O SEU LUGAR

Município de Famalicão de luto pela morte do Prof. Dr. António Martins da Cruz

02-06-2017
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, decretou dois dias de luto municipal pela morte do Professor Doutor António Martins da Cruz, fundador das Universidades Lusíada e responsável pela vinda do Ensino Superior Universitário para Vila Nova de Famalicão em 1989.

Martins da Cruz faleceu esta quinta-feira aos 99 anos. Foi deputado, provedor da Misericórdia de Penamacor e fundou as Universidades Lusíada. Advogado de profissão, nasceu em Aldeia do Bispo, no concelho de Penamacor, a 1 de janeiro de 1918. Em 1996, foi distinguido com a Medalha de Honra do Município de Vila Nova de Famalicão e em 2009, por altura das comemorações dos 20 anos da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, foi homenageado com a colocação de um monumento em sua honra (busto) no espaço público da cidade, junto à Universidade, com escultura do artista famalicense Augusto Costa.

O corpo estará em Câmara ardente no edifício da Reitoria da Universidade Lusíada de Lisboa a partir desta sexta-feira. O funeral realiza-se amanhã, sábado, 3 de junho, pelas 16h00, em Penamacor.

“Lamento profundamente o desaparecimento deste ilustre cidadão português, que teve um destacado contributo para o desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão trazendo até ao nosso concelho o Ensino Superior Universitário. O município estar-lhe-á eternamente agradecido. À família do Prof. Dr. António Martins da Cruz e a toda a família Lusíada expresso as minhas mais sinceras condolências", afirma Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
110112 leituras