O SEU LUGAR

Fotografia em destaque no MIT e na Casa-Museu Soledade Malvar

14-04-2015
A fotojornalista Apoema de Calheiros inaugura no próximo sábado, 18 de abril, no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, a exposição da sua autoria “Cortiça – da terra ao céu”. Neste trabalho fotográfico, que já percorreu as cidades de Minas Gerais (Brasil), Loulé, S. Brás de Alportel e Lagoa, o grande motivo de inspiração é a cortiça, matéria-prima usada no fabrico de rolhas ou em componentes para as indústrias da moda, automóvel, aeronáutica ou construção.

A mostra reúne um conjunto de 30 fotografias sobre o descortiçamento, sendo que a maior parte das imagens foi registada na freguesia de São Martinho das Amoreiras, no interior do concelho de Odemira, e está patente até ao final do mês. A entrada é livre.

Apoema de Calheiros nasceu no Brasil em 1976. A viver em Portugal, onde frequentou os cursos profissionais de fotografia do Instituto Português de Fotografia e da Escola Técnica de Imagem e Comunicação do Algarve, a artista cultiva em especial a fotografia de reportagem e documental.

Pelas 16h00 do próximo sábado será servido um Porto de Honra no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, ao qual se seguirá uma mesa redonda com convidados que falarão da cortiça como matéria-prima e suas aplicações na indústria têxtil. 

Antes disso, pelas 15h00, Apoema de Calheiros inaugurará outra exposição da sua autoria, no Museu Soledade Malvar, com o título “TPM”, sobre o corpo feminino.

84361 leituras