O SEU LUGAR

Domingo de Jazz em Landim

03-10-2014
Este domingo, dia em que se assinala a Implantação da República, o projeto “Viver Vila Nova de Famalicão” propõe uma tarde de Jazz no espaço do Real Colégio de Landim, a primeira escola pública de Portugal e que foi frequentada por ilustres personalidades de que é exemplo maior Alberto Sampaio. Assim, a partir das 17h00, todos estão convidados a ouvirem os sons e ritmos dos “Tde3”, o trio formado pelos músicos André NO (drums), David Estevão (double bass) e Pedro Santos (guitar) que peneiram o melhor do jazz, do rock e da música alternativa.
O projeto “Viver Vila Nova de Famalicão”, promovido pela Câmara Municipal, apresenta-se, periodicamente, propondo um conjunto diversificado de iniciativas culturais que se concretizam em espaços e lugares de referência histórica e social do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Na oportunidade, o público poderá usufruir de espaços de referência (privados e públicos) em contextos alternativos, com propostas propositadamente criadas no âmbito deste projeto.
O edifício do Real Colégio de Landim sofreu ao longo dos últimos séculos diversas transformações e adaptações.
Até à saída dos Cónegos Regrantes do Mosteiro de Landim para o convento de Mafra, em 1770, este edifício eram os antigos celeiros dos Cónegos Agostinhos, situados defronte do Mosteiro.
Foi, no século XIX, transformado em escola assumindo-se como Real Colégio de D. Fernando, fundado pelo pedagogo Luiz Correia de Abreu.
Depois de um longo período em que foi votado novamente ao abandono, em outubro de 1977, a casa do Real Colégio de D. Fernando foi adquirida pela Paróquia de Landim e, depois de restaurada, passou a servir a comunidade.
Atualmente é sede da Fundação Real Colégio de Landim, uma instituição sem fins lucrativos, com a finalidade da promoção, fomento, difusão e prossecução de atividades culturais e formativas no domínio da música, das artes, da leitura e do teatro.

90512 leituras