O SEU LUGAR

Fim-de-semana intenso com Vaudeville Rendez-Vous

18-07-2016
A estreia absoluta do espetáculo “Arremesso” da Companhia Bisonte Amarelo, no passado sábado, marcou também a estreia em Vila Nova de Famalicão, do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous. O espetáculo é apresentado amanhã, dia 19, no Largo da Oliveira, em Guimarães e dia 23, sábado, na Avenida Central, em Braga.
O fim-de-semana foi intenso com espetáculos, oficinas de formação e debates. A festa da rua e do circo continua com um vasto programa durante toda a semana. O festival terminará em grande com o espetáculo “A Corps Perdus”, no próximo sábado, dia 23 de Julho às 22h, na Praça D. Maria II em Vila Nova de Famalicão!
Entretanto, em Vila Nova de Famalicão, o festival regressa ao Parque da Juventude esta terça-feira, dia 19, com “Resiliência”, pelas 19h00. O explora como ser resiliente neste mundo conturbado, buscando esta essência da forma, da cor, do espaço, do ser num processo contínuo de simplificação, utilizando as artes do novo circo e suas técnicas virtuosas que nos abrem novas linhas e planos no espaço e novas perspetivas sobre o ser humano e os seus limites.
Segue-se na quarta-feira, dia 20, pelas 19h00, na Praça D. Maria II Tauromáquina, que foi nomeado para melhor espetáculo de rua na Catalunha em 2015. Dois homens e uma máquina põem a descoberto os contrastes entre o ferro e carne num jogo entre o corpo vs máquina. Uma dança de forças mecânicas e humanas, um diálogo animalesco, um motor emocional. É uma performance que explora a inteligência robótica com capacidade emocional e a arte e técnica de domar.
Na quinta-feira, 21 de julho, é dia de Oficina Radar 360, no Centro Coordenador de Transportes, pelas 22h00. A atividade exploratória, desafia os públicos a criar uma cenografia expansiva a partir das temáticas do espetáculo “Os Transportadores”, que é apresentado no dia seguinte, sexta-feira, no mesmo local pelas 22h00. A ecologia, o consumismo, o excesso de informação, o desperdício e a poluição, serão temas base desta pesquisa em conjunto.
Sobre “Transportadores”, o espetáculo vencedor da primeira Bolsa de Criação Isabel Alves Costa questiona o excesso, a carência, o desperdício, o alto consumo, a sociedade fabricada, a natureza bruta… a memória individual e a consciência coletiva, da e na, sociedade contemporânea.
Vila Nova de Famalicão faz as honras do encerramento do festival que ficará a cargo da Cie Bivouac, que apresentará o espetáculo “A Corps Perdu”, no dia 23, às 22h00, na Praça D. Maria II.
Em A Corps Perdu cada movimento do mastro e do corpo é uma razão para chegar a alguém, o símbolo de um ponto de vista sobre a vida e seus paradoxos e uma tentativa de evitar a resignação e chegar a um estado ideal de liberdade, ação e criatividade.
O “Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous 2016-2017”, promovido em parceria pelos Municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, através do Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Consulte toda a programação em http://teatrodadidascalia.com/td/vaudevillerendez-vous/




81269 leituras