O SEU LUGAR

Engenho em terceiro lugar no Prémio AGIR promovido pela REN

21-09-2015
O projeto “Envelhecimento + Ativo” da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este foi premiado com o terceiro lugar no Prémio AGIR, da REN, uma iniciativa anual criada para apoiar projetos que dêem resposta a problemas sociais concretos. Este ano o Prémio AGIR dedicado ao envelhecimento ativo recebeu 171 candidaturas de todo o país.

O projeto da instituição famalicense propõe-se atuar ao nível do envelhecimento ativo através do desenvolvimento de atividades promotoras da estimulação cognitiva e sensorial (canteiros elevados para pessoas com mobilidade reduzida, adaptados à prática da hortofloricultura, sala de fisioterapia, sala snoezelen e sala da memória). As atividades serão implementadas no novo lar de idosos da Engenho, denominado “A Minha Casa”, que funciona desde novembro de 2014. Destinam-se aos 152 utentes do centro de dia, apoio domiciliário e lar de idosos desta associação, prioritariamente idosos com demência e/ou limitações de mobilidade.

Está prevista a participação de crianças e jovens voluntários nas atividades de solidariedade e diálogo intergeracional, bem como a realização de oficinas de trabalho sobre demência na terceira idade, destinadas a cuidadores formais e informais.

Manuel de Araújo, Presidente da Engenho, explica que este projeto “procura valorizar as referências identitárias das pessoas num contexto sociocultural marcado pela ruralidade e ligação da pessoa à terra, designadamente através da Sala da Memória, com recolha e partilha de histórias de vida dos nossos idosos, numa lógica intergeracional de mútua aprendizagem”.

“O Prémio AGIR é mais do que um reconhecimento do trabalho que a Engenho promove em prol do desenvolvimento social num território particularmente desfavorecido, uma força que nos inspira a fazer mais, melhor e diferente pelos nossos idosos, com inovação e qualidade”, conclui aquele responsável.
84358 leituras