O SEU LUGAR

Autarcas satisfeitos com avalanche de obras na rede viária

23-11-2015
“O arranque desta obra merecia uma salva de foguetes”. Foi desta forma que José Costa e Silva, autarca da freguesia de Abade de Vermoim reagiu sexta-feira, ao lançamento da obra de reabilitação da Estrada Municipal 573/2, que interliga diretamente Abade de Vermoim até à freguesia de Lagoa. O sentimento de alegria e satisfação pelo início da obra era, de resto, comum entre todos os autarcas da União das freguesias de Antas e Abade de Vermoim e da União de freguesias de Avidos e Lagoa.
A obra com uma extensão de mais de dois quilómetros, implica um investimento de quase 550 mil euros e tem um prazo de execução de um ano.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, o sentimento era de dever cumprido. “Sabemos que esta obra representa uma grande ambição destas comunidades. É uma intervenção merecida, que surge também de uma grande vontade demonstrada pelos autarcas destas Uniões de freguesias”. Paulo Cunha salientou ainda a dimensão da obra e o seu propósito. “São mais de dois quilómetros de estrada, que vai servir as populações, mas também as empresas aqui presentes. É uma obra completa e não uma meia obra, com a garantia de condições de segurança para os automóveis, mas também para os peões e com instalação de redes de água e saneamento”.
Acompanhado pelos vereadores do executivo e pelos autarcas locais, Paulo Cunha celebrou o auto de consignação “em contexto de obra”. “Hoje viemos aqui não para anunciar uma obra, mas para testemunhar o início da mesma”, referiu ainda o presidente da Câmara Municipal.
A intervenção visa melhorar as condições rodoviárias, sendo um eixo potencialmente estruturante, pretende-se dotá-la de características capazes de permitir um fluxo de tráfego vantajoso, com níveis de segurança aceitáveis, tanto para os veículos automóveis como para os peões.
Para além da pavimentação da via, prevê-se a criação de passeios onde seja possível. Colocação de sinalização rodoviária horizontal e vertical e inclusão de redes de drenagem de águas pluviais, residuais e de abastecimento de água.
Refira-se que a autarquia está, neste momento, a desenvolver uma aposta muito grande na mobilidade, nas acessibilidades e no crescimento sustentável, num investimento total de cerca de 8 milhões de euros.
84062 leituras