O SEU LUGAR

Município de Famalicão atento às questões da violência

22-03-2016
A violência foi hoje tema de debate no concelho de Vila Nova de Famalicão. “Violência: crime público, que caminhos?” assim se chama a palestra promovida esta terça-feira à tarde pela autarquia famalicense e que juntou na Casa do Território, em pleno Parque da Devesa, agentes sociais, educativos e membros das forças de segurança do município.

A abertura da iniciativa esteve a cargo da responsável da autarquia pelo pelouro da Família, Sofia Fernandes, que chamou a atenção para a importância de uma sociedade cada vez mais atenta e desperta para as questões da violência.

A autarca enalteceu ainda o papel fundamental dos decisores políticos, nomeadamente das autarquias locais, nesta questão. “Temos que agir e trabalhar em conjunto com os vários agentes da comunidade para que juntos possamos sinalizar as situações mais problemáticas e, mais importante ainda, encontrar respostas adequadas”.

Presente esteve também a Conselheira Local para a Igualdade do concelho, Maria Manuela Martins, que realçou a importância deste tipo de iniciativas. “Espero que depois desta tarde cada um se sinta responsável pela violência que se passa à sua volta. Mais do que uma reflexão sobre as várias formas de violência esta é uma reflexão sobre aquilo que podemos fazer para evitar situações deste género”, disse.

A sessão terminou com as intervenções da jurista Ana Sofia Sá Pereira, da Procuradora-Adjunta Camila Santos e da fundadora e presidente do Movimento Lírio Azul, Odete Costa.
90048 leituras