O SEU LUGAR

Famalicão debate o papel e o futuro das bibliotecas escolares

05-12-2014
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, abriu na passada sexta-feira, 5 de dezembro, o VII Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares. A iniciativa, que terminou no sábado, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, é este ano dedicada ao tema “Fazer leitores: o desafio das Bibliotecas".

Na sessão de abertura, o autarca famalicense reiterou a importância de reforçar o papel que as bibliotecas escolares têm no contexto formativo da comunidade, lembrando que a leitura “é um requisito essencial para que a educação e a formação que queremos proporcionar, obtenha o êxito desejado”.

Paulo Cunha aproveitou também para agradecer às escolas, em particular, aos professores bibliotecários, “o excelente trabalho que têm feito, a dedicação, o empenho e a forma arrojada e, muitas vezes, inventiva, como têm cativado as crianças e jovens à frequência das bibliotecas”.

E acrescenta: “as bibliotecas podem ser espaços excelentes, mas temos que levar as pessoas a frequentá-las, a utilizar o seu acervo, a beneficiar daquilo que proporcionam”.

Recorde-se que o VII Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares é organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão e pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão.

A iniciativa conta com a participação de perto de duas centenas de profissionais, entre bibliotecários municipais, professores bibliotecários, equipas das bibliotecas escolares e professores do ensino básico e secundário.
78152 leituras