Agenda Municipal / Conferências Debates, intervenções e perdas em torno do património industrial portuense. Uma revisão sinóptica de alguns casos em apreço (1952-2022)
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave - 15h00
Entrada gratuita | Orador: Mário Bruno Pastor | Visita: Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto
Ao longo das últimas décadas de debate em torno da arqueologia e do património da industrialização em Portugal, não faltaram exemplos concretos em que as diferentes sensibilidades patrimoniais se foram manifestando. Referimo-nos a casos que trouxeram para o espaço público questões sobre preservação, perda, reuso e até mesmo musealização de espaços e conteúdos industriais. Como exemplos de alguns desses casos, reunimos uma amostragem centrada no espaço metropolitano portuense, agregando um conjunto de exemplos que, ao longo dos últimos 70 anos, geraram mais, ou menos, debate público em torno do património industrial. A maioria dos casos apresentados são todos já dos últimos 40 anos, onde os conceitos de sensibilização e preservação do património industrial, ainda que em permanente reflexão e evolução, estiveram já assumidamente afirmados na discussão. As diferentes recetividades a essas preocupações, no entanto, refletiram diferentes resultados.
Estas conferências estão certificadas como Ação de Curta Duração para os professores, esta inscrição tem que ser efetuadas no Centro de Formação da Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão ou através do link https://forms.gle/yzCTwspzMqDJuDEy6.