O SEU LUGAR

Museus de Famalicão seduziram gerações

19-05-2014
Foi um corrupio de gente durante o fim de semana na Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. Os trezes museus que integram a rede aproveitaram a comemoração do Dia Internacional dos Museus para se mostrarem ao público e conquistarem a sua atenção, tendo sido visitados por várias gerações de pessoas. O programa disponibilizado contemplou um conjunto de atividades que foram intensamente participadas por largas centenas de visitantes.

O núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário possibilitou aos muitos visitantes apreciarem réplicas de comboios no âmbito do Encontro Ibérico de Fãs da Lego. Estiveram expostas mais de trinta mil peças em lego, na sua maioria recriações de comboios nacionais, entre os quais, o histórico Comboio Presidencial. Foi ainda possível andar numa mini locomotiva a vapor disponibilizada pelo projeto “Vapor Vivo – Circuito de Locomotiva a Vapor”.

Já no núcleo de Nine do mesmo museu ferroviário esteve disponível para visita a célebre “Andorinha”, a mais antiga locomotiva a vapor existente em Portugal, construída em Inglaterra há 155 anos.

A Casa de Camilo apresentou o nono volume da Coleção Estudos Camilianos intitulado “Representações do feminino em Camilo Castelo Branco”. Esta obra reúne trabalhos de um conjunto de estudiosos de universidades portuguesas e estrangeiras da ficção camiliana em torno da figuração estético-literária e sociocultural da mulher na obra do novelista.

A música invadiu o Museu Bernardino Machado, o Museu da Indústria Têxtil e o Museu da Fundação Castro Alves. O espaço que expõe a vida e obra de Bernardino Machado, presidente da República Portuguesa por duas vezes, foi palco de concertos de música soul e blues.

Já o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave serviu de cenário para um concerto de jazz-rock, ao passo que o Museu da Fundação Castro Alves recebeu um concerto de música clássica pelos alunos do Centro de Cultura Musical.

Também a Casa Museu Soledade Malvar e o Museu da Guerra Colonial estiveram de portas abertas e disponibilizaram atividades que permitiram uma maior interação com o público.

No domingo dezenas de automóveis antigos percorreram os vários espaços museológicos do concelho num rali paper organizado pelo Museu do Automóvel de Famalicão.
88852 leituras