O SEU LUGAR

Arquivo Municipal recebe correspondência de José de Azevedo Menezes

10-06-2015
A família de José de Azevedo Menezes, um ilustre famalicense que ocupou os cargos de Provedor do Hospital S. João de Deus (1880-1881) e de Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (1896-1898), ofereceu ao município famalicense parte da correspondência pessoal desta personalidade da história de Famalicão. Este espólio documental já está disponível no Arquivo Municipal Alberto Sampaio.

O contrato de doação foi assinado no passado dia 6 de junho numa cerimónia que teve lugar na Casa do Vinhal, localizada nas imediações da Estação de Caminhos-de-Ferro, propriedade da família de José de Azevedo e Menezes, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal e de Martim Lopes de Azevedo e Menezes, bisneto desta figura marcante da história do concelho.

“Este espólio documental é muito relevante para a história de Famalicão. E tê-lo à disposição de todos no Arquivo Municipal Alberto Sampaio é um fator de enriquecimento do nosso acervo documental e arquivístico”, afirmou Paulo Cunha, agradecendo à família de José de Azevedo e Menezes esta doação. “Estamos muito satisfeitos por este gesto de abnegação e por este sinal de confiança em relação ao Município de Famalicão”, sublinhou.

O fundo documental de José de Azevedo e Menezes constitui-se sobretudo como uma fonte de informação sobre diversas personalidades da vida política e cultural dos finais do século XIX e princípios do século XX.

Os remetentes da correspondência são personalidades que se destacaram a nível local e nacional, nomeadamente João Machado Pinheiro Correia de Melo (Visconde de Pindela), Bernardino Machado, Alberto Sampaio, José Sampaio, Sousa Fernandes, Álvaro Castelões, Júlio Brandão, Rocha Martins, Manuel Monteiro, José Leite de Vasconcelos, Jacinto Cândido, José Luciano de Castro, Jerónimo Pimentel, Raul Brandão, Trindade Coelho, Teófilo Braga, entre muitas outras.

80926 leituras