O SEU LUGAR

Árvores “doentes” obrigam a corte para proteger pessoas e bens

17-04-2015
A Junta de Freguesia de Riba de Ave em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão procederam recentemente ao abate de alguns exemplares de Tília e de Cedrus, existentes no Largo da Igreja da freguesia. A medida foi tomada no seguimento da análise das árvores por parte de técnicos florestais, que detetaram diversas fragilidades, como fendas, cavidades e podridões, entre outros problemas que afetavam a sua estabilidade.
De acordo com o relatório arbóreo apresentado, ambas as espécies exibiam a presença de um fungo que se propaga pelo sistema radicular espalhando-se pelo solo, apelidado ‘fungo da podridão branca’, que vai enfraquecendo a árvore ao longo dos anos, podendo levar à sua queda.
Tratando-se de um espaço público, muito frequentado na vila de Riba de Ave, decidiu-se proceder de imediato ao abate das árvores salvaguardando pessoas e bens, pois apesar da antiguidade e beleza que ostentavam, a sua fisionomia debilitada não realçava a sua imponência, constituindo um perigo iminente.
Neste momento, a Junta de Freguesia de Riba de Ave e a Câmara Municipal estão a estudar um plano de rearborização para aquela zona.
91338 leituras