O SEU LUGAR

Meio milhar de crianças celebraram Dia Mundial da Alimentação no Mercado Municipal

19-10-2015
“Uma alimentação saudável é uma alimentação variada, com muitas frutas e legumes”. Quem o diz é o Francisco de 9 anos, uma das crianças que participou na passada sexta-feira, nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e que levou cerca de meio milhar de crianças do 1.º Ciclo até ao Mercado Municipal.
Também para a Beatriz, de 9 anos, “a alimentação tem que ser variada”. E apesar de não gostar muito de frutas, faz “um esforço para comer, porque é saudável”. A lição estava bem estudada e todas as crianças mostraram saber o que são alimentos saudáveis.
De resto, a professora Célia Santos, do Centro Escolar Luís de Camões disse “o tema da alimentação é frequentemente abordado na escola e as crianças interessam-se por ele”. Daí que a responsável tenha achado a iniciativa da Câmara Municipal “interessante e cativante para a celebração do dia”.
As crianças foram convidadas a percorrer o mercado, através das bancas de carne, fruta e hortícolas, onde lhes foi explicado a origem dos alimentos e como escolhê-los. Seguiu-se uma atividade didática de trabalhos manuais, onde os alunos pintaram vários alimentos e preencheram um mural com as suas obras de arte.
De acordo com a vereadora da saúde pública, Sofia Fernandes, “o objetivo da iniciativa é, acima de tudo, sensibilizar as novas gerações para o consumo de uma alimentação saudável enquanto fator de bem-estar e saúde”.
A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal, através dos pelouros da Saúde Pública, Educação e Atividades Económicas.
83219 leituras