O SEU LUGAR

Arquivo Municipal debate legado de José Casimiro da Silva na imprensa regional

20-05-2014
“A Imprensa Regional: o legado de José Casimiro da Silva” é o tema da mesa redonda a realizar esta sexta-feira, dia 30 de maio, pelas 21h30, no Arquivo Municipal Alberto Sampaio de Vila Nova de Famalicão.

Moderado por Emília Nóvoa Faria, o encontro conta com a participação de Barroso da Fonte, um dos fundadores do Instituto Português de Imprensa Regional e atual director do jornal Poetas & Trovadores, Rui Lima, diretor do jornal Cidade Hoje, e Domingos Casimiro da Silva, filho de José Casimiro da Silva e sucessor deste na direcção do jornal Estrela da Manhã.

A retrospectiva dos acontecimentos que determinaram um novo rumo da imprensa regional a partir da última metade do século XX será um dos temas em destaque. Os convidados irão também discutir os principais problemas com que se debatiam os pequenos jornais da província, tais como a censura ou as frequentes ruturas de stock de papel de jornal no mercado nacional.

O legado de José Casimiro da Silva na imprensa regional nortenha, onde se inscrevem múltiplas ações e intervenções impulsionadas pelo jornalista famalicense, irá também lançar uma reflexão sobre a atual situação da imprensa regional.

José Casimiro da Silva, uma das personalidades famalicenses mais prestigiadas do século XX e cuja atuação ao serviço da comunidade atravessa várias áreas da sociedade foi recentemente homenageado pelo Município de Vila Nova de Famalicão. A cerimónia ficou marcada pelo lançamento do livro “A Imprensa Periódica Famalicense nos séculos XIX e XX” e pela inauguração da exposição biográfica que está patente na Biblioteca Municipal até ao final deste mês, tornando-se depois itinerante.
88302 leituras