O SEU LUGAR
Internacionalização

Famalicão acolheu encontro do projeto URBACT “In4Green”

29-10-2024
Vila Nova de Famalicão foi o palco da 3ª reunião transnacional do projeto europeu URBACT “In4Green”, em que participam várias cidades europeias em projetos para reforçar práticas de sustentabilidade, inovação industrial e transição energética, ajudando as comunidades a enfrentar os desafios da economia verde e a criar soluções mais inclusivas e resilientes.

Estiveram presentes 40 representantes das cidades de Avilés (Espanha), Dabrowa Górnicza (Polónia), Larissa (Grécia), Salerno (Itália), Sabadell (Espanha), Solingen (Alemanha), Bijelo Polje (Montenegro). As cidades de Žďár nad Sázavou (República Checa) e de Navan (Irlanda), foram representadas pelos seus presidentes, que estiveram acompanhados da representante do Secretariado do Programa URBACT.

O encontro proporcionou uma oportunidade para a partilha de boas práticas e para o desenvolvimento de soluções conjuntas que reforçam a sustentabilidade em cada uma das cidades parceiras.

A agenda incluiu workshops e visitas de estudo a locais de referência, como o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e o Famalicão IN Hub, onde os participantes exploraram temas essenciais como a digitalização, a inovação industrial e a transição energética, onde participaram stakeholders das várias cidades parceiras, incluindo empresas e centros tecnológicos, que tiveram a oportunidade de reunir em sessões paralelas com entidades de Famalicão. 

Em representação de Famalicão e da região, participaram instituições de grande relevância para o desenvolvimento do projeto, como a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o TecMeat, e a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP). 

O evento sublinhou o papel de Famalicão como um agente relevante na transição para um futuro mais verde e sustentável, evidenciando a força da cooperação europeia para enfrentar desafios globais e consolidando a cidade como um ator essencial no caminho para uma economia mais responsável e inclusiva.

1381 leituras