto através do seu Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (ERDF). Pretende, ao longo de um período de 2 anos e meio, apoiar as 9 cidades parceiras no desenvolvimento de Planos de Ação Integrados centrados na incorporação de princípios de igualdade de género (e de oportunidades) nos contratos públicos. Partindo de um Estudo de Base focado em compreender os diferentes desafios vividos pelas cidades parceiras, existirão atividades locais e transnacionais com o objetivo de partilhar boas práticas e fornecer ferramentas para mudar a forma como se pensa sobre Contratação Pública e Igualdade de Género. Este trabalho contínuo em torno das “Contratações Públicas Sensíveis ao Género” (Gender Responsive Public Procurement) são uma oportunidade para reduzir desigualdades de género (e sociais) através da inclusão de critérios sociais nos contratos celebrados e para pensar como os serviços públicos podem ser desenhados, promovendo a igualdade. 

Principais objetivos:
- Promover contratos públicos que tenham em conta as questões de género a nível local e europeu
- Sensibilizar e capacitar o público-alvo através da partilha de experiências e boas práticas
- Transformar a visão técnica e burocrática dos contratos públicos numa ferramenta fundamental de promoção da igualdade de género (e de oportunidades)
- Incentivar a Contratação Pública Estratégica, através da inclusão de cláusulas sociais e ambientais nos contratos públicos
- Aumentar os mecanismos de cooperação entre instituições nos ecossistemas locais e europeus..

Parceiros:
Zenica-Doboj Canton (Bósnia and Herzegovina)
Zagreb (Croatia)
Újfehértó (Hungary)
MMessina (Italy)
Satu Mare (Romania)
Alcoi (Spain)
Koszalin (Poland)
Umea (Sweden)

Para mais informações consulte: urbact.eu

MEET - Municípios para uma Transformação Equitativa na Europa

O projeto irá decorrer ao longo de uma série de 8 eventos internacionais explorando temas como a construção de resiliência pós-COVID, o pensamento sistémico, o anti-racismo e justiça social, a governança partilhada e a economia solidária ou social.  O projeto tem como base a experiência de vários municípios que integram o projeto internacional “Municípios em Transição” (MiT) desde 2017. Estes municípios já estavam empenhados em implementar mudanças profundas e duradouras nos seus territórios, procurando desenvolver uma sociedade mais justa e equitativa, e ao mesmo tempo promovendo activamente as transformações nas políticas e nos comportamentos como resposta aos efeitos das alterações climáticas.  


Principais objetivos:

Desde 2017, mais de 10 municípios da Europa já participaram no projeto, reunindo políticos, técnicos, ativistas e cidadãos para partilhar as suas experiências, aprendizagens, desafios e oportunidades de sinergia através da participação numa Comunidade de Prática do próprio projeto. Com base neste trabalho, o projeto MEET foi concebido para criar espaços de colaboração real e significativos à escala municipal entre diferentes agentes territoriais, onde o bem-estar das pessoas e o ambiente natural estão no eixo central de ação. Visamos construir as competências, as aptidões e os conhecimentos entre e para os municípios envolvidos, com o foco principal na justiça social e em grupos em risco de exclusão social.

Parceiros:
Arcueil (França)
Hernani, País Basco (Espanha)
Darbowa Gornicza (Polónia)
Valsamoggia (Itália)

Para mais informações consulte: www.kunelab.org/meet

COSME - JUSTGREEN

O projeto JUSTGREEN, cofinanciado pelo programa COSME, assenta na partilha de boas práticas e na troca de experiências, através do estabelecimento de uma rede colaborativa entre parceiros europeus, de modo a debater estratégias e temas-chave como: a economia circular nas organizações de economia social, a descarbonização das suas atividades e os circuitos curtos de consumo alimentar, e a agroecologia na economia social.
O Município de Famalicão está a liderar e coordenar os trabalhos deste consórcio, que reúne mais 4 países e que pretende apoiar a transição verde de organizações da economia social.


