O SEU LUGAR

Famalicão vai ter Gabinete de Avaliação e Intervenção nas Dependências

23-06-2017
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com diversas entidades sociais da região, vai criar um Gabinete de Avaliação e Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências. O acordo de cooperação que envolve para além do município famalicense a Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária, Lipac, o Centro de Solidariedade de Braga / Projeto Homem, o Centro de Respostas Integradas de Braga, a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, o Centro Hospitalar Médio Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário – Cespu, vai ser celebrado na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, pelas 15h00, na Casa das Artes.
A assinatura do protocolo está inserida no programa da conferência dedicada ao tema “Envelhecimento da população dependente, novos desafios”, que vai decorrer das 14h00 às 17h30, com debates e muitos convidados.
Depois da celebração do protocolo, o Gabinete de Avaliação e Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências entra em funcionamento na sede da Lipac, na freguesia de Calendário.
De acordo com a vereadora da Saúde Pública, Sofia Fernandes, o principal objetivo da criação deste gabinete é a “redução do consumo de substâncias psicoativas através da prevenção dos comportamentos, no âmbito da promoção da saúde, uma das áreas prioritárias de intervenção”.
Para a responsável, “existe um interesse mútuo entre o município as várias entidades para desenvolver uma intervenção estruturada e abrangente nos diversos contextos da avaliação e intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências, a qual passa pela prestação de cuidados de saúde e o desenvolvimento de projetos que promovam a informação, formação e investigação”.
98623 leituras