O SEU LUGAR

Exposição “O Prazer de Fotografar”

04-01-2018
Trinta e oito fotografias a preto e branco compõem a exposição que o amarantino Eduardo Teixeira Pinto tem patente no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, até dia 18 de fevereiro.
A mostra, intitulada “O Prazer de Fotografar” e premiada a nível nacional e internacional, aborda diversos temas, com destaque para a natureza e a figura humana.
A exposição é de entrada gratuita e pode ser visitada às quintas e sextas, das 10h00 às 17h30, e aos sábados e domingos, das 14h30 às 17h30.
Eduardo Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933. Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes. Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente a Associação Fotográfica do Porto, o Grupo Câmara (Coimbra) e a Associação Fotográfica do Sul (Évora). A sua longa experiência de toda uma vida e o seu olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.
Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960) - uma das mais altas distinções a nível nacional.
Falecido em 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável.

95803 leituras