Principais resultados a destacar:

O projeto propõe-se desenvolver orientações estratégias e recomendações para políticas regionais, de modo que estas fomentem a transição verde da economia social e potenciem o desenvolvimento de um ecossistema mais verde e a integração dos grupos vulneráveis. O projeto JustGreen pretende ser a base de formação de novos projetos e de consórcios inter-regionais europeus, com vista à promoção de uma transição ambiental e economicamente sustentável, mas também socialmente justa.

Parceiros:
Comune di Mozzo (Itália)
Gmina Świetochłowice (Polónia)
Budapest-Terézváros (Hungria)
ENSIE - Rede Europeia de Integração Social (Bélgica)

Para mais informações consulte: ec.europa.eu/growth/smes/cosme-europes-programme

INTERREG – Atlantic Food Export

O projeto Atlantic Food Export (AFE) é um projeto cofinanciado pelo INTERREG – Espaço Atlântico. Apoia pequenas e médias empresas (PME) do setor agroalimentar na elaboração do seu plano de internacionalização para aceder aos mercados internacionais, sobretudo nas regiões do Espaço Atlântico. Através de um programa de assessoria, formação, encontros e eventos empresariais, mais de 100 empresas beneficiárias investigam novos mercados, testam os seus produtos, adquirem conhecimentos, parcerias e contatos que serão fundamentais para uma internacionalização bem-sucedida. As empresas, divididas em clusters, por mercados de interesse, integram um programa que inclui a transferência de conhecimentos, a formação e o apoio nas práticas de gestão, ao mesmo tempo que participam em missões empresariais em mercados internacionais.


Principais resultados a destacar:

Destacam-se como principais resultados do Projeto Atlantic Food Export a formação em internacionalização dirigida às PME participantes, o apoio técnico especializado para a elaboração de estratégias para a internacionalização, o apoio à elaboração de um plano estratégico de internacionalização para cada uma das empresas, a assessoria sobre mercados internacionais, representantes comerciais - retalhistas e grossistas e a participação em Encontros e Missões Empresariais.

Cidades parceiras:
Dordogne,Nouvelle-Aquitaine (França)
Noreña,Astúrias (Espanha)
Sevilha, Andaluzia (Espanha)
Cork City (Irlanda)
Belfast (Irlanda do Norte)
North Somerset (Reino Unido)
País de Gales (Reino Unido)

Para mais informações consulte: atlanticfoodexport.eu

INTERREG SUDOE - Digitalização da Cadeia de Valor Têxtil (DigiTVC)

O projeto DigiTVC, cofinanciado pelo INTERREG SUDOE, tem como principal objetivo melhorar a competitividade das empresas do sector têxtil e vestuário na região SUDOE, promovendo a digitalização dos seus processos de produção. Conta com a participação de centros tecnológicos, associações empresariais, entidades públicas e empresas.


Principais resultados a destacar:

Este Projeto encontra-se numa fase inicial de implementação. Espera-se contribuir para a promoção da adoção de tecnologias digitais por parte das empresas têxteis de forma a melhorar a sua competitividade e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para a construção da sua própria estratégia digital, mobilizando também as startup tecnológicas. Prevê-se a implementação de projetos-piloto nos três principais segmentos têxteis (moda, têxteis-lar e têxteis técnicos) para validação de um protocolo de ação replicável, bem como a formação de especialistas no âmbito deste protocolo e a acreditação de agentes públicos através dos seus programas de apoio às PME.


