O SEU LUGAR

Alberto Sampaio perpetuado no Arquivo Municipal

05-12-2016
Foi com o descerramento de um busto de Alberto Sampaio, no Arquivo Municipal de Vila Nova de Famalicão, de que é patrono, que encerraram na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro, as comemorações dos 175 anos do nascimento do historiador.
Entre os presentes na cerimónia estava o vereador da Educação e Conhecimento e Empreendedorismo da autarquia famalicense, Leonel Rocha, para quem o descerramento da escultura é o “corolário de um trabalho quem tem vindo a ser realizado junto da sociedade civil de divulgação e aprofundamento da vida e obra de Alberto Sampaio”.
O responsável autárquico aproveitou o momento para felicitar as várias entidades envolvidas na organização do programa comemorativo dos 175 anos do nascimento de Alberto Sampaio, cujas várias iniciativas “vieram mais uma vez mostrar que estamos perante uma figura ímpar e uma figura que importa conhecer”.
No final, Leonel Rocha deixou ainda o repto para que se continue a lembrar Alberto Sampaio. “Ainda há muito para descobrir sobre Alberto Sampaio. Cumpre-nos a nós fazer algo para que isso aconteça e para que estas comemorações não fiquem encerradas”, disse.
Elaborado em bronze castanho e com uma base em aço, o busto é da autoria do artista plástico Augusto Costa. O escultor, que tem vindo a intensificar a sua atividade de intervenção pública, num processo que envolve até à data mais de 35 monumentos, viu o seu trabalho ser reconhecido por várias vezes, através dos mais diversos convites para participar em eventos de relevo, como a Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira, em 2003. Esse reconhecimento, estende-se ainda através da atribuição de prémios pelas mais prestigiadas instituições como a Sociedade Nacional de Belas Artes, Inatel ou Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Portugal.
Recorde-se que para assinalar a data dos 175 anos do nascimento do historiador Alberto Sampaio (1841-1908), os Municípios de Guimarães, Braga e Vila Nova de Famalicão e várias instituições culturais e educativas nacionais e regionais (Academia das Ciências de Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, Museu de Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento, Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho, Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Instituto Universitário da Maia, Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio e Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco) associaram-se à efeméride, integrando uma programação conjunta, com iniciativas em vários pontos do país.
96950 leituras