O SEU LUGAR

Arquivo Municipal expõe retratos do Fundo Sousa Cristino

03-06-2015
O Arquivo Municipal Alberto Sampaio celebra o Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala no próximo dia 9 de junho, com a abertura da exposição de uma coleção de retratos que pertence ao Fundo Sousa Cristino. A mostra estará disponível ao público entre 9 a 12 de junho, no edifício do Arquivo Municipal, na Rua Adriano Pinto Basto, com entrada livre, entre as 9h00 e as 18h00.

Esta coleção de retratos de estúdio, datados de 1870 a 1900, foi doada ao Arquivo Municipal no final da década de 1980. Dela fazem parte retratos das mais importantes casas fotográficas do Porto, tais como: Emílio Biel, Célestin Bénard, Casa Fritz, Photographia União da Fonseca & Cª e, de Lisboa, o estúdio de Alfred Fillon.

Sousa Cristino foi considerado pelo jornal “O Minho” como “o primeiro viticultor do concelho”. A nível político foi um militante ativo do Partido Progressista durante a Monarquia. Fez parte da vereação municipal no mandato de 1893-1895 e, na mesma época, foi vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia. Fez ainda parte dos corpos gerentes do Sindicato Agrícola de Famalicão. António José de Sousa Cristino faleceu na sua Quinta do Reguengo, em Cabeçudos, a 7 de Fevereiro de 1928.
89974 leituras