Cidades parceiras:
Confederación de la Industria Textil (Espanha)
Agencia para la Competitividad de la Empresa (Espanha)
Asociación de Investigación de la Industria Textil (Espanha)
Union des Industries Textiles du Sud (França)
Ajuntament d'Alcoi (Espanha)

Para mais informações consulte: interreg-sudoe.eu

IUC Fort Collins

Iniciado em novembro de 2018, o projeto IUC - City-to-City Cooperation Program – Fort Collins and Vila Nova de Famalicão possui como principal objetivo a promoção da cooperação entre as cidades de Fort Collins, no Colorado, EUA, e Vila Nova de Famalicão, em Portugal, materializada em partilha de conhecimento, de boas práticas e de soluções urbanas sustentáveis. As áreas de cooperação são, essencialmente, três: (i) Mobilidade sustentável (de baixo carbono), focada no uso da bicicleta e de transportes públicos, no uso do solo e na economia verde e empreendedorismo; (ii) Planeamento e implementação de práticas para o envolvimento e participação dos cidadãos, para a alteração de comportamentos e para a mitigação e adaptação às alterações climáticas; e (iii) Produção e consumos locais e economia circular. Este projeto é cofinanciado pelo Programa IUC – International Urban Cooperation, European Union-North America.


Principais resultados a destacar:

Criação do VNF AtiveMob - Plano de Ação para a Mobilidade Ativa Pedonal e Ciclável, Fort Collins implementa a participação do Sofá Visão’25 há uma Transferência de conhecimento técnico e especializado em diversas áreas; Cooperação para a uma Mobilidade Sustentável, com especial enfoque no transporte público regional.
   

Cidade parceira:
Condado de Larimer, Colorado (USA)

Para mais informações consulte: www.iuc.eu  ou  www.fcgov.com

Urbact – Making Spend Matter

 


O Projeto Making Spend Matter é um Projeto cofinanciado pelo URBACT, que inclui sete Cidades europeias como parceiras, e cuja execução teve início em março de 2018. A área principal de cooperação da rede de parceria assenta no trabalho conjunto para a adaptação e reutilização de boas práticas no sentido de promover as políticas urbanas. A “BOA PRÁTICA” da rede Making Spend Matter selecionada pelos parceiros reside nas compras públicas e nos mecanismos de contratação pública. Têm sido desenvolvidas várias ações sobre as metodologias de contratação, a introdução de critérios ambientais nas compras e na seleção dos fornecedores, o aprofundamento da transparência, entre outros.


Principais resultados a destacar

Uma vez que as compras públicas desempenham um papel importante na gestão municipal, a BOA PRÁTICA transferida ajudará a perceber ONDE o Município compra, COMO compra, a QUEM compra e quais os critérios ambientais e sociais a aplicarem nos concursos públicos. Desta forma pretende-se perceber como se pode contribuir para a melhoria da economia local e como envolver os cidadãos neste objetivo comum.

Cidades parceiras:
Preston,Lancashire (Reino Unido)
Pamplona,Navarra (Espanha)
Bristrita,Transilvânia (Roménia)
Koszalin, Pomerânia (Polónia)
Kavala, Macedônia Oriental e Trácia (Grécia)
Schaerbeek,Bruxelas (Bélgica)

Para mais informações consulte: urbact.eu/makingspendmatter

Urbact – Resourceful Cities



Cidade de Recursos - Espaço de co-criação e ação circular é um Projeto cofinanciado pelo URBACT, que inclui dez Cidades europeias como parceiras, e cuja execução teve início em setembro de 2019. Este projeto procura desenvolver a próxima geração de centros de recursos urbanos, que possam servir de catalisadores da economia circular, através da adoção de uma abordagem participativa e integrada, de onde resultem impactos económicos, ambientais e sociais positivos.
A rede deve facilitar a prevenção, reutilização, reparação e reciclagem de resíduos. Os centros também devem constituir espaços de ligação para os cidadãos, novas empresas, investigadores e o sector público, e deverão servir para co-criar novas formas para fechar o ciclo dos recursos, ao nível local.

Principais resultados a destacar:
Redução do uso de recursos naturais, diminuição da produção de resíduos, valorização dos resíduos como recursos.


