O SEU LUGAR

Marchas Antoninas Infantis encantaram Famalicão

11-06-2014
Ao contrário do que vem sendo habitual, este ano São Pedro ajudou à festa, e hoje foi a vez dos mais pequenos arrancarem aplausos pelas ruas do centro de Famalicão. Depois das marchas dos graúdos, no passado sábado, a cidade saiu em peso à rua esta segunda-feira, dia 9 de junho, para ver passar as Marchas Antoninas Infantis. No final, o Centro Social e Paroquial de Vale São Cosme levou para casa o prémio de “Melhor Marcha”. Já o prémio de “Melhor Guarda Roupa e Arcos” foi atribuído ao Centro Escolar do Louro, Mouquim e Lemenhe.

Bem atento às coreografias e aos cantares dos mais pequenos estava o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, que no final do cortejo felicitou as instituições educativas pela imaginação, empenho e envolvimento na iniciativa.

Na opinião do autarca, as Marchas Antoninas Infantis demonstram a importância da presença do contexto educativo nas festas do concelho. “Temos a responsabilidade de deixar para o futuro os legados que herdamos do passado e de incutir nas gerações mais novas o gosto pelas festas da nossa cidade, de forma a que também elas convivam com aquelas que são as nossas memórias e a nossa história”.

Refira-se que para além da verba de 200 euros concedida pela autarquia a todas as marchas participantes, as vencedoras recebem ainda um prémio extra de 200 euros. “Santo António e a Família” foi o tema que deu mote ao desfile deste ano, que no total contou com o colorido de cerca de 2000 crianças, provenientes de 27 instituições educativas do concelho.
103616 leituras