O SEU LUGAR

“A Grande Guerra e a Literatura” no Museu Bernardino Machado

09-12-2014
Passados cem anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial, o Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, tem patente até 4 de janeiro de 2015 a exposição “A Grande Guerra e a Literatura”. Concebida sob a coordenação de José Valle de Figueiredo, a mostra pretende assinalar que o acontecimento teve igualmente registo nas Artes, em geral, e na Literatura, em particular, contribuindo para abrir as portas à Modernidade.

Em Portugal são várias as obras escritas por autores que foram também combatentes e que souberam aliar essa condição à de cultores das Letras, como Augusto Casimiro e Jaime Cortesão. Outros grandes nomes da literatura nacional, entre os quais Afonso Lopes Vieira e António Sardinha, também trataram a Grande Guerra, celebrando os feitos portugueses e honrando a Pátria em que nasceram.

Referência ainda para o contributo do jornalismo português para a memória da Guerra. Autores mais recentes como José Rodrigues dos Santos (“A Filha do Capitão”) trazem até nós o testemunho valioso de um contributo contemporâneo para a memória rediviva de um conflito que marcou decisivamente um período da História de Portugal.


Horário: 
Quintas e sextas, das 10h00 às 17h30
Sábados e domingos, das 14h30 às 17h30

Entrada:
Gratuita


83051 leituras