O SEU LUGAR

Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares

16-11-2015
Escritores, professores, bibliotecários e diversos profissionais das áreas do ensino e das ciências da informação reúnem-se em Vila Nova de Famalicão nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, para debater e refletir sobre as práticas desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares e pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares. Trata-se do 8.º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, uma iniciativa organizada pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão.
A edição deste ano, subordinada ao tema “Fazer Leitores: Crescer com a Biblioteca”, pretende, através de painéis temáticos e workshops formativos, demonstrar o papel que as bibliotecas escolares e municipais desempenham na formação de leitores competentes, autónomos e críticos.
A jornada de trabalho inicia pelas 10h00, do dia 4, na Biblioteca Municipal. Entre os vários painéis e convidados destaque para a presença dos escritores António Tavares, Prémio Leya 2015 e Nuno Camarneiro, Prémio Leya 2012, que vão participar na temática “Conhecer o escritor para conhecer a sua obra”, que decorre pelas 14h45.
A iniciativa com ainda com a presença do Município de Guimarães, que através da sua Biblioteca Municipal Raúl Brandão apresentará as boas praticas desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares daquele concelho.
Numa espécie de balanço do trabalho que está a ser desenvolvido ao nível das Bibliotecas Municipais e das Bibliotecas Escolares, pretende-se debater sobre a dimensão estratégica que estes espaços de cultura e ensino representam na formação e fidelização de públicos leitores.
Para além do espaço reservado ao debate e à reflexão, referência ainda para os workshops de escrita criativa, que vão decorrer dia 5, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
Este encontro, acreditado pelo Conselho Científico do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, pretende, assim, assumir-se como um espaço de partilha, de divulgação, de diálogo e de definição de novos rumos para as bibliotecas da atualidade.

Consultar aqui programa completo
92163 leituras