O SEU LUGAR

Engenho associa-se ao projeto “Os Nossos Rios” e adota o rio Guizande

06-10-2016
Promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o projeto “Os Nossos Rios” começa a dar os primeiros sinais da envolvência e da participação ativa das instituições e da população na limpeza e requalificação dos rios e das margens ribeirinhas do concelho. É o caso da campanha que vai decorrer durante a manhã do próximo dia 15 de outubro, sábado, no Rio Guizande, numa iniciativa da Engenho, Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, com o apoio da autarquia através do Departamento do Ambiente e da União de Freguesias de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures.
Nesta grande ação de intervenção e educação ambiental intitulada “Engenho adota o Guizande” irão participar crianças, pais e colaboradores da instituição, grupos de jovens, associações ambientalistas, autarcas, biólogos, fotógrafos, escuteiros, proprietários dos terrenos ribeirinhos e cidadãos do território de intervenção da Engenho e das comunidades vizinhas.
Refira-se que a Câmara Municipal lançou em meados de maio de 2016 o projeto “Os Nossos Rios” em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente. O projeto tem como principal objetivo a requalificação e reabilitação dos rios e das margens ribeirinhas, envolvendo a população em ações de sensibilização e educação para a limpeza, preservação e manutenção dos espaços.
É um projeto envolvente e convocante, onde todas as pessoas e instituições são chamadas a participar, recriando-se a figura dos guarda-rios, agora num contexto de voluntariado e de responsabilidade cívica.
O objetivo final é a criação de corredores naturais e ecológicos nas margens dos rios que atravessam o concelho, respeitando e valorizando a fauna e a flora existentes.
82276 leituras