Cidades parceiras:
Haia (Holanda)
Mechelen (Bélgica)
Pátras (Grécia)
Cáceres (Espanha)
Ciudad Rea (Espanha)
Zagreb (Croácia)
Opole (Polónia)
Bucareste (Roménia)
Oslo (Noruega)

Para mais informações consulte: urbact.eu/vila-nova-de-famalicao

INTERREG - CoLogistics

O Projeto CoLogistics - Estrutura de Colaboração Logística na Eurorregião é um projeto cofinanciado pelo INTERREG V A Espanha - Portugal (POCTEP). Este projeto promove a colaboração transfronteiriça na área dos transportes e da logística.
O objetivo geral é a internacionalização através da promoção da atividade logística no território da Galiza-Norte de Portugal e do fortalecimento das suas capacidades organizativas e tecnológicas, para fomentar a internacionalização e aumentar a presença estrangeira das empresas nos domínios da logística e dos transportes.


Principais resultados a destacar:

O projeto encontra-se numa fase inicial. Espera-se com a implementação deste projeto contribuir para o reforço da competitividade logística na Eurorregião, através da criação de estruturas conjuntas para a colaboração logística.

Parceiros:
Pontevedra (Espanha)
Xunta de Galicia (Espanha);
Autoridad Portuaria de Vigo - Puertos del Estado (Espanha)
Associação Empresarial de Portugal (AEP) (Portugal)
Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (Portugal)

Para mais informações consulte: www.cologistics-project.eu/pt/

International Urban and Regional Cooperation (IURC)

O IURC – International, Urban and Regional Cooperation, é um programa da União Europeia que visa desenvolver a cooperação internacional entre cidades, nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e inovação.
Neste âmbito, o Município de Famalicão participa num projeto de cooperação com cidades da Malásia, designadamente, Malaca, George Town e Seberang Perai, nas áreas da Economia Circular e Agenda Urbana.


Principais resultados a destacar:

O projeto propõe-se a facilitar a cooperação city-to-city no âmbito do desenvolvimento urbano sustentável, propiciando a partilha de conhecimento através da combinação de ferramentas online, visitas de estudo, participação em eventos temáticos e de networking.
A partilha de conhecimento entre as cidades no domínio da Economia Circular conduzirá à criação e implementação de um roadmap orientador.

Parceiros:
Malaca (Malásia)
George Town (Malásia)
Seberang Perai (Malásia)


Para mais informações consulte: www.iurc.eu/australasia/

POCTEP - Empreende Makers

O objetivo é a criação e desenvolvimento de uma rede empresarial baseada nos centros digitais de fabrico e prototipagem da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal que atuará como um espaço comum de inovação tecnológica e criativa, onde as pessoas interessadas na sua utilização (especialmente os jovens) possam aceder a um espaço e ferramentas que lhes permitam desenvolver uma ideia de projeto de natureza tecnológica e criativa desde a conceção e prototipagem até à experimentação e adaptação às necessidades do mercado e sua posterior aceleração e lançamento. Tudo isto sob a filosofia de "faça você mesmo", "metodologia lean" e "aprender fazendo" que promove a criação de iniciativas empresariais inovadoras na Euro região.


rincipais resultados a destacar:

Através da rede empresarial, será obtida uma transferência de inovações, procedimentos e especializações entre os vários centros de fabrico e protótipos digitais da Euro região, o que resultará na emergência de sinergias de trabalho conjunto que beneficiarão a competitividade e o crescimento do tecido empresarial da Euro região.
Por outro lado, a aquisição pelos jovens de uma série de competências será promovida através da utilização das TIC e das "tecnologias de produção" que estimularão a inovação tecnológica e/ou criativa através da formação, da experimentação e do aconselhamento técnico e empresarial que possibilitarão a criação de novas iniciativas empresariais.

Parceiros:
Ourense (Espanha)
Universidade de Vigo (Espanha)
Xunta de Galicia (Espanha)
Câmara Municipal de Paredes de Coura (Portugal)
Universidade do Minho (Portugal)
Câmara Municipal de Melgaço (Portugal)


Para mais informações consulte: www.poctep.eu/emprende-makers-de-emakers-emprendedores